Blogs > Família Goldschmidt > Expedição Giro pela América > 

Ilha Taquile – Lago Titicaca

Depois de conhecer as impressionantes ilhas dos Uros, fomos conhecer a ilha Taquile, outras das exóticas ilhas do lago Titicaca. Somente hoje tivemos uma verdadeira noção da sua grandiosidade.

13 de Janeiro de 2009.
Publicado por Família Goldschmidt  

Depois de conhecer as impressionantes ilhas dos Uros, fomos conhecer a ilha Taquile, outras das exóticas ilhas do lago Titicaca. Somente hoje tivemos uma verdadeira noção da sua grandiosidade. É o lago navegável mais alto do mundo com 164 kms de extensão e 64 kms de largura. Sua área é de 8.400 quilômetros quadrados e é dividido entre dois paises, Peru e Bolívia. A maioria das ilhas e 60% do seu total ficam no Peru. Além de Uros e Taquile, as ilhas mais famosas são Amantani, Suace e Soto.

Taquile

Taquile - Foto: Família Goldschmidt

Taquile é uma ilha rochosa que fica a 2 horas e meia de navegação de Puno. A única vila fica no alto montanha à 190 metros acima do lago. Para chegar até ela existem dois caminhos: uma escadaria com 538 degraus que leva direto a vila ou uma trilha de quase 3 quilômetros com subidas suaves que passa por fazendas e pequenas comunidades. Escolhemos a segunda, pois seria mais fácil evitar o mal da altura. Conforme subíamos, encontramos muitos taquilenhos fazendo suas atividades diárias que são basicamente a agricultura e o artesanato. Seus trajes logo nos chamaram a atenção pois são diferenciados conforme o estado civil de cada um. As mulheres casadas normalmente se vestem com saia preta e blusa de cores sóbrias. Sobre a cabeça levam um xale de lá negro. As moças solteiras também usam o xale, mas suas roupas são de cores vivas e com enormes e coloridos pompons nas pontas do xale. Todas usam de 5 a 6 saias, uma por cima da outra. Os homens em geral usam calça e colete pretos e uma cinta larga e colorida na cintura. Junto à cinta levam uma bolsa onde carregam as folhas de Coca. A diferença entre solteiros e casados está no gorro. Os solteiros um gorro branco e vermelho e os casados um gorro vermelho. Se o homem solteiro está comprometido usa o pompom do gorro para o lado. Se está disponível, usa o pompom para trás. Achei o costume bem prático e que com certeza evita muita confusão.

Por falar nisto, confusão é muito rara na ilha. Os Taquilenho tem um conjunto de três leis básicas herdadas dos antepassados Incas. São elas:
Ama Sua – Não seja ladrão.
Ama Kella – Não seja preguiçoso.
Ama Llulla – Não seja mentiroso.

Além disto, o principio de companheirismo e da reciprocidade são muito fortes na ilha.

Se alguém precisa de ajuda, todos ajudam. Cada comunidade tem um presidente a quem todos os conflitos e necessidades são apresentados. Como sinal de sua autoridade, estes chefes usam um gorro colorido sob um chapéu escuro. Todos os Domingos, depois da missa, os presidentes das diversas comunidades se reúnem com o prefeito (eleito por 4 anos) e discutem a solução dos problemas. Nunca terminam a reunião sem dar uma solução a cada caso. Isto ajuda a garantir um clima de paz na ilha. A comunidade de Taquile também é muito saudável. Existem poucas doenças e a média de vida é um das mais elevadas do Peru, chegando aos 85 anos. Isto se deve muito a vida tranqüila e ao fato de 98% das pessoas daqui serem vegetarianas. Os animais da ilha são usados para a agricultura, para tirar leite e lã.

Depois de quase 90 minutos de caminhada (lembre que temos que caminhar devagar devido a altura) chegamos a vila central. Um grande arco marca entrada, assim com a divisa entre as comunidades. Eles são loucos por arcos. Estão em toda a parte. Na praça principal, há um grande prédio onde todo o artesanato é vendido através de uma associação local. Interessante é que a maioria deste artesanato é feito pelos homens e não pelas mulheres. Eles passam boa parte do dia tecendo bolsas, sacolas e outros objetos que usam ou vendem. Fazem isto o tempo todo, mesmo quando estão conversando ou resolvendo problemas. As mulheres cuidam de fiar a lã, da casa e também do gado. Isto se deve a uma antiga lenda que menciono mais abaixo.

Fomos almoçar em um pequeno restaurante. Pequeno mesmo, pois o Erick mal passava na porta. Comemos truta do lago e sopa de Quínua, um cereal andino. Tudo muito simples e saboroso. A digestão foi feita descendo os 538 degraus até o porto. Mesmo “morro abaixo”, não foi nada fácil descer os degraus de pedra. Meia hora depois embarcamos para Puno, onde chegamos no final da tarde.

O passeio terminou com um mergulho do Erick no meio do lago Titicaca. Uma despedida gelada das águas azuis do lago navegável mais alto do mundo.

Em Puno ainda tivemos disposição para realizar algumas tarefas e compras que precisávamos. Afinal, amanhã teremos uma viagem de quase 9 horas através do altiplano em direção a Cusco. Até lá!

Lenda - Manco Capac e os Taquile
Conta a lenda que o império Inca surgiu quando o primeiro rei, Manco Capac, filho do deus Sol imergiu do lago Titicaca. Ao seu lado surgiu também Mama >>>>>>. Antes de irem a Cusco, onde fundariam sua capital, fizeram uma parada na Ilha Taquile. Mama <<<< ensinou as mulheres a fazer fios, a cozinhar e cuidar de suas casas. Manco Capac ensinou aos homens a agricultura e também a tecer. Tudo isto sob uma condição. Os conhecimentos sobre a tecelagem nunca deveriam deixar a ilha. Por isto, até hoje são os homens que tecem em Taquile e seu artesanato é diferente dos outros na região de Puno.

Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Lago Titicaca

Lago Titicaca
Foto: Família Goldschmidt

Plantações em terraços

Plantações em terraços
Foto: Família Goldschmidt

538 degraus

538 degraus
Foto: Família Goldschmidt

Jovem casal

Jovem casal
Foto: Família Goldschmidt

Lider Taquile

Lider Taquile
Foto: Família Goldschmidt

Taquilenho

Taquilenho
Foto: Família Goldschmidt

Família Taquile

Família Taquile
Foto: Família Goldschmidt

Pequeno restaurante

Pequeno restaurante
Foto: Família Goldschmidt

Família Goldschmidt em Taquile

Família Goldschmidt em Taquile

Sandra com um jovem artesão

Sandra com um jovem artesão - Foto: Família Goldschmidt

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

socorro

 postado: 1/9/2010 10:43:43editar

realmente fiquei encantada com o Perú, sua paisagem, sua riqueza folclórica. Lima é tudo de bom! a vista aérea de lagoa de Titicaca é muy emocionante y linda, Estive recente en agosto passado-2010. Socorro soares do maranhão- brasil

 

gloria maria dos santos silveira

 postado: 27/5/2011 10:12:25editar

Lindo!!!!!!!!!!!..... Estarei lá ( Lima - 2 de junho)

Gloria Maria

Muito lindo mesmo, boa viagem e aproveite!

Nelson

 postado: 23/9/2011 10:13:12editar

Estive lá em abril e lendo esse relato me senti de volta, pois ele aborda exatamente os aspectos mais interessantes da ilha. Nem sempre relatos de viagem conseguem fazer a gente se transportar para o local, mas o seu foi excelente. Parabéns.

 

 

Últimos boletins

  • 26/Mar/13 VIAJE COMIGO 77 | ANTÁRTIDA Antártida - Um continente gelado e cheio de vida!
  • 24/Ago/09 Vila de Sewell e Mina El Teniente - Patrimônio da Humanidade construido com o cobre do Chile Conheça a cidade fantasma de Sewell, encravada no meio dos Andes e a Mina El Teniente, a maior mina de cobre subterrânea do mundo
  • 30/Abr/09 Viajando a Torres del Paine Acabei de voltar de uma viagem a Patagônia Chilena. Desta vez não viajei em expedição e sim a trabalho, a convite de um operador.
  • 26/Mar/09 Bariloche no Verão A partir de hoje começamos a Expedição Bariloche Verão. Durante 10 dias vamos explorar esta região e especialmente o Parque Nacional Nahuel Huapi, o maior e talvez um dos mais bonitos de toda Argentina. Dentro do nosso novo estilo de expedição (mais
  • 23/Mar/09 Nova expedição da Família Goldschmidt - Bariloche Depois de sucesso da expedição Peru no final do ano passado, agora chegou a hora de pensar em outra viagem. Afinal, barco parado cria musgo. No próximo dia 26 de Março embarcamos em uma nova viagem dentro da expedição Giro Pela América.
  • 9/Mar/09 Colônia do Sacramento – Uruguai Fundada por portugueses em 1760, a cidade de Colônia do Sacramento foi, por muitos anos, um enclave luso dentro do território dominado pela coroa espanhola.
  • 23/Fev/09 Machu Picchu vai fechar? Não sei como os boatos na internet começam, mas certamente sei como terminam: Com um monte de gente confusa. Nestes últimos dias temos recebido muitos e-mails comentando que Machu Picchu será fechada ao público para evitar sua degradação. Pelo que s
  • 5/Fev/09 Como viajar ao Peru Já estamos de volta a Terra Brasilis e em ritmo normal (ou anormal). Já sinto saudades do Peru e do ritmo da viagem, cada dia conhecendo um lugar diferente, pessoas, pratos típicos etc. Mas, fazer o que? Temos que trabalhar. Trabalhar muito.
  • 2/Fev/09 Voltando para casa O vôo da TACA AIRLINES aterrisou de manhã no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo marcando o final desta nossa aventura.
  • 27/Jan/09 Quase em casa Nosso último dia em Lima foi mais corrido do que imaginávamos. Fizemos as últimas gravações no Parque do Amor, um espaço verde a beira-mar em pleno bairro de Miraflores.

Veja também

De Puno a CuscoIlhas Uros – Lago Titicaca

 

editar    editar    editar    649 visitas    3 comentários