Bombinhas - paraíso catarinense

Pertinho de Florianópolis, este paraíso ecológico do litoral de Santa Catarina abriga uma formosa natureza além das protegidas e calmas águas, que no passado atraia piratas e corsários a procura de abrigo.

  
  

Conta a história que Bombinhas foi refúgio de piratas e corsários que chegavam a sua costa protegida em busca de abrigo. Inclusive, há gente que comenta a possível passagem por aqui, do famoso pirata Thomas Cavendish, logo após saquear a cidade de Santos no litoral paulista. Para além das lendas e das belíssimas praias de águas cristalinas, o turista que visita Bombinhas é muito bem recebido pela comunidade local. A diversidade paisagística que compreende praias, costões e a exuberante Mata Atlântica, atrai todos que pretendem desfrutar de momentos especiais junto à natureza, com muito conforto, já que a cidade conta com ótima infra-estrutura.

Bombinhas

Nos meses de maio, junho e julho a grande atração é a pesca da tainha, peixe típico da região sul do país, que nesta época migra para cá em busca de águas salgadas e frias para se reproduzir. O evento mobiliza toda a comunidade. Canoas coloridas feitas “de um pau só” compõe com o oceano cenários alegóricos nas praias de Bombinhas, Bombas, Mariscal, Conceição, Quatro Ilhas e Sepultura.
No verão, o programa é mesmo ir à praia.

Com quase 30 em seu município, Bombinhas é um reduto para o veraneio de brasileiros (a maioria) e argentinos, desejosos de aproveitar cada segundo neste paraíso! Sem tempo para visitar todas elas, destacamos as de maior interesse turístico.

Bombinhas é uma das praias mais movimentadas, com um mar tranqüilo, é propícia para banho. Nos seus quase 1.000m de extensão encontram-se resquícios de areia de quartzo branca e muito fina, que ao contato com os pés provoca um barulho semelhante a pequenas “bombinhas”, sendo este motivo uma das versões da razão do nome desta praia.

Bombas é o recanto preferido das famílias. Com 2 km de extensão oferece uma boa estrutura, abriga muitas pousadas, hotéis, bares, cafés e restaurantes. O nome “Bombas” é devido ao som produzido pelo mar ao quebrar das ondas, lembrando o estouro de uma bomba, isto quando era bem menos povoada, pois agora o barulho que vem das ondas, só pode ser ouvido da praia mesmo...

Da praia de Quatro Ilhas, é possível avistar quatro ilhas: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, possui um mar de águas transparentes e areias ricas em cristais de quartzo. Na praia, uma placa explicativa colocada junto à cruz de madeira, assentada exatamente no local onde existia a cruz original fincada por antigos pescadores, denota a crendice popular: os atuais pescadores garantem que quando a primeira cruz foi retirada da praia, os peixes sumiram do mar de Quatro Ilhas e naquele ano não conseguiram pescar nada. Ao ser recolocada a pesca foi farta, e por isto, até hoje a tal “cruz milagrosa”, continua firme em seu lugar. Lendas à parte, o canto direito da praia agrada aos surfistas que procuram ondas rápidas e tubulares.

Quatro Ilhas

Outra praia também procurada por surfistas é Mariscal, alguns chegam a dizer que as ondas são praticamente perfeitas para o surf. O nome foi dado por conta da farta quantidade de mariscos encontrada em seu costão. Com quase 4 Km de extensão, é ótima para caminhadas e abriga uma vegetação de restinga preservada.

A praia do Canto Grande é a mais extensa do município, sendo também banhada pelas águas de duas enseadas: pelo chamado "mar de dentro”, que fica para o lado da praia de Zimbros, própria para as crianças e esportes náuticos como windsurf, caiaque, padle surf, jet-ski e iatismo. E pelo "mar de fora", no limite com Mariscal, propícia para banhos, surfe e pesca.

Banhada pelo “mar de dentro” Zimbros é uma praia de mar calmo e repleto de barcos de pescadores que compõem um cenário bem pitoresco de uma autêntica vila de pescadores. Cercada por um grande costão de Mata Atlântica, é bela e tranqüila.

Canto Grande e Zimbros

A praia da Tainha é pequena e aconchegante leva este nome devido à fácil visualização dos cardumes de tainha que se aproximam da costa em certas épocas do ano.

Tainha

Na praia da Conceição não há ruas, e seu acesso é feito através da areia da praia. Muito freqüentada por famílias por conta do mar de água cristalina e sem ondas. No costão direito forma-se uma piscina natural.

Conceição

Bombinhas by Buggy

A agência receptiva Casa do Turista, entre outros passeios interessantes, oferece a oportunidade única de aprender sobre a história, conhecer lugares incríveis, compartilhar da cultura local de Bombinhas e viver toda esta experiência a bordo de um buggy.

O roteiro percorre vários dos principais atrativos da cidade como: praias, mirantes, trapiches, fazendas marinhas, lugares históricos, museus (entradas não incluídas) e uma unidade de beneficiamento de frutos do mar. Numa das paradas, aproveitamos para alugar caiaques e remar entre os barcos de pescadores nas águas tranqüilas da praia de Canto Grande. Para alugar caiaques, procure pelo Tiago, sobrinho da D. Chirlê que faz uma casquinha de siri, fresquinha e inigualável!

Chirlê Salgados
Av. João José da cruz, 2154 – Canto Grande.
Ela também aceita encomendas por telefone:
47 9199-8947 / 9605-6773

Casa do Turista
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 1241
Tel: 47 3393-6000
As saídas são diárias as 08:30 e 13:30. A duração do passeio é de aproximadamente 2h30 min.

Capela Nossa Senhora da Conceição, de 1928, é patrimônio histórico cultural<br />
Mirante da Praia de Mariscal
Parada para conecer as fazendas de ostras
Caiaques
Remada entre os barcos dos pescadores
Saboreando a casquinha de siri da Chirlê

Caminhadas

A trilha mais procurada em Bombinhas é a que sobe ao cume do Morro do Macaco. A entrada para a trilha fica na praia do Canto Grande e é bem discreta, o ideal é informar-se ao chegar. A caminhada se dá em meio à Mata Atlântica, e com sorte, você avista uma ou outra orquídea.

As belas paisagens vão tornando-se cada vez mais amplas conforme você avança. Contando com paradas para descanso e contemplação, você chega ao cume, por volta de 1h depois. A vista espetacular de 360°, a mais ou menos 240 m. de altitude, abrange o arquipélago do Arvoredo, e separadas apenas por um braço de terra, ao lado direito a praia de Mariscal, e ao lado esquerdo, a calma enseada de Canto Grande e Zimbros, um exemplo de como pode ser surpreendente a natureza. Nos fins de semana de sol, conforme as condições do vento, o cume também é usado por aventureiros que saltam de asas deltas e paragliders.

Paisagens do Morro do Macaco
Um dos lados do cume do Morro do Macaco
Vista do outro lado do cume do Morro do Macaco

Quem prefere uma caminhada mais longa, a Trilha da Costeira de Zimbros é mais puxada. Ida e volta leva por volta de 4 horas de caminhada, passa pelas praias do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha, e uma cachoeira. A entrada da trilha fica na extremidade direita da praia de Zimbros.

Dentro da região de Bombinhas, existem várias trilhas ecológicas de níveis e dificuldades distintas, algumas agências receptivas acompanham os turistas nas caminhadas.

Mergulho livre

A praia da Lagoinha é praticamente um aquário natural. Suas águas límpidas e calmas proporcionam um ambiente propício ao mergulho livre em pouquíssima profundidade. Quem tem filhos pequenos encontra na Lagoinha um recanto para introduzir as crianças nesta prática. O mergulho não agrada apenas quem inicia, em volta dos parceis a vida marinha é vasta e diversificada, num dos mergulhos chegamos a avistar uma espécie de cobra do mar. O acesso é feito pela rua do Retiro e o ideal é deixar o carro num dos estacionamentos privados, que cobram uma taxa para estacionar com direito a banho doce e banheiros.

Mergulho na praia da Lagoinha

Perto da Lagoinha, está a praia da Sepultura que também proporciona um ótimo mergulho livre. Do canto direito da praia, sai uma trilha com várias saídas para o mar. Na terceira saída encontramos um ponto de mergulho interessante com águas bem calmas e limpas.

Mergulho na praia da Sepultura

Na ponta esquerda da praia de 4 Ilhas, junto ao costão de pedras, também há um rico cenário submarino. Desde a profundidade de um metro é possível ver além de peixes, estrelas do mar e, quem tem bom olho e paciência, chega a ver até cavalos marinhos.

Batismo na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

São muitas as agências de mergulho em Bombinhas, nós optamos pela Hy Brasil, que iria nos levar para um batismo na parte permitida para mergulho na Reserva do Arvoredo.

A navegação até o ponto de mergulho leva por volta de uma hora. Depois das instruções, cada um de nós desceu com o instrutor para o batismo, durante o mergulho, avistamos várias espécies de peixes, ouriços, conchas, estrelas do mar, caranguejos, o Ronny, muito sortudo, conseguiu ver um polvo, o Matheus e eu, avistamos uma tartaruga.

Mergulho na Reserva do Arvoredo
Mergulho na Reserva do Arvoredo
Mergulho na Reserva do Arvoredo
Mergulho na Reserva do Arvoredo
]

Mergulho na Reserva do Arvoredo

Após o batismo, enquanto esperávamos o restante dos mergulhadores que ainda estavam no mar, partimos os três, para o mergulho livre. Mal caímos na água e avistamos bem de perto outra grande tartaruga, ao acompanhá-la, descobrimos uma entrada estreita entre duas rochas que abria em uma pequena piscina natural. Ali vários peixes coloridos, nadavam bem ao nosso lado e com o movimento da maré, iam e vinham na nossa direção, pena estarmos sem a máquina fotográfica neste momento! Ficamos por ali observando toda aquela vida marinha extasiados! Quando decidimos sair, a tartaruga que havia nos levado para lá, veio junto conosco nadando bem debaixo do Matheus. Quando subiu para respirar ele foi junto com ela, vi os dois seguindo para superfície lado a lado, numa cena digna de “Discovery Chanel”.

Mergulho livre na Reserva do Arvoredo
Mergulho na Reserva do Arvoredo - tartaruga

Mergulho - Hy Brazil
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 205 A – entre as praias de Bombas e Bombinhas.
Tel: 47 3369-0025 / 3393-7416
www.hybrazil.com.br

Passeio

Seguindo para o sul, com acesso a partir da Praia da Conceição, siga de carro para o Mirante Eco 360°, caminhando por volta de 15 min. você chega ao cume que proporciona o visual mais abrangente do município. Num dia claro é possível avistar as cidades Biguaçu, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Tijucas. Alguns alpinistas praticam ali, por conta própria, escalada e rapel. Conta também com um museu, na base do mirante, que expõe exemplares da fauna local e informativos culturais.

Vista do cume do Mirante Eco 360°

Cultura

Casa do Homem do Mar
Um museu de primeira linha, que busca resgatar a relação do homem com os oceanos desde os primórdios da humanidade, até nossos dias. O acervo é composto de uma magnífica coleção de modelismo naval, obra do modelista Luiz Lauro Pereira Júnior, com destaque para o modelo perfeito do navio Titanic, naufragado em 1912; uma vasta exposição de canoas, principalmente “canoas de um pau só”; uma extensa coleção filatélica com temática naval e entre outros objetos, peças raras que exibem uma significante parcela da história marítima mundial.

Av. Falcão, 2200 - Bombas
Tel: 47 3363 0801 - 3363 5786
www.chm.org.br/capa.php

Casa do Homem do Mar
Casa do Homem do Mar
Casa do Homem do Mar

Instituto Boimamão
Com o objetivo de manter viva a memória cultural de uma vila de pescadores de colonização açoriana, passando pela arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, musicas, religiosidade e artesanato, foi criado o Instituto Boimamão . O folguedo, que deu nome ao instituto, é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. O boi é o elemento principal e o folguedo representa a morte e ressurreição deste animal, considerado um ícone de força e trabalho, abordando um tema épico. Muito parecido com o Boi-bumbá do nordeste, o boi-mamão é representado por uma armação de madeira e bambu, coberta com papel e pano. O espaço cultural do Instituto mantém um acervo histórico, dois engenhos de farinha e uma olaria, abertos a visitação, beneficiando a comunidade do entorno com as oficinas de arte, eventos sociais e comunitários, além da venda do artesanato.
Rua Abacate, 452 - Sertãozinho
www.institutoboimamao.org.br

Museu e Aquário Marinho
Abriga um museu com espécies vivas, conchas entre outros habitantes marinhos. A visita é acompanhado de uma bióloga, ou biólogo que faz explanações sobre o acervo.
Rua Leopardo, 800 - Bairoo Zé Amandio
tel: 47 3369 1681 8883 5416 9974 7791

Museu e aquário marinho

Passeio nos arredores:

Ilha de Porto Belo
É impossível chegar a Bombinhas sem passar por Porto Belo. Do Trapiche Municipal, barcos de pescadores levam você à Ilha de Porto Belo, com o pagamento de uma taxa.
O melhor programa na ilha é seguir pela trilha auto guiada que leva à Pedra da Cruz. A caminhada é feita sobre passarelas, contém placas indicativas e dura por volta de 1 hora e meia. O mirante, num dos pontos altos da ilha, proporciona uma bela vista, mas o principal atrativo são as inscrições rupestres talhadas na laje de granito conhecida por Pedra da Cruz, pelos antigos habitantes da região, uma verdadeira relíquia arqueológica.

Outra opção é mergulhar e percorrer uma das sete trilhas subaquáticas, com profundidade de 2 m a 5 m. Fique atento e informe-se sobre as condições do mar. No dia que visitamos a ilha, mergulhamos num mar sem visibilidade e levamos queimaduras leves de águas vivas. A ilha possui uma boa infra-estrutura com restaurante, quiosques e lojas, sendo um passeio que ocupa todo o dia. A Ilha de Porto Belo permanece aberta durante o ano todo, mas na baixa temporada, entre os meses de abril e setembro, alguns serviços ficam indisponíveis, informe-se no centro de informações turísticas. O número de visitantes na ilha é controlado, entram até 1870 pessoas por dia.
Horários: Alta temporada: das 08h00 às 19h30
Baixa temporada: das 08h00 às 17h00.

Rafting no Rio Cubatão Sul
Há 81 km de Bombinhas, o rafting no Rio Cubatão Sul é imperdível! Com a mata ciliar Atlântica intocada, o rio forma corredeiras que se dividem em dois trechos de descida: um leve para famílias com crianças e iniciantes, com corredeiras que vão do nível II ao III, e outro mais radical para quem já é praticante com corredeiras que chegam ao nível IV.

Ativa Rafting e Aventuras
Organizam também caminhadas e passeios de bike no parque, rapel em cachoeiras e pontes.
BR 470 km 109 - Apiúna / SC
Fone: 47 3353-1392
www.ativarafting.com.br

Rafting

Onde ficar

Pousada Dom Capudi

Além do ótimo atendimento. Do farto café da manhã e dos ambientes confortáveis, decorados com muito charme e bom gosto, a gestão da pousada é totalmente voltada às práticas de sustentabilidade
Rua Tangará, 358 - Bombas
.Tel: 47 3369-2984 47 9133-8504
contato@pousadadomcapudi.com.br
www.pousadadomcapudi.com.br

Pousada Dom Capudi
Pousada Dom Capudi

Pousada George´s Village

Ecologicamente correta e num local rodeado de muita natureza.
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 195 – entre as praias de Bombas e Bombinhas.
tel: 47 3369-2177
www.georgesvillage.com.br

Pousada Caminho do Mar

Oferece equipamentos básicos para mergulho livre incluído na diária.
Av. das Garoupas, 700
47 3369-2353
www.pousadacaminhodomar.tur.br

Gastronomia

A culinária típica tem ganhado cada vez mais espaço no gosto do turista, a gastronomia em Bombinhas é especialmente variada e saborosa. Há restaurantes muito bons que oferecem pratos preparados com as especialidades da região. Aqui vão nossas sugestões:

Bombordo Restaurante e Choperia

A simpatia dos proprietários que atendem todos os clientes já faz parte da rotina do restaurante. A seqüência de camarões é uma das especialidades da culinária diferenciada do chef William Silva, que prepara os pratos artesanalmente.
Rua Tie Sangue, 62 – Bombas
Tel: 47 3264-011

Saboreando a deliciosa sequência de camarões

Restaurante Berro d' água

Localizado à beira mar, a especialidade aqui fica por conta dos mariscos e pratos de peixes e frutos do mar. Normalmente muito cheio, quem pretende ficar de fora da espera tem que chegar cedo, principalmente nos meses de verão.
Rua Rio Juquiá, 578
Paia de Zimbros
tel: 47 3393 3666

Berro d´agua

La Coquille Creperia

Serve deliciosos crepes que combinam ingredientes locais com um “toque francês”.
Rua vereador Manoel dos Santos, 450
Tel: 47 3369 5950

Os crepes da La Coquile

Restaurante Tomatino

Culinária italiana simples e farta.
Av. Vereador Manoel dos Santos, 929
tel: 47 3369 0421

Para terminar...

Esta não é a primeira vez que estivemos em Bombinhas. A cada visita nos surpreendemos com este destino encantador e bem adiministrado por uma população simpática e acolhedora. Com certeza não será a última vez que passaremos por aqui!

Família Müller

Esta viagem teve o apoio da Jac Motors


Visite o site da Família Muller


Curta nossa fanpage no Facebook.

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos

Apoio de:

Hi-Tec
Gatorade
Óculos Julbo
Relógios Adidas

Conheça nosso livro

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller
  
  

Publicado por em

Ronaldo

Ronaldo

07/03/2012 16:53:02
Olá,

Bombinhas é uma das jóias de Santa Catarina, um lugar explêndido com natureza encantadora e gente muito boa. Obrigado por divulgar este destino para nós aqui de Minas Gerais. Não sabia que pertinho de Florianópolis tinha um lugar assim.
Parabéns!
Um abraço,
Ronaldo

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ronaldo, Obrigado pelo comentário! Que bom que nossa reportagem o encantou, e pelo visto vai sair daí de Minas para passar alguns dias neste paraíso que é Bombinhas! Um abraço, Família Müller
Lucia Scollaris

Lucia Scollaris

27/02/2012 23:01:39
Adorei!

Não conhecia Bombinhas, achei o máximo! Vou programar umas férias por lá!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Lucia, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... Bombinhas é mesmo o máximo! Vai gostar muito de desfruttar das suas férias por lá. Um abraço, Família Müller
Paulo Machado

Paulo Machado

27/02/2012 22:59:26
Olá Família Müller.
Gostei muito da reportagem, este lugar me ganhou. Será meu próximo destino de férias. Obrigado pela dica!
Abçs,

Paulo

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paulo, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... Obrigado pelo elogio ao nosso trabalho! Garantimos que vai aproveitar muito suas férias. Um abraço, Família Müller
Alejandro Leonardo Ita

Alejandro Leonardo Ita

17/02/2012 20:34:19
Muito Lindo, MARAVILHOSO, so por um detalhe o carrinho não deveria estar na areia da praia, nao acham?... comecemos de uma vez a cuidar ne?
Ass: Alejandro Leonardo Ita, morador de bombinhas a 10 anos (quando bombinhas era um verdadeiro paraiso, verde, verde, verde, com arvores nas ruas e aguas verdadeiramente cristalinas.) tempos aqueles!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Alejandro, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... Primeiramente obrigado pelo elogio ao nosso trabalho! Como morador de Bombinhas, você deve saber que não há rua asfaltada na praia da Conceição, a rua principal ainda é de areia da praia, o que na verdade acreditamnos ser bem melhor, imagine como seria colocar um asfalto alí? Grande abraço! Família Müller
Alvimar Geraldo Silva - artista plástico

Alvimar Geraldo Silva - artista plástico

16/02/2012 19:45:21
Parabens a essa família tão interessante que sabe curtir a vida. Certamente entendem que o futuro, é agora, que viajar é a melhor forma de estruturação do tempo. Viajando crescemos e amadurecemos muito mais rapidamente. Que a Luz os acompanhe sempre por suas estradas.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Alvimar, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... Agradecemos muito pelas palavras! Sem dúvida viajar é uma das melhores formas de curtir a vida, melhor ainda se for com pessoas especiais ao seu lado! Grande abraço e que a luz ilumine suas viagens também ! Família Müller