Pantanal de Melgaço

Dois dias depois de nosso retorno de Nobres resolvemos conhecer o Pantanal. Erroneamente as pessoas (com eu) pensam que o Pantanal esta somente em Mato Grosso do Sul. Na verdade, como descobri, a parte mais interessante e rica em fauna e

Dois dias depois de nosso retorno de Nobres resolvemos conhecer o Pantanal.

Na verdade, como descobri, a parte mais interessante e rica em fauna e flora fica ao norte, próximo a Cuiabá, onde há uma grande concentração de rios.

O Pantanal é formado principalmente pelos rios Cuiabá e Paraguai que descem lentamente do norte e inundam a uma região plana chamada de baixada cuiabana.

Nosso guia foi o Reginaldo, indicado pela agencia Natureco que nos apoiou nesta etapa. Saímos de carro em direção a Pousada Baguari, nas margens do rio Mutum.

Nossa intenção é conhecer os dois lados do Pantanal norte, a parte das lagoas e rios e a parte seca cortada pela transpantaneira.

Viajamos em uma caminhonete emprestada, pois o Kangoo ficou na concessionária Centro-Oeste (em Cuiabá) para fazer uma revisão.

Como nossos dias são corridos, as vezes temos que nos utilizar deste artifício para fazer um check-up geral no nosso valente carrinho.

Seguimos em direção ao Sto. Antonio do Leverger e Barão do Melgaço por estradas de terra que cortavam muitas fazendas.

O numero de animais e aves que avistávamos ia crescendo a cada quilômetros tornando a viagem muito interessante.

Num determinado ponto, chegamos a avistar uma árvore repleta de araras Canindé.

Nunca havia visto tanta arara junta e ainda mais livres. Foi um espetáculo e tanto.

A todos os momentos parávamos para fotografar.

Fizemos uma rápida parada em Mimoso, a vila onde nasceu o marechal Rondon.

Ali o esqueleto de um enorme prédio em forma de rosquinha ergue-se no meio do brejo.

Este deveria ser um museu em memória ao marechal, mas certamente o desvio de verbas e a incompetência de alguém, transformou este museu em um memorial a corrupção no Brasil.

Debaixo das vigas, as vacas pastam tranqüilamente e uma placa desgastada pelo tempo atesta a boa intenção inicial.

Uma boa intenção que não sobreviveu aos caminhos do poder.

Uma pena! Seria um belo monumento, num belo lugar, dedicado ao um dos maiores herói brasileiros.

Seguimos, parando a todo momento para fotografar, o que transformou nossa viagem de duas horas, em quatro.

Chegamos a Pousada Baquari bem na hora do almoço e fomos recebidos pelo proprietário e pelo gerente.

Comida deliciosa! A pousada se dedica ao turismo ecológico e também ao turismo de pesca.

Tem boa infra-estrutura e fica próxima a duas lindas baias.

Depois de uma rápida soneca em uma rede embalada pelo vento, embarcamos no porto da pousada e seguimos em direção as baias de Chacororé e sta Mariana, mais isto eu conto amanhã.

• Natureco Natural Ecotours – Especializada em Pantanal

Fones:(65) 322-8080 / 321-1001 / 9983-4123
Website: www.natureco.com.br

• Pousada Baguari

Reservas: (65) 624-3730 / 322-3585 / 391-1175 Website: www.pousadabaguari.com.br

Barão de Melgaço

Genildo lima

30/05/2010 19:40:27
ja morei em barao, cheguei nessa cidade hospitaleira
no ano de 1983 e sai em 1994, mas sempre que posso vouto
para visitar meus amigos que ai dexei.