Colônia do Sacramento – Uruguai

Fundada por portugueses em 1760, a cidade de Colônia do Sacramento foi, por muitos anos, um enclave luso dentro do território dominado pela coroa espanhola.

  
  

Fundada por portugueses em 1760, a cidade de Colônia do Sacramento foi, por muitos anos, um enclave luso dentro do território dominado pela coroa espanhola. Cercada de altos muros e fortificada por dezenas de canhões resistiu durante 150 anos ao assédio espanhol. Sua localização estratégica guardava um trecho importante do Rio da Prata e fazia oposição constante à crescente Buenos Aires. Foi conquistada não pela armas, mas sim por meio de negociações. Isto permitiu que grande parte do seu patrimônio arquitetônico fosse preservado até hoje. Suas ruas calçadas com pedra, seus muros e portões e as casas centenárias construídas no estilo português são uma atração única nesta região. Passear por suas ruas estreitas e silenciosas é como viajar de volta ao passado.

Todo o centro histórico da cidade está restaurado e grande parte das casas coloniais se transformaram em hotéis, restaurantes e cafés.

Pequenos museus e lojas de artesanato completam a cena, transformando Colônia em um lugar ideal para passar alguns dias descanso. A rede hoteleira é bem completa, oferecendo desde pequenas e charmosas pousadas até hotéis cinco estrelas. O rio da Prata, ali ao lado, empresta um ar de cidade litorânea e o farol e o porto só contribuem para a sensação de estar em frente ao mar. Na verdade, o rio da Prata é um mar de água doce. No trecho onde está colônia, ele tem mais de 40 quilômetros de largura.

Desde o passado até hoje, o rio da Prata tem contribuído para o desenvolvimento de Colônia do Sacramento.

Devido a correntes fluviais e formação geológica, a costa uruguaia foi abençoada com pedras e praias de areia. Por outro lado, na costa argentina do mesmo rio só se encontra terra e lama. Por isto, desde o século XVII Colônia já
exportava estas matérias primas usadas na construção de Buenos Aires. Hoje os argentinos não precisam mais destes materiais, mas as suas praias de areia continuam disputadas. Agora são turistas e locais que todos os finais de semana se reúnem ali para praticar duas manias nacionais: Fazer um bom churrasco e tomar um chimarrão com os amigos.

Colônia do Sacramento é um excelente destino para quem visita tanto o Uruguai como a capital argentina.

São duas horas de viagem de carro desde Montevideo ou uma hora de navegação desde Buenos Aires. Esta travessia do rio da Prata é feita em grandes barcos rápidos que, além de passageiros, transportam carros e cargas.

Para quem procura cultura, beleza e um lugar tranqüilo para passear, Colônia de Sacramento é uma excelente opção de viagem.

Para mais informações, visite o site da Gold Trip ( www.goldtrip.,com.br ) e veja várias opções para esta e outras cidades do Uruguai.

Novos Vídeos

Para quem acompanha as viagem da Família Goldschmidt temos boas novidades. Enquanto o DVD da Expedição ao Peru não fica pronto, vou liberando algumas imagens. As primeiras podem ser vistas com meus comentários no link abaixo. Faz parte de uma participação que tenho no programa Madrugada Vanguarda apresentado por Gabriela Rosas na TV Vanguarda (Globo) do Vale do Paraíba. Veja também a participação da Família no programa Prá Você com a Ione Borges na TV Gazeta. Assistam e comentem!

Links:

Madrugada Vanguarda – Lima

Prá Você – TV Gazeta

.
.

Peter Goldschmidt

Família Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

  
  

Publicado por em