Holandeses e igrejas

Quando invadiram o nordeste, os holandeses acharam em Penedo um ótimo ponto de divisa e construíram um forte no alto da rocheira, batizando-o de Forte Maurício de Nassau. Ele resistiu até o ano de 1645 quando foi atacado pelos portugueses e pela pr

  
  

Quando invadiram o nordeste, os holandeses acharam em Penedo um ótimo ponto de divisa e construíram um forte no alto da rocheira, batizando-o de Forte Maurício de Nassau.

Ele resistiu até o ano de 1645 quando foi atacado pelos portugueses e pela própria população local, que queria botar os holandeses para correr.

O forte foi destruído, mas de suas fundações nasceu uma linda cidade barroca repleta de igreja e casarões. Há inclusive uma lenda que fala sobre um túnel construído sob as fundações da cidade que ligaria o antigo porto com a igreja dos Anjos. O túnel nunca foi achado.

Tiramos o dia para conhecer as principais igrejas. A que mais me impressionou foi a Igreja de Nossa Senhora da Corrente (1764).

Na verdade não é uma igreja, ela é uma hiper-super- capela ricamente ornamentada e folheada a ouro e construída pela família Lemos. Outra impressionante obra é a igreja de Nossa Senhora dos Anjos.

No lado de fora, pequenos anjinhos justificam o nome da igreja, enquanto por dentro a beleza do barroco e os afrescos no teto convidam à meditação. Ao lado da igreja funciona um convento franciscano há mais de dois séculos.

Além destas duas igrejas, há também a igreja de N. Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1634) - freqüentada por escravos, a igreja de N. Senhora do Rosário (1690) - matriz e só freqüentada por homens brancos, e a de São Gonçalo (1770) - atualmente em reforma.

Quem não gostou muito de tanta igreja foram as crianças. Elas já não gostam muito de andar, de ficar admirando arte barroca então, nem se fala. Mas foi bom. Elas têm que aprender a admirar e a entender as belezas construídas pelos homens.

Nem tudo pode ser cachoeira e natureza.

  
  

Publicado por em

Morganacantarelli

Morganacantarelli

10/05/2010 22:08:00
a chamada é interessante. fui conferir: holandeses e igrejas? ah, tá. nenhuma igreja construída por holandeses. ok. os holandeses eram protestantes!