Cumuraxatiba

A cidade de Prado acabou se mostrando um lugar lindíssimo. Na verdade, muito mais bonita do que eu esperava, o que me fez mudar os planos das nossas reportagens. Antes eu ia falar das outras cidades ao redor de Prado, mas decidi dedicar minhas repo

  
  

A cidade de Prado acabou se mostrando um lugar lindíssimo. Na verdade, muito mais bonita do que eu esperava, o que me fez mudar os planos das nossas reportagens.

Antes eu ia falar das outras cidades ao redor de Prado, mas decidi dedicar minhas reportagens só a este município. Quer um exemplo? Ontem eu mencionei Cumuruxatiba, um dos distritos de Prado.

Cumuru é uma vila de pescadores que está nascendo para o turismo. É comum ver uma casa de madeira com um pescador consertando sua rede no terreiro e logo ao lado uma pequena pousada cheia de carros com placas de várias cidades do Brasil.

A cidade é tranqüila e mesmo cheia de turistas, não perde seu ar de vila de pescadores. Na praia, vários barcos e canoas simples lembram constantemente ao visitante a original vocação do lugar. Numa das pontas, existe um píer em ruínas, mas que mesmo parcialmente destruído pelo tempo, dá um toque de glamour à praia e acabou se tornando um dos cartões postais de Cumuru. Aliás, a palavra Cumuraxatiba vem da junção de vários termos indígenas (Pataxó) designando a vila onde havia uma grande diferença de maré alta e maré baixa: Cu = grande diferença / muxá = maré baixa / Tiba = bater nas pedras.

E é exatamente isto que acontece. As variações de maré aqui são bem grandes e, enquanto na maré alta a praia praticamente desaparece, na maré baixa as praias se estendem por mais de 200 metros revelando inclusive as pedras e os arrecifes de corais que permeiam toda a região.

Toda esta parte norte do sul da Bahia é praticamente cercada por um cordão de arrecifes que impedem que as ondas bravas cheguem às praias e que encantam os mergulhadores que chegam em dezenas por aqui. Uma parte destes arrecifes faz parte do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que fica há uns 100 quilômetros daqui.

Muitos mergulhadores inclusive deixam de ir para Abrolhos e vêm para cá, mergulhar em arrecifes cheios de vida marinha e que não perdem em nada para o primo mais famoso.

Nós fomos convidados para fazer um curso de mergulho para conhecer o mar de uma outra maneira, mais isto eu conto amanhã.

  
  

Publicado por em

Vanusa Lima

Vanusa Lima

24/02/2012 11:48:42
Tbém conheci cumuruxatiba,é muito lindo,um paraíso,maravilhoso esse pedaço do Brasil.Pretendo voltar lá,espero que não demore.

Rita domingues

Rita domingues

01/04/2011 01:09:00
cumuruxatiba..são tantas emoções axo que não tem igual...lindo lindo lindo ....pretendo ate morar em cumuru...

EVERTON LUIZ C. SANTOS

EVERTON LUIZ C. SANTOS

30/08/2009 11:54:22
aí está o melhor lugar do mundo;
pelas pessoas,pelas belezas naturais(repreza,rio d peixe grande, as ruínas d ponte, a coroa etc...)
tenhos muitos amigos aí (a familia d Sr Nilson Souza e D.Alice). Um abraço a todos ai. "SINTM-SE HONRRADOS POR MORAR NUM LUGAR MARAVILHOSO COMO CUMURUXATIBA"

José Martins

José Martins

13/03/2009 10:12:29
Sem dúvida na terra ainda existe paraíso, e este é CUMURUXATIBA. Cheguei de lá essa noite, onde passei 03 dias inesquecíveis com minha esposa.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

ai, ai, que saudades! Tenho que voltar. Toda a região é de+ Abraços Peter
Adriano andrade

Adriano andrade

07/02/2009 09:05:49
Conheci cumuru quando ainda garoto,hoje esta muito diferente ate a ponte sumiu.que pena.Mas inda continua linda nos meus sonhos.

Abraco a todos de cumuru.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

As coisas mudam, mas a região continua linda!