Penedo - AL

Penedo é um lugar fantástico. Uma cidade histórica com um acervo de monumentos digno de Minas Gerais. Inclusive, além de igrejas riquíssimas e imensos casarões, ela tem a vantagem de estar às margens do rio São Francisco, o que embeleza ainda mais a cidad

  
  

Penedo é um lugar fantástico. Uma cidade histórica com um acervo de monumentos digno de Minas Gerais. Inclusive, além de igrejas riquíssimas e imensos casarões, ela tem a vantagem de estar às margens do rio São Francisco, o que embeleza ainda mais a cidade e sua arquitetura.

Como disse ontem chegamos a tardinha, mas com luz do sol suficiente para admirar as centenas de casas coloniais e sobrados que desfilam pelos dois lados da rua principal. Digo “desfilam” pois foi exatamente esta a sensação que eu tive ao entrar com o Pégaso pelas ruas estreitas que iam se afunilando cada vez mais.

A impressão era que eu estava parado enquanto as casas passavam uma a uma por mim. (acho que foi o cansaço da viagem!!!!)

Penedo é considerada por muitos historiadores como a cidade mais antiga de Alagoas, fundada provavelmente em 1545 (segundo outros em 1565) pelo primeiro donatário da capitania de Pernambuco (ainda não havia o estado de Alagoas), chamado Duarte Coelho Pereira.

Ele teria subido o rio São Francisco e iniciado a construção de uma cidade no alto de um monte de rochas batizado de Rocheira ou Penedo (daí o nome da cidade).

Nós ficamos acampados no terreno da Pousada Colina do Oiteiro, num terreno irregular, mas com uma fantástica vista do Velho Chico e da vizinha cidade de Neópolis, do outro lado do rio, já em Sergipe.

Durante nossa curta estada aqui, vou tentar mostrar para vocês as belezas desta cidade conhecida por poucos, infelizmente.

  
  

Publicado por em