Pukapukaraquenkotambomachaysaksawaman.

Diga bem rápido, três vezes e sem respirar o título de hoje. Se conseguir, receberá da Familia Goldschmidt um diploma de mestre em Quéchua.

  
  

Diga bem rápido, três vezes e sem respirar o título de hoje. Se conseguir, receberá da Familia Goldschmidt um diploma de mestre em Quéchua.

Pukara

Estes são os nomes das quatro ruínas Incas que visitamos hoje, todas próximas a Cusco.
Elas fazem parte do Parque Arqueológico de Saksawaman, que contém mais de 200 ruínas. A primeira que visitamos foi justamente Saksawaman, um complexo religioso construído no alto de uma montanha, ao lado da cidade. Cusco durante o Império Inca, tinha um plano urbano na forma de um Puma, animal sagrado da trilogia Inca (veja abaixo). A avenida do Sol era a Calda, o templo de Koricancha era os órgãos genitais (fertilidade), a Praça de Armas era o coração (poder) e Saksawaman era a cabeça. Desde suas muralhas se tem a melhor visão da cidade de Cusco. Estas ruínas chamam a atenção pelas gigantescas pedras cortadas com precisão, alguma com mais de 10 metros de altura. Também existem 12 portas de pedra, praças e escadarias. Na parte de trás das ruínas, perto de um anfiteatro encontramos algumas pedras que formam um escorredor natural. São pedras lisas em forma de canaleta. Adivinhe se eu e o Erick não descemos várias vezes ...

Depois de Saksawaman fomos conhecer Qenqo (Quenco), ruínas de um centro cerimonial. Qenqo que dizer labirinto, pois existem vários deles dentro das rochas partidas. Nas grutas encontramos mesas escavadas na pedra onde se preparavam sacrifícios e mumificações.

Perto dali visitamos Puka Pukara, a fortaleza vermelha. Um posto de observação e controle para quem chegava à capital do império. Nossa última parada da manhã foi em Tambomachay, as ruínas de um posto de parada no caminho Inca. Delas fluem diversas fontes de água pura. Estas fontes e cascatas de pedra derramam águas fresca sem interrupção há 4 séculos, sempre na mesma quantidade. Até hoje não se sabe a origem precisa desta água que é trazida por meio de aquedutos subterrâneos desde o alto das montanhas. Dizem que quem bebe três goles voltará a Cusco e quem lava o rosto com ela ficará mais jovem. Mesmo não acreditando nesta história o Erick enfiou toda a cabeça embaixo d´água, só como precaução.

Na parte da tarde, fomos entender um pouco mais sobre os Incas e seu império conhecido como Tyantisuyo, que quer dizer, o Império das quatro regiões. No seu auge, os Incas dominaram quatro regiões da América. O norte até a Colômbia, o sul até Santiago do Chile, o oeste com toda costa peruana e o leste até a selva além dos Andes. Dominaram durante quase 400 anos e tinham conhecimento avançado em arquitetura, matemática, astronomia, agricultura e uma eficiente organização social. Visitamos o museu Inca um dos melhores museus de Cusco que mostra esta civilização desde o período formativo até sua conquista pelos Espanhóis. Se vier a Cusco, não deixe de visitá-lo.

Apesar de ser época de chuva e do céu estar sempre carregado de nuvens, o tempo só tem nos ajudado. Deus tem nos abençoado durante toda a expedição com um tempo perfeito para cada destino. Amanhã pode até chover, pois vamos fazer um rafting no rio Vilcanocha já que vamos nos molhar mesmo. Depois mudaremos para o Vale Sagrado onde passaremos 3 dias. Com vocês sabem, amanhã Sábado não haverá diário, mas domingo eu conto como foi.

  • Trilogia Inca

A trilogia Inca é composta de três divindades: O Condor que domina o céu é a região dos deuses. O Puma, senhor da terra em que vivem os homens. E finalmente a serpente, a rainha das regiões inferiores onde estão os mortos. São considerados animais sagrados e estão representados em estatuas, decorações, relevos e pinturas. A Cruz Andina, inspirada no Cruzeiro do Sul tem três degraus de cada lado, representando cada um destes animais ou reinos.

Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Vista de Cusco
Fiando...
Porta em Sakasawaman
Sakasawaman
Pedras gigantescas
Erick no escorregador
Tambomachay
Quengo
Garantindo a beleza eterna
  
  

Publicado por em