Maria da Fé - MG

Localizada na Serra da Mantiqueira, Maria da Fé é considerada a cidade mais fria de Minas Gerais, devido à sua altitude que ultrapassa os 1.200m, um ótimo destino para todas as estações do ano!

  
  
A cidade em meio ao mar de montanhas

Era a primeira vez que participávamos de um “Trekking orgânico”. A princípio não sabíamos o que esperar de tal aventura, mas enquanto ouvíamos as explicações do Walter Santos, guia que nos acompanharia por todas as atividades, vejo o Matheus, nosso filho de 12 anos, comendo uma espiga de milho crua. Pois é, você entendeu bem, crua! Este era o objetivo da atividade, fazer com que além da caminhada, tivéssemos a oportunidade de experimentar os frutos das plantações “in loco”.

Maria da Fé já foi muito famosa por sua plantação de batatas. Até o final da década de 80, a cidade era essencialmente agrícola e focada na monocultura deste tubérculo, tornando-se a maior produtora de batatas do Brasil. Mas a partir de 1990 o aparecimento incontrolado de pragas na batata semente causou uma forte crise econômica e social em Maria da Fé, a cidade chegou quase mesmo a decretar falência.

Este cenário causou um forte impacto na população que encontrou no turismo, nas plantações orgânicas e no artesanato local a única forma de retomar a prosperidade da cidade.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 300 km de São Paulo e a 467 km de Belo Horizonte, a pequena cidade, de 15.300 habitantes é considerada a mais fria de Minas Gerais, clima este, devido a sua altitude que passa dos 1.200m, um ótimo destino para quem pretende fugir do calor do verão.

A praça principal é decorada com Oliveiras, que viemos a saber, dão frutos. Maria da Fé prepara-se inclusive para lançar o primeiro azeite brasileiro, com as azeitonas produzidas na cidade. Perto da praça, encontra-se também a antiga estação ferroviária, hoje transformada no Centro Cultural e histórico da cidade.

Praça principal e antiga estação rodoviária

Trekking Orgânico

A caminhada a qual me referi no início desta reportagem começa por uma plantação de vagem macarrão. Após as explicações de como são cultivadas, ou seja, sem fertilizantes químicos, de forma rotativa e com a proteção do mato que cresce ao seu redor e atraem as principais pragas, pudemos experimentar o legume cru. O sabor é bem mais acentuado do que quando cozido, é gostoso, bem úmido e diferente.

Continuamos a caminhar por um terreno inclinado, passando por plantações de mandioca, batata doce, e várias espécies de milho. Em algumas das plantações, como a de milho, você pode provar também uma espiga da espécie mais macia. No entanto fomos orientados a comer apenas uma, pois em excesso pode causar uma ligeira indisposição intestinal a quem não está acostumado.
Como a plantação orgânica não destrói praticamente nada da flora local, passamos por araucárias, jardins naturais com florezinhas delicadas, coloridas e minúsculas e outros representantes da típica vegetação de altitude.
A atividade termina por volta de duas horas do início, com a degustação de um lanche onde são servidas frutas, verduras e quitutes preparados com produtos orgânicos.
Uma aventura que envolve ao mesmo tempo: atividade física, cultura e saúde.

Plantação de vagem macarrão
Degustação do milho crú

Rapel e escalada

A Pedra dos Coxos é perfeita para desenvolver estas duas atividades. O rapel envolve uma descida pequena, de mais ou menos 25m, totalmente positivo. Ao chegar ao chão começa a verdadeira aventura: escalar os 25m de volta ao topo.

A agência Primata, onde contratamos esta atividade, propõe que os aventureiros escolham a melhor forma de escalar: promovendo a escalada com ajuda dos guias,onde não é preciso muita força, apenas habilidade; simulando uma escalada real, ou seja, habilidade e força para manter-se na rocha; e por meio da ascensão onde, uma fita transformada em um tipo de pedal, permite que você apóie um dos pés, enquanto procura por uma fenda onde apoiar-se na rocha, em seguida você levanta o ascensor, também chamado jummar, e vai subindo pé ante pé, ou seja, jummariando.

Ancoragem do rapel
Rapel

Decidimos que cada um de nós testaria uma opção: o Ronny decidiu escalar com força e habilidade como normalmente fazem os escaladores. Depois das instruções, desceu tranquilamente o rapel, mas a subida... Poucos escorregões, uma parada no meio e muito suor depois, estava de volta ao topo. Um ótimo exercício para músculos que não estamos acostumados a movimentar normalmente.

Início do rapel
Ronny na escalada

__________________________________________________________________


O Matheus subiu com ajuda dos guias, segurando-se em fendas e apoiando os pés na rocha, veio muito bem, sem precisar ser puxado, a corda serviu apenas de apoio.

Matheus no rapel
Matheus escalando

Para mim, sobrou “jummariar”. Depois das instruções, acreditei que fosse muito fácil escalar por meio desta técnica, mera ilusão. Ao colocar um dos pés no tal pedal, é muito difícil levantar o corpo, apoiar o pé, equilibrar-se, e subir o tal jummar com a outra mão, tudo ao mesmo tempo. Demora, mas depois que você pega o jeito, o que acontece lá pelo meio da escalada, dá até para curtir a vista do belo “Mar de Minas”, as montanhas!

Para quem nunca escalou como no nosso caso, esta atividade foi bem interessante e apropriada.

Caminhada na Fazenda Pomária

Nesta caminhada, que dura por volta de 3 horas, percorremos parte do percurso de uma das etapas do Circuito de Enduro a Pé – Caminhos do Sul de Minas, que foi realizado em agosto de 2007.

Início da trilha

Pela trilha, que nos levou a um mirante, pudemos observar uma paisagem variada com mata de candeia (uma espécie de árvore nativa do cerrado mineiro), oliveiras, araucárias, bromélias, além de muitas flores. Na fauna, o destaque é para o macaco Sauá, que é típico da Mantiqueira, no entanto destes, ouvimos apenas os gritos distantes.

Flor da mata
Flor da mata

A mata que margeia a trilha é repleta de morangos silvestres fresquinhos, o que fez a alegria de todos com seu sabor adocicado, bem gostoso.

Morangos silvestres
Flora da trilha

__________________________________________________________________


A parada para descanso é no mirante, de onde se avista muitos vales e montanhas, as cidades de Cristina e Itajubá e em dias claros, o Pico dos Marins.

Vista na trilha

Equoterapia e cavalgada

Quando se fala em equoterapia, logo vêm à mente a técnica terapêutica desenvolvida com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portadores de algum tipo de necessidade especial, no entanto aprendemos que esta atividade é adequada a todos aqueles que pretendem dedicar alguns momentos para vivenciar uma relação diferenciada com o cavalo.

Para começar a atividade, cada um de nós recebeu uma corda e fomos buscar nossos cavalos no pasto. A orientação é aproximar-se do animal escolhido de maneira suave e amistosa para conquistar sua confiança. Com o pasto pequeno e os animais acostumados às pessoas, esta etapa foi relativamente tranquila. É interessante observar como os cavalos acolhem-nos ou rejeitam-nos. Eu por exemplo só conseguí conquistar meu cavalo na terceira tentativa. Já o Matheus pegou seu animal logo na primeira.

Matehus e seu cavalo

A segunda etapa consiste em escovar os cavalos e alimentá-los conquistando definitivamente sua confiança. Sempre devagar e suavemente, aprendemos a selá-los e deixá-los prontos para a cavalgada.

Escovar o cavalo
Alimentá-lo

Cavalgada
Vista das montanhas

Antes de iniciar o passeio, aprendemos como sentar-se corretamente na sela e acompanhar o movimento do animal. É muito diferente do que tínhamos feito nas cavalgadas até então. O objetivo é equilibrar-se mantendo a postura e a coordenação, que em sintonia com os movimentos do cavalo, estimula as articulações, os músculos e a circulação sanguínea, o que transforma uma simples cavalgada numa atividade extremamente relaxante. No dia seguinte, estávamos inteiros, sem aquelas dores no corpo que aparecem no dia seguinte a cavalgada.

Cavalagada

Outros passeios:

Pico da Bandeira

Normalmente, por conta do nome, este pico é confundido com o Pico da Bandeira do Alto Caparaó, mas este possui apenas 1683m de altitude. É o principal mirante natural da cidade. Antes de seguir para o cume de carro, informe-se sobre as condições da estrada, nas épocas de chuva você poderá ficar atolado. A vista é bem abrangente: é possível avistar as cidades de Itajubá, Pedralva e São José do Alegre, além de Maria da Fé.

Fazenda Epamig

É uma fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Possui um lago e uma trilha de 4 km para educação ambiental com cultivo de bromélias, azeitonas e ervas medicinais.
Abriga também uma das poucas estações meteorológicas automáticas brasileiras. O turista poderá visitá-la acompanhado de um guia da fazenda.

Trator antigo - símbolo da fazenda

Cultura e artesanato

Maria da Fé desenvolveu um artesanato único e caprichado. Dois artistas plásticos nascidos na cidade encontraram maneiras ecologicamente corretas de fazer arte:
Leonardo Bueno descobriu nas madeiras utilizadas e desperdiçadas a matéria prima para sua arte, desenvolvendo peças exclusivas e diferenciadas; Domingos Tótora, encontrou na reciclagem do papel Kraft, a matéria prima para suas esculturas inspiradas na natureza. Ambos exportam suas peças e colaboram com a comunidade ensinando arte e gerando empregos, além de preservarem o meio ambiente.

Leonardo Bueno
Domingos Tótora

__________________________________________________________________


O Projeto Gente de Fibra, desenvolvido por Domingos Tótora, é uma cooperativa que trabalha com a reciclagem do papel Kraft e também com a fibra de bananeira. Com a mistura destas duas matérias primas são criados objetos que refletem a cultura local. Um dos desenhos mais utilizados nas peças são as réplicas das gravuras de Pietro Gentilli, pintor italiano que também possui obras na cidade histórica de Mariana/MG, pintadas nas paredes da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, que também merece ser visitada.

Projeto Gente de Fibra
Obra do Matheus

Família Muller em Maria da Fé

Como chegar

De São Paulo e Rio de Janeiro: seguir pela rodovia Presidente Dutra até Piquete, passar por Lorena, Delfim Moreira, Itajubá e Maria da Fé. Entre Lorena e Itajubá é bom ficar atento, pois existem buracos no asfalto, o ideal é passar por este ponto da estrada ainda de dia.
Belo Horizonte: rodovia Fernão Dias até Pouso Alegre, pegar sentido Itajubá na
estrada que liga Fernão Dias a Dutra, depois Itajubá - Maria da Fé

Agência receptiva

Caminhos do Sul de Minas

Rua Goiás, 153 – centro
Contato: Walter Santos: (35) 9805-2713
wmariadafeturismo@yahoo.com.br
Tel: (35) 3662-1318 / 3622-4421
Primata Escalada e Aventura
Marcelo Gesualdi; (35) 3622-2481

Onde ficar:

Pousada Pomária

Administrada pela dona Lurdinha, proprietária da fazenda, tem ambiente aconchegante e familiar. A casa principal é rodeada por montanhas e vales num local agradável e bonito.
Endereço: Fazenda Pomária
Reservas: (35) 3662-1318 (pela agência receptiva)
Cel: (35) 9115-1659
http://www.fazendapomaria.com.br

Hotel Dona Marta

Rua Luiz Corrêa Cardoso, 89 - centro
Tel: (35) 3662-1293

Onde comer:

Lanchonete Lanche & Cia

Praça Getúlio Vargas - Centro
Sítio Arco Íris
Rodovia Itajubá, KM 14
Tel: (35) 3662 1259 / 9199 3300
http://www.pesqueiroarcoiris.com.br

Pizzaria Casa Rosada

Praça Getúlio Vargas, 12
Tel: (35) 3662-1523

Restaurante Dona Marta

Rua Luiz Corrêa Cardoso, 89 - centro
Tel: (35) 3662-1293

Restaurante Três Marias

Av. José de Campos Sales, 155 – centro

Artesanato

Atelier Domingos Tótora

Rua Darci de Souza Cardoso, 300
Tel: (35) 3662-1328
http://www.domingostotora.com.br

Atelier Leonardo Bueno

Rodovia maria da Fé – Cristina, 51
Tel: (35) 3662-1299
http://www.leonardobueno.com

Oficina Gente de Fibra

Rua Teodomiro Santiago, 160 – centro
Tel: (35) 3662-2386
http://www.gentedefibra.com.br

Tramas da Fibra

Av. Dr. Silvestre Dias Ferraz, 474

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas e Rumos - Timex

Apoio de:
http://www.vipsturecambio.com.br
Botas Chiruca - Beephoto - VIVO Zap - Gatorade

  
  

Publicado por em

Miriam caramuru

Miriam caramuru

15/08/2013 14:11:54
Muito lindo e bem cuidado,como as cidades de MG...
Somos do Rio,Guaratiba,onde o PAPA não foi,kkkkk.Parabéns pela cidade.Tenho irmão em S.J del Rei,HUGO CARAMURU.

Patricia Bustamante

Patricia Bustamante

15/01/2013 07:33:34
Ótima reportagem!! Maria da Fé é mesmo uma cidade muito especial!! SEnti falta dos aspectos misticos relacionados à cidade que não são poucos e a tornam ainda mais especial. Parabéns!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Patrícia, Obrigado pelo comentário! Puxa que pena que não viemos a desfrutar deste "lado místico" de Maria da Fé... Se puder, nos conte um pouco sobre isto. um abraço, Família Müller
Fatima cristina

Fatima cristina

26/07/2012 13:48:32
Preciso saber como chegar à cidade de Maria da Fé - MG através de onibus da Rodiviária Novo Rio - RJ pois não possuo carro.
obrigada
fátima cristina

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fátima, Pelas nossas pesquisas você terá que ir ao Rio de Janeiro, de lá pegar um ônibus para Poços de Caldas ou Itajubá e depois para Maria da Fé. A Viação Cometa e a Bel Tour Viagens e Turismo, fazem uma destas rotas. um abraço, Família Müller
Almiro Moreno

Almiro Moreno

14/04/2012 19:10:47
falaram-me maria da fé -mg resolvi da uma olhada pela internet, sobre esta cidade, so as fotos e comentários me deixaram de água na boca, no próximo mês vou conhecer esta cidade, que tudo indica ser bela e natural. abçs aos moradores

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Almiro, Obrigado pelo comntário! Maria da Fé é uma cidade bela e acolhedora, voce vai gostar muito! Um abraço, Família Müller
Valéria francisco de morães trindade

Valéria francisco de morães trindade

23/02/2012 22:34:12
sou de maria da fé mas atualmente moro em são paulo pois me casei e vim embora pra cá mas sempre que posso eu minha filha e meu marido vamos pra la.minha família mora toda em maria da fé.parabens pelas votos.um grande abraço.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Valéria, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... Obrigado pelas palavras e elogios ao nosso trabalho, Ficamos encantados com a "sua" cidade! Um abraço, Família Müller
Oswaldo oliveira

Oswaldo oliveira

12/02/2012 12:19:19
alo maria da fé,tive o prazer de conhecer essa terra maravilhosa,sou mineiro de Passa quatro e frequentei muito ahi,hg ja faz um bom tempo q nao apareço por ahi ,mas qdo tiver uma oportunidade ,,,la vai eu.abço a tds os marienses..

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Oswaldo, Obrigado pelo comentário! Seu abraço está dado ! Um abraço nosso para você também! Família Müller
Catarina

Catarina

22/10/2011 15:50:15
Olá,moro em Maria da Fé desde que nasci,gostei muito da reportagem de vocês.Se tiverem a oportunidade de visitar a cidade novamete,venham,agora a cidade está provomento eventos turísticos com o Festival de Inverno ,com o artezanato local e o Festival Gastronomico , com a comida local , a maioria baseada na batata e feijão.Todos esses eventos acontecem na época do inverno, para os turístas curtirem o friozinho que faz aqui. Ano que vem a cidade fará 100 anos, então estes festivais terão uma programação especial.
PS: O Azeite de Maria Da Fé já está sendo comercializado, pode ser comprado na EPAMIG ou na praça quando os festivais acontecem.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Catarina, Obrigado pelo cometário, pelas palavras, e principalmente pelas dicas que ficam aqui para os internautas! Melhor ainda é que o friozinho de Maria da Fé se extende até o início do verão. Grande abraço, Família Müller
Glaucio

Glaucio

01/08/2011 22:09:13
Morei lá em Maria da Fé hoje em São José Dos Campos adoro munha terra natal um enorme abraço a todos os meus conterrâneos e obrigado a família Müller por falar tão bem de Maria da Fé.
Abraços.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Glaucio, Obrigado pelo comentário! Para nós foi um enorme prazer visitar a cidade e pode realizar esta reportagem neste local tão lindo e com um povo tão simpático! Grande abraço, Família Müller
Marco Antonio

Marco Antonio

26/07/2011 17:06:09
Sou mineiro de Patos de Minas e resido em Brasília desde 1964. Estou me programando para umas férias nas cidades montanhosas de Minas: Monte Verde, Maria da Fé e outras. Gosto de frio e tenho o sonho de morar em uma dessas cidades do sul de Minas. Lindas a cidade e as paisagens de Maria da Fé! Vocês são privilegiados! Um forte abraço e Deus os abençoe muito e sempre.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marco Antonio, Obrigado pelo seu comentário e pelas palavras! Realmente o sul de Minas é um dos lugares mais adequados para quem gosta do clima frio e da natureza exuberante das montanhas, espero que consiga um dia se mudar para uma destas cidades! Grande abraço, Família Müller
Reginaldo

Reginaldo

03/06/2011 12:19:42
E muito bom saber que pessoas ligadas a natureza em seu estado mais puro, a encontre em minha aprasivel e inigualavel MARIA DA Fé, sejam sempre bem vindos e divulgue nossa cidade , para que nosso circulo de amizades seja sempre do tamanho do calor humanoque só aqui se encontra. Um grande e Aquecido abraço.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Reginaldo, Obrigado pelo comentário e palavras de carinho e incentivo! Maria da Fé é um lugar encantador e merece muita atenção daqueles que gostam da natureza. Grande abraço, Família Müller
MARLI BORDINHON

MARLI BORDINHON

18/05/2011 11:19:41
OLÁ, SOU FILHA DA TERRA GOSTEI MUITO DAS FOTOS POSTADAS. NOSSA CIDADE TEM QUE SER MAIS DIVULGA POIS ELA É LINDA E FRIA................ MARLI BORDINHON

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marli, Obrigado pelo comentário! Sim, Maria da Fé é um lugar especial e por este motivo incluímos a cidade para divulgar em nossas reportagens e também em nosso livro! Grande abraço, Família Müller
Fátima Simão

Fátima Simão

24/10/2010 21:48:14
Eta lugar bonito essa minha terra! Moro em Mirassol, interior de São Paulo, e não vejo a hora de voltar para visitar minha terra natal!
Parabéns pela divulgação, todos precisam conhecer Maria da Fé e o sul de Minas, com todo o encanto de suas montanhas!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fátima, Nascer em Maria da Fé é mesmo um privilégio, acidade é mesmo dona de uma natureza e de um povo encantador ! Obrigado pelo comentário! Um abraço, Família Müller
José Eduardo

José Eduardo

03/06/2010 14:53:12
Parabens a voces por descobrirem Maria da Fé para quem ainda não a conhece.Tive a felicidade de visitá-la a 10 anos atrás numa oficina do SEBRAE-MG sobre Turismo Rural,me apaixonei e hoje atuo na área de Eco Turismo. Cavalos,as serras das minas gerais,a Estrada Real e a vida dentro da natureza hoje,fazem parte do melhor da minha vida.Minas são muitas,"ame com fé Maria da Fé". Felicidades família Müller e toda PAZ!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá José Eduardo, Obrigado pelo comentário! desejamos paz, felicidade e muito sucesso para voce também! Envie-nos pelo nosso e-mail: falecom@familiamulleraventura.com.br os passeios da sua agência, quem sabe conseguimos marcar uma reportagem por aí. Grande abraço, Família Muller
Maria Aparecida dos Santos

Maria Aparecida dos Santos

01/06/2010 16:53:52
Adorei ver Maria da Fé, que conheco tão bem, ano passado fiz a caminhada de Santo Expedito, vindo de Cristina que é minha cidade Natal, moro no Rio de Janeiro, mas em breve estarei por aí pra ficar.
Porque será que os jornais só falam do frio do RS e nunca mencionam o frio de Maria da Fé, fco revoltada com a falta de interesse.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Aparecida, Obrigado pelo comentário! Maria da Fé é um lugar encantador que guarda uma natureza exuberante, um artesanato de primeira, além de um povo alegre e simpático. O frio é apenas mais um atrativo nos meses de inverno, a temperatura do ano todo é bem agradável. A mídia ainda não descobriu tudo isto, mas nós conseguimos divulgar bastante a cidade, o que esperamos que esteja trazendo ótimos frutos. A melhor parte é que desta forma o turismo na cidade vai crescendo de forma sustentável, o que é ótimo para que sua essência seja preservada. Sortudos os turistas que elegem Maria da Fé como destino. Grande abraço, Família Müller
Júlia

Júlia

04/05/2010 19:24:57
Olá família. Tudo bem com vocês?
Gosto muito de Maria da Fé.
Postem imagens e informações sobre os jipeiros e suas trilhas.
Fiquem com Deus!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Julia, Tudo bem, e você? Obrigado pelo comentário ! Infelizmente não temos muito contato com jipeiros, pois nosso carro não é 4X4. Assim, não conseguimos postar as informações que sugeriu. Mas sinta-se a vontade de fazê-lo, sempre que um dos destinos tenham possibilidades desta atividade. Fique com deus também ! Um abraço, Família Müller
Martha Cristina de Oliveira Neves

Martha Cristina de Oliveira Neves

21/04/2010 14:18:06
Gente, fiquei encantada com a família de vocês, Parabéns!
Eu sou de Montes Claros, norte de Minas, mas moro em BH e tive a oportunidade de visitar, dia 17 deste mês de abril, a feira de turismo de Minas, que ocorreu aqui em BH no Minascentro. E lá tive o prazer de conhecer a Sra. Nilva, de Maria da Fé, que tão bem apresentou a sua cidade para nós, inclusive convidou-nos para hospedar em sua pousada, para conhecermos as belezas de Maria da Fé, tão bem registradas por vocês. E ela disse ainda, que aproveitaríamos a oportunidade para participarmos do 2 festival de café com música, que acontecerá em Cristina, parece que fica a aproximadamente uns 17 kms de Maria da Fé, de 02 a 05 de junho, próximo. E confesso a vocês que depois que vi a reportagem sobre Maria da Fé a vontade de curtir o frio, tomando um bom café e ouvindo uma boa música ficou irresistível. Abração prá vocês.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Martha, Obrigado pelo comentário e elogios á nossa família! Não perca mesmo a chance de visitar Maria da Fé, com certeza vai ficar encantada pela beleza natural da cidade e pela simpatia de seus habitantes. Grande abraço, Família Müller
Ricardo Ximenes

Ricardo Ximenes

12/04/2010 19:58:03
Eu já estive em Maria da Fé, fui com meu ex patrão, mas estava chovendo muito nos 3 dias que la estive.Infelizmente eu não pude aproveitar muito,estava muito frio, parabéns por esta matéria.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ricardo, Obrigado pelo comentário e elogios à nossa reportagem! Esperamos que você possa voltar à Maria da Fé e aproveitar melhor a cidade num dia de sol !!! Visite também o nosso site e conheça outros destinos: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Grande abraço, Família Müller
William

William

09/04/2010 13:07:56
o pessoal de Maria da Fé convida voces a vir nos visitar novamente em 2010 o friozinho ja chegou os dias 7 8 e 9 de abril foram os mais frios com temperatura variando de 7 a 17 graus na fazenda epamig e em minha casa que esta a mais de 1450 metros chegou a 6 e a maxima a 15 venham nos visitar de novo e obrigado por divulgar a nossa cidade tenha um bom dia

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá William, Agradecemos muito o convite, quem sabe conseguimos sim programar uma volta à Maria da Fé, seria um imenso prazer! Que delícia será aproveitar o friozinho gostoso da cidade. Um ótimo dia para você também, nos falamos em breve! Grande abraço, Família Müller
Pr. valberto

Pr. valberto

19/03/2010 14:48:36
Maravilha poder ver esta gostosa cidade de Maria de fè morei ai quatro anos o meu filho mas novo nasceu ai nesta linda cidade. hoje moro na Bahia mas tenho muita saudade deste povo abencoado , até breve.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Prof. Valberto, Obrigado pelo comentário! Nossa, que mudança, foi do frio de Maria da Fé direto para o calor da Bahia, que grande mudança! O melhor é que ambos são lugares maravilhosos! Grande abraço, Família Müller
Leila Maria Pinto da Cunha Cândido

Leila Maria Pinto da Cunha Cândido

03/02/2010 09:21:22
Olá Família Muller,
Embora carioca da gema e mariense de coração (em 1998 chequei na verdadeira cidade maravilhosa)) e de fato, pois recebi o título de Cidadã Mariense, fiquei feliz de saber que "nossa" cidade está tão bem representada pela família Muller nas páginas da internet. Belo cartão de visita da nossa cidade. Obrigada pelas lindas fotos disponibilizadas pela família, a do trator antigo eu ainda náo tive a oportunidade de ver. Obrigada e até breve, Leila Cândido.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Leila, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho, como viu na reportagem, nós também nos apaixonamos por Maria da Fé! Realmente uma "Cidade maravilhosa". Grande abraço, Família Muller
Wagner

Wagner

01/12/2009 12:47:32
Parabens pelas fotos e por divulgar locais tão belos!!
Qual a disntancia de sp á maria da fé?
Abraços!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Wagner, Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho. Maria da Fé fica a aproximadamente 280 Km de São Paulo. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. Grande abraço, Família Muller
Andréia Corréia Simões

Andréia Corréia Simões

18/10/2009 07:40:16
Parábens familia Muller por divulgar essa cidade
tão linda e abençoada mesmo não morando mas
ai me orgulho dessa linda cidade que nasci e cresci.
Amo Maria Da Fé vou ai sempre que da adoro o clima
e as paisagens...Que Deus Abençoe vcs

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Andréia, Obrigado por seu comentário e elogio ao nosso trabalho! Você já é abençoada apenas por nascer em Maria da Fé, esta cidade linda com natureza exuberante! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Marcello Gesualdi

Marcello Gesualdi

18/09/2009 16:32:45
Olá amigos!
Realmente ficou muito bacana a reportagem no portal Ecoviagem. Muitos comentários positivos...
E quanto ao livro está fantástico, principalmente a matéria de Maria da Fé. Quem tiver oportunidade nao deixe de comprar, além de otimas fotos, ótimas leituras.
Abraço a todos vocês!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marcelo, Obrigado por seu comentário e elogios ao nosso trabalho! Pode ter certeza que a reportagem em Maria da Fé não teria sido tão boa sem a sua colaboração e a da agência Primata. Também agradecemos pelos elogios ao nosso livro. Grande abraço, Lu, Ronny e Matheus Família Muller
Joel Gonçalves dos Santos

Joel Gonçalves dos Santos

20/08/2009 16:16:14
Que reportagem ótima! Moro em Maria da Fé, li todos os comentários e complemento algumas coisas que sei no tocante a temperatura: a mínima registrada aqui foi -8C, no ambiente, imagine a sensação térmica...
Gosto do inverno principalmente para acampar nas montanhas daqui.
Parabéns pela matéria.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Joel, Obrigado por seu comentário e elogios à nossa reportagem! Acampar nas montanhas no inverno deve ser mesmo uma geladeira, nós já preferiríamos fazê-lo na primavera ou no outono, que devem ter temperaturas deliciosas nas montanhas !!! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Andréia Sarno Rezende

Andréia Sarno Rezende

16/08/2009 16:56:03
Olá....bom sou suspeita de falar dessa cidade, pois conheço desde que estava no ventre de minha mãe...minha família é de lá e tenho muito carinho, respeito e muitas saudades, pois é minha origem e meu completo AMOR é de Minas, como dizem: "quem conhece Minas jamais esquece", eu conheço cada trilha, estrada e lugares maravilhosos lá. Conheçam tb e aproveitem a bela e maravilosa Cidade do sul das Minas Gerais....amei...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Andréia, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Maria da Fé guarda uma beleza natural inesquecível, mesmo estando por lá apenas uma vez, guardamos recordações que sempre estarão em nossa memória. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Valeria Roza Da Silva

Valeria Roza Da Silva

15/08/2009 18:59:41
Sou de Maria da fe, amo muito essa cidade,hoje moro em Uberlandia maas vou sempre visitar a minha familia que mora la,e uma cidade muito bonita e muito fria,quando vou la eu ja estranho muito o clima,fico esperando feriado prolongado para matar minha saudade, mas ja matei um pouco vendo essas fotos tao lindas, parabens pela reportagem.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Valéria, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Que privilégio nascer numa cidade com belezas naturais tão ricas como Maria da Fé! Nós que estivemos por lá apenas uma vez, já estamos morrendo de saudades!!!! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
José Rezende

José Rezende

09/08/2009 21:02:25
Parabéns pela reportagem. Maria da Fé é sem dúvida um lugar paradisíaco. Mas gostaria de entrar no debate de qual seria a cidade mais fria de minas. Moro em Senador Amaral, que acredito seja a cidade mais fria de Minas, pois Senador è a sede de município com maior altitude no estado de Minas,1550 metros, e a segunda do brasil, ficando atrás apenas de Campos do Jordão.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá José, Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho! Pois é, esta história da "cidade mais fria de Minas" já entrou em debate muitas vezes. Acredito que independente de ser a mais fria ou não, tanto Maria da Fé, como Monte Verde e com certeza Senador Amaral, são cidades encantadoras com natureza exuberante e com um povo que esbanja a simpatia mineira! Isto é o mais imortante! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Osvaldo Rubino

Osvaldo Rubino

02/06/2009 13:51:02
Tenho vontade de ir conhecer Maria da Fé, e gostaria de saber se na cidade encontro algum lugar que venda o azeite produzido na região

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Osvaldo, Obrigado pelo comentário! Com certeza você vai aproveitar bastante sua visita à Maria da Fé. Quando estivemos por lá ainda não havia comercialização do azeite que seria produzido. Quando chegar na cidade procure o Walter da agência Caminhos do Sul de Minas: Rua Goiás, 153 centro wmariadafeturismo@yahoo.com.br Tel: (35) 9805-2713 / (35) 3662-1318 / 3622-4421 Ele saberá informá-lo sobre o azeite. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Jairo José da Silva

Jairo José da Silva

28/05/2009 16:50:17
Olá Familia Muller, sou da cidade de Maria da Fé, e olhando no site de voces vi que passaram por Lá, muito legais suas reportagens, imagens, Maria da Fé tem mesmo grandes Belezas Naturais.

Muito bom viajar !

Parabéns!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jairo José, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Você é privilegiado por morar num lugar de natureza tão bela! Grande abraço, Família Muller
Paulo

Paulo

28/04/2009 17:42:35
Decidi ir para Maria da fé depois que vi seu site.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paulo, Obrigado por seu comentário! Ficamos muito felizes que tanha decidido visitar a cidade por conta da nossa reportagem! Com certeza Maria da Fé irá surpreendê-lo! Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Ariston neves

Ariston neves

21/04/2009 11:37:47
acho maria da fe muito legal.ja fui algumas vez e assim que pude vou denovo,e pretendo fica na polmaria porque acho muito bonita

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ariston, Obrigado por seu comentário! Maria da Fé é mesmo um lugar que merece mais de uma visita. A Fazenda Pomária é mesmo um local belíssimo. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Maria do carmo

Maria do carmo

20/04/2009 00:15:23
Acabei de ler a reportagem que fizeram sobre Maria da Fé.
Sou mineira , mas moro há alguns anos em Salvador. Fiquei muito interessada em visitar a cidade, e fazer um curso de artesanato com folhas de banana . Vcs. sabem me dizer se eu teria a chance de em viajando para lá aprender o artesanato com folhas de bananeira ?
Venham conhecer a bahia. Temos lugares lindos , tanto de praia qto de chapadas.
Um abraço, Maria

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria do Carmo, Obrigado por seu comentário! Acredito que se você entrar em contato com a Oficina Gente de Fibra Rua Teodomiro Santiago, 160 centro Tel: (35) 3662-2386 www.gentedefibra.com.br Eles possam te dar todas as informações sobre este maravilhoso trabalho de artesanato. Temos muita vontade de conhecer a Bahia, estamos a espera de uma oportunidade. Muito obrigada pela dica. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Adil

Adil

31/03/2009 11:23:04
Sou de Curitiba e conheço Maria Da Fé a 16 anos, e gostaria de acrescentar que a região é um paraiso para pedalar, tendo trilhas para todos os niveis de bikers.
O pico da Bandeira citado, tem uma elevação de 600mts a partir dos 1200 da cidade em uma descida de 4km. Tempo de dowhill é de 5,20minutos para Full Suspencion. Valeu. Praticamente todo feriado vou para esta cidade.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Adil, Obrigado pelo comentário e pelças informações! Não fizemos trilhas de mountain bike em Maria da Fé, pois não há na cidade quem alugue as bicicletas para este fim, mas concordamos que deva ser ótimo para esta pratica. Para quem pretende ir: não esqueça a bike. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Maura Lazaretti Cella

Maura Lazaretti Cella

29/03/2009 08:39:13
Familia Muller, muito boas suas dicas sobre estes passeios ecologicos. Estamos programando uma caminhada de Itajubá a Maria da Fé. Voces tem algum conhecimento sobre este trajeto? Grata

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maura, Obrigado por seu comentário! Não fizemos esta caminhada, sabemos que a distância entre as duas cidades é por volta de 22 km, uma caminha puxada. Entre em contato com a agência: Caminhos do Sul de Minas Rua Goiás, 153 centro Contato: Walter Santos: (35) 9805-2713 wmariadafeturismo@yahoo.com.br Tel: (35) 3662-1318 / 3622-4421 Provavelmente eles poderão informá-la melhor sobre esta aventura. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Rafael Gonçalves Gomes

Rafael Gonçalves Gomes

16/03/2009 05:28:49
Somos de Volta Redonda, interior do rio de janeiro e ficamos encantados com as belezas de maria da fé fazendo consultas online a respeito das cidades do sul de minas. Adoraríamos conhecer e quem sabe fazer parte do número de habitantes da cidade. Rafael e César.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rafael, Obrigado por seu comentário. Realmente não tem como não se encantar com Maria da Fé, um destino inesquecível, com uma natureza exuberante. Vale a pena conhecer, e quem sabe se mudar para lá... Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
André Luís Duarte

André Luís Duarte

18/02/2009 23:15:24
Muito bom o artigo, tomei a liberdade de colocar um link na nossa página de turismo http://www.portalmariadafe.com.br para que as pessoas possam obter outras opiniões.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá André Luis, Obrigado por seu comentário! Agradecemos também o link, visitamos o portal e vamos fazer melhor: no texto da reportagem, onde houver a palavra "Maria da fé", o internauta poderá clicar e linkar para o portal. Visite também o nosso site: www.familiamulleraventura.com.br e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. Grande abraço, Família Muller
William

William

12/02/2009 21:04:01
sou de maria da fe e parabens por divulgar a nossa cidade a mais fria de minas otimo trabalho e ja temos o primeiro azeite brasileiro que ja foi extraido

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá William, Obrigado por seu comentário! Falar de Maria da Fé para nós foi um grande prazer! Uma cidade linda com um povo simpático e acolhedor. Agradecemos também a informação de que o primeiro azeite brasileiro produzido em Maria da Fé já foi extraído. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Carlos Gama

Carlos Gama

09/02/2009 20:53:13
Olá, gostei muito de sua visita a Maria da Fé. E venho reforçar o convite para uma visita a Piranguçu e conhecer nossas belezas como a Barragem da Cemig q fica no alto da Serra, considerada uma das maiores quedas de água por meio de tubos da América Latina. Nossas trilhas e a nossa comida. Nossos Contos e histórias que so os mineiro sabem fazer.
Procure a Associação Socioambiental Abutres da Mantiqueira.
Obrigado e Boas visitas.

Carlos H. Gama

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Carlos, Muito obrigado pelo comentário e principalmente pelo convite, temos muita vontade de conhecer Piranguçu, e também temos saudades da simpatia e da deliciosa comida mineira. Assim que conseguirmos programar a visita, entraremos em contato com a Associação. Grande abraço, Família Muller
Beatriz R. Santos

Beatriz R. Santos

13/01/2009 13:08:27
Amei as fotos da minha cidade querida, vocês estão de parabéns. Só para aumentar o conhecimento de vocês, quanto ao São João da Cristina, é um bairro rural de Maria da Fé, muito bonito também , quando voltarem , tentem visitá-lo.
Um abraço, Beatriz, Maria da Fé

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Beatriz, Obrigado por seu comentário! Assim como amou as fotos, nós nos apaixonamos por Maria da Fé ! Que pena que não fomos à São João de Cristina, não deixa de ser um ótimo motivo para voltar... e esperamos, em breve! Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura - www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Orlando Mohallem

Orlando Mohallem

11/12/2008 18:18:27
Olá Família Muller !

Muito legal a matéria de Maria da Fé, realmente é uma cidade maravilhosa! Sou de Itajubá, moro aqui na Mantiqueira e também curto muito as atividades nas Montanhas. Deixo um convite para todos vocês virem conhecer um pouco mais da nossa cidade e região. A dica é não deixar de conhecer o Pico dos Marins e seu entorno que oferece além do trekking, muitas cachoeiras. Também temos aqui dentro de Itajubá uma linda Montanha chamada Pedra Aguda onde podemos avistar de seu cume todo o vale do Sapucaí, Maria da Fé, Campos do Jordão e o próprio Pico dos Marins.

Fico a disposição de vocês para um futuro passeio !

Em nosso site apresento mais detalhes das nossas atividades: http://www.triboo.com.br/

atenciosamente,

orlando.

orlando|]] Mohallem

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Orlando, Obrigado por seu comentário e elogios à nossa reportagem. Agradecemos muito sua dica e vamos aceitar seu convite. Incluiremos em nosso plano de viagens para o ano que vem. Logo entraremos em contato, temos muito interesse em conhecer sua região. Grande abraço, Família Muller
Maria Lucia

Maria Lucia

07/12/2008 15:23:09
Olá! Parabéns pela matéria! Fiquei surpresa em saber que Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas Gerais. Também moro em Monte Verde. A temperatura aqui atinge freqüentemente -5, como em Campos do Jordão, SP. Coincidentemente, conheço uma pessoa de Maria da Fé, que se mudou para cá e sempre comenta que aqui é mais frio. Talvez seja porque Monte Verde seja muito mais alta. (1.600m)

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Lucia, Obrigado por seu comentário e o elogio à nossa matéria! Como escrevemos acima, a informação de que Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas Gerais veio do site oficial da cidade. Mas na verdade, vou dizer que 1, 2 ou 3 graus não é o que faz a diferença entre estas duas cidades maravilhosas! Tanto Maria da Fé quanto Monte Verde são lindas, cada uma com suas particularidades e ambas merecem ser visitadas. Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
William

William

28/11/2008 14:39:58
oi moro aqui em maria da fe e no inverno de 2008 uma das minimas mais baixas foi -3 graus e na relva chegou a -8

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá William, Obrigada pelas informações que confirmam Maria da Fé como a cidade mais fria de Minas Gerais! Um abraço, Família Muller
LEONI - LONDRINA ,PARANA

LEONI - LONDRINA ,PARANA

28/11/2008 07:04:33
OLA FAMILIA MILLER
ESTIVE NA CIDADE DE SAO ROQUE FAZENDO TRILHA NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA... SEM PALAVRAS PRA DESCREVER AS BELEZAS! SUAS FOTOS ME LEVARAM DE VOLTA AS MONTANHAS MINEIRAS,MARAVILHOSAS! QUEM SABE UM DIA IREI A MARIA DA FÉ!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR MOMENTOS TAO LINDO VIVIDOS EM FAMILIA!
ESSA É A GRANDE VOCAÇAOA HUMANA:SER FELIZ NA NATUREZA!
BIJAO A TODOS.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Leoni, Muito obrigado por seu comentário e pelos elogios aos nosso trabalho! A Serra da Canastra é mesmo um destino especial, nós estivemos por lá e também ficamos em São Roque de Minas, um destino fabuloso! Maria da Fé tambem não fica atras, esperamos que você consiga marcar sua viagem para lá em breve! Concordamos com você quando diz que a vocação do homem é ser feliz na natureza! è isto que pregamos também! Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamuuleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Roger Hoh

Roger Hoh

26/11/2008 10:16:58
Amo muito o sul de Minas. Maria da Fé,Cristina,Aiurioca. Obrigado por permitir recordar momentos lindos da minha vida. Sonhava em morar lá, mas saí de SP e fui fazer a vida e a família no litoral norte baiano. Queridos, venham nos visitar um dia na vila do Diogo entre Praia do Forte e Sauípe www.tendal.blogspot.com
Tudo de bom!
Roger

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Roger, Obrigado por seu comentário! O sul de Minas é mesmo de se apaixonar! Mas morar na Bahia também é muito bom ! Obrigado pelo convite, pode contar que quando formos para estes lados, sem dúvida passaremos por aí. Visitamos seu blog e ficamos aguados com as fotos. Vai preparando a pizza !!! Tudo de bom pra você também! Visite nosso site e conheça outros destino de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço. Família Muller
Carlos Consigliero

Carlos Consigliero

25/11/2008 19:46:45
Moro em Itajubá, já visitei a cidade de Maria da Fé algumas vezes e, fiquei mais encantado ainda com as belezas desta cidade através desta reportagem. Gostaria de deixar a minha sugestão para fazer uma matéria sobre Piranguçu que também fica no Sul de Minas e também possui muitas belezas naturais. Uma dica, contactar com o Luizinho da Secret. Educação que conhece tudo da cidade.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Carlos, Obrigado por seu contário! Realmente Maria da Fé encanta os visitantes. Agradecemos também sua sugestão, assim que possível iremos marcar uma visita à Piranguçu, entraremos em contato com a Secret.Educação. Visite nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Marck

Marck

25/11/2008 12:48:34
Olá, estou morando a um ano em Monte Verde - MG, que fica a 1.800 mts de altitude. Este inverno, 2008, os termômetros atingiram -3c. Gostaria de saber como considerar Maria da Fé a cidade mais fria de MG, principalmente Sul de Minas, onde as duas se localizam, bem próximas alias. Poderia considerar que Monte Verde é um distrito de Camanducaia, qual a mínima registrada em Maria da Fé, que é muito bonita e vale a pena conhecer.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marck, Obrigado por seu comentário! Só por morar em Monte Verde você já é uma pessoa privilegiada, breve estaremos publicando uma matéria que fizermos por lá. Segundo informações oficiais da cidade de Maria da Fé, a cidade é sim a mais fria de Minas Gerais, e este é também um dos motivos do porque abriga uma das poucas estações meteorológicas automáticas brasileiras. Mais informações você poderá encontrar no site do SETUR - A Secretaria de Turismo dos Caminhos do Sul de Minas no link: [[http://www.turismo.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=468&itemid=9 maria|]] da Fé e Monte Verde estão sempre nas estatísticas das mais baixas temperaturas em Minas Gerais e sem dúvida são ótimas opções para curtir o friozinho da montanha. Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Toni Nunes

Toni Nunes

25/11/2008 11:09:52
trabalhamos com um grupos da melhor idade e buscamos sempre novas opções de lazer, conhecer novos lugares e acredito que Maria da Fé seria, um boa opção. Como se trata de pessoas acima dos 50 anos, temos o cuidado de buscar mais inforções sobre o lugar, qual a capacidade dos hotéis e serviços que oferece.
Agradeço as informações e, quem sabe em breve estaremos visitando Maria da Fé.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Toni, Bom dia! Obrigado por seu comentário! Maria da Fé, como citamos na reportagem, é a cidade mais fria de Minas Gerais, repito esta informação pois sabemos que algumas vezes o frio é incômodo para pessoas com idade mais avançada, o ideal é que programe seu passeio na primavera, quando a temperatura é mais agradável e há muitas flores nas trilhas. A Fazenda Pomária abriga poucos quartos, dependendo do número de pessoas no grupo, é melhor hospedar-se no outro hotel indicado: Hotel Dona Marta Rua Luiz Corrêa Cardoso, 89 - centro Tel: (35) 3662-1293 Mas não deixe de visitar a Fazenda Pomária e fazer a trilha a qual nos referimos na reportagem. Acredito que também seja possível marcar um chá na Fazenda, entre em contato com a Dona Lurdinha, a proprietária: (35) 3662-1318 (pela agência receptiva, falar com Walter) ou Cel: (35) 9115-1659 [[http://www.fazendapomaria.com.br|]] Quanto aos sereviços na cidade em geral, ela abriga bons restaurantes e a agência recep
Nilza Castilhos de Freitas

Nilza Castilhos de Freitas

22/11/2008 13:39:40
Muito bonita e interessante, dá vontade de fazer um passeio até Maria da Fé

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Nilza, Não fique só na vontade, com certeza você fará uma ótima viagem ao escolher Maria da Fé como destino! Origado por seu comentário. Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Muller
Paulo da Luz

Paulo da Luz

21/11/2008 09:36:55
Excelente, a reportagem. Aguçou, sem dúvida, minha vontade de conhecer a região sul-mineira.
Desde aqui, Florianópolis, passo a dar início efetivamente à elaboração de um roteiro turístico com essa finalidade, juntamente com alguns casais de amigos, para meados de fevereiro/09.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paulo, Muito obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem. Ficamos muito felizes em saber que você está programando uma visita à Maria da Fé, pode ter certeza que fará uma ótima viagem! Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Se quiser entrar em contato conosco, segue nosso e-mail: falecom@familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Muller
Regina ciconha

Regina ciconha

20/11/2008 21:17:49
NOSSA,ESIMPLESMENTE LINDO...
NAÕ TEM O QUE DIZER....
APENAS QUE VOU APARECER LOGO LOGO AI PARA VER TUDO DE PERTINHO.MORO BEM PERTO DE VCS. E NAÕ CONHEÇO ESSE PEDACINHO DO CÉU.PARABENS A FAMILIA MULLER..UM ABRAÇO.
MEU MSN É reginaciconha@hotmail.com e o meu orkut tbem.
se quizer adicionar..

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Regina, Muito obrigado por seu comentário! Maria da Fé é realmente um lugar especial! Não temos ORKut :(, mas visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Nosso e-mail, MSN e SKIPE: falecom@familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Ezir Ribeiro Luz

Ezir Ribeiro Luz

19/11/2008 09:51:39
Nasci em São joão da Cristina e fui registrado em Maria da Fé, que não conheço.Fui para o Paraná criança e voltei para Lagoa Dourada-MG onde conheço algumas pessoas de Maria da Fé.Tenho muitas saudades de Sao João-Itajubá onde moram alguns familiares Ribeiro Luz

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ezir, Não tivemos a oportunidade de conhecer São João da Cristina, mas se for como Maria da Fé, breve marcaremos uma viagem para lá. Visite nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Obrigado pelo comentário, Um abraço, Família Muller