Festa surpresa e muita coisa para explorar...

Na semana que passou foi aniversário da Ingrid, ela fez belos 11 aninhos. O único porém é que dia 04 nós estávamos na estrada e por isso não fizemos nada de especial. O presente ela já tinha ganho adiantado e por isto o dia foi normal. Aniversário s

  
  

Na semana que passou foi aniversário da Ingrid, ela fez belos 11 aninhos. O único porém é que dia 04 nós estávamos na estrada e por isso não fizemos nada de especial. O presente ela já tinha ganho adiantado e por isto o dia foi normal.

Aniversário surpresa para Ingrid

Aniversário surpresa para Ingrid

Quando chegamos a Andaraí, nos instalamos na Pousada Ecológica, da qual falei ontem. A filha do dono (Neilson), a Isabela, fez logo amizade com a Guigui e descobriu sobre o aniversário sem festa.

centro de Andaraí

centro de Andaraí

De noite, quando fomos jantar, havia um lindo bolo preparado pela mãe da Isabela, a Dona Etelvina. Uma delícia e uma atenção muito especial para nós.

À beira do rio, mulheres lavando roupas

À beira do rio, mulheres lavando roupas

Com esta atitude, os baianos que já tinham uma alta pontuação no meu conceito, subiram quase até atingir o topo da minha escala “Gente boa”. Obrigaduuuuu!

Patriotismo de `alma lavada`

Patriotismo de `alma lavada`

Mudando de assunto, hoje fomos conhecer o centro de Andaraí. Como todas as cidades da Chapada, ela foi fundada e cresceu em função da extração do diamante. No seu apogeu, chegou a ter mais de 25 mil habitantes e daquele tempo áureo ainda restam muitas casas e construções.

Casas típicas da região

Casas típicas da região

Andaraí quer dizer em Tupi, rio dos Morcegos. Na verdade, a cidade está justamente na confluência de vários rios que são usados todos os dias pela população.

Além de usá-lo para o lazer, os rios também são usados para banho e para lavar roupa. A qualquer hora do dia, em qualquer dos rios da cidade, sempre há alguém lavando seus lençóis, camisas e outros artigos mais patrióticos (veja foto).

Estamos apenas começando a conhecer a região, mas a Chapada Diamantina já conquistou meu coração. Com o passar dos dias eu explico o porquê.

Inté mã!

  
  

Publicado por em