Grota do Angico – a morte de Lampião

Saímos de Piranhas a bordo de um barco aberto e descemos durante meia hora o lindo rio São Francisco. O rio, neste ponto, volta a ter suas características originais (não modificadas pelas usinas), com pequenas corredeiras, muitas pedras e convidativas pra

  
  

Saímos de Piranhas a bordo de um barco aberto e descemos durante meia hora o lindo rio São Francisco. O rio, neste ponto, volta a ter suas características originais (não modificadas pelas usinas), com pequenas corredeiras, muitas pedras e convidativas praias de areia.

Paramos em uma delas, onde há um rústico, porém simpático restaurante batizado de Angicos. Aliás, foi neste restaurante que tivemos oportunidade de almoçar e desfrutar de algumas iguarias típicas do sertão.

Entre um peixe e outro, experimentamos uma salada de cactos e outra de urtiga (a mesma que causa coceira). Ambas uma delícia! O restaurante é justamente a porta de entrada para o lugar onde lampião foi morto, uma grota a 600 metros dali.

Nós quatro seguimos acompanhado pelo pesquisador Jairo, que a todo momento parava e, ora explicava sobre uma planta da caatinga, ora sobre os acontecimentos daquele 28 de Julho de 1938.

Depois de meia hora, chegamos à Grota do Angico, um pequena depressão (antigo córrego) entre duas elevações. Mal chegamos ao local e o pobre Jairo recebeu o impacto de dezenas de perguntas vinda de todos os membros da nossa tripulação: Como, quando, onde e porquê.

Aprendi mais sobre o cangaço naquelas duas horas do que em toda a minha vida. O rapaz realmente é um expert no assunto. Enquanto conversávamos íamos caminhando por entre as pedras, identificando o lugar onde cada fato aconteceu e procurando vestígios daquele dia fatídico.

Descobrimos várias marcas de bala na rocha. Hoje, lá em Angico, existe uma cruz e uma placa de bronze com o nome de Lampião, Maria Bonita e dos 9 cangaceiros que morreram junto com ele. Vinte e três escaparam com vida fugindo para o meio do mato.

O que mais me impressionou, no entanto, foi outra coisa: o hábito de ler que lampião tinha. O Jairo mencionou que ele sempre lia dois livros e que nunca se separava deles. Um era a Bíblia, de onde lampião retirava regras de conduta para seu bando e táticas de batalhas.

Dizem que as regras de higiene e purificação aplicadas ao antigo Israel eram adotadas por ele. Fala-se também que a tática de avançar e recuar sucessivamente, trazendo o inimigo para uma emboscada foi inspirada em uma das batalhas do povo judeu.

O outro livro que Lampião lia com freqüência era “A vida de Jesus” escrito Por Ellen G. White há mais de 100 anos, justamente o livro que eu estava lendo naquela semana. Que bela coincidência! Com prazer dei de presente para o Jairo um exemplar e arranjei outro para ficar no museu.

É... Lampião pode ter sido um bandido, um justiceiro, mas sua história não pára de me surpreender.

Restaurante Angicos e passeio à Grota do Angico
Fones: (82) 686-1782 / 9965-1104
E-mail: jairolui@hotmail.com

  
  

Publicado por em

Kamilly

Kamilly

30/7/2011 14:58:26
eu amo vigulino e tam bem a grota do amjico

Jose nildo de miranda

Jose nildo de miranda

12/7/2011 14:18:16
Olá, fiz á tão sonhada viagem a piranhas na 1 quinzena de outubro de 2010, e recomendo á quem quizer visitar este lugar,que é F A N T Á S T I C A M E N T E incrivél, mas antes de ir ate lá, leia um pouco a historia deste justiceiro e visite a gruta do ângico, ai voçe vêrar por que lâmpião é o 2 maior personagem biografado das america, estou de volta em outubro de novo.
Eu se fosse você iria tambem.

Maria Amélia

Maria Amélia

15/4/2011 18:15:56
Estive lá mes passado (03/2011) é realmente muito interessante. A cidade de Piranhas é muito linda, com casas coloridas, muito limpa e ainda tem o museu de Lampião.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Realmente a cidade de piranhas é fantastico
J.BERESON DA LUZ

J.BERESON DA LUZ

3/2/2011 10:55:14
OLA,ATE HOJE A MORTE DE LAMPIAO E UM MISTERIO,TAO ASTUTO E CONHECEDOR,MORRER ASSIM SEM CHANCE DE PELO MENOS REAGIR.MAS DIZEM QUE SUA MORTE NAO PASSOU DE UMA FARSA,QUE ELE FUGIU E VIVEU ATE OS 94 ANOS DE IDADE EM MINAS GERAIS.TEM ATE UM LIVRO SENDO LANÇADO QUE CONTA COMO TUDO ACONTECEU,MUITO INTERESSANTE.

Isac

Isac

2/2/2011 11:41:10
Legal esse tipo de postagem.
Estou estudando fazer um projeto de historia em quadrinhos sobre o cangaço.
Só uma coisa quanto ao comentario de Ludilene...
Não dá pra comparar, mesmo com o "mundo de problemas" que o NE ainda tem hoje, com o daquela epoca.

Frank

Frank

15/1/2011 13:50:10
cabra macho arretado cometia crimes mas tinha descencia e normas de honra de diguinidade, deveria ser mais frequente nas cronicas nacionais , pois sempre foi um mito , lendario, e deveriamos saber mais de suas origens e feitos ao inves de critica-lo e conhecer mais jesses jaimes e dilingers da vida que nao fazem parte de nossa cultura

Thiago Chacal

Thiago Chacal

1/12/2010 15:54:31
Um dia vou a esse lugar. Grande dica!
Mas Lampião não foi um herói.
Ele nada mais fez que defender seus interesses e do seu bando passando por cima de quem quer que fosse.
Enquanto viveu pregava o medo e o terror.
Sou admirador dele, mas ele não é um herói.

Jose nildo de miranda

Jose nildo de miranda

29/9/2010 18:38:43
olá amigos cangaceiro, moro em caruaru e segundo pesquisa do google heart a distancia é nada mais de 312km entre caruaru e piranhas, e nesse momento estou planejando ir neste local fantastico onde aconteceu esse tragico e covarde chacina onde eles não tiveram chance de se defender pois se lâmpião estivese tido chance a historia teria sido outra mais mesmo assim essa historia pra mim é mais importante num pais sem memoria.

Mariana- são paulo

Mariana- são paulo

11/9/2010 17:18:21
Meu deus que coisa linda estou fascinada com lampião ele foi muito corajoso poxa!!!
Realmente ele foi um indivíduo muito corajoso!!!

Fábio

Fábio

25/1/2010 16:07:15
Sou fascinado pela história do cangaço e, em especial, pela vida de Lampião. Realmente ele foi um indivíduo muito corajoso.

Paulo andré

Paulo andré

6/9/2009 20:46:05
Moro em Fortaleza/Ce e desde criança me interesso pela história do cangaço e, em especial, a trajetória da vida de lampião. Queria que me mandassem um roteiro turístico para conhecer a grota do Angico. Como devo proceder para me deslocar ao local e ter um passeio conhecendo onde se deu a "chacina do angico" que vitimou o rei do cangaço.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Sugiro ir até Piranhas (al). Lá tem um museu interessante e transporte com guia para Angicos. Vale a pena. Procure o Jairo
Edson

Edson

3/6/2009 17:00:44
Show de bola, Lampião é nossa historia!

Francisco

Francisco

12/5/2009 17:04:49
Sou Carnavaelsco de uma Grande escola de S.Paulo, estou tentando fazer o enredo, + sei das cores ruticas, como o couro a cortiça e as cores da Caatinga, gostaria muito de ir para ai estudar sobre o cangaço para poder fazer meu Carnaval me mande um email

Jarbeleta

Jarbeleta

10/5/2009 02:01:32
pelo q se sabe nos registros escritos por alguns historiadores é q nosso inesquessivel lampiã era deveras cruel mas foi um cabra macho arretado por isso digo q teria imenso prazer em conhecer o dito cujo

Marcela vitoria de jesus

Marcela vitoria de jesus

4/4/2009 09:48:27
eu amo lampião e queria q ele sobrevivese

Ivan

Ivan

15/3/2009 18:12:33
gosto muito sobre lampião deveria fazer outro filme desde que seu pai foi morto. ai ele revoltou e virou um cangaceiro do sertão

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

É uma história complexa e polemica. Vale a pena estudar sobre o assunto Abraços Peter
Aldeir

Aldeir

27/12/2008 18:59:51
acho q as fotos poderiam ter tamanhos maiores com maiores detalhes

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

obrigado pela sugestão
LUDIENE FERREIRA DA SILVA

LUDIENE FERREIRA DA SILVA

29/11/2008 20:57:43
olá,eu acho muito triste ele te morrido assim,tão jovem,tão corvardemente,tão cruel.Mas é a realidade da vida,e tudo que já se passou está voltando aos dias de hoje.O nordeste continua o mesmo da época de LAMPIÃO, fome,seca e muita mas muita miséria.ESSE É O NOSSO BRASIL!!!