Ilhabela / SP - Um paraíso da natureza

Localizada no litoral paulista e separada do continente pelo Canal de São Sebastião, Ilhabela tem acesso apenas por balsa (15 min. de travessia), ou outras vias marítimas.

  
  
Pico do Baepí visto da Escuna

Com 39 praias, de tamanhos e características distintas, encontradas em 128 km de costa e considerada a segunda maior ilha oceânica do Brasil, Ilhabela abriga também mais de trezentas cachoeiras.

Transformada em Parque Estadual em quase sua totalidade, resguarda uma fauna e flora de inesgotável variedade.

Na Vila, as construções preservadas como a Igreja de Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso, o prédio da Câmara Municipal de Vereadores, o Píer da Vila e os velhos canhões trazidos pelos Portugueses, combinados com a modernidade rústica do comércio e dos restaurantes, são um charme especial.

A apenas 209 km de São Paulo e a 15 min de balsa de São Sebastião no litoral norte paulista, este paraíso oferece várias opções de ecoturismo e atividades de aventura, que podem ser desfrutados em qualquer época do ano.

Assista ao vídeo de nosso passeio na Vila

Cavalgada e caminhada no Parque Estadual

Para começar a visita pela ilha, nossa sugestão é uma cavalgada até a entrada da trilha da Água Branca, que fica dentro do Parque Estadual, criado para preservar uma das maiores áreas de Mata Atlântica (3%) do estado de São Paulo.

A cavalgada começa na estrada que dá acesso à portaria do parque de onde se inicia a Trilha da Água Branca. Com 2.145 metros de extensão e pouca dificuldade, a caminhada é muito agradável, passa por várias cachoeiras.

A primeira parada é o Poço da Pedra, por volta de 500 m da entrada da trilha está a Cachoeira da Escada, onde uma deliciosa piscina natural é formada pela água que desce a escada da cachoeira.

Na seqüência, a ducha e o tobogã que são poços menores, mas bem vindos para um refresco na caminhada. Ao final da trilha chega-se a Cachoeira da Água Branca.

Na volta, a dica é parar os cavalos no mirante que fica a poucos km da portaria do Parque e apreciar a vista.
A Archipélagos, agência receptiva local, oferece a cavalgada incluindo um guia que também acompanha a caminhada.

Entrada do Parque Estadual de Ilhabela
Cachoeira da escada

Para aqueles que preferem apenas caminhar, seguir de carro, a pé ou de transporte público até a entrada do Parque Estadual. A trilha da Água Branca é sinalizada em toda a sua extensão.

Assista ao vídeo desta atividade

Passeio de escuna, mergulho livre e autônomo

O litoral de Ilhabela é um dos mais procurados para a prática do mergulho, livre ou autônomo.

Vista da escuna

Optamos por começar pelo mergulho livre. Para enriquecer a atividade, contratamos o passeio de escuna na Ilha Adventure ( R$ 35,00 p/p), que navega por 17 praias. Na praia da Fome, local da primeira parada, é possível mergulhar, as águas são claras e a visibilidade boa na maior parte do ano. Neste mergulho avistamos estrelas do mar, diversas espécies de peixes e uma tartaruga. Para esta atividade, você precisa levar seu próprio equipamento.


Mergulho livre na praia da Fome
Mergulho livre na praia da Fome

A praia do Jabaquara é a segunda parada, não é tão boa para o mergulho quanto à da Fome, mas possui estrutura de restaurante e lanches. As mesas são colocadas debaixo de grandes árvores na praia.

Separada por um pequeno canal da Praia das Pedras Miúdas, a Ilha das Cabras é o local ideal para fazer o Dive Discovery. A Colonial Diver oferece esta atividade para aqueles que não possuem o certificado de mergulho autônomo. O programa inclui instruções básicas para o uso do equipamento e um mergulho no mar acompanhado de instrutor.

A visibilidade do local varia de 2 a 6 m dependendo das correntes e condição do tempo, a profundidade vai de 2 a 12 m no ponto mais fundo. Neste mergulho vimos muitos ouriços, peixes de pequeno e médio porte, esponjas e estrelas do mar.


Estrela do mar vista no mergulho livre
Batismo na Ilha das cabras

Para quem já possui o certificado de mergulho, Ilhabela proporciona mergulhos de rara beleza. A Colonial Diver realiza mergulhos a alguns naufrágios, são mais de 50 navios por toda a costa e pelas Ilhas Sumítica, Vitória, Cotó e Figueira, também aluga equipamentos.

Para quem tem mais tempo na Ilha, a agência ministra cursos de mergulho autônomo em quatro dias, com 28 hs de duração.

Assista ao vídeo do mergulho

Cachoeirismo na cachoeira dos Três Tombos

A cachoeira dos Três Tombos, na praia da Feiticeira é perfeita para a prática do cachoeirismo (R$ 80,00 p/p, min 2 pesooas com a agência Archipelagos). Depois de caminhar por 40 min, chega-se ao topo da primeira queda onde é ancorado o rapel. Apenas a vista lá de cima já compensa o esforço.


Rapel na Cachoeira dos Tres Tombos
Rapel na Cachoeira dos Três Tombos

Pela primeira vez fomos instruídos a descer de meias e não com as papetes, e tivemos uma surpresa ao notar que a novidade deu certo, as meias fixam bem os pés à rocha evitando aqueles escorregões desagradáveis que geralmente acontecem no início dos cachoeirismos. A descida é bem tranqüila e toda positiva, própria para iniciantes.

Cachoeiras

Ilhabela abriga muitas cachoeiras para conhecê-las é preciso ficar muito tempo na Ilha, nós tivemos a oportunidade de estar em três delas.

Cachoeira da Toca

Fica a 5 km da balsa, no sentido da baía dos Castelhanos. A maior atração desta cachoeira são os tobogãs formados pelo curso das águas, que caem numa piscina natural. O local conta também com algumas trilhas, entre elas a que leva a ruína da casa do Pirata Borges, uma das lendas que cercam a cachoeira. A propriedade é privada e cobra uma pequena taxa dos visitantes para a manutenção.

Escorrega na Cachoeira da Toca

Cachoeira do Gato

O acesso a esta cachoeira se dá partindo de uma trilha que sai do lado esquerdo da praia de Castelhanos. Para chegar até lá, é aconselhável contratar o passeio de dia inteiro à praia de Castelhanos, e acompanhar o guia que leva até a queda de 70 m que surge em meio à mata atlântica. Sem dúvida, um passeio imperdível.

Cachoeira do Gato

Cachoeira da Laje

Segundo as agências de ecoturismo esta cachoeira é uma das mais belas de Ilhabela, o acesso a ela se dá por meio de uma hora de caminhada média com início na ponta de Sepitiba, seguindo pela trilha que dá acesso à praia do Bonete. O rio vai descendo pelas pedras até encontrar o mar, formando várias piscinas naturais ótimas para banho.


Cachoeira da Laje
Cachoeira da Laje
Cachoeira da Laje

Para quem quer mais aventura

Subida ao Pico do Baepi

Com 1050 m de altitude e uma das mais belas vistas da Ilhabela, o Pico do Baepí é um convite ao trekking. Esta caminhada difícil por cerca de 3,5 km em aproximadamente 5 h entre ida e volta, deve ser acompanhada por guia especializado (a Archipélago disponibiliza guias locais), e só é indicada à aqueles que possuem um bom preparo físico. O esforço é grande, a trilha passa por um terreno íngreme cheios de raízes, pedras e arbustos, em alguns pedaços é preciso à ajuda das mãos para subir.


Pico do Baepí visto da Escuna

O grande esforço exige recompensa e ela vem na melhor forma: Uma esplêndida paisagem! Em dias claros a vista alcança as montanhas de Ilhabela, o canal e boa parte da Serra do Mar. Sem dúvida o melhor lugar para apreciar a Ilha.
O local não tem nenhuma estrutura, é preciso levar muita água, repelente, protetor e lanche.

Assista ao vídeo deste trekking

Trilha para a praia do Bonete

A trilha para esta praia tem início na Ponta de Sepetiba, do mesmo local de onde sai à trilha para a Cachoeira da Laje. A trilha de média dificuldade estende-se por 12 km, normalmente percorridos em 3h30min. Pelo caminho que possui subidas íngremes e trechos de erosão, o aventureiro poderá refrescar-se nas cachoeiras da Laje e do Areado. Ao final da caminhada é possível avistar a praia, que é considerada uma das mais bonitas do Brasil. O boneteiros, como são chamados os moradores da vila, formam uma comunidade isolada, sem luz elétrica e vivem praticamente da pesca e de levar em suas pequenas canoas os turistas de volta para o sul da Ilha, quando o mar permite. Com mais tempo, passar a noite por lá e voltar apenas no dia seguinte (ou dias depois) é um bom programa. A pousada Canto Bravo – www.cantobravo.com.br tel.: (12) 3896-5111, recebe visitantes de todas as idades que pretendem desfrutar de uma hospedagem aconchegante e diferenciada, com a garantia de ser inesquecível.

Outros passeios

Sítio Santa Seiva

Escondido numa das costeiras do sul da Ilha está o Sítio Santa Seiva. Para quem gosta de experimentar hospedagens alternativas, o lugar não decepciona. Todas as cabanas têm vista para o mar e foram construídas com terra crua, matéria orgânica, insumos e ornamentadas com lindas pinturas e material de reciclagem e ferro velho.
Se não quiser se hospedar, você pode apenas passar o dia no sítio, aproveitando a Trilha dos Sentidos, onde a proposta é chegar à costeira sentindo o cheiro das flores, ouvindo os sons da mata, sem perder as belezas que avista alcança e pelo toque, sentir as plantas e frutos que desabrocham na mata. Quem tem mais experiência no snorkelling pode arriscar um mergulho na costeira. O pôr do sol ali também é um dos mais bonitos da Ilha, mas não se esqueça de levar lanterna e repelente.
O Sítio Santa Seiva fica ao sul da Ilha, acesse o site e veja.

Praia de Castelhanos

O acesso a esta praia é feito por veículos com tração 4 X 4 numa estrada bem acidentada. É ideal contratar o programa da agência Archipélagos, que além de levar o turista em seus veículos, inclue a caminhada à Cachoeira do Gato com acompanhamento de guia. O passeio dura o dia inteiro, a praia tem águas agitadas e é muito comum surfistas por lá, mas quando não há ondulação é ótima para mergulho livre perto das rochas da ilhota, que fica bem no meio da praia. Na beira da praia, alguns caiçaras preparam o famoso “azul-marinho” em pequenos restaurantes, o prato é muito saboroso.

Off road para praia de castelhanos

Dica de viagem

Por onde andar na Ilha leve sempre um repelente, pois apesar de controlados, ainda existem muitos borrachudos por lá. Alguns lugares (como a cachoeira da Toca) possuem um óleo grosso de citronela oferecido gratuitamente no local. Apesar da “meleca” os borrachudos realmente nem chegam perto.

Como Chegar

De carro: Pela Via Dutra, Rodovia Airton Senna (SP 170) e Rodovia Carvalho Pinto até São José dos Campos e pela Rodovia dos Tamoios (SP 99), até Caraguatatuba. Seguir rumo a São Sebastião pela Rodovia Rio Santos (BR 101). Pegar a balsa para cruzar o canal e chegar à Ilhabela. Pela Rio-Santos, o visitante chega direto a São Sebastião.
De ônibus: Seguir nos ônibus com destino a São Sebastião, de lá pegar a balsa (15 min.) até Ilhabela.

Onde ficar:

Resort de Charme Fazenda Siriúba
A fazenda oferece como opção de hospedagem 8 casas para famílias e apartamentos para casais e até 3 pessoas. A fazenda tem muito verde e fica de frente para a praia, conta com piscina e quadras de tênis na área de lazer. As diárias dependem das acomodações.
Av Leonardo Reale, 2552 – Praia da Siriúba
Tel.: (12) 3896-1050

Pousada do Alemão
A pousada é um ambiente agradável e acolhedor e as acomodações são amplas e confortáveis, conta com piscina na área de lazer e restaurante. As diárias para casal custam a partir de R$ 120,00 com café da manhã.
Av. Riachiuelo, 6926 – Praia do Curral
Tel.: (12) 3894-9290 / 9380

Pousada Montemar
Ambiente rústico bonito e com acomodações confortáveis, na área de lazer conta com piscina e uma quadra de tênis.
Rua Joaquim José da Silva, 281 – Praia de Itaguaçu.
Diárias a partir de R$ 100,00 o casal com café da manhã.
Tel.: (12) 3896-1643 - fax: (12) 3896-2702

Pousada Vila Caiçara
Pequena e aconchegante, conta com piscina na área de lazer. Diárias a partir de R$ 100,00 com café da manhã.
Rua Antero da Silva pinto, 51 – Perequê
Tel.:(12) 3896-5680

Onde comer:

All Mirante Bar e Restaurante
Um ambiente inovador a beira de uma costeira, que abriga uma decoração rústica combinada a pratos especiais, boa música ambiente e um belíssimo por do sol.
Para escaladores, na costeira do restaurante existem 6 vias de escalada e uma caverna com 12 m para rapel, é só chegar, levar o equipamento e aproveitar.
Av. Governador Mario Covas Jr., 16.600 – Borrifos – Sul da Ilha
Tel.: (12) 3894-1831

“Nova Iorqu”i” Bar e Restaurante
Num ambiente gostoso e com o visual de um belo por do sol, serve principalmente frutos do mar.
Av Governador Mario Covas Jr., 18322
(12) 3894-1833 / 1565

Quintal Forneria – Pizzas e massas
O nome diz bem a característica do local, a sensação é de estar no quintal de casa, e as pizzas são deliciosas, ao gosto do freguês.
Av. Riachuelo, 6455 – Praia Grande
Tel.: (12) 3894-1306

Bartatas Restaurante e Choperia
Localizado bem no centro da Vila, o melhor do cardápio são as batatas rosti, com diversos recheios.
Rua da Padroeira, 12 – Shopping Villa da Vila.
Tel.: (12) 3896-1314

Max Paladar
Self service por quilo, bem variado e saboroso.
Av. São João, esquina com a rua do Supermercado.
Tel.: (12) 3896-2025

Aeroilha Restaurante
No centro da Vila, tem ambiente a beira mar, serve uma deliciosa caldeirada entre outros pratos de frutos do mar.
Praça da Bandeira, 01 – Vila

Agências de ecoturismo e aventura

Archipélagos
Além das caminhadas ao Pico do Baepí, ao Bonete, do cachoeirismo, da cavalgada e do passeio até Castelhanos, oferece também tours de carro com guia pela Ilhabela (R$ 80,00 p/p/, min. 2). Para pagamentos à vista concede desconto de R$ 10,00 em todas as atividades.
Av. Pedro Paula de Moraes, 713 – Pequeá tel.: (12) 3896-3557 / 2805 (11) 8221-3837

Colonial Diver
Realiza mergulhos autônomos e livres, além de alugar todo equipamento para a prática. No mesmo local, funciona a Pousada Colonial, ideal para os interessados em mergulhar.
Av Brasil, 1751 – Pedras Miúdas
Tel.: (12) 3894-9459 / 1065

Ilha Adventure
Oferece o passeio de escuna entre outras atividades.
Av. Princesa isabel, 605 – Perequê
(12) 3696-5399


Conheça nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Geratherm
Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Bota na Trilha
VIVO Zap
Gatorade


  
  

Publicado por em

Dayene Mendes

Dayene Mendes

10/10/2010 17:19:31
Muito bom mesmo, eu estou pretendendo passar minhas férias na Ilha Bela com meu primo e minha amiga, só que eu estava com um pouco de dúvidas, mais sua matéria me ajudou bastante. Eu estou muito anciosa para conhecer esse lugar maravilhoso, principalmente para a prática de mergulhos!

Beijos ♥

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Dayane, Obrigado pelo comentário! Com certeza irá aproveitar muito a viagem à Ilhabela, é um destino que oferece diversas atividades na natureza. Boa viagem para você ! Um abraço, Família Müller
Mdsf

Mdsf

20/04/2010 21:00:32
bommm

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá "Mdsf" Obrigado pelo comentário!!! Um abraço, Família Müller
Tatiane Sabrina de Oliveira

Tatiane Sabrina de Oliveira

04/11/2009 12:36:54
adoroooo Ilhabela,viajava muito pra la;hj anda meio sem tempo,mas com certezaé o meu lugar predileto...
obrigada Familia Muller por ter matado asaudade qque eu tenho desso lugar maravilhoso...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Tatiane, Obrigada por seu comentário e elogios ao nosso trabalho! Ilhabela é inesquecível mesmo, um lugar fascinante. Esperamos que consiga "um tempinho" para voltar a visitar a cidade! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço e boa viagem! Família Muller
Antonio gallo

Antonio gallo

14/09/2009 17:08:41
maravilha de lugar, um verdadeiro paraiso, eu ia acampar
por ai, no curral a uns 30 anos atrás, não tinha praticamente nada, só os caiçaras. abraços.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Antonio, Obrigado pelo comentário! Ilhabela é lugar incrível com uma natureza que proporciona muitas atividades de aventura e ecoturismo, por este motivo está incluída em um dos roteiros de nosso livro, confira no link: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/home/pagina176.html|]] Ainda bem que Ilhabela tem um acesso mais restrito por conta da balsa, o que preserva a natureza. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/home|]] Grande abraço, Família Muller
Maciel

Maciel

23/07/2009 14:13:17
Olá Família Muller, gostei muito da matéria da minha querida Ilhabela. Nasci por lá hoje estou bem distante, mas não esqueço da natureza exuberante da minha terra.

Abraço,

Maciel

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maciel, Obrigado pelo comentário, realmente você não deve se esquecer, pois se trata de um lugar maravilhoso. Visite nosso site: www.familiamulleraventura.com.br Abraços Família Muller
Monica

Monica

03/02/2009 20:09:34
Otima reportagem,vcs valorizam um passeio bem ao noso alcance, adorei as dicas!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Oi Monica, Obrigado por seu comentário! Tentamos mesmo fazer com que as pessoas interessem-se pelos destinos que visitamos. Que bom que gostou! Grande abraço, Família Muller
Cezário Aschar

Cezário Aschar

18/10/2008 08:27:39
Lindo documentário! Quero conhecer o belo litoral paulista em 2009.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Cezário, Vala a pena conhecer o litoral paulista, perto da data de sua viagem entre em contato conosco para que possamos dar boas dicas para voce. Um abraço Familia Muller