Ubajara – o senhor das Canoas

Acordamos cedo, pegamos o Kangoo e fomos direto para o Parque Nacional de Ubajara. Este parque foi até pouco tempo considerado o menor parque do Brasil. Hoje ele teve sua área ampliada e já não é tão pequeno. Ele protege a área de encosta da Chapa

  
  

Acordamos cedo, pegamos o Kangoo e fomos direto para o Parque Nacional de Ubajara. Este parque foi até pouco tempo considerado o menor parque do Brasil.

Hoje ele teve sua área ampliada e já não é tão pequeno. Ele protege a área de encosta da Chapada, onde estão muitas cachoeiras e farta vegetação.

A atração mais famosa do parque é a Gruta de Ubajara (em tupi – Senhor das Canoas). Ela é só uma das 11 cavernas existentes.

Para se chegar a ela há duas maneiras: indo por uma trilha acidentada de 6 km que desce pela encosta e passa por diversas cachoeiras, ou utilizando um bondinho igual àquele do Pão de Açúcar no RJ, (em menor escala) para vencer os 450 metros de desnível.

Nós chegamos com a intenção de descer à pé, mas encontramos logo na entrada com um grupo de guias “mais lerdos que tartaruga de perna torta”. Os caras tinham tanta má vontade que nem olhavam na nossa cara para dar explicação, muito menos se levantaram do lugar onde estavam sentados.

Diante da perspectiva de ficar 6 horas acompanhados por um cara destes, resolvemos descer de bondinho, o que se revelou uma ótima solução. A vista da plataforma de embarque é fantástica!

Descemos até a caverna contemplando as formações de calcário que mais pareciam castelos de pedra. Lembrou-me muito de Pains, em MG, onde estivemos há algum tempo atrás.

Na caverna fomos recebidos por guias mais simpáticos e fizemos o percurso com um deles, o Daniel. Dos 1.120 metros da caverna, somente 420 estão liberados para visitas. Mesmo assim, vale a pena.

Depois do passeio, ainda encaramos um trilha de 2,6 km e fomos conhecer um mirante, de onde se avista todo o parque e muitas cachoeiras.

Um dia muito agradável! Na verdade, todos estes lugares que conhecemos no Ceará foram impressionantes.

Este estado é muito rico e se você tiver tempo, vale a pena explorá-lo! Olha que muito gringo já tem feito isto, hein!!

Mais informações, visite o site www.ibama.gov.br ou ligue para 0800-618080.

  
  

Publicado por em

Genildo

Genildo

31/01/2011 21:46:42
muito legal trilha o teleferico

JMS

JMS

17/10/2009 09:07:08
É temos sorte de morar nesse paraíso maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ana paula

Ana paula

07/11/2008 20:36:58
a cidade de ubajara e a mais bela do mundo,espero em breve retornar e rever suas maravilhas