Iguape - SP

Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil. Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico, praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.

  
  

Injustamente excluída da maioria dos livros de história, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, basta saber que a região era o divisor de águas mais ao sul do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, daí calcular a data de sua fundação, arriscamos a dizer que foi quase junto ao descobrimento de nosso país.

Quem tem o privilégio de percorrer o roteiro do Centro Histórico acompanhado por um guia local, encanta-se com a beleza e a rica história guardada nas construções datadas do início da colonização e dos Ciclos do Ouro e do Arroz, períodos de grande desenvolvimento econômico do município, entre os sec. 16 a 19. Graças a este acervo de casarios e igrejas preservadíssimo, recentemente foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico do Brasil.

Centro Histórico
Centro Histórico
Centro Histórico

Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico. Localizada a apenas 200 km de São Paulo e 260 km de Curitiba. Inserida no Pólo Ecoturístico de Lagamar, a cidade é envolvida pela Mata Atlântica. Dentro de seus limites estão 80% da área total da Estação Ecológica da Juréia – Itatins, a Estação Ecológica de Chauás, além de praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais que proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.

Caminhadas

A trilha do Morro do Espia é um convite à caminhada em meio a Mata Atlântica. Durante o percurso figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas. Depois de percorrer quase três quilômetros, chega-se ao Mirante da Pedra Lisa, que abriga a estátua do Cristo Redentor. A vista espetacular inclui a cidade de Iguape, Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e ao longe, a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. Para quem não pretende caminhar, mas gostaria de admirar a bela vista, o acesso ao mirante pode ser feito de carro, moto ou de bicicleta.

Figueira centenária
Vista da cidade do mirante

A caminhada que sobe ao Morro do Farol, também oferece uma vista imperdível. A trilha de aproximadamente 1 km, que leva ao farol utilizado para sinalizar às embarcações que adentram ao Mar Pequeno, é coberta por uma vegetação rasteira de gramíneas. La de cima avista-se a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida e o Maciço da Juréia.

Vista do Morro do Farol

A Trilha Ecológica da Vila Alegria, é uma trilha mais leve, está localizada as margens do Rio Suamirim, na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe. O passeio começa com a travessia de barco ou canoa do Rio Suamirim até chegar ao local de onde sai uma passarela de madeira de 250m sobre o mangue, no percurso, o guia descursa sobre as características do manguezal e da vegetação de restinga. Mais para frente, a atração é a visita a uma casa caiçara de farinha de mandioca.

Trilha Ecológica da Vila Alegria
Trilha Ecológica da Vila Alegria
Casa de Farinha

Outra caminhada, desta vez, pela praia, é a que leva ao Costão da Juréia, localizado ao final da Praia da Juréia. Além de o lugar ser especialmente bonito, aqui pode se observar ecossistemas costeiros como o costão rochoso, a restinga e a mata atlântica de planície e de encosta. Adentrando a mata, logo na entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins, encontra-se a Cachoeira do Pocinho, um bálsamo para refrescar-se da caminhada e tirar a água salgada do corpo.

Trilha para o Costão da Juréia
Trilha para o Costão da Juréia

Rapel

Uma atividade que combina cultura e aventura é o rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes, mais conhecido por Caverna do Ódio. Conta uma lenda local que a caverna foi assim chamada por ser um lugar onde se castigavam escravos. Tornou-se um sítio arqueológico pelo fato de que aqui foram encontrados vestígios de ações de povos nômades há milhares de anos. O rapel que sai da parte de cima da caverna, tem 40 metros de altura, sendo 20 metros em rapel positivo e 20 metros em negativo. Indicado para iniciantes e crianças pela pouca altura e facilidade da atividade.

Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes
Rapel no Sítio Arqueológico Benedito Fortes

Passeio de barco

A melhor maneira de conhecer o Estuário do Mar Pequeno é a bordo de um barco, uma canoa, ou um caiaque. O Mar Pequeno está entre os municípios de Iguape e Ilha Comprida e integra a região Estuarina-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, considerada um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo.

O roteiro do passeio de barco parte do centro de Iguape e segue pelo Mar Pequeno até a Praia do Leste. Nos 18 km percorridos, que passa pelo encontro do Rio Ribeira com o mar, o visitante além de desfrutar das belas paisagens que incluem ecossistemas da mata atlântica como o manguezal, a restinga e a mata de encosta, poderá observar aves como o guará-vermelho, colhereiro, garça azul, garça branca, biguá, martim-pescador, etc. No passeio que fizemos, tivemos o privilégio de avistar todas as aves aquáticas e também um jacaré. A pesca esportiva é permitida e há também a possibilidade de aprender sobre a pesca artesanal.

Passeio de barco pelo Mar Pequeno
Guarás Vermelhos
Passeio de barco pelo Mar Pequeno

Cultura e Artesanato

Museu Histórico e Arqueológico

Localizado no Centro Histórico foi instalado no local da 1ª Casa de Fundição de Ouro do Brasil. O museu conta com painéis e gráficos fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os Ciclos do Ouro e Arroz. O destaque vai para a exposição arqueológica onde se encontram sinais da ocupação Pré-Colonial, com objetos líticos, ósseos e cerâmicos, confeccionados por grupos humanos da Pré-História Brasileira, inclusive os dos “Pescadores Coletores do Litoral” que deixaram os “Sambaquis”, cujos vestígios mais antigos datam de cinco mil anos.

Museu Histórico e Arqueológico<br />

Museu de Arte Sacra

Instalado na Igreja do Rosário guarda um acervo com cerca de 100 peças dos séculos 18 e 19, composto por santos, pratarias, estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

A igreja em estilo barroco foi construída em pedra, argamassa e óleo de baleia, por escravos, entre os séculos 18 e 19. Abriga a imagem de Nossa Senhora das Neves, padroeira de Iguape e a do Senhor Bom Jesus de Iguape, que anualmente atrai para a basílica cerca de 150 mil visitantes, entre romeiros e turistas, durante as festividades dedicadas ao Senhor Bom Jesus, realizada entre os dias 28 de Julho a 6 de Agosto.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape<br />

Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões"

Instalado no espaço do antigo Mercado Municipal, às margens do Mar Pequeno, no centro de Iguape, o CITUR abriga a exposição e venda permanente de artesanato e produtos caseiros como esculturas em argila, entalhes em madeira, cestarias, móveis de bambu, papel artesanal com fibras vegetais entre outros artesanatos e trabalhos manuais. O local também oferece oficinas de confecção de produtos artesanais como à de panelas feitas em barro. Também é um ponto de informações turísticas onde se podem contratar passeios e alugar bicicletas.

Oficina de confecção de panelas feitas em barro
Passeio de bike pelo centro Histórico
Passeio de bike pela margem do Mar Pequeno

Centro Integrado de Turismo "Antídio Baptista Simões" – CITUR
Av. Princesa Isabel s/n° - Centro
Tel: 13-38411016
www.artesanatodeiguape.com.br

Agências Receptivas:

Associação de Monitores Ambientais de Iguape
Informações e agendamento de roteiros: tel: 13-97269995
alessandra@amaiiguape.com.br
www.amaiiguape.com.br

Iguape Adventure - Esportes de Aventura
Oferece o Rapel na caverna do Ódio, entre outras aventuras e caminhadas.
Tel: 11-7888-1151
Cel: 11-8307-9553
E-mail: igpadventure@bol.com.br
Blog: igpadventure.blogspot.com

Onde Comer:

A culinária caiçara pode ser experimentada em vários restaurantes da cidade, não deixe de provar a moqueca de manjuba, a tainha fresca recheada e assada na folha de bananeira e a caldeirada.

Restaurante Itacurumins
Endereço: Rua Porto do Rosário n°02 - Centro

Restaurante Capitain Píer
Estrada Mun. Turística Vereador Manoel Alves da Silva n° 2300 - Toca do Bugio

Pizzaria Canal
Largo Durvalino Vieira n° 83 - Centro

Restaurante As Caiçaras
Rua Papa João XXIII n° 33 – Centro
Blog: ascaicaras.blogspot.com

Restaurante Rainha do Mar
Endereço: Rua Papa João XXIII n° 408 – Barra do Ribeira

Restaurante Silvi
Endereço: Rua 9 de Julho n° 288 – Centro

Onde ficar:

Pousada Recanto das Aves
Estrada do Icapara km 3,5 – Bairro Enseada
Tel: 13-9711-7812
Cel: 13-9758-3245
www.pousadarecantodasaves.com

Charmosa pousada localizada à beira do Mar Pequeno, oferece hospedagem em chalés de 2 a 6. Possui ótima infra-estrutura que conta com piscina, sala de jogos, playground e acesso a internet. O restaurante da pousada serve sob encomenda, refeições para hóspedes que desejem provar da deliciosa culinária caiçara.

Chalé da Pousada Recanto das Aves
Café da manhã na Pousada Recanto das Aves
Luau na Pousada Recanto das Aves

Visite o site da Família Muller


Curta nossa fanpage no Facebook.

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Hi-Tec

Copa Gastronomia & Futebol
Poddium Restaurante
Gatorade

Conheça nossa Revista online

Leitura gratuíta, siga o link:

http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=77908

Revista online Boa Viagem! Dicas da Família Müller

Conheça nosso livro

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller
  
  

Publicado por em

Regina

Regina

5/7/2014 13:12:40
Olá! Estarei em Iguape na próxima semana e tenho pesquisado muito, essas foram as melhores informações que encontrei. Um abraço!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Regina, Obrigado pelas palavras de elogio ao nosso trabalho! Procuramos sempre informar o leitor com todos os atrativos do destino, para que possa desfrutar de uma ótima viagem! Grande abraço! Família Müller
Marcia

Marcia

8/7/2013 21:35:17
eu nasci e me criei em iguape nunca dei valor a minha raizes lá ;é realmente lindooooo

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marcia, Que bom que descobriu sua cidade, é mesmo muito especial! Um abraço, Família Müller
Rockão Guia Chapada Diamantina

Rockão Guia Chapada Diamantina

2/1/2012 19:32:10
Estive em Iguape no ano 2000 e só tenho boas recordaçôes, fico feliz por este paraíso...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rockão Obrigado pelo comentário ! Iguape é mesmo um paraíso, não apenas natural, mas também cultural! Grande abraço! Família Müller
Milton Tavares Cardoso

Milton Tavares Cardoso

19/12/2011 22:46:07
Estou vendo Iguape aqui na NET, realmente é bacano, para
disíaco, Natureza e bela ainda, agora eu pergunto: até quando! Pois as medida q vai chegando pregresso, especu
lação imobiliária, asfalto e tal, vai descaracterizando de pouco a pouco o belo e o natural do lugar, piçarra em
cima dos areais e tal. É uma pena e mesmo um crime, mas é a realidade nua e crua. Seria bom se Iguape fosse natural de uma forma definitiva e eterna. Apenas seria bom, mas, não é

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Milton, Obrigado pelo cometário! Suas considerações são importantes, precisamos aprender a lidar com o progresso que preserva ! Um abraço, Família Müller
Leleka

Leleka

15/12/2011 17:13:00
Muito linnnnnnnnnnnndoo é um belo trabalho

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Leleka, Obrigado pelo cometário e elogios ao nosso trabalho. Iguape é mesmo muito bonito, vale a pena visitar ! Um abraço, Família Müller
MIKE SIEBERT

MIKE SIEBERT

13/12/2011 01:22:47
Tive o previlegio de ser um dos primeiros a fazer pescaria na região e dos pioneiros em PEDRINHAS onde havia algumas familias de caiçaras de origem portuguesa. Isto foi no inicio dos anos 60.Foi muito boa suas visitas na região e divulgar.PARABENS MIKE

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Mike, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Acreditamos que deva mesmo ter sido um privilégio conhecer Iguape nos anos 60, pois se ainda hoje conserva muitas das suas belezas naturais e históricas, imagine naquela época.. Um abraço, Família Müller
Fabio louriel

Fabio louriel

12/12/2011 19:09:57
Parabens....!! muito bom ..., OTIMO !!!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fábio, Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho! Um abraço, Família Müller
Valmir leal

Valmir leal

11/12/2011 09:06:16
qual o valor das diarias da pousadas e chales por favor mande pelo meu email gostei muito do lugar e queria visita-lo sem mais obrigado vlealcasa@

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Valmir, Nós apenas fizemos a reportagem com as dicas de passeios, hospedagem e restaurantes. Para saber os valores das diária na Pousada Recanto das Aves é necessário entrar em contato com eles pelos telefones ou e-mail. Iguape é um lugar lindo e repleto de atividades de ecoturismo e aventura, que combina muito bem o custo X benefício. desde já, ótima viagem para você! Um abraço Família Müller
Cleber Dantas

Cleber Dantas

11/12/2011 01:08:56
Obrigado pela dica de minha proxima ferias

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Cleber, Obrigado pelo comentário! Com certeza vai aproveitar muito suas férias em Iguape. A cidade oferece uma ótima relação custo X benefício! Um abraço, Família Müller
Lucinéia

Lucinéia

10/12/2011 19:18:59
esta cidade é o meu paraíso na terra....
amoooooooooo e me encanto a cada dia mas....

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Lucinéia, Obrigado pelo comentário! Iguape merece mesmo todos os elogios ! Um abraço, Família Müller