De Arequipa a Chivay

Hoje saímos de Arequipa em direção ao Cânion de Colca. Foram 5 horas de viagem.

  
  

Hoje saímos de Arequipa em direção ao Cânion de Colca. Foram 5 horas de viagem.
É claro que neste tempo estão incluídas muitas e muitas paradas pelo caminho. Arequipa está a 2.350 metros de altura sobre o nível do mar. Em apenas 40 minutos de estrada já estávamos em 3.850 metros. Tomamos chá de Coca, comemos bala de Coca, mastigamos folha de Coca e mesmo assim sentimos a altitude. Ficamos todos meio zonzos. Mas foi mal passageiro, que melhorou assim que caminhamos um pouco. (devagar obviamente).

Perú o País dos Incas

Quando chegamos nesta altitude, entramos na região natural das Vicunhas, um dos quatro camilídios sul-americanos. A vicunha é a menor dos quatro, porém é a que possui pelo mais fino e também mais caro. As primeiras Vicunhas que vimos estavam distantes. Depois, à medida que subíamos iam aumentando em número e apareciam cada vez mais próximas. Chegou o momento que Vicunhas e Lhamas cruzavam na nossa frente sem nenhuma cerimônia. Uma festa para a fotógrafa Sandra. Eu mesmo passei muito tempo filmando estes lindos animais. As montanhas e pastos ajudam com um cenário perfeito.

A 4000 mil metros chegamos a Patahuasi, uma pequena parada com lanchonete e feira de artesanato. Aproveitamos e tomamos mais chá de coca, desta vez com uma plantinha chamada Chachacoma, que também ajuda a evitar o mal de altura. Ontem, quando falei com minha mãe ao telefone, ela me disse: “Filho, cuidado com tanta coca, não vai se viciar hein!” Rimos juntos. Na verdade muita gente não diferencia a folha de Coca usada pelas comunidades andinas da Cocaína, uma droga extraída da mesma planta. A folha de Coca não é droga, não vicia e nem tem efeitos colaterais. Só facilita a circulação do sangue e a digestão. Ela permite que as pessoas que vivem em altitudes elevadas, onde o ar é rarefeito executem suas atividades normalmente. Ainda em Patahuasi fiz dois novos amiguinhos, duas crianças lindas que brincavam no local. Elas se encantaram em verem suas imagens gravadas no vídeo. E eu me encantei com elas.

Nossa viagem continuou subindo as montanhas até 5 mil metros onde paramos no Mirante Los Andes. No caminho centenas de alpacas, Vicunhas e Lhamas posavam para as fotografias. Não vimos nenhum Guanaco o quarto membro desta família, pois eles estão quase extintos no Peru. Vimos também muitas pessoas com seus trajes típicos. Lindos! O Peru é um país alegre e colorido. As pessoas, as roupas, as comidas, enfim, tudo exala alegria. Não é a toa que todos ficam fascinados ao visitá-lo.

Depois de ultrapassar os 5 mil metros, descemos a encosta até a parte alta do Vale de Colca, a 3.300 metros. Nos hospedamos na cidade de Chivay, um autêntica vila andina com praça central, igrejinha, feira e mercado de produtos típicos. No vale do Colca as mulheres se vestem de maneira tradicional. Usam 4 saias, dois coletes e um chapéu bordado. Tudo muito colorido. As que moram na parte mais alta do vale de Colca, usam chapéu de copa alta e motivos tirados da fauna e flora da sua região. As mulheres da parte baixa, usam um chapéu com copa mais arrendodada e de abas caídas. Os motivos dos bordados também são diferentes. Detalhe: As solteiras usam um adorno no lado direito do chapéu. As casadas usam dois, um de cada lado. Tenho certeza que isto evita muita confusão.

Amanhã sairemos às 6 da manhã para tentar observar os Condores no Cânion de Colca.
Vamos dormir cedo. Tchau!

Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Lhamas na estrada
Vicunhas
Erick encantado com o cordeiro
Peter filmando animais
Chá de Chachamanco
Crianças a caráter
Peter com crianças
Nosso guia Romel
Uma família em Chiva
Sandra com um filhote de Alpaca
  
  

Publicado por em