Projeto Tamar

A base central do projeto Tamar fica aqui perto, na praia do Forte, mas como ela fica em outro município, resolvemos conhecer a base de Camaçari, que fica na praia de Arembepe. Encontramos uma base bem montada, com vários tanques que abrigam 4 esp

  
  

A base central do projeto Tamar fica aqui perto, na praia do Forte, mas como ela fica em outro município, resolvemos conhecer a base de Camaçari, que fica na praia de Arembepe.

Encontramos uma base bem montada, com vários tanques que abrigam 4 espécies de tartarugas (das 5 existentes).

As crianças ficaram especialmente impressionadas com uma tartaruga sem casco que havia ali. Os técnicos explicaram que aquela tartaruga havia sido mantida em cativeiro clandestinamente e que o ex-dono, para manter a tartaruga viva e presa, amarrou um arame por baixo do casco para poder soltá-la no mar sem que ela fosse embora.

Como a tartaruga cresceu, o arame cortou a parte de baixo do casco e ela quase morreu. A salvação veio através de uma delicada operação veterinária e o resultado está ai. Uma tartaruga feliz, mas que parece com um frango que nada debaixo d´água.

Outra surpresa aconteceu logo que chegamos. Um dos ninhos guardados pelo projeto começou a chocar.

Notamos dezenas de cabecinhas de tartaruga imóveis para fora da areia. Dali a alguns segundos todas, em sincronismo, começaram a se mexer e a sair do ninho. As crianças e a Sandra ajudaram no “parto” que rendeu 110 filhotes.

O próximo passo foi soltá-las no mar, uma lição de biologia que não se aprende nas salas de aula.

Boa sorte, little tortugas!

Praia do Forte

  
  

Publicado por em

Jessica de almeida

Jessica de almeida

18/08/2009 10:51:55
fomos um grupo do colégio a passeio para o projeto tamar de Arembepe foi muito legal aprendemos um poucos sobre os varios tipos de tartaruga alem de serem bastante legais ok

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Excelente destino - Boa escolha