Pedro II - Uma jóia de cidade!

Saímos cedo em nosso valente Kangoo para conhecer a cidade de Pedro II, que fica a 150 km de Piracuruca e a 600 metros de altitude. Esta localização torna a cidade menos quente do que as outras cidades do Piauí. Pedro II é conhecida no estado por v

  
  

Saímos cedo em nosso valente Kangoo para conhecer a cidade de Pedro II, que fica a 150 km de Piracuruca e a 600 metros de altitude.

Esta localização torna a cidade menos quente do que as outras cidades do Piauí. Pedro II é conhecida no estado por várias coisas. Uma delas é pela produção de Opalas nobres.

Como o nome já diz, este é o tipo mais precioso de Opala que só é encontrado aqui em Pedro II e em uma mina na Austrália.

Eu não tinha idéia como era esta pedra preciosa e fiquei impressionado com a beleza. É como se dentro dela tivesse várias outras pedras coloridas emitindo cores em todos os matizes.

Cientificamente, a razão para tantas cores são micro-esferas no interior da pedra, que refletem a luz em todas as direções. Talvez por isto, as opalas brilhem mais quando estão molhadas.

Logo que chegamos, fomos recebidos pelo Juscelino, um negociante e lapidador de pedras que tem uma loja chamada Opalas Pedro II, bem na entrada da cidade.

Ele nos mostrou uma impressionante coleção de gemas e nos convidou para acompanharmos uma lapidação completa, desde a pedra bruta até o polimento da gema.

Foi fascinante ver uma pedra quase sem brilho se transformar em duas jóias, uma em forma de coração e outra em forma de gota.

Depois do almoço, ele nos levou no próprio carro até uma das minas de extração. O interessante foi que esta mina que visitamos foi descoberta a pouco mais de uma semana.

Neste período, o número de mineiros subiu de 10 para quase 200. No meio da mata, encontramos diversas crateras cavadas com pás e picaretas.

Parecia até que a floresta havia sido bombardeada. O material extraído é peneirado e depois lavado, e somente após este processo é que os garimpeiros começam a procurar as opalas em meio a pedraria.

Segundo me contaram, às vezes passa-se semanas sem encontrar nada e de repente surge a sorte grande: uma pedra de mil ou dois mil reais.

Parece muito, mais não é. Como trabalham sempre em 4 pessoas, o valor da venda tem que ser dividido e, sabe-se lá quando vão encontrar outra.

No dia em que estivemos ali, dos 50 grupos de homens, apenas 2 ou 3 haviam achado alguma coisa.

É lógico que a Família também procurou, mas infelizmente não achamos nada. Achamos sim um novo amigo, o Juscelino, que nos presenteou com muito conhecimento, algumas pedras brutas e uma jóia lapidada.

Esta vai para o nosso museu. Quem vier, verá!

Como o dia teve muitas atividades, resolvemos dormir na cidade. O dono do Hotel Opala (nem podia ser outro nome) onde ficamos é também um lapidador e negociador de pedras. Ele é o simpático Bené do Tucum.

Ele tem este nome devido ao fato de ele ter sido o primeiro a fazer jóias usando a Opala incrustada na semente do Tucum. Uma ótima idéia por sinal.

Visitamos sua lapidação e sua loja, e todos ganharam anéis de Tucum com Opalas. Foi uma jóia de dia. (desculpe o trocadilho, mas não resisti!).

  • Dicas:
  • Opalas Pedro II

Av. Coronel Cordeiro, 672
Fone: (86) 271-1559
E-mail: opalas@uol.com.br

  • Opala Arte Gemas e Hotel Opala

Contato: Bené do Tucum
Av. Itamaraty, s/nº
Fone (86) 271-1160
E-mail: opalartgemsbt@uol.com.br

  
  

Publicado por em

Maria

Maria

11/03/2012 11:31:39
um dia vou ai e muito bonito

FRANCISCO FRAZÃO

FRANCISCO FRAZÃO

03/02/2011 00:18:52
AMO MUITO PEDRO II

Nilton Cesar

Nilton Cesar

23/08/2009 14:53:35
mto boa a reportagem, gostaria de saber como posso adquirir um ANEL daqueles que apareceu na Reportagem...
Obrigado...
(Obs.: pode ser pelo correio...)

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

entre em contato com o Juscelino em Pedro Segundo - [[http://www.opalas.com.br/|]]
Kallinca fabiana ravena e luma alunas do solon br

Kallinca fabiana ravena e luma alunas do solon br

18/08/2009 14:51:09
eu achei muito enteresante essa perquisa sobre pedro II gostei muito muito

INÊDA MARIA

INÊDA MARIA

24/07/2009 11:17:15
PEDRO II É A TERRA NATAL DE MINHA AVÓ (FRANCISCA CORDEIRO UCHOA, FILHA DO CORONEL FCO.SALLES CORDEIRO). VISITEI A CIDADE A POUCOS DIAS E FIQUEI ENCANTADA. NÃO SÓ PELA BELEZA OPALA, MAS TAMBÉM COM O CLIMA, A PARTE HISTÓRICA COM PRÉDIOS RESTAURADOS, O MUSEU DA ROÇA, O ARTESANATO E PRINCIPALMENTE COM O ACOLHIMENTO DOS PEDROSEGUNDENSE.

Marcio kudo

Marcio kudo

21/06/2009 21:53:55
meu nome é marcio ola pessoal achei uma pedra parecida com a opala no rio tibagi aq em londrina com fasso para tirar minha duvida?

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

entre em contato com o pessoal de Pedro II [[http://www.opalas.com.br/|]]
Maria do Socorro

Maria do Socorro

07/06/2009 08:25:27
Além das opalas, muitas contrabandeadas até para a própria Austrália, Pedro II tem vários encantos como sua gente acolhedora, a cachoeira do salto liso, o mirante do gritador e o trabalho em teares, fazendo redes, tapetes e outros trabalhos.

Robelia gomes

Robelia gomes

25/04/2009 17:51:28
boa noite fico muito feliz em rever minha cidade natal que eu nasci ,estar muito linda ,só estive ai quando ainda criança ,essa cidade está maravailhosa e linda de mais ,hoje moro em brasilia mais com certeza quando estiver no pi com certeza irei fazer uma visita obrigada....

Isa

Isa

10/01/2009 14:54:45
È uma pena q uma pedra tão linda como a opala ñ seja reconhecida e valorizada aqui em nosso país. Sou pedrossegundense e tenho grande orgulho das riquezas dessa cidade.
Parabéns!!!!

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Parabéns pela linda cidade e suas joias
ANGELO

ANGELO

05/11/2008 21:03:17
eu adorei as opalas são de mais

Vitor thurm

Vitor thurm

13/09/2008 22:48:26
achei as opalas muito loucas.
Também gosto de pedras e me intereso muito.