Presidente Figueiredo

Depois de alguns dias em Manaus, seguimos para o norte, rumo a cidade de Presidente Figueiredo, conhecida como “O paraíso das cavernas e cachoeiras”. A cidade fica há uns 120 km da capital, na mesma estrada que segue para Boa Vista e Venezuala, a B

A cidade fica há uns 120 km da capital, na mesma estrada que segue para Boa Vista e Venezuala, a BR-174.

Pelo fato da viagem ser curta, decidimos não ir como Pégaso e sim com o Kangoo e dormir em uma pousada, evitando assim o trabalho de montar e desmontar acampamento.

Pode parecer pouco, mas cada vez que chegamos ou saímos de um lugar, gastamos pelo menos 2 horas em manobras e arrumações.

Decididos quanto a isso, seguimos em nosso Kangoo, em companhia da Cleami, uma amiga da Manaustur.

A estrada está ótima e fizemos o percurso em pouco mais de duas horas.

A prefeitura nos indicou a Pousada das Pedras, onde fomos recebidos pelo simpático casal Fernando e Tirza, e também pelo guia local, o Gadelha.

Assim que nos acomodamos, fomos conhecer a mais famosa caverna da cidade, a do Maruaga (depois eu explico o nome).

A caverna chama a atenção por ser em arenito e não em calcário, como as outras que conhecemos.

O solo da Amazônia é composto por grande quantidade de areia.

Dizem até que tudo isto já foi deserto um dia ou o fundo de um mar.

Inclusive, dá para ver nas paredes de arenito as marcas de nível de água deixada em tempo imemoriais.

A caverna do Maruaga foi escavada por um pequeno rio subterrâneo que a atravessa de ponta a ponta.

Suas paredes internas são bem lisas e não existem estalactites ou estalagmites.

Como o arenito é claro, a capacidade de reflexão das paredes é muito grande.

Basta uma pequena lanterna para se enxergar tudo.

Não bastasse a beleza interna na caverna, a sua entrada também é espetacular.

Uma pequena cachoeira cai do alto de um grande penhasco bem na boca da caverna e a água segue por um calmo riacho. Fantástico!

Quem foi Maruaga? Foi um guerreiro Waimiri-Atroari que lutou contra os brancos durante a construção da estrada que liga Manaus a Caracas, na Venezuela.

Toda a área de Presidente Figueiredo era deles. Na verdade, a própria cidade não existia.

Ela só surgiu depois da construção da estrada. Dizem as más línguas que o exército foi responsável pela “pacificação” do índios e que foram usados métodos bem agressivos para isto.

Não sei se esta é a verdade ou não, só sei que a etnia dos Waimiri-Atroari quase desapareceu.

Na época, eles foram reduzidos para cerca de 80 índios.

Não vou escrever tudo o que ouvi, porque não sei se é verdade.

O que sei é que hoje os Waimiri-Atroari (que tem fama de guerreiros ferozes), tem uma reserva muito bem demarcada e inclusive controlam um trecho da estrada, não permitindo tráfego de carros e caminhões durante a noite.

No dia em que estávamos em Presidente Figueiredo, a tribo estava comemorando o nascimento do milésimo indiozinho.

Uma clara demonstração de sua recuperação. Eles são um exemplo vivo da luta dos povos indígenas do Brasil para sobreviver à ameaça do homem branco.

Cristiano Alves

15/12/2011 03:40:31
Estive na gruta do Maruaga em uma atividade de campo pela faculdade, fomos até uma parte mais central da gruta, que é repleta de morcegos. Uma cortina negra de morcegos passa por sua cabeça, e não é assustador, mas encantador. Além da bela trilha que leva à entrada da caverna.
Figueiredo também conta com cachoeiras como a famosa Iracema, Santuário, Porteira e outras.

Jessica Flor

21/09/2011 12:43:28
Nossa adorei suas postagens, sou do amazonas e nunca conhec presidente figueiredo rsrs pela falta de tempo!
muito muito legal mesmo estao de parabens....Deus abençoe a cada lugar que irão! beijos

Nildo

07/09/2011 18:27:31
amo essa terra não sou daqui + escolhi esse lugar para mora, esse sim é o verdadeiro paraiso...terra das cachoeiras te amoooo...

MARINA SOUZA

18/05/2011 14:03:17
não estive na caverna mais só pelo que vi nesse link já me apaixonei

Família Goldschmidt

Com certeza se for até ela vai se apaixonar mais ainda! Obrigado
Felype

29/09/2010 14:47:22
essa e minha terra...........cidade em que a cada passo q damos tem uma beleza p ser vista

Hamilton e Marlene Cypriano.

30/03/2010 12:55:54
Sempre que podemos voltamos á Manaus para visitar os filhos. Passamos 15 dias curtindo os passeios e naturalmente Pres. Figueiredo e Novo Airão estavam no roteiro. Ambos maravilhosos, recomendo !!! Foi um inicio de ano de lavar a alma!

Gadelha

20/01/2010 18:34:33
Olha eu aqui. o Gadelha, o guia que acompanhou voces na estada em Presidente Figueiredo. Ja fazem quase dez anos mais eu ainda guardo o postal de voces todos.Muito obrigado por ter citado o meu nome. Ainda continuo guiando.

Família Goldschmidt

Ah! muitas saudades do tempo que passamos em Presidente Figueiredo, fico feliz que esteja bem, continue nos acompanhando no site www.familiagold.com.br
Allan

03/01/2010 15:57:05
A cidade é bem simples diga-se de passagem mas em compensação tem uma infra-estrutura bem bacana e um povo altamente generoso e uma mística natureza com grutas, cachoeiras, trilhas, fauna e flora únicos daquela região... Totalmente diferente das demais cidadelas brasileiras. Com todo respeito presidente figueredo foi onde eu encontrei a paz de verdade no Amazonas!!!

Adriana Ramires

26/10/2009 13:41:49
muito bom... ajudou mt pois vou viajar pra lá!

Hamilton Cypriano

16/10/2009 11:25:16
Concordo plenamente com os comentários sobre Pres.Figueirdo. Somos gauchos e sempre que estamos em Manaus, vamos nos deliciar com os banhos de cachoeira e saborear os variados bombons de cupuaçú.

DANIELA PAIVA CARVALHO

09/10/2009 22:30:16
Nasci em Presidente Figueiredo, esta terra maravilhosa e abençoada por Deus. Moro há 9 anos e desde então me apaixonei. A cada dia sinto mais orgulho de ser desta exuberante cidade, que tem muito a oferecer para todos que nos visitarem. O que está esperando? Venha para Pres. Figueiredo

Ivan thyllia

12/05/2009 18:18:41
é de fato uma cidade maravilhosa.eu estive lá conheci acidade e me apaixonei de coração,logo que puder voltarei com minha familia muito bom!!

Edilson Navarro

08/09/2008 16:07:08
Agradeço por terem visitado nosso municipio,Me chamo Edilson Navarro sou guia de turismo Credenciado pela EMBRATUR e MTUR e sou membro dos AGUIAS ASSOCIAÇÃO DE GUIAS DE SELVA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO- AMAZOANAS.
Se posso dá uma opinião em qualquer lugar em que esteja,esteja acompanhado de um guia local que vc vai ter imformações veridicas e opções de outros roteiros como Roteiros dos Caititus,Lagoa Azul,Cachoeira da Neblina,Cachoeira da Suçuarana,Arcuires e Outras

Edilson Navarro Guia de Selva AGUIAS FONE:(92)9112-5336
Visite nosso OKUT aguias_pf@hotmail.com

Mary

25/08/2008 17:27:58
Temos um livro aqui em Figueiredo que relata o que os waimiri-atroari passaram quando começou a construção da BR 174 e tudo que vc mencionou é verdade.