Atibaia - SP

Nesta viagem exploramos esta “água boa”, Atibaia na língua Tupi, mostrando que nestes 340 anos de história, a cidade cresceu e hoje aparece como um ótimo destino para os amantes do ecoturismo e das atividades de aventura.

  
  
Pedra Grande

Falar de Atibaia no segmento das atividades de aventura é o mesmo que pronunciar as palavras “vôo livre”, mas engana-se quem acredita que esta cidade tem apenas a Pedra Grande como atração.
Nesta matéria exploramos esta “água boa”, Atibaia na língua Tupi, mostrando que nestes 340 anos de história, a cidade cresceu e hoje aparece como um ótimo destino para os amantes do ecoturismo e das atividades de aventura.
A apenas 69 km, em média à uma hora do centro da capital Paulista, a cidade possui uma boa infra-estrutura, no entanto nos fins de semana ou feriados prolongados, o ideal é reservar sua hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar na roubada!

Um pouco de história

Uma de nossas descobertas foi o pequeno centro histórico da cidade que abriga casarões tombados, museu e igrejas. Caminhar por este patrimônio leva o visitante a um passeio pelo tempo: comece pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos no sec. XVII, pare no Museu Municipal João Batista Conti, um prédio construído em 1836 para abrigar a Câmara Municipal e a cadeia, continue pelas ruas que abrigam casarões como o Júlia Ferraz, que data do período do Império (sec. XIX), e termine no sec . XX em frente à Igreja Matriz – São João Batista, que data de 1965. Toda esta história mistura-se ao cotidiano da cidade, que também abriga no mesmo espaço lojas, restaurantes e o comércio em geral.
Aproveite para almoçar no Restaurante Casa da Vó, que além de estar localizado num dos casarões históricos, serve uma comida caseira excelente.


Igreja Nossa Senhora do Rosário
Museu Municipal João Batista Conti

A Pedra Grande

Cartão postal e sem dúvida o maior atrativo da cidade, esta formação rochosa a 1450m de altitude do nível do mar e a aproximadamente 640m de altura em relação à cidade, costuma ser palco dos esportes de aventura da região. Asas deltas e paragliders partem de lá para colorir o céu da cidade. Por ser considerada uma das melhores rampas naturais para estas práticas, apesar de sua extensa superfície (aproximadamente 18m²), é difícil encontrar o cume da Pedra vazio num feriado ou fim de semana de sol.

Escalada e rapel são outras atividades bem comuns na Pedra Grande, já que em seu cume encontram-se várias vias para escalada em rocha (do 4º até o 8º grau) e boulders. No entanto para quem prefere atividades com menores doses de adrenalina, mountain bike e trekking são boas opções.

Pela Trilha da Subida que leva ao cume da Pedra Grande, a caminhada por 2km de extensão num desnível de mais ou menos 530 metros, requer um certo preparo físico, mas todo o esforço tem compensação, o visual é bonito e passa por algumas nascentes (não potáveis), é preciso levar uma boa quantidade de água e alguma coisa para comer para encarar a subida.

A chegada à superfície da Pedra para quem sobe a primeira vez impressiona. Você faz uma curva e pronto, desvenda-se um mundo novo, imenso, aberto e com uma vista vasta da região, que inclui as cidades de Bragança Paulista, Piracaia, Jundiaí, Nazaré, entre outras.


Pedra Grande
Pedra Grande

Para chegar à parte mais alta, é preciso caminhar até o Cocuruto, ou até as orelhas do Mickey (como se referem algumas pessoas a formação desta rocha). São mais 300 metros num desnível de 40m até o topo. Esta trilha é fácil e a vista ainda inclui a superfície da Pedra Grande. Garantimos que vale a pena subir até lá!


Cocoruto
Cocoruto

A Pedra Grande guarda também um misticismo em torno de sua energia, estudos comprovam que a dimensão e formação geológica desta grande rocha emitem uma onda energética cuja influência positiva atinge um raio de até 2500m, beneficiando a saúde física, mental e emocional de quem mora ao redor de seu centro. Por este motivo já foi comparada a santuários como Machu Pichu e Ollataytambo no Perú, ao Grand Canyon, Mount Shasta e Haleakala, nos EUA e até as pirâmides do Egito. Acredite você ou não, sempre é bom meditar um pouquinho e absorver um pouco desta energia!


Pedra Grande

Caminhada ou bike na Reserva do Vuna

Outro tesouro natural de Atibaia é a Reserva do Vuna. Bem guardada dentro da propriedade particular da Pousada Fazenda Vale Encantado, a reserva que ocupa por volta de 300 hectares, preserva a Mata Atlântica típica de altitude representada por várias espécies de bromélias, orquídeas e samambaias.


Reserva do Vuna
Reserva do Vuna


A Reserva abriga várias trilhas, dentre elas 5 demarcadas pela Pousada Fazenda Vale Encantado, que cobra apenas uma taxa de preservação de quem pretende desfrutar das caminhadas.

Você poderá optar por conhecer a reserva fazendo uma caminhada ou de mountain bike, neste caso é preciso levar a sua própria bicicleta, não há locação no local. Nós optamos por fazer a caminhada pela trilha Verde até o lago, voltando pela trilha Laranja. Este percurso possui 11 km de distância, e a caminhada começa plana e termina com muitas subidas em terreno acidentado e irregular.

O ponto culminante, e mais agradável, é o lago, onde dar um mergulho é quase que uma obrigação deliciosa para enfrentar as subidas da volta. Apesar de íngreme o caminho é muito bonito e quase todo na sombra das árvores. Avistar pequenos animais como esquilos, e pássaros, é bem comum, mas o Sérgio, proprietário da Pousada Fazenda Vale Encantado que nos acompanhou nesta caminhada, já teve encontros com cobras, veados, macacos e até um puma de pequeno porte. Desviamos da trilha por duas vezes para chegar a dois mirantes naturais: o primeiro descortina a vista do lago onde nadamos e parte da Reserva até os morros, o segundo, bem maior, é uma grande laje de pedra que dá vista para a pousada, outra parte da Reserva, para cidade, e mais o que a visão alcançar.


Lago do Vuna
Lago do Vuna

Lago do Vuna
Lago do Vuna

Fizemos a trilha em 5 horas, em ritmo médio, já que tínhamos nosso filho no grupo. O ideal é sair cedo, por volta das 8h30 quando o ar da manhã ainda é fresco, e voltar antes das 14h00, para pegar o almoço caseiro na pousada.

Outras trilhas levam a cachoeiras e mirantes naturais, umas mais curtas, outras planas, com subidas, descidas, enfim, a Reserva do Vuna oferece opções para todos os gostos e idades, basta estar disposto a caminhar para sentir-se bem próximo de um dos mais ricos ecossistemas da Terra.


Mirante da Reserva do Vuna
Mirante da Reserva do Vuna

Há também a possibilidade de fazer um rapel dentro da reserva, a atividade só acontece nas férias, feriados ou fins de semana e atende grupos a partir de 6 pessoas.


Rapel na Reserva do Vuna

Arvorismo, tirolesa, escalada e rapel no Portal dos Pinheiros

Com a difusão das atividades de aventura, proprietários de grandes espaços naturais desenvolveram estruturas para estas atividades sem agredir a natureza. Em Atibaia não é diferente, o Portal dos Pinheiros possui um destes espaços privilegiados. O arvorismo bem montado possui 13 estações. Algumas são bem diferentes das que estamos acostumados, como por exemplo, a estação “Morcego”, onde nos dependuramos numa estrutura metálica e deslizamos como numa tirolesa até a outra árvore. A tirolesa mesmo vem no fim onde somos lançados a 150m por cima de um vale. Além da adrenalina, o melhor é a vista que se tem da Pedra Grande bem no meio do percurso.


Arvorismo
Arvorismo

Arvorismo
Arvorismo

A escalada esportiva é montada numa parede de 10m com diferentes vias e graus de dificuldade, a descida por rapel sai de uma parede localizada ao lado desta da escalada, onde quem pretende praticá-lo deve subir por mais 5m por uma escada daquelas bem moles, até a ancoragem. Este rapel permite três tipos de descida: no positivo, no negativo e também simula uma descida de helicóptero. Apesar de não estar ancorado em uma estrutura natural, a atividade vale pelo esforço e adrenalina, além de ser bem segura.


Rapel na parede de escalada
Tirolesa

Cavalgada

Existem alguns haras e hípicas espalhados pela cidade, mas poucos oferecem passeios ecológicos. Encontramos na Hípica Laredo um passeio que une cultura e aventura. Contratamos a cavalgada de uma hora até o Bairro dos Camargos. O percurso passa por uma pequena capela, pequena mesmo, com uma quantidade enorme de imagens de santos dentro. Soubemos que o proprietário pede a todos que pretendem se livrar de uma imagem, que a deixem ali, é no mínimo muito curioso dar uma olhadela. O destino final é um casarão antigo com uma micro senzala no porão, onde ainda hoje encontram-se vestígios da época da escravidão.
A Hípica laredo oferece também roteiros mais longos que levam a Gruta (1h30), e à Cachoeira da Pedra do Coração (3h00).


Cavalgada
Pequena capela

casarão antigo

Ao fim de nossa viagem, estávamos satisfeitos com tudo que fizemos, foi apenas um fim de semana, mas foi como se tivéssemos ali por vários dias. Atibaia é realmente uma “água boa”, basta você querer beber!

Para quem quer mais aventura:

Camping selvagem na Pedra Grande
São raros os locais tão perto dos centros urbanos onde ainda é possível fazer um camping selvagem. A Pedra Grande é um deles. Claro que o ideal é reunir um grupo para que o camping fique mais animado e seguro. Nós não o fizemos, mas ouvimos alguns comentários: “ a caminhada da subida com mochila nas costas é pesada, mas é só subir devagar que chega! É preciso escolher uma noite estrelada, pois pegar uma chuva com certeza é um programa furado! É bom também prender bem a barraca, a noite venta bastante. Já o nascer do sol é um presente divino, inesquecível!”

Vôo duplo de asa delta ou paraglider
Para quem pretende experimentar a sensação inesquecível de voar, a agência Turismo Atibaia organiza vôos duplos de paraglider e asa delta com saída da Pedra Grande. Basta agendar pelos tels: 11 4413-4498 / 11 9654-3335 / 11 9654-2942.
Acesse o site para maiores informações:
www.vooduploparapente.com.br
www.turismoatibaia.com.br


Vôo livre na Pedra Grande
Vôo livre na Pedra Grande

Outros passeios:

Represa da Usina
Apesar de bem antiga pois sua construção data do início do século, a represa formada pelo Rio Atibaia, é bem conservada e fica dentro de uma área de preservação ambiental. Nos fins de semana e feriado é muito procurada para a prática de esportes náuticos.

Festa das Flores e do Morango
Grande produtora de flores e morango, Atibaia celebra em setembro um dos maiores eventos de toda a região que acontece no Parque Municipal Edmundo Zanoni. Nesta festa, o visitante pode saborear várias especiarias feitas com morango, comprar flores e o fruto, além de assistir alguns shows especialmente preparados para a ocasião.


Família Muller

Como chegar:

Para quem sai de São Paulo:
Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Atibaia. Ou também pela Rodovia Anhanguera, que é mais longo, cerca de 20 km a mais, no entanto e uma opção a ser levada em conta em dias de grande movimento como, por exemplo, a ida ou à volta em feriados prolongados.

Onde ficar:

Pousada Fazenda Vale Encantado
Estrada do Clube da Montanha, s/n
Tel: 11 4415- 1187
As diárias variam conforme a temporada. O ideal é consultar o site.
Ambiente bem familiar e aconchegante. Quem se hospeda na pousada não paga taxa para desfrutar da Reserva do Vuna.
Também trabalha com sistema de Day use, para quem pretende apenas passar o dia junto à natureza.
www.fazendavaleencantado.com.br

Eco Pousada Pedra Grande
Estrada da Pedra Grande, Km 5,5
Tel: 11 4411-0999
Ambiente rústico e descontraído. A pousada tem também cabanas e um camping.
www.ecopousadapedragrande.com.br

Pousada Recanto da Paz

Tel: 11 4415-1369 / 11 4415-2277
Rodovia Fernão Dias, saída 39, retornar para São Paulo, pegar a saída 41 e seguir placa do Hotel.
www.recantodapaz.com.br

Onde comer:

Restaurante casa D´Avó
Localizado no centro histórico, este restaurante faz com que você se sinta realmente na casa da sua avó. O ambiente é de uma casa grande com retratos, móveis e até quintal, a comida caseira é ótima e cobrada por quilo.
Rua José Lucas, 111 – centro
Tel.: 11 4411-2615

Casa da Esfiha mesa do Califa
R. Dr. Zeferino A. Amaral, 224
Tel: 11 4413-2043

Atividades de aventura e ecoturismo:

Reserva do Vuna
Pousada Fazenda Vale Encantado
Taxa de preservação R$ 2,00 por pessoa
Estrada do Clube da Montanha, s/n
O acesso é feito pela saída 50 da Rodovia Fernão Dias, pela Estrada do Atibaia.

Informações - tel: 11 4416 7518

Portal dos Pinheiros
Tel: 11 4411-0888 / 11 9917-6826
Está localizado no bairro do Rosário, para chegar lá o ideal é acessar o site e imprimir o mapa, ou informar-se pelo telefone.
Oferece o arvorismo, tirolesas, escalada e rapel.

Hípica Laredo
Estrada Municipal da Pedra Grande, 1395
Tel: 11 4413-1012 / 11 9996-1334

Desconto para grupos. É preciso reservar a cavalgada com antecedência

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Timex'
Trilhas & Rumos

Apoio de:

Andiamo Ristorante
Botas Chiruca
Vip´s Turismo e Câmbio

VIVO Zap
Gatorade

Visite o site da Família Muller:
Família Muller


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Para contratar nossas palestras contate: falecom@familiamulleraventura.com.br

  
  

Publicado por em

Adriani

Adriani

08/09/2013 20:51:45
Fiquei maravilhada com tudo que vi,hoje eu estive na Festa do Morango e achei incrível, festa mto organizada, pessoas educadas e atenciosas amei tudo,mais confesso que:Quem for em Atibaia tem que ir na Pedra Grande lugar maravilhoso.Em todos os lugares que passei fui mto bem recebida obrigado a todos.

R.mian

R.mian

11/04/2010 02:42:08
Realmente é um lugar lindo ! Fui algumas vezes la pois moro perto ( em jundiai ) , em dias de céu limpo da para ver bem longe . A minha dica para que vai lá é :
leve agua e sua maquina fotografica :)

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá R.Mian, Obrigado pelo comentário e também pela dica, muito importante para quem pretende visitar a Pedra Grande. Visite também nosso site e conheça outros destinos: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Müller
Joao jose silverio de oliveira

Joao jose silverio de oliveira

09/08/2009 20:53:26
esta é a nossa querida atibaia, parabéns à família muller, venham e preservem esta maravilha, abraços, itapê

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá João, Obrigado por seu comentário e elogio ao nosso trablaho! Também ficamos encantados com as belezas naturais de Atibaia! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Juliana de Carvalho Rocha

Juliana de Carvalho Rocha

09/05/2009 14:54:30
Moro na região do Vale do PAraíba e tbm tem muita coisa bonita pra se ver, ainda não conheço Atibaia, mas assim que tiver um tempo vou conferir essas belas imagens...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Juliana, Obrigado por seu comentário! Morar no Vale do Paraíba é mesmo um privilégio! Que bom que você se encantou com as imagens de Atibaia. Vale a pena conhecer esta cidade que guarda natureza e história. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Cláudia J. dos Santos

Cláudia J. dos Santos

28/04/2009 15:34:29
Oi pessoal, amei tudo que falaram de Atibaia,minha cidade também, não conhecia vários pontos turisticos que mostraram, com certeza irei conhecê-los neste fim de semana. Um grande abraço.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Claudia, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Que bom que nossa matéria ajudou você a conhecer melhor sua cidade, é mesmo linda! Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
ESPEDITO L SANTOS

ESPEDITO L SANTOS

26/04/2009 09:51:00
REALMENTE ACHEI LINDO O LUGAR E PRETENDO PASSAR TAMBÉM ALGUNS DIAS POR LÁ
ABRAÇOS
ESPEDITO

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Espedito, Obrigado por seu comentário! Atibaia além de ser uma cidade bonita, abriga uma natureza exuberante, voce irá gostar muito de visitá-la. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Nilce Souza

Nilce Souza

24/04/2009 12:15:24
Gente, que lindo!!!!!!!!!!!
Deus é maravilhoso e fez lugares maravilhosos!!!!!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Nilce, Obrigado por seu comentário! Atibaia é mesmo uma cidade de natureza maravilhosa!!! Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
José Ruy Veloso Campos

José Ruy Veloso Campos

23/04/2009 12:24:49
Olá Família Muller! Muito bom o seu trabalho sobre roteiros brasileiros e em especial sobre Atibaia. Vocês devem voltar para conhecer o nosso Roteiro de Turismo Rural de Atibaia, do qual a Vuna faz parte. Façam contato conosco. Precisamos de parceiros como vocês também para outras cidades do Roteiro Entre Serras e Águas, que contempla 14 municípios que estão no Sistema Cantareira e limites com a rodovia Fernão Dias. Parabéns! Prof.Ms. José Ruy Veloso Campos, Diretor de Turismo de Atibaia.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá José Ruy Veloso, Obrigado por seu comentário e elogio ao nosso trabalho! Aceitamos seu convite e gostaríamos muito de divulgar outras cidades do Roteiro entre Serras e Águas. Para realizarmos as reportagens precisamos de hospedagem, alimentação e atividades em cada município para um casal e uma criança de 12 anos (Família Muller). No próximo feriado de 1 de maio, temos diponibilidade para viajar, caso haja interesse, entre em conato conosco o quanto antes para programarmos a viagem. Aguardamos seu retorno. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Hilda

Hilda

23/04/2009 11:02:59
Desejo muito ir até a esse lugar maravilhoso! Realmentem é um paraíso! Que beleza! Até! Bjs à vocês. Hilda.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Hilda, Obrigado por seu comentário! Atibaia corresponde aos seus elogios, é um belo lugar! Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller