Lima - Vasos, ossos e muito ciúmes

Quando chegamos ontem, fomos recebidos pelo César e pelo Genaro, representantes da Fiesta Tours e pelo Christian funcionário da Promperu.

  
  

Quando chegamos ontem, fomos recebidos pelo César e pelo Genaro, representantes da Fiesta Tours e pelo Christian funcionário da Promperu. Seguimos todos até nosso hotel onde planejamos alguns pontos de nossa expedição. Por isto fomos dormir tão tarde ontem. Hoje, saímos cedo e começamos as primeiras gravações.

Palácio do Governo
Ingrid na Plaza de armas

Por ser véspera de Natal, havia muita gente na rua e então saímos para explorar a cidade. Começamos pelo centro histórico, região de Lima com quase 500 anos. Visitamos a Plaza de Armas, onde estão representados os principais poderes do país, o Palácio Presidencial representando o governo federal, a prefeitura de Lima (a cidade mais importante) e a Catedral de Lima representando os peruanos católicos, quase 80% da população do Peru. Ali vimos alguns dos melhores exemplares dos “Balcones de Celosia” (veja detalhes abaixo).

Sandra e Ingrid no Mercado

Visitamos também o Mercado de Surquillo, um dos muitos mercados populares de Lima, que contém um pouco de tudo o que é produzido no país. É uma boa maneira de conhecer os produtos locais e começar a pronunciar nomes estranhos (para nós) como Chirimoya, Lucuma, Granadillos e Tuna. No mercado também notamos uma grande variedade de batatas (original dos Andes) e espigas com milhos de todas as cores. Não sabia que havia tantas. A Sandra ficou impressionada com os frangos expostos a venda (recém abatidos).

Erick no Museu

Almoçamos no museu Larco Herrera, um dos mais importantes da cidade. Construído sobre um antigo templo (ainda conservado no seu subsolo), o museu primeiro impressiona pelo lindo jardim, repleto de Primaveras e Sete-leguas floridas. No portão de entrada a Ingrid encontrou um cachorro estranho, sem pelos. Nos disseram ser uma raça natural do Peru, antiga e quase em extinção. O museu tem peças de cerâmica representando quase todas as civilizações que já habitaram o Peru. Há também um cofre especial com peças de ouro e prata, provenientes do norte Esta peças foram preservadas da ganâncias dos colonizadores espanhóis pela aridez da região e também por terem sido enterradas bem no fundo das pirâmide de barro junto com seus donos. Graças a isto, hoje este tesouros reservados apenas aos reis, podem ser vistos por nós, pobres mortais.

Museu

Também visitamos o depósito do museu que está aberto a público. Todas as salas estão cheias de prateleiras lotadas de vasos antigos que chegam até o teto. Estes vasos são especiais pois são um espécie de enciclopédia das antigas culturas. Neles estão representados pessoas, frutos, animais e costumes das civilizações do norte do Peru como os Moches e os Chavin. O museu reserva uma sala somente para os vasos com motivos eróticos cujas fotos não podem ser mostradas neste horário. Vocês precisavam ver a cara da Ingrid quando entrou na sala e viu todas aquelas figuras, digamos, diferentes. Pensando bem, é melhor não que não vejam.

Aproveito e desejo a todos nossos leitores um ótimo Natal, cheio de paz e felicidades.
Desejo que passem este dia com aqueles que lhes são queridos e não esqueçam da razão deste feriado. Não se esqueçam do aniversariante Jesus, nosso salvador.

Abraço a todos – Hohoho!

Balcones de Celosia

Sacadas dos ciúmes
Um dos traços mais marcantes da capital peruanas são as sacadas em estilo mourisco que pendem dos edifícios coloniais. Elas são testemunhas da influencia árabe sobre os espanhóis que acabaram introduzindo seus costumes aqui no novo mundo. Chamados de “Balcon de Celosia”, ou seja, Sacadas dos ciúmes, estes terraços fechados tinha o objetivo de servir as mulheres da elite limenha. Reclusas em suas casas ela queriam ver o que acontecia no mundo lá fora. Por isto, protegidas pelo transados de madeira das sacadas, elas podiam observar pessoas na rua sem serem observadas e conseqüentemente cobiçadas pelos transeuntes.

Família Goldschmidt

Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - TIMBERLAND - TACA - PIGMENTUM - MTK

BEEPHOTO - TRAVEL ACE - RENAULT - Veja os links no site

Brazilian Adventure Society - BAS

  
  

Publicado por em

NATHY

NATHY

29/10/2011 23:00:26
BOM, VIAJEI PARA LIMA EM FAZ ANOS, PRA MIM NÃO TEM PAIS MELHOR, TIRANDO O TRANSITO CLARO. MAIS A CIDADE É MUITO LINDA, LIMPA O POVO MUITO RECEPTIVO. IGREJAS LINDAS, COMO A CATEBRAL , MUSEOS. AINDA REGRESO EM LIMA SI DEUS QUIZER.

Stephany medeiros de lara

Stephany medeiros de lara

06/03/2009 13:54:45
na minha opinião eu colocaria mas fotos.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Vou tentar Obrigado pela sugestão Abraços Peter
Pedro chiavegato

Pedro chiavegato

31/01/2009 16:22:38
Lima é diferente de todas as capitais que já conheci.Gostamos muito da Plaza de Armas e da Igreja com as catacumbas no subsolo. O povo é muito amigo e me senti muito acolhido. As fotos de voces evocam momentos felizes da nossa viagem em 2008. Grande abraço e grato pelas fotos.