Curiosidades sobre Piúma

A cidade de Piúma é conhecida como cidade das Conchas, devido ao artesanato único feito por aqui. Piúma tem uma localização privilegiada, situada onde duas correntes marítimas, uma quente e outra fria, se encontram. Esta situação única permite que uma gra

  
  

A cidade de Piúma é conhecida como cidade das Conchas, devido ao artesanato único feito por aqui. Piúma tem uma localização privilegiada, situada onde duas correntes marítimas, uma quente e outra fria, se encontram. Esta situação única permite que uma grande quantidade de moluscos vivam no seu litoral produzindo uma enorme variedade de conchas. Diariamente estas conchas são deixadas na praia pela maré e são colhidas por dezenas de pessoas conhecidas como “catadores”. Estes profissionais se especializaram de tal modo que cada um recolhe uma qualidade de concha e em uma praia específica. Isto acontece para que todos tenham trabalho, e também porque as conchas que aparecem numa praia muitas vezes não aparecem na outra. Depois de lavadas e selecionadas, estas conchas são vendidas por litro para dezenas de artesãos da cidade que têm a habilidade de transformar estas “sobras” da natureza em peças de arte de grande beleza. Na Casa das Conchas, onde muitos artesãos expõem suas peças, pode-se ter uma idéia da variedade e da criatividade do povo de Piúma, que com grande destreza, produzem peças que são vendidas em todos os estados brasileiros e até mesmo no exterior.
A história do artesanato com conchas começou há 40 anos, através de uma senhora simples, porém sonhadora, chamada Dona Carmen, já falecida. Ela e seu marido foram os pioneiros neste oficio que hoje emprega, direta e indiretamente, quase 30% da população da cidade. Em um depoimento em vídeo, ela mesmo contou como tudo começou: “Eu peguei conchinhas, comecei a colar e achei que dava uma bichinho qualquer, um pombo, um sabiá. E fui colando, fazendo e criando as peças”. Hoje, o trabalho de Dona Carmem tem centenas de seguidores e continua arrancando suspiros de admiração de todos que visitam Piúma.
Nós fomos visitar um destes artesãos e acabamos encontrando uma família inteira que dia e noite trabalha na confecção das peças com conchas. Fernando e Carlos são dois portugueses que depois de escolherem Piúma para viver, se dedicaram de corpo e alma a este oficio. Em seu atelier, montado rusticamente em uma casa antiga que já apresenta os sinais do tempo, eles produzem cerca de 20 mil peças ao mês em uma tarefa que ocupa a família toda. O Carlos, inclusive, dedicou algum tempo para ensinar a Ingrid a fazer uma das peças. Ela leva jeito para a coisa. A peça ficou muito bonita e hoje ela já saiu para a praia para buscar novas conchinhas. Talvez Piúma tenha criado mais uma artesã. Oxalá!

Carlos ensina Ingrid a fazer artesanato com conchas

Carlos ensina Ingrid a fazer artesanato com conchas

Arte em conchas

Arte em conchas

Praia de conchas

Praia de conchas

A pioneira no artesanato de conhas: Dona Carmen

A pioneira no artesanato de conhas: Dona Carmen

  
  

Publicado por em

Simone Motta

Simone Motta

11/12/2011 17:32:34
Costumam dizer que o Rio de Janeiro, é a Cidade Maravilhosa...mas eu moro no Rio e adoro Piúma...essa sim é uma Cidade Maravilhosa... o encontro do rio com o mar, as belas conchas, as prais quentinhas, rasas e calmas, cervejinha gelada, camarão fritinho...tudo de bom!!!

Lucas carioca

Lucas carioca

30/03/2010 19:57:25
amei essa cidade ..

Reinildes da Silva

Reinildes da Silva

02/02/2010 20:13:07
oi gostaria de saber onde posso comprar conchas bonitas para meu artesanatos.obrigada! Reinildes

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Existem várias lojas de conchas no centro de Piúma, entre em contato com o departamento de turismo da cidade para mais informações
Cristiane muniz

Cristiane muniz

15/12/2009 15:34:48
Eu acho que Piúma é uma cidade maravihosa e bonita tenho orgulho em disse isso,passa o verão em Piúma é maravihoso.