Ilhas Uros – Lago Titicaca

Hoje fomos as Ilhas Uros, as famosas ilhas flutuantes no lago Titicaca. Construídas em Totora (um tipo de junco) elas estão ancoradas apenas a meia hora de Puno. Vivem ali 1.800 pessoas, divididas em 70 ilhas familiares.

  
  

Hoje fomos as Ilhas Uros, as famosas ilhas flutuantes no lago Titicaca. Construídas em Totora (um tipo de junco) elas estão ancoradas apenas a meia hora de Puno. Vivem ali 1.800 pessoas, divididas em 70 ilhas familiares. Eles são descendentes dos Uroitos, um povo que no século XV, mudou-se da terra para dentro do lago.

Uros

A principal matéria prima para os Uros é a Totora, uma espécie de junco que cresce nas margens do lago Titicaca. Eles usam a Totora para construir suas ilhas, suas casas, fazer seu artesanato e até na sua alimentação. Além da Totora os Uros vivem da caça, da pesca e mais recentemente do turismo. Eles descobriam como seu estilo de vida pode ser atraente para os “gringos” e descobriram nesta atividade uma nova fonte de renda. Tanto que muitos dos jovens que saíam das ilhas em busca de oportunidades agora estão voltando para ajudar as suas familia. Muitos destes jovens já voltam formados e com idéias inovadora. Hoje existe até um rústico hotel para quem deseja dormir flutuando no lago e descobrir melhor o estilo de vida deste povo.

Encontramos até uma igreja flutuante. É uma igreja Adventista e lá se congregam boa parte dos islenhos. Há também duas escolas. Cada ilha é divida em famílias ou grupo de famílias. As casas são móveis, o que facilita as mudanças em caso de briga entre vizinhos. Em alguns casos, as ilhas podem até ser divididas e separadas. Muito prático!

Assistimos a uma explicação sobre a fabricação das ilhas. Muito didática. Descobrimos que sua base é feita de blocos com raízes de Totora e depois coberta com ramos. Tem espessura média de 2 metros e podem durar até 15 anos. Por serem feitas de Totora exigem uma manutenção periódica. As casas também precisam renovar os pisos e tetos a cada 2 meses.

Fomos convidado a conhecer algumas das casas .
Os Uros vivem de maneira bem simples. As casas tem somente um cômodo e poucos bens. Devido o grande fluxo de turismo, alguns os seus hábitos tem mudado. Já existem casas construídas em madeira e alguns já possuem painéis solares, luz e até TV. Mesmo assim levam uma vida tranqüila e em contato direto com a natureza. Em geral são saudáveis e alegres. Me disseram que a única doença que realmente os aflige é o reumatismo, por causa da umidade.

A Sandra e a Ingrid se vestiram com os trajes típicos e quase ficaram morando lá.
Fizeram muitas amizades e até trocaram e-mails. Os Uros podem ser simples, mas são antenados. Afinal, através do turismo, este povo já tem uma porta aberta para o mundo moderno.

Ontem falei do táxi-cholo, o triciclo usado aqui em Puno e Juliaca. Hoje nós quatro andamos novamente nestes interessantes veículos. Foi muito divertido. Amanhã visitaremos Taquile, outra ilha do lago Titicaca, distante à 2h30 de Puno. Depois conto como foi. Até amanhã

Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - wwgoldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Puno e Lago Titicaca
Barco de Totora
Ilhas Uros
Igreja flutuante
Como se constrói uma ilha
Artesanatos
Família de Uros
Família Goldschmidt
]

Ingrid e Sandra - passeando de táxi cholo
Peter no táxi-cholo
  
  

Publicado por em

Vilma Frolich

Vilma Frolich

18/01/2012 00:21:04
Voltei ontem 16 de janeiro 2012 de Cusco Peru.Começamos a viagem pela Argentina,Chile ,Peru e retornamos ao Brasil pelo Acre Rio Branco.Estou em estado de êxtase ainda.Uma viagem dessas eu queria que todos pudessem fazer,pois falar,mostrar em fotos,nada se compara com o que se vive lá.Fantástico ,Fantastico ......

Mintron

Mintron

16/09/2009 20:36:45
boa ideia gostei muito de conhecer os uros foi bem utio pra o meu trabalho (:

Mrarara

Mrarara

17/08/2009 20:24:36
Esta reportagem mim ajudou muito mas ainda nao tirou algumas duvidas.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Me escreva com suas duvidas ee terei prazer me responder atendimento@goldtrip.com.br
Mary Lee

Mary Lee

23/07/2009 10:12:50
Achei interessante relembrar os costumes e tradiçoes dos povos Uro! Beijinhuss!

Gomes

Gomes

12/06/2009 18:59:50
isto e para quem fas parte da Terra ou esta ligado ao Univerco.

Jacir henrique besen

Jacir henrique besen

28/04/2009 20:32:21
Fiz essa viagem até Machu Picchu, em out/2004. Achei fantástico, tudo o que vi, apesar da pobreza. Concordo com tua afirmação acima.

EZEQUIEL TRINDAD ROCHA

EZEQUIEL TRINDAD ROCHA

26/02/2009 19:04:04
SERIA MUITO BOM SE TODOS TIVESSIMOS UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER OUTRAS PARTES DO MUNDO , PARA VERMOS MELHOR QUE ,MESMO VIVENDO COM DIFERENTES TIPOS DE CULTURA, NÓS SOMOS UM SÓ POVO E MUITO FELIZ ONDE ESTIVERMOS