Parques nacionais

Prado é um lugar privilegiado, de extrema beleza histórica e natural. Não é a toa que dentro do município existam 4 reservas e áreas de proteção ambiental. Na parte mais ao sul da cidade, está o Parque Nacional do Descobrimento, que preserva a mai

  
  

Prado é um lugar privilegiado, de extrema beleza histórica e natural. Não é a toa que dentro do município existam 4 reservas e áreas de proteção ambiental.

Na parte mais ao sul da cidade, está o Parque Nacional do Descobrimento, que preserva a maior (porém pequena) área de Mata Atlântica remanescente no estado. Um pouco mais ao norte está o Parque Nacional do Monte Pascoal, que abriga o monte e mais uma pequena reserva de mata, além de aldeias indígenas.

Na orla, está o Museu aberto do Descobrimento e no mar uma parte do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Não bastasse isto, uma boa partes das praias e do mar até 7 milhas da costa formam a Reserva Extrativista do Corumbau.

Quase 40% do município está protegido por uma área ou por outra. Para cuidar de tudo isto, é importante ressaltar o trabalho do IBAMA.

Uma base local como vários veículos recebe nos meses de verão um reforço que inclui até helicóptero. Tudo isto para evitar o desmatamento e prevenir incêndios. A experiência passada justifica o investimento. Em 2001 um incêndio acidental provocou a destruição de 20% da mata do Parque do Descobrimento.

Felizmente, hoje o brasileiro já descobriu que é melhor (e mais barato) prevenir do que remediar.

A nota 10 vai para o IBAMA! A nota zero vai para os índios que vivem no parque. É que eu descobri que são eles mesmos (que moram dentro do parque) que provocam a maioria dos incêndios e permitem a entrada de madeireiros que provocam o desmatamento.

Indiozinhos espertos não? Parecidos demais com os homens brancos pro meu gosto.

  
  

Publicado por em