Pantanal - MT

Desconhecido pela maioria dos brasileiros, o Pantanal Norte, localizado no estado do Mato Grosso é belíssimo e quase inexplorado. Sinta-se convidado a visitar este lado mais selvagem do Pantanal.

  
  

Pantanal - MT

Por do sol no Pantanal

Certamente você já deve ter lido inúmeras matérias sobre o Pantanal; mais certeza ainda é que a maioria delas fala do lado localizado no Mato Grosso do Sul, muito explorado pelo turismo. O que a maioria dos brasileiros desconhece, é que o lado do Pantanal que se espalha pelo estado do Mato Grosso é belíssimo, quase inexplorado e mais selvagem.

Araras Eco-lodge

Alguns hotéis e pousadas localizam-se ao longo da rodovia Transpantaneira, a única estrada que leva o turista ao coração do Pantanal, localizada a 102 km de Cuiabá, com início na cidade de Poconé.

Entrada da Transpantaneira
Transpantaneira

Escolhemos a Pousada Araras Eco-lodge para nossa hospedagem. O motivo desta escolha foi por conta da responsabilidade ambiental e social que envolve todo o trabalho ecológico e sustentável da pousada, desde a sua construção, até as atividades desenvolvidas especialmente para os hóspedes, foram pensadas e preparadas em perfeita harmonia com o meio ambiente e permitem aos hóspedes desfrutar das melhores experiências pantaneiras.

Araras Eco-Lodge

Caminhada e cavalgada

O dia começa bem cedo, observar a diversidade da fauna pantaneira é o principal atrativo das atividades, às 7h00 da manhã o grupo é reunido para início da caminhada pela reserva do Araras Ecolodge. Acompanhado por guias locais, adentramos a mata composta de florestas, cerrado, campos, além da vegetação característica dos alagadiços. Ouvíamos os pássaros cantando bem perto, mas era difícil enxergá-los. Apenas quando você está totalmente envolvido no ambiente é que a visão muda o ângulo, aí sim, começa a ver a natureza ao seu redor. Um ninho de araras azuis estava bem pertinho. Tucanos multicoloridos escondem-se na vegetação. Jacarés e capivaras são figuras fáceis de encontrar, mais longe, três emas passaram apressadas, o astro do dia foi um Tamanduá Mirim que acabara de descer de um tronco e imóvel, esperava não ser visto por nós. Logo deu-nos as costas e saiu andando sem nos dar tempo para fotografá-lo.

Ninho de Araras Azuis
Tucano
Jacaré e Capivara

Atividade obrigatória no Pantanal, a cavalgada pelos alagados é a melhor forma de explorar os campos e capões. Nas árvores distantes, garças, colhereiros, periquitos, araras e outras aves. De repente um porco do mato aparece para ver o que há de novo. Curiosos e perigosos normalmente andam em bandos que atacam quando se sentem ameaçados, este ficou ali, espiou e logo sumiu na mata. Aos pés dos cavalos, pegamos o exato momento no qual um jacaré abocanhava uma ave.

Cavalgada
Coelheiros
Jacaré abocanha uma ave
Cavalgada pelos alagados

Safáris Fotográficos

A Transpantaneira é mais um palco dos famosos safáris fotográficos no Pantanal. Construída como aterro, a estrada é elevada, o que facilita a vista da flora e fauna pantaneira. A poucos quilômetros do portal, você é convidado a assistir um dos mais belos espetáculos da natureza: nos campos alagados animais de diversas espécies além de muitas aves, com destaque para o enorme Tuiuiú, vivem pacificamente neste complexo ecossistema. O safári oferecido pelo Araras Ecolodge percorre boa parte desta estrada num caminhão adaptado, parando em locais estratégicos para observação e ótimas fotos.

Safári fotográfico
A vida na Transpantaneira
Safari Fotográfico
Ninho de Tuiuiú
Jacaré de papo amarelo

Focagem noturna

A vida no Pantanal muda completamente ao anoitecer. A focagem noturna é imperdível. O mais incrível é a forma como os guias localizam os animais: não é pela luz e sim pelo som que emitem. Atentos aos sons, muito diferentes dos diurnos, localizam várias espécies. No passeio que fizemos, eles “ouviram” e focalizaram duas grandes corujas, uma família de lobinhos, dois guaxinins e um grande Tamanduá Bandeira que cruzou a estrada bem na nossa frente.

Tamanduá Bandeira

Canoagem e churrasco à pantaneira

A bordo de canoas canadenses entramos nas águas do Rio Clarinho, a novidade na fauna eram as aves representadas por outras espécies, como o Socó-beija-flor, que tivemos o privilégio de avistar, os pequenos saguis e suas grandes famílias, e as ariranhas, que circulam de um lado a outro do rio em busca de comida.
Para o almoço, o churrasco preparado à maneira do Pantanal, tudo muito bom!

Explorando o rio Clarinho
O raro Socó-beija-flor
Os Saguis

Por do sol na Torre do Bugio

Por do sol na torre do Bugio

O por do sol é um dos momentos mais especiais no Pantanal. Nada melhor do que vivenciá-lo numa Torre a 25m do chão. Como já diz o nome, os macacos Bugios habitam a copa das árvores próximas à torre, o que não sabíamos é que estávamos sendo seguidos por eles. Ao chegarmos à torre, três macacos, dois machos (pretos) e uma fêmea (castanha), surpreenderam-nos. Com a época da seca estes animais têm medo de descer das árvores para beber água e serem caçados por predadores, sabendo que a maioria dos turistas leva água consigo, chegam de mansinho e roubam-lhes as garrafas. Muito espertos, já sabem tomar a água no gargalo das garrafas ou em copos. Interagir com eles é uma experiência inesquecível!

O bugio na torre
Interagir com os macacos, uma experiência inesquecível
Fêmea e macho dormindo na torre

Aos poucos o céu se tinge com tons alaranjados. Os animais buscam seus ninhos e as aves apresentam um show de revoadas, ninguém fala, o fim do dia neste paraíso natural é apenas de contemplação, lindo!

Por do sol
Contemplação

Quando cai a noite, em volta da fogueira o convite para a roda de viola com os melhores violeiros da região, oportunidade para compartilhar da cultura pantaneira.

Quando ir

Na seca, entre julho e novembro, é mais fácil de avistar os animais.
Entre fim de dezembro a março, época de chuvas a vegetação fica mais exuberante. Na vazante, que compreende o período entre as duas estações, as águas baixam e começam a revelar outras belezas escondidas pelas águas. Este ciclo se repete todos os anos, escolha a melhor época para sua visita.

Família Müller

Turismo responsável e sustentável

Pequenas atitudes exercem grandes diferenças no que se refere à preservação ambiental.

• Traga todo o seu lixo de volta com você.

• Não saia dos limites das trilhas.

• Respeite as orientações dos guias.

• Se tiver oportunidade, dê instruções de preservação ambiental a quem a desconhece.

• Respeite a população da comunidade que está visitando.

• Utilize sempre as agências locais de ecoturismo e aventura: estando com um guia que trabalha na cidade, você estará colaborando com o turismo sustentável. Além de ser seguro, vai enriquecer muito a atividade.

• Prestigie e compre o artesanato local.

Com estas ações você colabora com a natureza, com a boa relação entre culturas diferentes e promove qualidade de vida. Seja também um multiplicador destes ideais de preservação, desta forma estará contribuindo para construir um futuro melhor para as novas gerações e para o planeta.

Hospedagem e passeios:

Pousada Araras Eco-lodge
Estrada Parque Transpantaneira Km 32
A diária inclui pensão completa e atividades pantaneiras.
Tel: +55 65 3682-2800

Como chegar:

Várias Cias aéreas operam vôos das capitais para Cuiabá. O Araras Ecolodge oferece os traslados de ida e volta ao aeroporto.

Em São Paulo contate:
Vip´s Turismo e Câmbio
Morumbi Shopping – Rua Roque Petroni Jr., 1089 – lj 235-S
Tel: 11 5181-2192
www.vipsturecambio.com.br
A agência encarrega-se do pacote completo desde São Paulo, para o Pantanal com a vantagem de oferecer várias opções de pagamento.

De carro:

A partir de São Paulo - Rodovia dos Bandeirantes / Rio Claro / São Carlos / Araraquara / Jaboticabal / Bebedouro / Barretos / Prata / Itumbiara / Rio Verde / Jataí / Mineiros / Rondonópolis / Cuiabá / Poconé / Transpantaneira

Rodovias utilizadas neste percurso:
SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima) / BR-364 / BR-153 / BR-452 / BR-060 / BR-364 / MT 080


Já aos turistas que vêm do Norte, uma opção de acesso é partindo de Porto Velho, RO pela BR 364, até Vila Alegre, MT, seguindo pela BR 174 até Cáceres, entrando na BR 070 até Cuiabá.
Para quem vem do Nordeste, do Centro-Oeste e também do Norte, o acesso pode ser feito partindo de Goiânia, GO pela BR 060 até Jataí, entrando na BR 364, passando por Rondonópolis até a região de Águas Quentes e seguindo pela BR 163 até Cuiabá.


Este roteiro integra nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex
Skygraf

Apoio de:

Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Gatorade


  
  

Publicado por em

Euridesamarodias

Euridesamarodias

24/6/2012 11:08:44
ola adorei rever meu terra natau obrigado tudo de bom pra voceis familia muller

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Eurides, Obrigado pelo comentário e também por suas palavras! Grande abraço, Família Müller
Luiz Carlos de camargo

Luiz Carlos de camargo

17/3/2012 09:01:04
Eu Luiz Carlos de Camargo gostei muito destas fotos relembrei as poucas vezes em que estive aí.Hoje moro em Comodoro MT sinto muita saúdade do Pantanal Quem me dera se pudesse voltar aí novamente.Obrigado pelas fotos.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luiz Carlos, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! O Pantanal é mesmo um lugar fascinante que nos enche a alma! Por isto tanta saudades! Um abraço, Família Müller
ELPÍDIO DENIZ

ELPÍDIO DENIZ

16/9/2011 16:57:21
Meu nome é Elpidio, eu nasci ai em Poconé hoje moro em Brasília-DF, tenho muita saudades ai de Poconé mais tive que sair dai, por melhores condições de vida.

BJS.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Elpídio, Obrigado pelo cometário! As vezes a vida nos levam para longe de nossas cidades natais, mais o mehor é que sempre poderemos visitá-las. Esperamos que consiga dar um pulinho em Poconé e no belo Pantanal, bem pertinho !!! Grande abraço, Família Müller
WALDIR SÃO PAULO

WALDIR SÃO PAULO

31/12/2010 23:44:14
ainda vou conhecer está MARAVILHA DE NATUREZA

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Waldir, Obrigado pelo comentário! Vamos dizer que não deixe mesmo de conhcer o Pantanal, mais um dos destinos imperdíveis de nosso país! Grande abraço, Família Müller
EDSON DA CRUZ FARIAS

EDSON DA CRUZ FARIAS

26/7/2010 18:02:05
O Pantanal é maravilhoso, recomendo a todos que gostem de apreciar a fauna e a flora. Voçê ficara surpreso como um lugar pode ser tão lindo assim.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Edson, Obrigado por seu comentário! Realmente o pantanal surpreende o turista que o visita. Um abraço, Família Müller
Ronald Kraag

Ronald Kraag

17/6/2010 17:11:58
As imagens do Pantanal são realmente muito exuberantes...principalmente as aves em fim de tarde é só festa de cor e cantoria...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ronald !!! Obrigado pelo comentário! Para nós é um elogio muito grande vindo de um ótimo fotografo como você. Grande abraço e saudades dos seus amigos, Ronny, Lu e Matheus Família Müller