Nossa primeira parada no Espírito Santo

Hoje choveu cântaros. E bota água nisto. Tem mais água na rua do que no mar (e olha que o mar é grande hein!). Aproveitei a manhã para botar a correspondência em ordem e responder a vários e-mails. Se você é um dos que não recebeu sua resposta, vai ter qu

  
  

Hoje choveu cântaros. E bota água nisto. Tem mais água na rua do que no mar (e olha que o mar é grande hein!). Aproveitei a manhã para botar a correspondência em ordem e responder a vários e-mails. Se você é um dos que não recebeu sua resposta, vai ter que espera a próxima chuva, hehehehe! Piúma é uma das mais antigas cidades do litoral do Espírito Santo, fundada pelo padre José de Anchieta no século XVI, mas apesar de toda esta história, só foi emancipada oficialmente em 1964. Piúma na verdade é uma ilha que não é mais ilha, mas ainda é chamada de ilha. Ufa! Deu para entender? Eu explico: o rio Piúma, que tem sua foz em um dos lados da cidade, ao chegar no litoral se ramificava em dois, transformando a cidade em uma ilha. Há alguns anos, um destes braços foi aterrado e agora a ilha não é mais ilha. Curioso né? Seguindo esta tendência de transformar ilha em continente, o pessoal de Piúma pegou uma outra ilha, a ilha de dentro (ou Gambá) que ficava a 250 metros do continente e construiu uma ligação de pedra e argila. Com o passar do tempo o mar e a areia transformaram a obra humana em uma passagem natural (ou quase) onde passam até carros. Esta é outra ilha que não é mais ilha, mas é chamada de ilha. (ufa de novo!) Piúma ainda tem mais três ilhas (que ainda são ilhas) e que em breve farão parte de um parque nacional: A ilha do meio, a dos Cabritos e a dos Franceses.
Esta última inclusive, cheia de lendas e histórias sobre uma antiga possessão francesa no estado.
O ponto geográfico mais alto da região é o monte Aghá, que na língua dos índios Puris quer dizer: Lugar de ver Deus
No verão, Piúma vive uma transformação. A cidade de 15 mil habitantes recebe uma enchente de pessoas e passa a abrigar mais de 200 mil almas. Imaginem só! Dizem que no verão é mais fácil encontrar 3 mineiros na praia do que um único Capixaba. Será que é verdade? Quem vier, verá!

Ilhas de Piúma

Ilhas de Piúma

Ilha do Gambá

Ilha do Gambá

Vista do Monte Aghá

Vista do Monte Aghá

Pescadores preparando-se para o trabalho

Pescadores preparando-se para o trabalho

Porto de Piúma

Porto de Piúma

  
  

Publicado por em