Blogs > Família Muller Aventura > Viagens Nacionais > 

Curitiba - PR

Curitiba é uma metrópole moderna, cheia de vida e sempre preocupada com a qualidade de vida de seus habitantes. A cidade que adota soluções inovadoras de urbanismo, atrai turistas do Brasil e do mundo que vêm desfrutar dos seus atrativos.

31 de Março de 2010.
Publicado por Família Muller Aventura  

Jardim Botânico - Cartão postal de Curitiba

Jardim Botânico - Cartão postal de Curitiba - Foto: Família Müller

Curitiba é uma das grandes capitais brasileiras onde mesmo com a chegada do progresso manteve-se limpa, organizada, bonita e que mantém o privilégio de testar soluções inovadoras de urbanismo, que na maioria das vezes são adotadas na cidade. Os benefícios revelam-se no bom e pacato estilo de vida dos curitibanos.

A preservação ambiental e cultural também é são prioridades, os parques naturais incrustados na cidade, além de proporcionarem a oportunidade a adultos e crianças interagirem com a natureza, também abrigam muito da cultura da imigração dos vários povos que colonizaram Curitiba.

Sua origem remonta o séc. XVII, quando faiscadores de ouro, índios, tropeiros e jesuítas deram origem à antiga Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, transformada hoje na bela Curitiba, uma metrópole moderna, cheia de vida e sempre preocupada com a qualidade de vida de seus habitantes.

Jardim Botãnico de Curitiba

O cartão postal da cidade possui uma área de 278.000 m². O principal atrativo do parque é a estufa inspirada no Palácio de Cristal em Londres, onde ficam expostas permanentemente plantas vindas de todo o Brasil. Quem sobe à parte superior da estufa, tem o privilégio de apreciar o harmonioso jardim em estilo francês que fica na entrada.

Dentro do parque trilhas sinalizadas e auto-guiadas permitem ao visitante conhecer espécies da flora, e com sorte, encontrar alguns dos animais que habitam a mata. Numa das trilhas avistamos duas cotias.

Antes de sair, não deixe de passar pela lojinha de artesanato, onde você poderá adquirir uma das relíquias de Curitiba: uma caixa de chá trabalhada em palha de milho.

Acesso pela rua Eng°. Ostoja Roguski

Estufa de vidro

Estufa de vidro - Foto: Família Müller

Caixa de chá trabalhada em palha de milho

Caixa de chá trabalhada em palha de milho
Foto: Família Müller

Portal de entrada

Portal de entrada
Foto: Família Müller

Jardim em estilo francês

Jardim em estilo francês - Foto: Família Müller

Universidade Livre do Meio Ambiente

Localizada no Bosque Zaninelli, a Unilivre, como é chamada pelos seus freqüentadores, tem o intuito de transmitir práticas, conhecimentos e experiências relacionadas ao meio ambiente e a ecologia. Foi planejada, com o objetivo de formar nas pessoas uma consciência ambiental como fator de sobrevivência. O local é muito agradável e transmite uma paz gostosa. Também vale a pena subir na construção em eucalipto que oferece uma vista geral do espaço da universidade.

Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho.
Horário: diariamente das 8 às 19 horas.

Unilivre

Unilivre - Foto: Família Müller

Bosque do Alemão

O ideal é entrar pela parte superior do parque, pelo mirante, uma construção em madeira de onde se avista muitas aves e boa parte do bosque.

Lá embaixo, percorra a trilha fácil e muito bem sinalizada. Em meio a um belíssimo bosque, murais em azulejo contam a história de João e Maria. Ao final da caminhada, chega-se na Casa Encantada da Bruxa, onde bruxas boas, ao invés de comer criancinhas, contam histórias todos os sábados, domingos e feriados.

Na saída do parque, rodeado de flores, um monumento homenageia a imigração Alemã.

Jardim Schaffer, entre as ruas Franz Schubert, Nicollo Paganini e Francisco Schaffer.
Visitas ao bosque: diariamente das 6h às 20h.
Biblioteca infantil: diariamente, das 9 às 17h.
Hora do Conto: sábado e domingo, às 14h.

Trilha no bosque

Trilha no bosque - Foto: Família Müller

Casa Encantada da Bruxa

Casa Encantada da Bruxa
Foto: Família Müller

Casa Encantada da Bruxa

Casa Encantada da Bruxa
Foto: Família Müller

Monumento que homenageia a imigração Alemã

Monumento que homenageia a imigração Alemã - Foto: Família Müller

Memorial Ucraniano

O Parque abriga a réplica do conjunto da Igreja de São Miguel Arcanjo, construído no final do século passado, considerado um dos monumentos ucranianos mais antigos do Brasil. O local não tem funções religiosas, o seu interior expõe algumas das tradições ucranianas, tais como os ícones (pinturas religiosas) e as pêssankas (ovos pintados à mão) que eram oferecidos à parentes e amigos na Páscoa como símbolo do renascimento da terra.

Entre as ruas Fredolin Wolf e José Valle.
Visitas: diariamente das 8h às 18h.

Memorial Ucraniano

Memorial Ucraniano - Foto: Família Müller

Réplica do conjunto da Igreja de São Miguel

Réplica do conjunto da Igreja de São Miguel
Foto: Família Müller

pêssankas

pêssankas
Foto: Família Müller

Memorial Ucraniano

Memorial Ucraniano - Foto: Família Müller

Parque Barigui

Como conta com uma grande área verde nativa, este parque abriga uma fauna com cerca de 200 espécies de aves, capivaras, socós, gambás, entre outros animais que compõem a fauna da região, com sorte o visitante poderá avistá-los. O grande lago, de 400 mil m² é um dos principais atrativos.

Bairros Champagnat e Cascatinha, entre a BR-277 e a av. Manoel Ribas. O parque é cortado pela av. Cândido Hartmann.

Parque Tanguá
Num local que abrigava um antigo complexo de pedreiras desativadas, foi erguido este belo parque que possui uma área de 235 mil m². Aqui o visitante pode caminhar em volta dos lagos e visitar a pé ou de barco, um túnel artificial. Conta com muitas áreas verdes e inclui uma ciclovia, o mirante e uma pista de cooper.
Rua Dr. Bemben s/n
Visitas: diariamente das 6h às 20h.

Curitiba possui 26 parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada, acesse o link dos Parques de Curitiba para conhecer as outras opções de passeios ecológicos e culturais.

Ópera de Arame

Bem diferente dos teatros e anfiteatros que conhecemos, a Ópera de arame foi construída com estrutura tubular e vidro, em apenas 75 dias, na cratera de uma pedreira desativada.,. Muitas vezes aparece também como outro cartão postal da cidade. O cenário externo também é muito bonito, o teatro é integrado à mata nativa que dá abrigo a várias espécies de aves, além do lago com carpas e a cascata.

Rua João Gava, s/n - Bairro do Pilarzinho.
Visitas: terça a domingo, das 8h às 21h.

Ópera de Arame

Ópera de Arame - Foto: Família Müller

Ópera de Arame

Ópera de Arame - Foto: Família Müller

Estação Natureza - Fundação O Boticário

Neste espaço diferenciado e cheio de interatividade, o visitante participa de uma excursão pelos ambientes dos grandes Biomas Brasileiros: Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, Caatinga, Cerrado, Costa, Pantanal, Floresta com Araucárias e Campos. Caso esteja com as crianças, esta é uma visita imperdível.

Dentro do Shopping Estação, na av. Sete de Setembro 2775.

Estação Natureza

Estação Natureza - Foto: Família Müller

Interatividade na Estação natureza

Interatividade na Estação natureza - Foto: Família Müller

Museu Ferroviário de Curitiba

Instalado também no Shopping Estação o Museu Ferroviário merece uma visita. Aqui o visitante revive a história da antiga estação ferroviária da cidade. A exposição reproduz a época de quando a ferroviária funcionava como principal meio de transporte do estado.

Museu Ferroviário

Museu Ferroviário - Foto: Família Müller

Museu Ferroviário

Museu Ferroviário - Foto: Família Müller

Santa Felicidade

Comer uma bela massa em Santa Felicidade é um dos programas que não podem faltar na sua visita à Curitiba. O bairro foi o principal refúgio da imigração Italiana que hospedou-se por lá trazendo consigo as mais variadas cantinas, com diferentes apelos e preços variados. Vão desde as enormes, com seu rodízio de massas, até as que oferecem shows ao vivo de música Italiana. Alguns produtores de vinho também se estabeleceram em Santa Felicidade e permitem a degustação do vinho e sucos de uva de suas adegas.

Depois de comer, o legal é passear pelo bairro e se encantar com o artesanato das lojinhas espalhadas pela rua principal.

Portal de Santa Felicidade

Portal de Santa Felicidade - Foto: Família Müller

Restaurante com Show ao vivo em Santa Felicidade

Restaurante com Show ao vivo em Santa Felicidade
Foto: Família Müller

Artesanato dos imigrantes em Santa Felicidade

Artesanato dos imigrantes em Santa Felicidade
Foto: Família Müller

Rua de Santa Felicidade

Rua de Santa Felicidade - Foto: Família Müller

Como em todas as nossas viagens, o lado cultural é parte fundamental, aproveitamos para conhecer um pouco dos costumes e tradição dos povos que colonizaram Curitiba, tornando a cidade um local tipicamente miscigenado manifestando suas influências na arquitetura, no artesanato e na culinária entre outros. Visite também o Centro Histórico de Curitiba que abriga as edificações mais antigas da cidade.

Outras dicas:

- Para quem estiver sem carro, em Curitiba, existe uma linha de ônibus especial, a “Linha Turismo” que passa por todos os pontos turísticos a bordo do ônibus - jardineira. Também existem agências receptivas que fazem um passeio até o Parque Estadual de Vila Velha.

- Se possível, procure hospedar-se no bairro do Batel, é bem central e pode-se sair andando para conhecer o centro da cidade.

- Aos domingos, das 9h00 às 14h00 acontece uma feira de artesanato na Praça Garibaldi, no setor histórico. Além de ótimas compras, o passeio é muito agradável. Saindo da feira dê uma parada para um café na “Boca Maldita” também é uma boa opção.

- Outro passeio imperdível para quem pode ficar mais um dia é o passeio de litorina até Morretes (veja nosso boletim de viagem para Morretes) , comendo um belo barreado e voltando de van pela Serra da Graciosa. Para informações ligue para Serra Verde Express.


Conheça nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller - Foto: Família Muller


Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex
Skygraf

Apoio de:

Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Gatorade


Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Paulo Machado

 postado: 1/4/2010 15:44:20editar

Ótima a reportagem sobre Curitiba. Sem dúvida uma cidade que transpira progresso. estive por lá mais de uma vez e nunca me decepcionei com os atrativos da cidade.
Parabéns Família Müller por mais esta ótima reportagem!

Olá Paulo,

Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho.
Curitiba é mesmo uma cidade fascinante, quem a visita normalmente se encanta!

Visite também o nosso site e conheça outros destinos para suas viagens:
http://www.familiamulleraventura.com.br/

Grande abraço,

Família Müller

marcia machado

 postado: 2/4/2010 20:00:26editar

Maravilhosa esta cidade de Curitiba, estive duas vezes, e pretendo voltar o mais rápido possível.

Olá Marcia,

Obrigado pelo comentário!

Com certeza Curitiba é uma cidade para a qual sempre gostaríamos de voltar!

Visite também nosso site e conheça outros destinos:
http://www.familiamulleraventura.com.br/

Grande abraço,

Família Müller

marcia machado

 postado: 2/4/2010 20:18:59editar

Realmente é uma cidade maravilhosa e fascinante.Já estive duas vezes, e pretendo voltar de novo.O Santa Felicidade é um pedacinho da Itália é como estivesse lá,pois é um lugar muito gostoso e aconchegante!!!!
Família Müller
Mais uma vez,Parabéns pelo empenho e dedicação.

Olá Marcia,

Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho!

Procuramos sempre mostrar o que as cidades têm de melhor para que os turistas possam conhecer todos os atrativos e Curitiba tem muitos!

Grande abraço,

Família Müller

Kumbayá Hotel - Porto Seguro . Bahia

 postado: 3/4/2010 05:14:14editar

Um lugar de encantos mil, bem retratada neste pequeno espaço. Cidade que quem conhece não esquece jamais.

Olá Kumbará Hotel,

Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho!

Realmente é difícil esquecer Curitiba, uma cidade que vale mais que uma visita.

Visite também nosso site e conheça outros destinos.

http://www.familiamulleraventura.com.br/

Grande abraço,

Família Müller

Ernesto Augusto Lovato

 postado: 8/4/2010 20:34:40editar

Parabéns pela sua viagem e continuem divulgando ccada vez mais e quando vier a Ctba, ñ deixe de visitar Cerro Azul, uma cidade pequena que esta começando a desenvolver o turismo e que tem muitas belezas naturais. fica após rio bco do sul no vale do ribeira divisa com São Paulo.
segue pela mateus leme e continua pela rodovia dos minérios, após pega pr 092 até Cerro, chegando aqui procure o Café Regional do Vale na entrada da cidade próximo ao lado da sanepar.

Olá Ernesto,

Obrigado por seu comentário e elogios ao nosso trabalho!

Agradecemos também pela dica, assim que retornarmos à Curitiba pretendemos visitar Cerro Azul.

Visite também o nosso site e conheça outros destinos:

http://www.familiamulleraventura.com.br/

Grande abraço,

Família Müller

Ernesto Augusto Lovato

 postado: 9/4/2010 20:16:44editar

olá amigos família müller, eu e minha família fazemos um café com produtos regionais para atender os turistas que vem aqui para fazer rafting no ribeira através da Empresa Praia Secreta Expedições.temos um grupo GAT (grupo de acolhida ao turista. Nosso município faz parte das rotas do pinhão e com isso tem duas caminhadas na natureza uma no mes de maio, Nascentes da Serra, e outra no mes de Outubro, caminhadas do ribeira, em Junho tem a festa da laranja. mais informações sobre cerro azul no site www.cerroazul.tur.br

grande abraço a todos vcs.

Olá Ernesto,

Obrigado pelo comentário e também pelas informações que nos forneceu, importantes também para quem lê a reportagem.

Ficamos com muita vontade de participar de uma destas caminhadas na natureza, devem ser espetaculares, quem sabe conseguimos programar...

Grande abraço,

Família Müller

R.mian

 postado: 11/4/2010 02:32:44editar

São linda as fotos !
Ja fui ate curitiba de moto ( moro em jundiai ) , Curitiba é realmente uma cidade que vale a pena conhecer :)

Olá R. Mian,

Obrigado pelo comentário!

Deve ter sido uma viagem bem emocionante esta que você fez, principalmente se desceu a Serra da Graciosa de moto também. Se não foi, fica aqui a dica, vale muito a pena.

Veja os detalhes da Serra da Graciosa em nossa reportagem em Morretes - PR.

Visite o nosso site e conheça outros destinos:
http://www.familiamulleraventura.com.br/

Grande abraço,

Família Müller

Adauto Correia

 postado: 11/4/2010 14:32:56editar

Parabéns pela reprotagem sobre Curitiba. Sempre faça esses roteiros com amigos que nos visitam e ficam encantados com a cidade que hoje foi aclamada com o título de Cidade Sustentável de 2010, com todos os méritos.

Olá Adauto,

Obrigado pelo comentário e elogios a nossa reportagem!

Agradecemos também pela informação sobre o mais recente título da cidade, com certeza, bem merecido!

Visite também nosso site e conheça outros destinos:
http://www.familiamulleraventura.com.br/

Grande abraço,

Família Müller

NILENE

 postado: 12/11/2010 15:09:00editar

LINDO. GOSTARIA DE MORAR AI E QUERIA SABER COMO ALUGAR UMA CASA NUM BAIRRO FAMILIAR. com padarias, supermercado

Olá Nilene,

Obrigado pelo comentário!

Nós não residimos em Curitiba, no entanto, acredito que para escolher uma casa nos padrões que lhe agradem, o ideal é mesmo procurar uma imobliária local.

Grande abraço,
Família Müller


 

Últimos boletins

Veja também

Pantanal - MTParque Estadual da Cantareira - SP - Caminhada à Pedra Grande

 

editar    editar    editar    1.397 visitas    9 comentários