Encontro com o Presidente

Hoje voltamos à vida urbana. Fomos conhecer melhor Brasília e sua história. Quem nos serviu de guia foi o Paulo da Secretaria de Turismo do DF. Começamos o nosso passeio pelo Catetinho, a primeira residência de Juscelino Kubitschek em Bras

Hoje voltamos à vida urbana. Fomos conhecer melhor Brasília e sua história.

Quem nos serviu de guia foi o Paulo da Secretaria de Turismo do DF.

Começamos o nosso passeio pelo Catetinho, a primeira residência de Juscelino Kubitschek em Brasília.

Como ele vinha para o Planalto Central acompanhar as obras todas as sextas-feiras (e ficava até segunda), alguns amigos resolveram construir (por conta própria) uma casa onde o presidente pudesse ficar hospedado e descansar.

Ela foi batizada de Catetinho em alusão ao palácio que era sede do governo na época, o Catete (RJ).

A casa foi erguida em menos de 2 meses e era quase que totalmente feita em madeira.

Ficava há uns 30 km do Plano Piloto, longe da poeira levantada pelas obras e próxima a uma fonte d’água.

Hoje, o Catetinho virou um museu, com todas suas dependências decoradas como nos tempo de Juscelino, inclusive a cozinha decorada pela equipe de cenografia da Globo.

Do Catetinho fomos direto para a Catedral de Brasília. Um monumento impressionante!

Na frente, estátuas de bronze dos quatro evangelistas recebem o visitante.

A entrada é feita por um túnel subterrâneo pintado de preto.

Quando se sai do túnel, se depara com uma catedral toda de vidro colorido, causando um impacto bem grande ao visitante. A acústica dentro da catedral também é perfeita.

Ao se encostar o ouvido próximo às paredes, você escuta os que as pessoas estão conversando do outro lado do prédio.

Uma espécie de telefone sem fio planejado por Oscar Niemayer.

A catedral de Brasília fica na Esplanada dos Ministérios, um imponente espaço cercado por prédios idênticos.

No final desta esplanada está o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e o Palácio da Justiça.

Depois do Congresso, visitamos a Praça dos Três Poderes, que fica defronte ao Palácio do Planalto.

Enquanto estávamos lá, recebemos uma ligação da secretária do presidente Lula nos convidando para estar com ele logo mais. Que surpresa agradável!

Falei para ela que por coincidência, estávamos ali, bem defronte ao Palácio e ela nos pediu para entrar.

Seria a segunda visita ao gabinete em menos de uma semana. Já estou me acostumando com isto!

O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, nos recebeu em seu gabinete no Planalto (que já conhecíamos, hehehe!) e conversamos sobre vários assuntos.

Mostramos nosso trabalho de descobrir e divulgar novos roteiros turísticos e também as duas campanhas sociais que abraçamos: a parceria com Furnas, ensinando as crianças a economizar energia elétrica e a campanha “Água + Cloro = Saúde” que fazemos em parceria com a Abiclor.

Deixamos com ele o material da campanha, uma camiseta (boné tem dado muito problema ultimamente), nosso livro, algumas revistas e livros sobre Jesus.

Também tivemos a oportunidade de orar com ele e pedir a Deus que abençoe nosso governante e lhe dê sabedoria para melhorar a vida de todos os brasileiros.

Foi uma experiência muito emocionante conhecer o homem que define grande parte dos destinos deste país.

A Ingrid e o Erick ficaram maravilhados e encheram o Lula de perguntas. Eles demonstraram muito carinho e afeição.

Parecia um avozão. Os dois até perguntaram ao presidente se ele tinha visto alguma das charges na Internet sobre seu governo.

Ele riu, falou que sim e que tinha se divertido ao ver a si mesmo dançar.

Foi um grande momento. Todos saíram de lá satisfeitos e com uma sensação de que nossa expedição tem sido um sucesso.

• Obs: Enfrentamos uma tempestade surpresa em Brasília. Uma tarde, ventos muito fortes começaram a soprar, destelharam casas, derrubaram árvores e entortaram nosso pobre toldo.

Ele inflou como se fosse uma vela de barco e arrancou as estacas que o prendiam.

O resultado você pode ver na foto. Mais trabalho para este aventureiro. No final deu tudo certo.

Ferros novos, mais reforçados e prontos para a próxima ventania.