Pedra do Ingá

O ponto alto de qualquer visita a cidade de Ingá é a vista da Pedra de Itacoatiara, ou Pedra do Ingá. Trata-se de um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, pois contém inscrições rupestres diferentes de qualquer outra no mundo.

  
  

O ponto alto de qualquer visita a cidade de Ingá é a vista da Pedra de Itacoatiara, ou Pedra do Ingá.

Trata-se de um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, pois contém inscrições rupestres diferentes de qualquer outra no mundo.

As inscrições foram feitas em baixo relevo e representam vários termos como figuras humanas, animais, trajes cerimoniais, figuras geométricas e estrelas (constelação de Órion).

Algumas das figuras que vi ali, me lembra inscrições que eu já havia visto no deserto de Atacama.

Tenho certeza que os primitivos povos andinos e brasileiros tinham muito intercâmbio entre si, e por isto algumas representações são tão semelhantes.

Mas não só a Pedra do Ingá é que merece ser visitada.
Todo o entorno do sítio é muito bonito e interessante.

Existe um belo rio, ótimo para banho, diversas quedas d´água, várias outras inscrições e uma pedra que emite um som de metal quando golpeada, a Pedra do Sino.

Como se não bastasse tanta coisa, ainda tem um museu simples, porém muito bem organizado.

Ali encontramos ossos fossilizados de preguiça gigante, fósseis e instrumentos pré-históricos usados para a confecção das inscrições.

Vale uma bela visita.

  
  

Publicado por em

Marcia

Marcia

23/01/2009 12:54:58
Olá!
estamos planejando viajar pra pedra do inga, mas não localizaei informaçãoes sobre hospedagem. Seria possivel me dar alguma dica ou fone da cidade.
Grata,
Marcia Thor

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Noa tenho contatos> Procure na secret. de turismo da Paraiba ou veja o link abaixo: [[http://www.portalparaiba.com/site/cidades/inga/index.php|]]