Monte Verde - MG

“Grün Berg” (verde monte, em alemão) foi o nome escolhido pelo fundador da cidade para Monte Verde, O tempo passou e o vilarejo ganhou uma boa infra-estrutura, sem perder o lado rústico, garantindo o charme e uma exuberante beleza natural.

  
  
A vila entre as verdes montanhas

“Grün Berg” (verde monte, em alemão) foi o nome escolhido pelo fundador da cidade Sr. Verner Grinberg, para Monte Verde, fazendo uma relação com as características da bela região.

Os Grinberg vieram da Letônia para o Brasil, chegando a Monte Verde por volta de 1938. Atraídos pelo clima agradável de montanha bem parecido com o de sua terra natal, encantaram-se também com a beleza das serras e vales.

O tempo passou e o vilarejo ganhou uma boa infra-estrutura, contudo sem perder seu lado rústico, garantindo o charme natural. No centrinho, a rua principal abriga ótimos restaurantes, cafés, casas de chá, vinhos e queijos além das sedutoras lojinhas de artesanato.

Destino muito procurado no inverno, Monte Verde quase que triplica sua população nesta época do ano, o que contribui para o turismo sustentável da cidade.

Caminhada pelas montanhas

A vila é circundada por cinco montanhas: Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado, para desfrutar das vistas que oferecem os mirantes naturais, apenas caminhando.


Os cinco Picos de Monte Verde

Começar pelo Chapéu do Bispo é uma ótima opção. A trilha é curta, apenas 40 min. até a base do Chapéu, já para chegar ao topo é preciso estar acompanhado de um guia com corda para fazer a segurança e escalaminhar (caminhar com ajuda das mãos) por dentro de uma das pedras. O esforço é compensado pela vista de 360 graus de toda a região.


Vista da base do Chapéu do Bispo
Matheus escalaminhando o Chapéu do Bispo
Escalaminhada ao Chapéu do Bispo
Escalaminhando o Chapéu do Bispo

Seguindo em frente, pela mesma trilha, chega-se ao Platô, como o próprio nome diz: uma extensão plana, em meio às montanhas, lugar ideal para descansar apreciando a vista encantadora dos “Verdes Montes”.


Caminhada pelo Platô
Vista do Platô
Vista do Platô

Deste ponto, andamos por mais uma hora e meia, até o destino final: o Pico do Selado. Durante todo o percurso, o guia, nos contou a respeito das lendas que envolvem a região e o nome das montanhas, enriquecendo muito o passeio.

A maior parte da trilha é plana até perto do cume. A “Janela do Selado”, um buraco aberto entre as rochas por onde se vislumbra uma linda paisagem, marca o início de mais uma escalaminhada até o cume. Para alcançá-lo é imprescindível estar acompanhado de guia local. Ele é que vai ajudá-lo a dar o “pulo do gato”, nome dado ao salto de uma pedra à outra, o que separa o aventureiro do Livro de Cume (caderno aonde os turistas que chegam até ali assinam seus nomes) instalado na parte mais alta da rocha. Sem dúvida este momento é o mais emocionante para quem percorreu o caminho até ali.


Janela do Selado

No cume estamos a 2.080 m de altitude, local ideal para lanchar e apreciar a vista da cidade emoldurada pelas “Grün Bergs” (verdes montanhas). Inesquecível!


Vista do Pico do Selado
O Livro de Cume
Xeretando o Livro
Assinando o Livro de Cume
Vista do outro lado do Pico do Selado

Outra boa caminhada é a que leva ao cume da Pedra Partida. São 1,9 km percorridos em média por 2h40 min. (ida e volta). Fique atento à borda dos penhascos, a trilha é estreita e repleta de subidas e descidas, mas a vista do cume é espetacular. Nos dias claros, é possível avistar até a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí. Para nós, o espetáculo foi outro: chegando ao topo, repentinamente, uma névoa densa cobriu um dos lados da Pedra. Caminhamos no meio das nuvens, que combinadas com o céu aberto do outro lado formavam um cenário diferente e belo.


Entrada de núvens na Pedra Partida
Pedra Partida
Cume da Pedra Partida

Quadriciclo

Alguns locais em Monte Verde são ótimos para explorar de quadriciclo. O passeio é realizado de forma consciente, apenas por trilhas já abertas e com o objetivo de apreciar a natureza, é muito prazeroso. Parece que não exige nenhum esforço físico, mas pelo contrário, dirigir o pequeno veículo 4X4 é um bom exercício.

Optamos pelo passeio que leva à Fazenda Floresta Negra, com duração média de 2h30 min. A trilha passa por um lindo bosque de araucárias e em muitos momentos avistam-se as montanhas. O aroma do cipreste misturado ao vento que bate no rosto é quase um “presente”!


Trilha de quadriciclo
Trilha de quadriciclo

Trilha do Pinheiro Velho e aeroporto

Para um passeio leve entre a mata, a 100 m. do centro comercial, a agradável Trilha do Pinheiro Velho (1 km) pode ser percorrida a pé ou de bike. A mata nativa abriga araucárias com aproximadamente 300 anos e que chegam a medir 40 m de altura. Seu destino é o aeroporto de Monte Verde, o mais alto do Brasil (a 1.600 m de altitude), possuindo uma vista privilegiada da vila e das montanhas.


Vista do Aeroporto

Espaço Adélia

Este local muito agradável foi criado para que os turistas possam compartilhar bons momentos junto à natureza num harmonioso ambiente natural composto por árvores antigas, pássaros, patos, pavões e um riacho.


Alimentando o Pavão
Pavão aberto


O arvorismo é uma das atividades do local. O circuito é curto, tem apenas sete estações relativamente fáceis. O desafio do arvorismo está exatamente em alcançar o equilíbrio entre observar a natureza e concentrar-se na atividade ao mesmo tempo, vale à pena experimentar.

Arvorismo
Arvorismo

OUTROS PASSEIOS

Cavalgada

O Fazenda Hotel Itapuá oferece dois horários de saídas para cavalgadas que duram por volta de duas horas e seguem por trilhas na Fazenda.

Há vários pontos de aluguel de cavalos na vila. Nossa dica é que ao fazê-lo, seja crítico: observe o estado físico do animal e a analise a competência e idade do guia que acompanhará o passeio. São dados preciosos para a segurança da cavalgada.

Subida à Pedra Redonda

A trilha possui 926 m e leva em média 1h30min (ida e volta). Tente manter o ritmo, pois o longo trecho de subida exige um esforço razoável. O cume é bem amplo e plano, proporcionando mais uma visão de 360 graus da região, de outro ângulo. Leve agasalho, pois as rajadas de vento são fortes e geladas.

Montain Bike

Como a única rua asfaltada em Monte Verde, é a principal, o que não falta é terreno para os praticantes de montain bike.

PARA QUEM QUER MAIS AVENTURA

Escalada

A região de Monte Verde oferece boas opções para a prática de escalada em rocha com vias de diferentes graus de dificuldade. A Multisport Mantiqueira atende escaladores de todos os níveis.

Gastronomia

A rica e variada gastronomia é outro atrativo para quem procura esquentar o frio do inverno em Monte Verde. Os restaurantes espalhados por toda a vila combinam a culinária mineira com a européia. Aqui vão algumas sugestões para se provar “de tudo, um pouco”.

Sherwood Restaurante
Av. Monte Verde, 794
Tel: (35) 3438-1222
Um dos mais tradicionais de Monte Verde. Experimente um dos pratos de truta, são muito saborosos.

Restaurante Panela de Ferro
Av. Monte Verde, 945
Tel: (35) 3438-1785
O rodízio de fondue (carne, frango, queijo e chocolate), é bem servido neste restaurante com apelo rústico e chique.

Restaurante do Fazenda Hotel Itapuá
Estrada de Monte Verde, Km 27 – a 3 km do centro
Tel: (35) 3438-1177
Serve pratos especialíssimos como o folheado de filet mingnon.

Cantina Roma
Av. Monte Verde, 969
Tel: (35) 3438-2200
A especialidade fica por conta das massas caseiras em geral e pizzas.
Não deixe de experimentar o ghnocão recheado.

Restaurante Capricho
Rua das Chácaras, 6
Tel: (35) 3438-1341
O “Sabor de Minas” pode ser apreciado neste restaurante acolhedor.

Como chegar:

Monte Verde fica no Estado de Minas Gerais, com a vantagem de estar a apenas 167 km da Capital Paulista e a 479 km de Belo Horizonte.

De São Paulo, o melhor caminho é pegar a Rodovia Fernão Dias até Camanducaia e seguir pela estrada que mistura terra e um asfalto “esburacado” por 32 km, até Monte Verde.

Para informações detalhadas de como chegar em Monte Verde de qualquer lugar do Brasil, acesse o site: www.monteverde.org.br

Onde Ficar:

Fazenda Hotel Itapuá
Estrada de Monte Verde, Km 27 – a 3 km do centro
Tel: (35) 3438-1177 / Fax: (35) 3438-1300
Diárias com café da manhã a partir de R$ 189,00 o chalé.
Oferece um bem servido café da manhã até o meio-dia.
As cavalgadas estão incluídas na diária.

Outras opções:
Consultar a Associação de hotéis e pousadas de Monte Verde.

Agências locais:

Multisport Mantiqueira
Av. Monte Verde, 1095
Tel: (35) 3438-2410
Acompanha os turistas nas caminhadas e em outras atividades na natureza.

Monte Moto
Av. Monte Verde, 865

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.

Prestigie nossos patrocinadores e apoiadores, eles que permitem que nossas reportagens chegem até você.


Família Muller

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Geratherm
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Moça Bonita Café & Bistrô: R. Alexandre Dumas, 1102 - SP
Bota na Trilha
VIVO Zap
Gatorade


Visite o site da Família Muller


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Para contratar nossas palestras contate: falecom@familiamulleraventura.com.br

  
  

Publicado por em

Leila Cristina Meneghel Silveira Passos

Leila Cristina Meneghel Silveira Passos

01/01/2011 12:40:14
Monte Verde é um lugar MARAVILHOSO!!!! Tive a oportunidade de ficar mais de uma vez no Hotel Fazenda Itapuá, e lá tenho certeza que os cavalos são bem cuidados...os beija flores então... me encantaram...recomendo este Hotel.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Leila, Obrigado pelo comentário! Monte Verde é um destino incrível, com muitas opções de atividades na natureza, e sem dúvida o Hotel Fazenda Itapuá é uma ótima opção para hospedagem e passeios. Grande abraço, Família Müller
Humberto

Humberto

27/10/2010 18:13:00
para bens por esta linda familia,eu ainda chego lá!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Humberto, Muito obrigado pelas palavras! Estamos torcendo para que "realize seu sonho". Grande abraço, Família Müller
Carlos Camargo

Carlos Camargo

22/01/2010 01:11:38
Olá Família Muller, espero que se lembrem de mim, eu trabalhava na Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, e os acompanhei no passeio de quadriciclo pelas trilhas do Hotel Fazenda Floresta Negra, tenho arquivado em casa algumas fotos desse dia inesquecível, inclusive aquela foto onde tomei um grandioso banho de lama para tirar uma das fotos desse belo passeio.
Um forte abraço a essa família especial.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Carlos, Claro que nos lembramos de você, inclusive quando voltamos à Monte Verde, fomos procurá-lo na Associação Comercial para deixar algumas das revistas nas quais saíram a reportagem, mas você já não estava lá. Deixamos com a pessoa que nos atendeu. Nossa estada em monte Verde foi muito gostosa e lembramos também o dia do seu "banho de lama"... Obrigado pelo comentário, Grande abraço para você! Ronny, Lu e Matheus Família Müller
Vera Lucia

Vera Lucia

15/08/2009 20:34:59
Parabéns as imagens são lindas, eu ainda não tive a oportunidade de conhecer esse lugar que parece encantado, quem sabe um dia né, minha filha foi com o marido e amigos e adoraram, o ar da montanha faz muito bem a saúde. Vera Lucia -Iracemápolis/ sp

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Vera Lucia, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Monte Verde tem mesmo um encanto natural, esperamos que você possa conhecer em breve a cidade, e as montanhas... Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Rodrigo Suzaki

Rodrigo Suzaki

12/08/2009 12:39:07
Estive em Monte Verde com minha noiva em Julho/2009 e adoramos o lugar. Infelizmente não fizemos as caminhadas nas montanhas, mas ano que vem estaremos lá novamente e ai sim vamos conhecer todos os picos.
O que me desagradou foi ver os cavalos usados para passeio. Situação de abandono.
Rodrigo Suzaki - Sumaré/SP

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rodrigo, Esperamos que volte mesmo para fazer as caminhadas, é um dos melhores programas de Monte Verde. Quanto aos cavalos, por isto enfatizamos ao leitor que analise o estado dos animais antes de contratar o passeio, não pretendemos incentivar a atividade sem que os animais encontrem-se emboas condições de saúde. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Marisa

Marisa

11/08/2009 16:12:08
acho lindo.temos uma pousada em Extrema,sul de minas e muitas pessoas se hospedam aqui para ir passear em monte verde,Extrema tambem é facinante tem varios tipos de esportes radicais,cachoeiras parques maravilhosos e a natureza e a vista é maravilhosa reu amo Extrema.podem entrar no nosso site tambem: www.mirantedeminas.com.br

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marisa, Obrigado por seu comentário! Temos muita vontade de conhecer Extrema e realizar uma reportagem por lá. Assim que pudermos vamos agendar uma visita à cidade para divulgar todas estas belezas e atividades na natureza que descreveu. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Viviani

Viviani

11/08/2009 12:41:17
O local é maravilhoso,envolvido por mata e rochas,o que nao vi foi agua ou seja rios e cachoeiras. Existe? E o clima qual o periodo mais frio e quente do ano? Temos curiosidade em conhecer mais uma parte de MG.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Viviani, Obrigado por seu comentário! Monte Verde não tem o forte de seus atrativos nos rios e cachoeiras, mas você poderá aproveitar das águas em dois locais: dentro do Hotel Fazenda Itapuá sai uma trilha denominada Corredeiras do Itapuá, seguindo pela beira do rio chega-se a uma cachoeira. Há também a cachoeira dos Pretos que fica a 31 km da cidade, mais perto de Joanópolis. O clima é de montanha, ou seja sempre frio e sem chuvas no inverno e fresco e chuvoso no verão. Vale muito a pena conhecer mais esta cidade mineira! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Maria josé f.b. souza

Maria josé f.b. souza

10/08/2009 17:52:22
Assim como vcs eu e meu marido curtimos demais este tipo de passeio,nestes últimos 10 anos conhecemos lugares incríveis. Caso queiram podemos trocar informações.
zezé fran

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria José, Obrigado pelo comentário! Adoraríamos suas dicas de viagem. Envie-nos um e-mail para: falecom@familiamulleraventura.com.br com os locais que gostariam de compartilhar conosco. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
BARBARA PERACIO

BARBARA PERACIO

10/08/2009 14:26:37
É MEU SONHO CONHECER, COM ESTAS FOTOS E TRILHAS ESTIGOU MAIS AINDA A MINHA VONTADE DE CONHECER! SE PUDER DAR DICAS DE HOSPEDAGEM MAIS EM CONTA GOSTARIA MUITO!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Barbara, Obrigado or seu comentário! Vá mesmo, planeje a viagem e siga seu sonho, vai gostar muito! Visite o site da Associação de hotéis e pousadas de Monte Verde e escolha uma que se adeque ao seu bolso: [[http://www.ahpmv.com.br/|]] Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
ADERSON GIMENES

ADERSON GIMENES

10/08/2009 08:49:42
JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE PASSAR ALGUNS DIAS NESSA MAGNIFICA MONTANHA, COM UMA BELEZA EXUBERANTE E MUITO ATRENTE, SIMPLESMENTE PERFEITA EM TODOS OS ASPECTOS.
NÃO VEJO A HORA DE PODER IR NOVAMENTE E FAZER ARBORISMO,E CONHECER O RESTO DOS PICOS. CONHECI APENAS O CHAPEÚ DO BISPO!

ABRAÇOS E NAO PARA NAO FAMILIA MULLER!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Aderson, Obrigado pelo comentário! Que bom que já esteve no Chapéu do Bispo, é uma experiência fascinante estar no cume de uma montanha. Não deixe de voltar e ir até o cume do Pico do Selado, com certeza você vai adorar a aventura! Não se preocupe, não vamos parar NUNCA !!! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Daniela

Daniela

10/08/2009 08:21:13
Estava procurando um lugar para comemorar meus 10 anos de
casamento , acabo de encontrar, maravilhosa Monte Verde

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Daniela, Obrigado pelo comentário! Ficamos muito felizes por ajudá-la a decidir o lugar para comemorar seu casamento. Monte Verde é um destino muito apropriado para celebrar o AMOR! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
VANDERLAN FERREIRA DE CARVALHO

VANDERLAN FERREIRA DE CARVALHO

10/08/2009 08:18:13
TIVE O PRIVILÉGIO E "SUBIDA" HONRA DE CONHECER OS SAUDOSOS VERNER GRIMBERG E DONA EMÍLIA EM INÚBIA PAULISTA, ONDE ELE TINHA UMA SERRARIA, E PELA ESCASSEZ DE MADEIRA NAQUELA REGIÃO, COMPROU UMA FAZENDA ONDE EMPREENDEU A LINDA "MONTE VERDE". A PRIMEIRA VEZ QUE CONHECI A COMPRADA FAZENDA, FUI COM ELE EM SUA PEQUENA AERONAVE (ELE AMAVA PILOTAR, E ATÉ JÁ FOI VÍTIMA DE MUITAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS, MAS EM TODAS DEUS O PROTEGEU. AINDA COM ELES EM VIDA ESTIVE MUITAS VEZES EM MONTE VERDE, E ATÉ AGORA, AINDA FREQUENTO, E EM VISITA AO AMIGO NICOLAU, MATO UM POUCO DA SAUDADE DO CASAL. PARABÉNS À FAMÍLIA MÜLLER PELAS LINDAS FOTOS E RESENHAS NELAS, AJUDANDO A QUEM CONHECE REMEMORAR, E A QUEM NÃO CONHECE, SENTIR O QUE É.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Vanderlan, Para nós é uma grande honra receber um comentário de uma pessoa como o senhor que faz parte da história de Monte Verde e acrescenta muito ao nosso trabalho: Muito Obrigado! Que bom que pudemos fazê-lo voltar no tempo e recordar bons momentos! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Daniela Marques

Daniela Marques

10/08/2009 08:02:57
É um lugar inesquecível... o vilarejo também é conhecido como a capital da Lua de Mel...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Daniela, Obrigado por seu comentário! Agradecemos também pela informação, Monte Verde para quem vai em Lua de Mel deve ser mais inesquecível ainda!!! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
M Carla

M Carla

10/08/2009 07:41:35
Belissímo cenário da natureza, só de olhar as fotos gera uma grande paz, tranquilidade.
Parabéns pela reportagem, pelo artigo.
Excelente.
Carla-Santos-SP

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá M Carla, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Pode ter certeza que ao visitar Monte Verde sua paz vai ser ainda maior, principalmente quando olhar para as montanhas! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Iraci teixeira

Iraci teixeira

10/08/2009 07:21:20
E um lugar muito lindo para ser visitado por todas as pessoas que gostam de ver de perto as belezas que a natureza nós oferece, eu como gestora ambiental gostaria muito de ver de perto,mas falta condições para o momento,mas aqueles que puder que façam sera muito agradavel e proveitoso. Em momento agente sente como e valioso conhecer e sentir o que temos e não aproveitamos, parabens a familia Muller que viram todas esta belezas. bjos a todos. Eu admiradora dos que gostam da beleza naturas, e obrigada pela preservação deste espaço.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Iraci, Obrigado por seu comentário e elogios ao nosso trabalho! Como gestora ambiental, com certeza, assim como nós, é encantada pela natureza. Parabéns para você também! Esperamos que em breve possa visitar as belas de Monte Verde! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Patricia Raquel de Moraes

Patricia Raquel de Moraes

10/08/2009 00:02:02
Lindíssimo!!!!!!!
Conheço Monte Verde e amo aquelas montanhas!
Lugar dos Deuses!
Minas tem....Montanhas
e eu amo Minas Gearis!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Patrícia, Obrigado pelo comentário! Como dizem, o "mar de Minas" são as montanhas. Com certeza uma morada dos Deuses !!! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Rafa

Rafa

09/08/2009 23:49:47
EM SÃO FRANCISCO XAVIER, DISTRITO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP, existe uma trilha que sai em Monte Verde. As melhores cachoeiras e pousadas da região!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rafa, Obrigado por seu comentário e pela dica! Já fizemos uma parte desta travessia. para quem tem disposição, é um passeio imperdível! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Elisangela

Elisangela

09/08/2009 23:36:24
Nas férias de Janeiro eu e meu esposo viajamos para monte verde e ficamos no hotel cabeça de boi. Fizemos trilha e foi fantástico. Tirando a estrada de chegada a cidade de monte verde que toda esburacada no demais foi ótimo adoramos o lugar.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Elisangela, Obrigado pelo comentário! Que bom que gostaram da cidade! Acreditamos que a estrada de acesso a Monte Verde seja mantida assim para que não ocorra o turismo desorganizado como já ocorreu em outros paraísos naturais de nosso país onde as estradas foram asfaltadas e boa parte da natureza destruída. Quem passa os "buracos" é porque pretende mesmo desfrutar da natureza deste lugar lindo! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Cesar

Cesar

09/08/2009 23:33:49
Show! pretendo ir pra M. Verde, deu mais vontade vendo as fotos...não li tudo,mas logo irei ler todo o texto ;)
abraço para a família!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Cesar, Obrigado pelo comentário e elogio à nossa reportagem! Esperamos mesmo ter lhe dado "água na boca". Boa viagem para você! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Um grande abraço para você também! Família Muller
E. V. Vivian

E. V. Vivian

09/08/2009 23:31:21
Muito legal! Moro em Pouso Alegre e pouco conheço de Monte Verde onde estive rapidamente. A chegada até lá já é uma aventura! Dizem que a estrada é como é para evitar muitos turistas!!! E, sobre os cavalos usados para o turismo, é uma vergonha o desrespeito em toda a região para com esses animais...não sei como estão os de lá, mas só de pensar fico triste.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Vivian, Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho! Na verdade acreditamos que a estrada é mantida assim para evitar que a cidade tenha um turismo desorganizado como já aconteceu com alguns paraísos naturais em nosso país que asfaltaram as estradas de acesso. Ficamos contentes com sua preocupação com os cavalos, em todos os locais que visitamos, avaliamos os cuidados com o tratamento do animal antes de contratar o passeio. É preciso conscientizar as pessoas para que avaliem as condições físicas dos animais. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Jose Amorim

Jose Amorim

09/08/2009 22:56:29
Parabens pelas fotos, acho que deveria ser mais divulgado a cidade em si, muitas pessoas nao conhece Monte Verde, e tbem as tarifa de Hoteis em MV sao muito altas. Mas vale apena conhecer.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jose, Obrigado por seu comentário e elogioa à nossa reportagem! Vale muito a pena conhecer a cidade. Quanto a tarifa dos hotéis, vamos dizer que Monte Verde tem também pousadas mais baratas, principalmente fora de temporada. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
VALQUIRIA OLIVEIRA

VALQUIRIA OLIVEIRA

09/08/2009 22:30:59
ADOREI ESTE LUGAR, LINDO MESMO.
ESPERO UM DIA CONHECE ESTE LUGAR.
COMO GOSTO DA NATUREZA.
LINDI LINDO ESTE LUGAR , AMEI .

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Valquiria, Obrigado pelo comentário! Esperamos que você venha a conhecer Monte Verde, como gosta da natureza, pode ter certeza que vai realmente AMAR! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Miotto

Miotto

09/08/2009 22:24:38
Parabéns e grato pelas dicas, moramos em Crtba e estamos pensando num final de semana em Monte Verde..inclusive se tiverem dicas neste local para Jeep Troller agradecemos.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Miotto, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Nós conhecemos e adoramos Curitiba, sempre que podemos passamos por aí. Se voce quiser usar seu Troller numa linda estrada de terra, siga o roteiro de Joanópolis á Monte Verde ou também Monte Verde à Gonçalves. Quando marcar a viagem, envie-nos um e-mail pelo: falecom@familiamulleraventura.com.br e lhe passamos as dicas detalhadas. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Ailton

Ailton

09/08/2009 22:08:18
Sou baiano na Bahia não necesariamente no sul baiano mas mesmo no sertão há lugares lindos,mas quase toda inas Gerais e linda.MonteVerde vc é linda.De um palmeirense baiano.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ailton, Obrigado por seu comentário! Ainda não conhecemos a Bahia, mas temos muita vontade de ir até lá. Somos paulistas. Achamos muito legal o elogio que voce fez á cidade! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Sônia F. S. Martinuzzo

Sônia F. S. Martinuzzo

09/08/2009 21:09:16
AMO Monte Verde desde criança. O ar que respiro lá me
fortalece,me rejuvenece e me faz um bem infinito.Sempre que posso vou até lá,razão de bem estar com a vida sem
frescura!
Passo este valor a todos que me cercam.
Sônia.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Sônia, Obrigado por seu comentário! É exatamente isto que faz a natureza: rejuvenece e faz muito bem! E sem frescura nenhuma... Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Marcio de andrade

Marcio de andrade

09/08/2009 21:03:47
Realmente o lugar é maravilhoso e aconchegante , eu amo Monte Verde , nós vamos sempre que podemos.
Assino e aprovo.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marcio, Obrigado por seu comentário! Esperamos que muitos sigam seu conselho, e também o nosso, e visitem a maravilhosa Monte Verde! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Matilde

Matilde

09/08/2009 20:43:45
ja morei la tudo de bom vale apena ir ate la e lindo o lugar

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Matilde, Obrigado por seu comentário! Que privilégio ter morado em Monte Verde, acreditamos que tenha ótimas recordações do tempo em que esteve morando por lá! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Cicero

Cicero

09/08/2009 20:36:14
oi, boa noite, achei interessante a reportagem de Monte Verde, moro em Minas, cidade de Caldas, aqui também é muito bonito, tem pedras, como Pedra Branca, Pedra do Coração, cachoeiras, doce de leite, queijo, comida caseira, vinhos artesanais, inclusive é uma estância hidromineral, onde fica localizado Pocinhos do Rio Verde, onde é feito a Festa do Biscoito no mês de julho, inclusive O programa Mais Você de Ana Maria fez uma reportagem sobre biscoito de Polvilho com pernil, quero saber como a gente pode participar deste blog Ecoviagem?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Cícero, Obrigado por seu comentário! Gostariamos muito de conhecer sua cidade. por favor entre em contato conosco pelo e-mail: falecom@familiamulleraventura.com.br enviando mais detalhes e o telefone da Secretaria de turismo para agendarmos uma visita e publicar no Ecoviagem. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Rosana

Rosana

09/08/2009 19:59:59
Nossa se existe paraiso é aí né.
Um lugar com uma natureza deslumbrante, um lugar abençõado po DEUS.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rosana, Monte Verde é mais um dos paraísos naturais deste nosso país "abençoado por Deus"! Não deixe de visitá-lo. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Natael Caetano

Natael Caetano

09/08/2009 19:56:14
Relevo, Vegetação, Cultura, Clima, Culinária.. tudo que vem de Minas é MARAVILHOSO!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Natael, Minas é realmente um estado maravilhoso, que abriga belezas naturais, ótima culinária e um povo pra lá de simpático e acolhedor! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Suzy Siqueira de Souza

Suzy Siqueira de Souza

09/08/2009 19:55:40
Esttivemos em Monte Verde em agosto de 2.008. Adorei. Gostaria de dizer que não fizemos nada desses esportes mas que mesmo assim... vale a pena estar por lá, pois os restaurante, as pessoas são muito atenciosas. Estamos em Goiás, imaginem... aquele friozinho é mesmo delicioso. RECOMENDO.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Suzy, Obrigado por seu comentário! Mesmo para quem pretende apenas conhecer a cidade, você tem razão, Monte Verde vale a visita! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Luiz carlos santana

Luiz carlos santana

09/08/2009 19:47:19
adorei as reportagem e as fotos de atibaia e monte verde conheço as duas , e sou vizinho de atibaia , nossa cidade e rodeada pela represa do sistema cantareira /juqueri , que fornece agua para sao paulo, entre em contato com Sheila no depto de turismo em nossa cidade , o tel e (011)4036.7221, a hospedagem e alimentaçao acho que nao e dificil , mas atividades estamos no começo , talves so o passeio ja seja sufuciente porque a fauna e flora e linda , tem criaçao de trutas , avestruz etc. Ha esqueci minha cidade se chama Piracaia em tupy guarani quer dizer Peixe frito, abraços.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luiz Carlos, Obrigado por seu comentário e elogio à nossas reportagens! Gostaríamos muito de conhecer sua cidade. Assim que possível, vamos entrar em contato com o departamento de turismo, muito obrigado pela dica! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Sandra Mitsuoka

Sandra Mitsuoka

09/08/2009 19:46:42
Eu acho Monte Verde tuuuudo de bom!
Fui a primeira vez com meu namorado em 06/01/06 - hoje estamos casados e fazemos questão de voltar pelo menos uma vez ao ano para celebrar o nosso relacionamento...Eu amo este lugar...faz parte da nossa vida.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Sandra, Obrigado por seu comentário! É muito importante na vida a dois celebrar o relacionamento, parabéns para vocês! Nada melhor do que fazê-lo em Monte Verde! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Dira Galupe

Dira Galupe

09/08/2009 19:44:47
Monte Verde - adoro esse local, nossa família é apaixonada. Para a 3a idade o local e para passeio, descanso e saborear as delicias dos restaurantes e hoteis, que tem bons preços e qualidade no atendimento.
As delicias que comi e sinto saudades: chocolates, trutas, gnochi recheado (inesquecível) Cantina Roma e no
Sherwood consomè ou creme de queijo e sempre, sempre, como sobremesa strudel com sorvete ou bola de chantilly quem quer mais? Boa companhia!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Dira, Obrigado pelo comentário! Monte Verde é um destino que deixa mesmo saudades, inclusive para o estômago rsrsrs... Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
João hortencio sobrinho

João hortencio sobrinho

09/08/2009 19:40:38
Poxa, que paisagens lindasss! Só poderia ser de Minas Gerais, este estado ímpar e sem comentários!!!
Eu gostaria de chegar até esta fazenda e desfrutar de tudo isto, pena q n tenho grana pra ir;caso alguém queira me patrocinar entrem em contato comigo.
Abraços, João Hortencio Sobrinho.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá João, Obrigado por seu comentário! As paisagens em Monte Verde são realmente lindas! Você não precisa de muito para visitar a cidade, basta você priorizar a viagem dentro do seu orçamento. Faça um bom planejamento pois Monte Verde é para todos os bolsos. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Cecilia de Castro

Cecilia de Castro

09/08/2009 19:40:24
Parabens à família Muller pela ótima reportagem.
Não conheço pessoalmente Monte Verde, sòmente de comentários . Adorei.
Cecilia de Castro

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Cecília, Obrigado pelo comentário e elogio à nosso trabalho! Quando tiver uma oportunidade, conheça Monte Verde, com certeza você vai adorar ainda mais ! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Miguel Albino da ROsa

Miguel Albino da ROsa

09/08/2009 19:37:16
Importante esse tipo de aventura e deixão registrada prara gente ver,muito bom

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Miguel, Obrigado por seu comentário e elogio á nossa reportagem! Que bom que você gostou! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ grande|]] abraço, Família Muller
Fabíola

Fabíola

09/08/2009 11:57:06
Estive em Monte Verde no final de novembro/2008 e me encantei pelo local!!!
O clima, os passeios, os pratos... um lugar incrível para curtir a dois!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fabíola, Obrigado pelo comentário! Monte Verde é um local de natureza exuberante promovendo um clima romântico, principalmente no inverno. Curtir à dois é muito bom, mas com a família também é o máximo! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ grande|]] abraço, Família Muller