Costa Verde e Mar - SC

“Um roteiro de viagem para toda a família!” Com este slogan na cabeça, seguimos sem titubear para mais uma viagem com muita aventura pela bela Santa Catarina.

  
  
Costa Verde e Mar

“Um roteiro de viagem para toda a família!” Com este slogan na cabeça, seguimos sem titubear para mais uma viagem com muita aventura pela bela Santa Catarina. Já visitamos muitas cidades do estado e percorremos alguns roteiros como o Vale do Contestado e parte do Vale Europeu, por exemplo, mas ainda não tínhamos tido a oportunidade de conhecer cidades como Navegantes e Itajaí, que fazem parte do roteiro pela Costa Verde e Mar, e que nos surpreenderam com atrativos e estrutura turística.

O aeroporto de Navegantes recebe os visitantes que pretendem se aventurar pela Costa Verde e Mar, e se você pretende desfrutar de todo este roteiro que envolve as cidades de Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Itajaí, Ilhota, Penha, Balneário de Piçarras e Luiz Alves, o melhor é alugar um carro para ter liberdade de curtir a viagem do “seu jeito”. Agora, se você costuma viajar a bordo de uma bike, esta região turística oferece um circuito de cicloturismo que traz a possibilidade de conhecer, pedalando, um dos mais belos litorais do Brasil, passando também por cidades tranquilas no interior com muita mata preservada, rios e cachoeiras. O circuito tem início no município de Balneário Camboriú, na Barra Sul. A credencial, o guia e os demais materiais de apoio poderão ser retirados no Parque Unipraias na Barra Sul ou no Posto de Informações Turísticas da Avenida do Estado.

Navegantes

A nossa ideia sobre Navegantes resumia-se em saber que a cidade possui um dos mais modernos terminais portuários do país, e que o aeroporto Victor Konder é o segundo maior do estado, movimentado por empresários e turistas que normalmente tem como destino oParque Beto Carrero World. Até pouco tempo a trás, o turismo na cidade caminhava a passos lentos, mas a beleza natural de Navegantes começou a chamar a atenção de quem estava de passagem por aqui. A bordo de bikes fomos pedalar pela orla da praia até o Farol do Porto. No percurso, paramos para observar as belas dunas de restinga preservada, gente bonita curtindo a praia e a visão dos grandes navios entrando e saindo do porto. Antes de deixar a cidade, não deixe de fazer pelo menos uma refeição no Restaurante Aconchego. Pertinho do aeroporto, o restaurante ficou famoso por servir um dos melhores “PFs” (prato feito) do Brasil.
Rua Manoel Leopoldo Rocha, 884

Bike pela orla
Bike pela orla
Bike pela orla

Penha

Penha começou a figurar no mapa turístico nacional depois da inauguração do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Definido pelo próprio, como “o parque da família brasileira”, oferece completa infraestrutura de serviços, muita diversão e shows que agradam a todas as idades. Mas quem visita Penha não pode ficar apenas no parque, esta típica cidade de origem portuguesa abriga belas praias e paisagens naturais de tirar o fôlego! A AR MAR AÇÃO Itapocoroy Aventura, operadora especializada em roteiros de Ecoturismo, Turismo e Esportes de Aventura nos levou até o mirante da Ponta da Vigia. A trilha ecológica, que tem acesso pela praia Grande, segue em meio a Mata Atlântica até o mirante.

Triha da Ponta da Vigia

Realizar este tipo de passeio guiado por agências locais enriquece bastante a atividade, enquanto nos encantávamos com vista fabulosa, ouvíamos as histórias contadas pelo condutor.

Triha da Ponta da Vigia
Mirante da Ponta da Vigia

A caminhada termina na Praia da Paciência, o nome tem origem no tempo da pesca da baleia quando os barcos arpoadeiros e de apoio aguardavam o sinal do vigia no alto da ponta anunciando que a baleia estava à vista. Uma época, ainda bem, remota, distante dos tempos de preservação de hoje! A praia é pequena e preservada, uma das mais bonitas de Penha. Fica em meio à Mata Atlântica, numa enseada, com águas limpas e cristalinas, é apropriada para o banho refrescante após a caminhada! Outras praias como a Vermelha, freqüentada por surfistas e a da Saudade, com mar calmo, também valem a visita.
AR MAR AÇÃO Itapocoroy Aventura
Av. Inácio Francisco de Souza, 1800
Tel: (47) 8809-9126
E-mail: naturaltrilhas@hotmail.com

Praia da Paciência

Hospedagem

Pousada Bernúncia
Localizada em meio a Mata Atlântica, com quartos amplos, camas confortáveis, um ótimo café da manhã e um ambiente acolhedor, a Pousada Bernúncia foi nossa opção de hospedagem em Penha.
Rua: João Bento Rosa, nº 235
Bairro: Praia Grande
Tel: (47) 3345.5920
www.pousadabernuncia.com.br

Hotel Açoriano
Avenida Eugênio Krause, 4691 • Armação
Tel: (47) 3345-5920
www.hotelacoriano.com.br

Onde Comer

Petisqueira Alírio
Av. Elizabeth Konder Reis, 26 – Praia do Trapiche – Armação
www.petisqueiraalirio.com.br

Piçarras

O Balneário de Piçarras também se tornou uma opção de hospedagem para quem segue para o Beto Carrero World, mas também não tem apenas este atrativo turístico, conta com 7 km de praias que formam uma das mais belas orlas catarinenses, boas para o banho e também para a prática de esportes náuticos e pescaria. A praia de Balneário de Piçarras é inclusive considerada uma das mais limpas do estado. O município abriga uma grande área rural com propriedades particulares que resgatam e promovem a natureza e o patrimônio cultural das comunidades do interior, oferecem também atividades como pesque-pague, pesca esportiva, trilhas ecológicas.
A Pousada Morro Alto é uma destas propriedades.
Estrada Geral do Morro Alto - Zona Rural
Tel: (47) 3347.1472 / (47) 9632.8639
www.pousadadomorroalto.com.br

Pousada Morro Alto

Entre Piçarras e Penha está atracada a Escuna Aventura Pirata Capitão Gato. Que oferece um ótimo passeio a bordo de uma Escuna Pirata, passando pela Ilha Feia e a famosa caverna do Diabo, além da parada para banho no Porto da Roça. Um passeio bem divertido para as crianças.
Rua Nereu Ramos, 1783
Tel: (47) 3345-4627 / 9977-1851
www.escunapirata.com.br

Escuna Pirata

Luiz Alves

O município fica no interior. Colonizada por alemães e italianos, a cidade conserva na cultura e na arquitetura, na gastronomia, a herança da imigração. A cidade ganhou destaque por conta da produção de aguardente, desta forma conta com diversos alambiques espalhados pela cidade. A Cachaçaria Wruck é um dos destaques. A cachaça produzida já pela terceira geração da família
passa por um rigoroso processo de produção, tendo a sua produção limitada. Para saber mais, consulte o site: www.cachacawruck.com.br

Cachaçaria Wruck

Ilhota

Famosa por ser considerada a “Capital Catarinense da Moda íntima e da Moda Praia”, a cidade também tem seus encantos naturais. A Cachoeira do Baú é um deles. Perfeita para o cachoeirismo! Uma experiência muito prazerosa, inclusive para quem é iniciante. A vista da queda da cachoeira dá de frente para o belo visual do Morro do Baú, outro atrativo muito procurado por montanhistas e apaixonados pelo trekking. Para chegar ao cume dos seus 819 m de altitude são 4.140m morro acima. O acesso à trilha tem início no abandonado posto de informação do Parque Botânico Morro do Baú, mas o ideal é procurar por um guia local que o acompanhe na caminhada.
Esporte e Aventura
Tel: (47) 9625-5319
e-mail: turismo.neves@gmail.com

Cachoeira do Baú
Cachoeirismo na Cachoeira do Baú
Cachoeirismo na Cachoeira do Baú

Camboriú

Com clima de cidade de interior, com direito a praça e vida tranquila, Camboriú é mais um município que compõe o roteiro da Costa Verde & Mar. A Cachoeira Seca é um dos atrativos naturais mais procurados por moradores e turistas que passam pela cidade. Aproveitamos para ir além da primeira queda e caminhar para avistar uma das quedas mais altas da cachoeira.

Cachoeira Seca

O destaque na cidade vai para as pousadas e hotéis rurais que recebem o turista que pretende desfrutar desta modalidade de turismo que inclui pesca, bocha e cavalgada, por exemplo. O Hotel Fazenda Top da Mata é uma destas opções, onde tivemos a oportunidade de apreciar uma boa comida caseira do interior, e cavalgar em volta do lago.
Estrada Geral do Braço – Santa Luzia
Tel: (047) 3366-1543 / 4054-9083
www.topdamata.com.br

Cavalgada no Hotel Fazenda Top da Mata

Itapema

É uma das cidades que mais recebe turistas no estado. Com belas praias e 7 km de orla marítima, coroada com o novo calçadão, e com construções planejadas para evitar que a sombra invadisse a faixa de areia, não poderia ficar de fora dos principais centros turísticos da região.

Calçadão

De cima do Mirante do Encanto, da para ter uma boa noção de toda a cidade e avistar suas praias mais bonitas, mas foi caminhando pela trilha da Ponta do Cabeço que encontramos, em nossa opinião, uma das praias mais belas da Costa Verde & Mar.

Mirante do Encanto

Com ares de paraíso, a praia Grossa é um refúgio, uma baía cercada de mata nativa preservada e pouco frequentada por turistas e moradores. O mar é calmo com águas cristalinas, não há infraestrutura, assim, você deverá levar seu próprio “piquenique” para passar o dia nesta praia paradisíaca. Lembre-se também de levar um saco para lixo, e, claro, trazê-lo de volta com você.

Praia Grossa
Praia Grossa

Da praia, seguimos para o interior e fomos conhecer o Recanto do Guarapuvu. Claro que o principal motivo que nos atraiu até este outro lado de Itapema, foi o circuito de tirolesas do Vôo do Guarapuvú , uma experiência para lá de especial para quem gosta de aventura. O circuito é indicado para todas as idades e você não precisa ter nenhuma experiência para voar. O Recanto do Guarapuvú é um lugar muito gostoso para passar o dia com a família, além da aventura o visitante pode praticar a observação de pássaros (Bird watching), dada a variedade da fauna que vive aqui, e encontra um excelente restaurante num espaço agradável em meio à natureza.
Recanto do Guarapuvu
Estrada Geral Sertao do Trombudo, 4000
Tel: (47) 9983-9987
www.guarapuvu.com.br

Vôo do Guarapuvú
Bird Watching

Porto Belo

Considerado um dos melhores portos naturais do Brasil, recebendo inclusive grandes navios turísticos nos últimos anos, a cidade, colonizada principalmente por açorianos, ainda hoje mantém vivos os traços desta rica cultura em suas festas folclóricas, estilo arquitetônico e vilas de pescadores. No centro, a Praça dos Pescadores reflete bem estas características. A praça é também ponto de partida para o principal atrativo turístico: a Ilha de Porto Belo.

Praça dos Pescadores

A 900 metros do continente a Ilha de Porto Belo, conta com ótima estrutura, programe-se para passar o dia na ilha. Há muitas opções de lazer, todas diretamente ligadas à história, à natureza e à diversão, nós optamos por iniciar nosso passeio à ilha numa caminhada pela trilha ecológica da Pedra da Cruz. O percurso é tranqüilo e muito agradável, em meio à mata nativa. O ponto alto da caminhada se dá na Pedra da cruz, onde há mais de quatro mil anos povos antigos deixaram suas marcas em inscrições rupestres.

Trilha da Pedra da Cruz
Pedra da Cruz
Inscrição Rupestre - Pedra da Cruz

Mais adiante, o mirante promove uma bela vista do entorno.

Mirante

Na ilha também está o Ecomuseu Univali e o Espaço Histórico Ilha de Porto Belo, com um acervo sobre a história da ilha, peças arqueológicas e biológicas.

Ecomuseu

Estando numa ilha, curtir o a praia e o mar é quase que uma obrigação. Uma maneira bem prazerosa é a prática do stand up padlle. A agência Ilha Wind, oferece aulas para iniciantes não apenas nesta modalidade, mas também de windsurf, veleiro e caiaque. Nós optamos pelo stand up padlle. Muito bom !

Ilha Wind
Rua Manoel Felipe da Silva, 839
Tel: (47) 9905-4866

Aula prática de stand up padlle
Stand up padlle

A Ilha é administrada por uma empresa particular e familiar, que preza principalmente pela sustentabilidade, o que tem preservado os atrativos e o ambiente natural da ilha por muitos anos. Além desta preocupação ambiental, a sustentabilidade da população local também é levada em conta. Para chegar à ilha, por exemplo, são indicadas as seguintes opções, que garantem a segurança do seu traslado:

Associação de Pescadores Artesanais de Porto Belo.
Embarque junto ao Píer Municipal - Centro Porto Belo.
Tel: 47 3369 4185.

Barcos Pérola
Embarque no Rio Rebelo - Centro - Porto Belo.
Tel: 47 9602 1745 ou 47 9604 - 7816.

O atendimento ao público acontece das 07h às 18h na alta temporada (1º de dezembro a 31 de março). Nos outros meses do ano, a ilha fica aberta, no entanto os serviços ficam suspensos.
www.ilhadeportobelo.com.br

Hospedagem

Refúgio do EstaleiroCharmoso e encantador! Estes são apenas uns dos atributos do Refúgio do Estaleiro. Distante do agito e localizado em meio à Mata Atlântica, com vista para o mar verde esmeralda, é um lugar perfeito para quem procura qualidade de vida e privacidade. As acomodações são amplas e muito confortáveis. O hotel conta com um ótimo restaurante que oferece uma culinária refinada, e áreas de lazer com piscina, SPA, quadras e muito mais.
Rua Flavia V. Martelinni, 400
Tel: (47) 3369-8282
Coordenadas GPS:
S 27º 06' 59.7"

W 48º 30' 37.9"

www.refugiodoestaleiro.com.br

varanda do nosso quarto no Refúgio do Estaleiro

Bombinhas

Conta a história que Bombinhas foi refúgio de piratas e corsários que chegavam a sua costa protegida em busca de abrigo. Inclusive, há gente que comenta a possível passagem por aqui, do famoso pirata Thomas Cavendish, logo após saquear a cidade de Santos no litoral paulista. Para além das lendas e das belíssimas praias de águas cristalinas, o turista que visita Bombinhas é muito bem recebido pela comunidade local. A diversidade paisagística que compreende praias, costões e a exuberante Mata Atlântica, atrai todos que pretendem desfrutar de momentos especiais junto à natureza, com muito conforto, já que a cidade conta com ótima infra-estrutura.

Praia da Sepultura

O mergulho é uma das principais atividades que atraem aventureiros à Bombinhas. São muitas agências que oferecem a possibilidade de mergulhar em paraísos como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Como não temos certificado de mergulho, optamos por realizar um batismo. Tudo começa com o treinamento teórico na sede da Pata da Cobra seguido da prática na piscina.

Aula prática de mergulho

Antes de partir para o mergulho no Arvoredo, fomos mergulhar em águas mais próximas: na praia da Sepultura.

Com a prática apurada, mergulhar na reserva já seria bem mais fácil. A navegação até o ponto de mergulho leva por volta de uma hora. Depois das instruções, cada um de nós desceu com o instrutor para o batismo, durante o mergulho, avistamos várias espécies de peixes, ouriços, conchas, estrelas do mar, caranguejos, o Ronny, muito sortudo, conseguiu ver um polvo, o Matheus e eu, avistamos uma tartaruga.
Pata da Cobra Diving School
Avenida Vereador Manoel José dos Santos - Bombinhas
Tel: (47) 3369-2119
www.patadacobra.com.br

Aula prática na praia da Sepultura

Hospedagem

Pousada Dom CapudiAlém do ótimo atendimento. Do farto café da manhã e dos ambientes confortáveis, decorados com muito charme e bom gosto, a gestão da pousada é totalmente voltada às práticas de sustentabilidade.
Rua Tangará, 358
Tel: 47 3369-2984 / 47 9133-8504
www.pousadadomcapudi.com.br

Bombinhas Praia Apart Hotel
Quartos amplos com varanda, pertinho da praia.
Rua Tintureira n° 57
Tel; (47) 3369.2526
www.bombinhaspraia.com.br

Onde comer:

Bombordo Restaurante e Choperia
A simpatia dos proprietários que atendem todos os clientes já faz parte da rotina do restaurante. No cardápio, que o cliente mesmo faz, escolhendo quais delícias farão parte do seu prato, especialidades da culinária diferenciada do chef William Silva.
Rua Tie Sangue, 62 – Bombas
Tel: 47 3264-011

Abstrato Bistrô
O ambiente aconchegante do bistrô é ideal para terminar a noite em grande estilo: com show ao vivo e ótima comida. Optamos por experimentar a seqüência de camarão um dos carros chefes da casa.
Av Manoel José dos Santos, 789 - Bombinhas
fone: (47) 3393.7024

Bombinhas é um destino rico em atividades culturais e na natureza, veja nossa reportagem completa sobre a cidade no link:
ecoviagem.uol.com.br/blogs/familia-muller-aventura

Itajaí

Terminamos nossa viagem pela Costa Verde & Mar em Itajaí. Propositadamente, pois para nós fez sentido terminarmos próximo ao ponto pelo qual começamos, e perto do aeroporto, ou seja, em Navegantes.
Itajaí é uma cidade litorânea, pacata, com jeitão de interior, isto até chegarem os grandes transatlânticos que passam por aqui movimentando o turismo. Pena que ficam só um dia, pois Itajaí merece uma visita bem mais demorada. Com praias bonitas, atrativos culturais e naturais, a cidade cada vez mais ganha espaço no mapa turístico de Santa Catarina.

O Parque da Atalaia é outro atrativo imperdível! Ficamos encantados com a organização e a democratização do turismo em Itajaí, para entrar e desfrutar de um passeio muito agradável por todo o parque, você segue a bordo de um veículo aberto, com guia que conta sobre a flora e fauna, e principalmente sobre a preservação e sustentabilidade do ambiente natural do parque. Há a opção também de seguir caminhando pelas trilhas.

A maior atração fica por conta do Mirante Água, com 153 metros de altura oferece uma visão panorâmica dos principais pontos turísticos de Itajaí. Turistas aproveitam para trazer as crianças e fazer um piquenique em meio à natureza. O local conta também com um pequeno playground.

Mirante Água
Mirante Água

No Mirante Ar, além da vista, partem daqui os aventureiros que praticam vôo livre (parapente e asa delta).

Mirante Ar

Rua Lila Heusi - Fazenda
www.parquedaatalaia.com.br
Horário: diariamente das 08h às 18h.
No horário de Verão: das 09:00 às 20:00
A entrada é Gratuita.
Terças e quintas atendimento a escolas, sábados e domingos público em geral para acesso ao parque com carro de apoio (ver disponibilidade).

As praias mais famosas de Itajaí são as mais freqüentadas pelos surfistas: a da Atalaia e a Brava. Na praia da Atalaia os surfistas podem praticar o surf noturno. Com refletores voltados ao mar à iluminação permite que cheguem ao mole, passem a arrebentação e peguem as melhores ondas. O Ronny viveu e aprovou a experiência. Já o Matheus experimentou o longboard na extensão do Molhe da Barra, que também é iluminado.

Surf Noturno na praia da Atalaia
Longboard no Molhe

A praia de Cabeçudas é a que oferece melhor infra-estrutura turística, a mais urbanizada e movimentada, a maior parte das famílias freqüentam esta praia com as crianças.

Praia de Cabeçudas

Do Costão esquerdo da praia de Cabeçudas sai a Trilha do Farol, a vista das praias acompanha a caminhada formando paisagens naturais encantadoras.

Trilha do Farol
Trilha do Farol
Mirante do Farol

A trilha termina na Praia Brava, no Canto do Morcego, que com 13 vias de acesso para a escalada, com variados graus de dificuldades promete uma boa aventura que proporciona a sensação de liberdade, adrenalina, esforço corporal e o prazer da conquista.

Matheus escalando
Ronny na parede do Canto do Morcego

O slackline é outra possibilidade de esporte para curtir mais uma atividade na praia.

Slackline

O Centro Histórico é marcado pelos casarões antigos do início do século XIX, igrejas, palácios e monumentos espalhados pelas praças e esquinas da cidade, com destaque para a Igreja da Imaculada Conceição, Igreja Matriz, Museu Histórico e Casa da Cultura. Caminhar pelo centro é uma boa pedida, existe um passeio pré determinado, denominado Roteiro do Caminhante, para que o turista se oriente e possa admirar este patrimônio cultural.

O Mercado Público Municipal também vale a visita, o lugar ideal para encontrar o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados ao ar livre, no pátio interno do mercado.

Mercado Público

O Palácio Marcos Konder abriga o Museu Histórico de Itajaí que guarda um grande acervo que reproduz parte da história da cidade, desde rádios antigos a uniformes militares. Eventualmente alguma de suas salas são utilizadas para outras exposições.
Endereço: Rua Hercílio Luz, 681 - Centro

Exposição histórica no Palácio

Localizado na antiga estação ferroviária, o Museu Etno Arqueológico também é uma ótima opção de passeio cultural. O acervo do Museu é composto de peças arqueológicas e etnográficas. Tivemos a oportunidade de sermos recepcionados pelo arqueólogo Darlan pereira Cordeiro que nos mostrou algumas das principais peças de estudo do museu. Uma aula de arqueologia!
Avenida Itaipava, 3.901

Ouvindo as explicações do arqueólogo Darlan Cordeiro

Hospedagem

Itajaí conta com uma ótima infra-estrutura hoteleira, para todos os gostos e bolsos.

Onde comer

Restaurante Bokerao do Pera
Av. Beira Rio, nº 1230 - Centro
http://www.balnear.com/restauranteitajai/

Transporte para sua aventura

Pico da Pedra Ecoturismo e Aventura
A agência oferece um serviço exclusivo e inovador: oferece um transporte confortável a bordo de um veículo 4X4 para levar você para curtir sua aventura. Do litoral à Serra Catarinense, um ótimo parceiro para a logística da sua viagem.
Tel: (47) 9666-5995
www.picodapedra.com.br

Aluguel de veículos

Para quem chega de avião, o melhor é alugar um carro para percorrer todas as cidades e atrativos da Costa Verde e Mar. A Inova entrega e busca o carro no aeroporto de Navegantes.
Inova Aluguel de Carros
Rod. Osvaldo Reis, 840 – Centro
Tel: 47 3349-1777
www.alugueinova.com.br

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:
Trilhas & Rumos - www.trilhaserumos.com.br

Apoio de:
Relógios Adidas – www.grupodumont.com.br
Gatorade – www.gatorade.com.br
Óculos Julbo – www.casadepedra.com.br


Visite o site da Família Muller


Curta nossa fanpage no Facebook

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter


Conheça nosso livro

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller
  
  

Publicado por em