Jacaré, Piranhas e Tilápias

A centenas de anos o rio fornece água e a comida aos Penedenses. A sua gastronomia reflete isto. Um dos pratos mais apreciados por aqui é a piranha, que ainda é encontrada em abundância nos rio. Felizmente só me avisaram que havia piranhas por aqui

  
  

A centenas de anos o rio fornece água e a comida aos Penedenses. A sua gastronomia reflete isto. Um dos pratos mais apreciados por aqui é a piranha, que ainda é encontrada em abundância nos rio.

Felizmente só me avisaram que havia piranhas por aqui depois eu já havia nadado na foz. Se eu morresse comido (no bom sentido), nem saberia do que teria sido.

Imagine uma carta chegando para minha mãe. “Seu filho morreu atacado por uma piranha do Chico”. Ela certamente diria: “E a Sandra, não fez nada?”
Entenderam a piada? Foi fraquinha, mas eu não resisti.

Outro prato tradicional por aqui é o Jacaré, que eu também achei que não tinha. Veja só que risco eu corri! Brincadeirinha!!!!!!

Apesar de ameaçado, o jacaré ainda existe nas várias lagoas que cercam o rio. Os restaurantes como o “Forte da Rocheira” ainda serve esta iguaria, só que agora eles compram jacarés de criadores autorizados.

Eu resolvi experimentar e até que gostei. Parece com carne de frango desfiada, só que um pouco mais consistente.

Acho quer ficaria bom com ervilha e molho de tomate, igual ao frango que mamãe faz. Ai que saudades!
Outro prato que está caindo no gosto da população de Alagoas é a Tilápia.

O SEBRAE tem incentivado a criação deste peixe em tanques-rede dentro do rio e obtido um grande sucesso. A diferença é que a Tilápia produzida em cativeiro não tem o gosto de barro que é comum em peixes capturados na natureza.

A Tilápia de cativeiro é muito saborosa. Eu inclusive comi em Paulo Afonso hambúrguer e lingüiça de Tilápia. Uma delícia!

Restaurantes de Penedo:

  • Hotel São Francisco

Rua Floriano Peixoto, s/nº - Centro
Fone: (82) 551-2273 E-mail: hsf@hotelsaofrancisco-penedo.com.br

  • Kiosque – Excelente Tilápia

Rua Matheus Ferreira, 141 – Santa Luzia
Fone: (82) 551-2882

  • Forte da Rocheira – Localizado atrás da prefeitura – Experimente o jacaré a penedense!

Fone: (82) 551-3273

  • O Portal – Ótimo churrasco

Rodovia Engº Joaquim Gonçalves, 1761 – logo na entrada da cidade
Fone: (82) 551-6004

  
  

Publicado por em

Evanildo Donizete de Oliveira

Evanildo Donizete de Oliveira

30/12/2011 05:50:20
Esplendido, fantástico amei de coração. oliveira jr radialista

Morgana cantarelli

Morgana cantarelli

10/05/2010 22:05:31
francamente. o cara viajar até o rio são francisco pra comer tilápia? deveria haver incentivo para criação de peixes nativos, não exóticos e carnívoros como a tilápia. e parece que ninguém vê isso, nem pesquisadores, nem instituições governamentais, nem ongs, e a população não é esclarecida.
gente, procurem participar de comitê para revitalização do rio, contra transposição e para escuta das populações tradicionais ao longo do curso do rio.