Incas, Espanhóis e Dedinhos em Cusco

Hoje corri um grande risco, entrei com a Sandra e a Ingrid no mercado de Cusco. Agi rapidamente e consegui minimizar os danos. Elas compraram pouco. Ufa! Brincadeira a parte, esta foi somente uma parte de um dia muito interessante.

  
  

Hoje corri um grande risco, entrei com a Sandra e a Ingrid no mercado de Cusco. Agi rapidamente e consegui minimizar os danos. Elas compraram pouco. Ufa! Brincadeira a parte, esta foi somente uma parte de um dia muito interessante. O mercado é realmente um ótimo lugar para conhecer o povo e seus costumes. Ver o que comem, bebem e vestem. Sempre que podemos, visitamos o mercado da cidade que estamos. Além disto, o Mercado de Cusco é um dos melhores lugares para se comprar artesanato e roupas de lã. Mais barato que no centro.

Cusco

Nosso dia começou com a visita a dois templos. O primeiro foi o de Koricancha, o mais importante templo do império Inca. Dentro dele haviam pequenos templos dedicados a divindades como o Sol, a Lua, ao Raio, entre outros. Foi construído com o melhor do conhecimento e habilidade Inca e tinha os muros cobertos de ouro. Em seu jardim haviam estátuas de tamanho natural representando pessoas, animais e plantas, todas em ouro e prata. Com a chegada dos espanhóis no século XVI, o templo foi saqueado. Sobre suas paredes foi erguido um monastério em honra a São Domingos. Os invasores transformaram os templos em capelas e destruíram muitas de suas paredes. Hoje, ainda restam algumas salas e muros originais.

Na verdade, muitos edifícios de Cusco estão construídos sobre alicerces Incas. Os espanhóis logo perceberam que quando aconteciam tremores de terra, a arquitetura colonial vinha abaixo, enquanto as paredes Incas ficavam intactas. Então os espanhóis começaram a usar as bases de templos e palácios para construir suas igrejas e casas.

Para construir a Catedral de Cusco, eles foram mais longe. Destruíram o Palácio de um rei Inca e depois usaram as pedras na Catedral. Ela é uma das mais ricas que já vi. Possui mais de uma centena de obras de arte da escola Cusquenha, enormes altares de ouro, prata, pedra e madeira. Pena que não permitiram fotografar. É interessante também observar o sincretismo que houve entre a religião andina e o catolicismo. Muitas divindades Incas estão representadas em figuras de santos católicos. Existe inclusive um quadro representando a Santa ceia, porém sobre a mesa, existe um Cuy (porquinho da Índia) no lugar do pão.

Capela do Hotel Monastério

Estivemos também no Hotel Monastério, o mais luxuoso de Cusco. Ele tem este nome justamente por ter sido o Monastério de San Antonio. Hoje recebe turistas e governantes de todo o mundo. Pelo que sei, o presidente Lula já esteve aqui duas vezes. O hotel possui uma capela forrada de ouro (pão de ouro) que é usada em várias ocasiões. Vale a pena visita-la.

Estivemos também no bairro de San Blas, considerado o reduto dos artesãos de Cusco. Por atrás da igreja e da praça principal se estende um labirinto de pequenas ruas e alamedas, repletas de pequenos cafés, restaurantes descolados e lojas de arte e artesanato.

Desde Nazca a Sandra resolveu colecionar fantoches de dedinhos. São pequenos dedais tricotados representando animais e pessoas de diversas regiões do Peru. É muito fácil achar a Sandra em Cusco. Basta procurar uma loira cercada de pequenos vendedores de “dedinhos”. Ainda bem que são baratinhos!

Esta cidade é incrível e há muito que falar sobre ela. Por isso, vou deixar um pouco para amanhã. Tchau!

Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Koricancha
Catedral de Cusco
Paredes Incas
Base Inca para construção
Rua de Cusco
Comprando Dedinhos
Vendedora no Mercado
Família Goldschmidt em San Blás
  
  

Publicado por em