Lampião e volante

Toda a região é cercada pela áurea do cangaço, um ar místico que envolve a história destes bandidos do sertão. Em Paulo Afonso, encontramos um grupo folclórico que mantém viva a memória do cangaço e das volantes que os perseguiam. Durante o

  
  

Toda a região é cercada pela áurea do cangaço, um ar místico que envolve a história destes bandidos do sertão.

Em Paulo Afonso, encontramos um grupo folclórico que mantém viva a memória do cangaço e das volantes que os perseguiam.

Durante o carnaval e em outras festas populares, este grupo percorre as ruas da cidade representando a luta entre o bando de Lampião e a tropa do Tenente Bezerra.

Metade do grupo se veste de couro, usando os adereços próprios dos cangaceiros, grandes cabeleiras e nomes emprestados do bando original de Virgulino escritos nos chapéus.

Durante e fora das apresentações, eles só se tratam usando este nome fictício. O outro grupo se veste de brim marrom e representa a volante, um grupo da polícia militar armado para perseguir e matar os cangaceiros.

Ambos carregam armas e punhais de brinquedo e grandes espingardas calibre 12 (de verdade). Estas espingardas são carregadas com pólvora seca e quando os grupos se encontram há troca de xingamentos, ameaças e uma simulação de batalha com todos atirando para cima.

É uma encenação bonita e perigosa. No final do dia, todos se reúnem em uma praça e simulam uma batalha final com armas e punhais.

Quando tudo termina, Lampião e Maria Bonita jazem mortos lado a lado cercados por dezenas de cangaceiros, enquanto os soldados sobreviventes gritam afrontas e vitória sobre os defuntos.

A encenação é tão real que você nunca sabe se é realmente um teatro ou se eles vão mesmo brigando de verdade. Coisa de Cabra Macho.

A Sandra e o Erick entraram no clima e com a ajuda dos personagens encarnaram dois lindos cangaceiros. A Sandra até pediu um bacamarte emprestado e deu tiro para cima e tudo mais. Pena que não deu para fotografar. Mas eu filmei e depois mostro para vocês.

Eles participaram da cena final e morreram juntos com o bando de Lampião. Que pena, era uma cangaceira bem bonitinha!

  
  

Publicado por em

Danilo mais conhecido como quinta-feira

Danilo mais conhecido como quinta-feira

21/11/2010 19:14:42
essa fotos estam otimas eu sou um deles meu no cangaço e quinta-feira com muita paixão !!!

Glauber

Glauber

22/01/2009 22:29:55
muito otimo, continuem fotografando esse grupo.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Obrigado!