Ticumbi

No dia seguinte a procissão de São Benedito, acontece em Conceição da Barra outra manifestação folclórica muito interessante: é o Ticumbi, uma representação composta de músicas, versos e poesia. Nesta apresentação, os participantes representam a l

  
  

No dia seguinte a procissão de São Benedito, acontece em Conceição da Barra outra manifestação folclórica muito interessante: é o Ticumbi, uma representação composta de músicas, versos e poesia.

Nesta apresentação, os participantes representam a luta de duas tribos africanas pelo privilégio de fazer uma festa para o Santo (São Benedito).

Os personagens são representados por pescadores e pessoas simples da região que, durante todo o ano, treinam suas falas e passos para representar os homens do Rei de Bamba e os homens do Rei de Congo.

Cheia de desafios, lutas e um toque de humor, a apresentação exala um mistura de fé e cultura, uma vez que resgata antigos ritos africanos.

No final, um dos reis, que era pagão, acaba sendo batizado e todos se reúnem numa grande roda para comemorar a nova amizade.

Esta apresentação só acontece uma vez, no primeiro dia do ano e só aqui em Conceição da Barra. Mais uma vez, estávamos no lugar certo e na hora certa.

Nosso trabalho por aqui está terminando. Amanhã seguiremos viagem para a Bahia, para a cidade de Prado.

Passamos ótimos dias (apesar da chuva) por aqui. Fomos muito bem recebidos e fizemos ótimas amizades. Deixo um abraço para o pessoal do Caranguejão, para o pessoal da Secretaria de Turismo, para os amigos do camping Guaxindiba e para todos os que nos apoiaram em Conceição da Barra.

E como diria meu amigo Fábio JR, OBRIGADUUUUUUU!

  
  

Publicado por em