Webinário e Curso Online Gratuíto

Blogs > Família Muller Aventura > Viagens Nacionais > 

Iguape - SP

Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil. Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico, praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.

23 de Novembro de 2011.
Publicado por Família Muller Aventura  

Injustamente excluída da maioria dos livros de história, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, basta saber que a região era o divisor de águas mais ao sul do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, daí calcular a data de sua fundação, arriscamos a dizer que foi quase junto ao descobrimento de nosso país.

Quem tem o privilégio de percorrer o roteiro do Centro Histórico acompanhado por um guia local, encanta-se com a beleza e a rica história guardada nas construções datadas do início da colonização e dos Ciclos do Ouro e do Arroz, períodos de grande desenvolvimento econômico do município, entre os sec. 16 a 19. Graças a este acervo de casarios e igrejas preservadíssimo, recentemente foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico do Brasil.

Centro Histórico

Centro Histórico - Foto: Família Müller

Centro Histórico

Centro Histórico - Foto: Família Müller

Centro Histórico

Centro Histórico - Foto: Família Müller

Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico. Localizada a apenas 200 km de São Paulo e 260 km de Curitiba. Inserida no Pólo Ecoturístico de Lagamar, a cidade é envolvida pela Mata Atlântica. Dentro de seus limites estão 80% da área total da Estação Ecológica da Juréia – Itatins, a Estação Ecológica de Chauás, além de praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais que proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.

Caminhadas

A trilha do Morro do Espia é um convite à caminhada em meio a Mata Atlântica. Durante o percurso figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas. Depois de percorrer quase três quilômetros, chega-se ao Mirante da Pedra Lisa, que abriga a estátua do Cristo Redentor. A vista espetacular inclui a cidade de Iguape, Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e ao longe, a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. Para quem não pretende caminhar, mas gostaria de admirar a bela vista, o acesso ao mirante pode ser feito de carro, moto ou de bicicleta.

Figueira centenária

Figueira centenária - Foto: Família Müller

Vista da cidade do mirante

Vista da cidade do mirante - Foto: Família Müller

A caminhada que sobe ao Morro do Farol, também oferece uma vista imperdível. A trilha de aproximadamente 1 km, que leva ao farol utilizado para sinalizar às embarcações que adentram ao Mar Pequeno, é coberta por uma vegetação rasteira de gramíneas. La de cima avista-se a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida e o Maciço da Juréia.

Vista do Morro do Farol

Vista do Morro do Farol - Foto: Família Müller

A Trilha Ecológica da Vila Alegria, é uma trilha mais leve, está localizada as margens do Rio Suamirim, na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe. O passeio começa com a travessia de barco ou canoa do Rio Suamirim até chegar ao local de onde sai uma passarela de madeira de 250m sobre o mangue, no percurso, o guia descursa sobre as características do manguezal e da vegetação de restinga. Mais para frente, a atração é a visita a uma casa caiçara de farinha de mandioca.

Trilha Ecológica da Vila Alegria

Trilha Ecológica da Vila Alegria - Foto: Família Müller

Trilha Ecológica da Vila Alegria

Trilha Ecológica da Vila Alegria - Foto: Família Müller

Casa de Farinha

Casa de Farinha - Foto: Família Müller

Outra caminhada, desta vez, pela praia, é a que leva ao Costão da Juréia, localizado ao final da Praia da Juréia. Além de o lugar ser especialmente bonito, aqui pode se observar ecossistemas costeiros como o costão rochoso, a restinga e a mata atlântica de planície e de encosta. Adentrando a mata, logo na entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins, encontra-se a Cachoeira do Pocinho, um bálsamo para refrescar-se da caminhada e tirar a água salgada do corpo.

Trilha para o Costão da Juréia

Trilha para o Costão da Juréia - Foto: Família Müller

Trilha para o Costão da Juréia

Trilha para o Costão da Juréia - Foto: Família Müller

Rapel

Uma atividade que combina cultura e aventura é o rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes, mais conhecido por Caverna do Ódio. Conta uma lenda local que a caverna foi assim chamada por ser um lugar onde se castigavam escravos. Tornou-se um sítio arqueológico pelo fato de que aqui foram encontrados vestígios de ações de povos nômades há milhares de anos. O rapel que sai da parte de cima da caverna, tem 40 metros de altura, sendo 20 metros em rapel positivo e 20 metros em negativo. Indicado para iniciantes e crianças pela pouca altura e facilidade da atividade.

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes - Foto: Família Müller

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes - Foto: Família Müller

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes - Foto: Família Müller

Passeio de barco

A melhor maneira de conhecer o Estuário do Mar Pequeno é a bordo de um barco, uma canoa, ou um caiaque. O Mar Pequeno está entre os municípios de Iguape e Ilha Comprida e integra a região Estuarina-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, considerada um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo.

O roteiro do passeio de barco parte do centro de Iguape e segue pelo Mar Pequeno até a Praia do Leste. Nos 18 km percorridos, que passa pelo encontro do Rio Ribeira com o mar, o visitante além de desfrutar das belas paisagens que incluem ecossistemas da mata atlântica como o manguezal, a restinga e a mata de encosta, poderá observar aves como o guará-vermelho, colhereiro, garça azul, garça branca, biguá, martim-pescador, etc. No passeio que fizemos, tivemos o privilégio de avistar todas as aves aquáticas e também um jacaré. A pesca esportiva é permitida e há também a possibilidade de aprender sobre a pesca artesanal.

Passeio de barco pelo Mar Pequeno

Passeio de barco pelo Mar Pequeno - Foto: Família Müller

Guarás Vermelhos

Guarás Vermelhos - Foto: Família Müller

Passeio de barco pelo Mar Pequeno

Passeio de barco pelo Mar Pequeno - Foto: Família Müller

Cultura e Artesanato

Museu Histórico e Arqueológico

Localizado no Centro Histórico foi instalado no local da 1ª Casa de Fundição de Ouro do Brasil. O museu conta com painéis e gráficos fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os Ciclos do Ouro e Arroz. O destaque vai para a exposição arqueológica onde se encontram sinais da ocupação Pré-Colonial, com objetos líticos, ósseos e cerâmicos, confeccionados por grupos humanos da Pré-História Brasileira, inclusive os dos “Pescadores Coletores do Litoral” que deixaram os “Sambaquis”, cujos vestígios mais antigos datam de cinco mil anos.

Museu Histórico e Arqueológico<br />

Museu Histórico e Arqueológico
- Foto: Família Müller

Museu de Arte Sacra

Instalado na Igreja do Rosário guarda um acervo com cerca de 100 peças dos séculos 18 e 19, composto por santos, pratarias, estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

A igreja em estilo barroco foi construída em pedra, argamassa e óleo de baleia, por escravos, entre os séculos 18 e 19. Abriga a imagem de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Iguape e a do Senhor Bom Jesus de Iguape, que anualmente atrai para a basílica cerca de 150 mil visitantes, entre romeiros e turistas, durante as festividades dedicadas ao Senhor Bom Jesus, realizada entre os dias 28 de Julho a 6 de Agosto.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape<br />

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape
- Foto: Família Müller

Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões"

Instalado no espaço do antigo Mercado Municipal, às margens do Mar Pequeno, no centro de Iguape, o CITUR abriga a exposição e venda permanente de artesanato e produtos caseiros como esculturas em argila, entalhes em madeira, cestarias, móveis de bambu, papel artesanal com fibras vegetais entre outros artesanatos e trabalhos manuais. O local também oferece oficinas de confecção de produtos artesanais como à de panelas feitas em barro. Também é um ponto de informações turísticas onde se podem contratar passeios e alugar bicicletas.

Oficina de confecção de panelas feitas em barro

Oficina de confecção de panelas feitas em barro - Foto: Família Müller

Passeio de bike pelo centro Histórico

Passeio de bike pelo centro Histórico - Foto: Família Müller

Passeio de bike pela margem do Mar Pequeno

Passeio de bike pela margem do Mar Pequeno - Foto: Família Müller

Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões" – CITUR
Av. Princesa Isabel s/n° - Centro
Tel: 13-38411016
www.artesanatodeiguape.com.br

Agências Receptivas:

Associação de Monitores Ambientais de Iguape
Informações e agendamento de roteiros: tel: 13-97269995
alessandra@amaiiguape.com.br
www.amaiiguape.com.br

Iguape Adventure - Esportes de Aventura
Oferece o Rapel na caverna do Ódio, entre outras aventuras e caminhadas.
Tel: 11-7888-1151
Cel: 11-8307-9553
E-mail: igpadventure@bol.com.br
Blog: igpadventure.blogspot.com

Onde Comer:

A culinária caiçara pode ser experimentada em vários restaurantes da cidade, não deixe de provar a moqueca de manjuba, a tainha fresca recheada e assada na folha de bananeira e a caldeirada.

Restaurante Itacurumins
Endereço: Rua Porto do Rosário n°02 - Centro

Restaurante Capitain Píer
Estrada Mun. Turística Vereador Manoel Alves da Silva n° 2300 - Toca do Bugio

Pizzaria Canal
Largo Durvalino Vieira n° 83 - Centro

Restaurante As Caiçaras
Rua Papa João XXIII n° 33 – Centro
Blog: ascaicaras.blogspot.com

Restaurante Rainha do Mar
Endereço: Rua Papa João XXIII n° 408 – Barra do Ribeira

Restaurante Silvi
Endereço: Rua 9 de Julho n° 288 – Centro

Onde ficar:

Pousada Recanto das Aves
Estrada do Icapara km 3,5 – Bairro Enseada
Tel: 13-9711-7812
Cel: 13-9758-3245
www.pousadarecantodasaves.com

Charmosa pousada localizada à beira do Mar Pequeno, oferece hospedagem em chalés de 2 a 6. Possui ótima infra-estrutura que conta com piscina, sala de jogos, playground e acesso a internet. O restaurante da pousada serve sob encomenda, refeições para hóspedes que desejem provar da deliciosa culinária caiçara.

Chalé da Pousada Recanto das Aves

Chalé da Pousada Recanto das Aves - Foto: Família Müller

Café da manhã na Pousada Recanto das Aves

Café da manhã na Pousada Recanto das Aves - Foto: Família Müller

Luau na Pousada Recanto das Aves

Luau na Pousada Recanto das Aves - Foto: Família Müller


Visite o site da Família Muller


Curta nossa fanpage no Facebook.

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Hi-Tec

Copa Gastronomia & Futebol
Poddium Restaurante
Gatorade

Conheça nossa Revista online

Leitura gratuíta, siga o link:

http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=77908

Revista online Boa Viagem! Dicas da Família Müller

Revista online Boa Viagem! Dicas da Família Müller - Foto: Edição 3

Conheça nosso livro

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller - Foto: Família Muller

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

lucinéia

 postado: 10/12/2011 19:18:59editar

esta cidade é o meu paraíso na terra....
amoooooooooo e me encanto a cada dia mas....

Olá Lucinéia,

Obrigado pelo comentário!
Iguape merece mesmo todos os elogios !
Um abraço,

Família Müller

cleber Dantas

 postado: 11/12/2011 01:08:56editar

Obrigado pela dica de minha proxima ferias

Olá Cleber,

Obrigado pelo comentário!

Com certeza vai aproveitar muito suas férias em Iguape. A cidade oferece uma ótima relação custo X benefício!

Um abraço,

Família Müller

valmir leal

 postado: 11/12/2011 09:06:16editar

qual o valor das diarias da pousadas e chales por favor mande pelo meu email gostei muito do lugar e queria visita-lo sem mais obrigado vlealcasa@

Olá Valmir,

Nós apenas fizemos a reportagem com as dicas de passeios, hospedagem e restaurantes. Para saber os valores das diária na Pousada Recanto das Aves é necessário entrar em contato com eles pelos telefones ou e-mail.

Iguape é um lugar lindo e repleto de atividades de ecoturismo e aventura, que combina muito bem o custo X benefício.
desde já, ótima viagem para você!

Um abraço
Família Müller

fabio louriel

 postado: 12/12/2011 19:09:57editar

Parabens....!! muito bom ..., OTIMO !!!!!

Olá Fábio,

Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho!

Um abraço,
Família Müller

MIKE SIEBERT

 postado: 13/12/2011 01:22:47editar

Tive o previlegio de ser um dos primeiros a fazer pescaria na região e dos pioneiros em PEDRINHAS onde havia algumas familias de caiçaras de origem portuguesa. Isto foi no inicio dos anos 60.Foi muito boa suas visitas na região e divulgar.PARABENS MIKE

Olá Mike,

Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho!

Acreditamos que deva mesmo ter sido um privilégio conhecer Iguape nos anos 60, pois se ainda hoje conserva muitas das suas belezas naturais e históricas, imagine naquela época..

Um abraço,
Família Müller

leleka

 postado: 15/12/2011 17:13:00editar

Muito linnnnnnnnnnnndoo é um belo trabalho

Olá Leleka,

Obrigado pelo cometário e elogios ao nosso trabalho.

Iguape é mesmo muito bonito, vale a pena visitar !

Um abraço,

Família Müller

Milton Tavares Cardoso

 postado: 19/12/2011 22:46:07editar

Estou vendo Iguape aqui na NET, realmente é bacano, para
disíaco, Natureza e bela ainda, agora eu pergunto: até quando! Pois as medida q vai chegando pregresso, especu
lação imobiliária, asfalto e tal, vai descaracterizando de pouco a pouco o belo e o natural do lugar, piçarra em
cima dos areais e tal. É uma pena e mesmo um crime, mas é a realidade nua e crua. Seria bom se Iguape fosse natural de uma forma definitiva e eterna. Apenas seria bom, mas, não é

Olá Milton,

Obrigado pelo cometário! Suas considerações são importantes, precisamos aprender a lidar com o progresso que preserva !

Um abraço,

Família Müller

Rockão Guia Chapada Diamantina

 postado: 2/1/2012 19:32:10editar

Estive em Iguape no ano 2000 e só tenho boas recordaçôes, fico feliz por este paraíso...

Olá Rockão

Obrigado pelo comentário !
Iguape é mesmo um paraíso, não apenas natural, mas também cultural!

Grande abraço!

Família Müller

marcia

 postado: 8/7/2013 21:35:17editar

eu nasci e me criei em iguape nunca dei valor a minha raizes lá ;é realmente lindooooo

Olá Marcia,

Que bom que descobriu sua cidade, é mesmo muito especial!
Um abraço,

Família Müller

Regina

 postado: 5/7/2014 13:12:40editar

Olá! Estarei em Iguape na próxima semana e tenho pesquisado muito, essas foram as melhores informações que encontrei. Um abraço!

Olá Regina,

Obrigado pelas palavras de elogio ao nosso trabalho! Procuramos sempre informar o leitor com todos os atrativos do destino, para que possa desfrutar de uma ótima viagem!
Grande abraço!
Família Müller


 

Últimos boletins

Veja também

Bombinhas - paraíso catarinenseParaíso Eco-Lodge

 

editar    editar    editar    0 visitas    8 comentários