Machu Picchu vai fechar?

Não sei como os boatos na internet começam, mas certamente sei como terminam: Com um monte de gente confusa. Nestes últimos dias temos recebido muitos e-mails comentando que Machu Picchu será fechada ao público para evitar sua degradação. Pelo que s

  
  

Não sei como os boatos na internet começam, mas certamente sei como terminam: Com um monte de gente confusa. Nestes últimos dias temos recebido muitos e-mails comentando que Machu Picchu será fechada ao público para evitar sua degradação. Pelo que sei e pelo que conversei com pessoas ligadas ao governo do Peru é tudo mentira. Não há planos de fechar Machu Picchu. Nem esta história faz muito sentido. Explico por que:

Vista desde a porta do sol

Constante manutenção

Estas ruínas recebem cerca de 2 mil visitantes por dia e é o sítio arqueológico mais visitado no Peru

(e talvez na América do Sul). A renda adquirida com a visitação ajuda na conservação não somente de Machu Picchu, mas também a manutenção de vários outros sítios menos visitados. O fechamento de Machu Picchu teria um impacto devastador sobre a economia de toda região, isto sem falar no impacto sobre o turismo no Peru, do qual é o principal cartão postal. Além disto, Machu Picchu já é um local de entrada controlada pela limitação de acesso (não há estradas, só via férrea) e possui regras bem rígidas de conservação e manutenção. Em qualquer época do ano você encontrará ali equipes restaurando templos, muros, terraços agrícolas e caminhos. Em nossa recente viagem notamos que o Templo do Sol passava por um trabalho de limpeza e conservação. Soubemos também que uma nova área esta sendo preparada para ser aberta a visitação. Refiro-me ao Templo das águas, a 10 minutos de caminhada da cidadela. Recentemente foi terminada a restauração da Ponte Inca, um belíssimo exemplo de arquitetura Inca que estava destruída. Assim, com uma boa administração Machu Picchu, que resistiu 400 anos debaixo de mata e árvores, poderá resistir a visita de milhares de turista sem problemas.

Trilha Inca.

O que talvez tenha originado este boato é o fato da Trilha Inca fechar durante o mês de Fevereiro.

Isto acontece todos os anos por duas razões. Primeiro, a Trilha precisa de manutenção. Segundo, porque Fevereiro é o mês que mais chove na região o que causa muitos desmoronamentos. É muito perigoso caminhar sob chuva intensa. Vale mencionar que a Trilha Inca já possui um limite diário de pessoas para caminhar por ela e que as reservas devem ser feitas com antecedência de dois dou três meses no mínimo. Esta restrição também vale para a Trilha de um dia ou dois dias.

Peter Goldschmidt

  • A Família Goldschmidt voltou recentemente de uma expedição ao Peru que faz parte da Expedição Giro Pela América. Ela dirige também a Agência de viagens Gold Trip, especializada em destino na América Latina. Mais informações podem ser encontradas nos sites :www.goldtrip.com.br ou www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Machu Pichu em 1911
Ruínas de Machu Picchu
Templo do Condor
Intihuatana
  
  

Publicado por em

Jana

Jana

08/05/2012 11:10:10
Ola, tenho visitados inúmeros sites com roteiros a machu picchu meu maior sonho é conhecer esse lugar cheio de histórias, gostaria de pedir uma ajuda em relação a roteiros de viagens, como fazemos pra ir até a trilha, vcs fizeram o roteiro pelo trem da morte??
Se possível me poder passar algumas informações, ficarei muito grata.

Obrigada

Bárbara S. Alves

Bárbara S. Alves

31/07/2011 16:29:21
Olá sou estudante e desejo muito realizar uma viagem para matchu pitchu...
Estou um pouco desorientada em relação ao roteiro e tudo mais. Gostaria de algumas recomendações.
Obg desde já.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Olá Barbara, entraremos em contato via e-mail
Julia rosa

Julia rosa

27/02/2009 18:47:54
Fechar acredito que não, más sim continuar conservando
e respeitando esse Patrimonio, para que nossos filhos também possam ter o prazer de conhecer.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

é isto ai! Abraços Peter
Jose airton de oliveira

Jose airton de oliveira

26/02/2009 22:17:45
Belas paisagens de Machu Picchu.
Obrigado pelo esclarecimento, pois há boatos sobre o fechamento deste sitio arqueologico.

Valéria Sens

Valéria Sens

26/02/2009 18:41:49
Olá!!
Sempre recebo notícias de vcs pela ECONEWS e li algumas matérias que vcs publicaram sobre o Peru!! Estamos pretendendo fazer uma viagem à Machupichu neste ano!
O legal é que vcs passaram uma imagem linda da expedição, o que nos animou muito mais!!
Vou ficar de olho nas suas histórias!!
Obrigada!

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Olá Valeira, Se quiser podemos organziar sua viagem. Entre em contato conosco. atendimento@goldtrip.com.br
ANTONIO LUIZ RUCKER

ANTONIO LUIZ RUCKER

26/02/2009 17:19:33
Sugiro que SEMPRE divulguem os preços gastos em todas as atividades. Exemplos: preços de um passeio, preço de 1 coca cola, num bar, peço de uma coca-cola(cerveja 300 e 600 ml)) num supermercado, preço de 1 Big Mac, custo de l almoço, detalhando o que foi consumido (1 bife de 100gr, uma porção de arroz, salada, etc.)