Invadidos pelo mar

Conceição da Barra é uma cidade de forte atrativo turístico. O litoral norte do Espírito Santo não é um dos mais privilegiados do mundo, e o número de balneários é muito pequeno. Por isto, no verão, as cidades recebem um número muito grande de turistas. N

  
  

Conceição da Barra é uma cidade de forte atrativo turístico. O litoral norte do Espírito Santo não é um dos mais privilegiados do mundo, e o número de balneários é muito pequeno. Por isto, no verão, as cidades recebem um número muito grande de turistas. Nada comparado ao Guarujá ou Ubatuba, mas o suficiente para mudar a rotina do lugar.

Antigo entreposto comercial nas margens do rio Cricaré

Antigo entreposto comercial nas margens do rio Cricaré

Fora de temporada, uma das principais atividades econômicas do município é a pesca, principalmente por causa da geografia local. A cidade é delimitada pela foz de dois rios: o Itaúnas ao norte o Cricaré ao sul; este segundo cercado por mangue. Pelo Cricaré, inclusive, subiram os primeiros imigrantes para o interior do estado.

Farol desativado

Farol desativado

Hoje, devido ao desmatamento da mata ciliar e da destruição do mangue, o rio foi muito assoreado e prejudicado. Na barra, onde antes passavam grandes barcos, hoje só passam pequenas embarcações de pesca (e olhe lá!). Porém, é na cidade que se vê com mais facilidade a resposta da natureza a tanta agressão. O mar invadiu as praias, trazendo consigo enormes quantidades de areia e destruindo todas as construções da orla.

Proteção contra o mar

Proteção contra o mar

Só na avenida beira mar, já foram derrubados pelas ondas cinco quiosques. Há 8 anos a praia tinha quase 100 metros. Hoje, na região central, não passa de 15.

A praia do centro há 5 anos, antes da invasão do mar

A praia do centro há 5 anos, antes da invasão do mar

O farol da cidade já foi mudado várias vezes de lugar. A prefeitura tem feito sua parte colocando muros de contenção e recentemente conseguiu uma boa verba para tentar reverter a situação e desassorear o rio. Mas não vai ser fácil. Com a natureza não se brinca. Será que aprendemos a lição?

Vendedora de caranguejos

Vendedora de caranguejos

  
  

Publicado por em

Suelly

Suelly

31/08/2010 08:13:13
Eu acho que o ser humano brinca muito com a natureza.Se não tomarem consciencia do que esta acontecendo muita coisa vai mudar, mas de uma coisa tenho certeza a natureza foi Deus quem criou e não vai deixar que o ser humano detrua tudo;algo ele fará.

Isabela

Isabela

23/11/2008 16:30:17
Acho que vocês estam exagerando quando falam assim:"no verão, as cidades recebem um número muito grande de turistas. Nada comparado ao Guarujá ou Ubatuba, mas o suficiente para mudar a rotina do lugar.Na barra, onde antes passavam grandes barcos, hoje só passam pequenas embarcações de pesca (e olhe lá!)" .Obrigado por ler a minha crítica!

MJNHUJNM

MJNHUJNM

06/11/2008 10:24:52
A BARRA PODE TA DO JEITO QUE FOR ,MAS SEMPRE SERÁ A CIDADE DO BOM cARNAVAL!!!!