Blogs > Família Muller Aventura > Viagens Nacionais > 

Parque Estadual da Cantareira - SP - Caminhada à Pedra Grande

O Parque Estadual da Cantareira fica a apenas 20 min do centro de São Paulo. Caminhar pelo parque em meio a sua rica fauna e flora é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o dia na natureza e fazer um bate e volta a partir da capital paulista.

11 de Março de 2010.
Publicado por Família Muller Aventura  

O Parque Estadual da Cantareira fica a apenas 20 min do centro de São Paulo. Foi dividido em quatro núcleos, e por ser uma Unidade de Conservação Ambiental, sua rica fauna e flora estão protegidas legalmente. Caminhar pelo parque é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o dia e fazer um bate e volta a partir da capital paulista.

O Núcleo Pedra Grande é o maior receptor de visitantes e onde funciona a Sede Administrativa do parque.

A trilha para a Pedra Grande que sai deste núcleo, possui o maior percurso: 9,5 Km (ida e volta), apesar de longa é relativamente fácil. A caminhada se dá por uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O ponto culminante é a Pedra Grande, uma enorme rocha de granito de onde é possível avistar a cidade de São Paulo do Norte para o Sul. Em dias claros pode-se ver até parte da Serra do Mar além da cidade.

O Núcleo das Águas Claras, nome este que faz referência à micro bacia em que a área está inserida, formada pelo ribeirão Águas Claras, está quase em sua totalidade localizado dentro do município de Mairiporã e tem 80% de sua área decretada APM (Área de Proteção aos Mananciais), Segundo o parque: “ tal área tem por objetivo proporcionar aos moradores da Grande São Paulo - não apenas um contato direto com a floresta de maior biodiversidade do planeta – a Mata Atlântica, mas também de resgatar a memória sobre a cultura das águas.”

Núcleo das Águas Claras

Núcleo das Águas Claras - Foto: Família Muller

Este núcleo abriga outro caminho que também leva à Pedra Grande, a trilha da Sussuarana. Mais leve e em meio à mata, a distância a ser percorrida nesta trilha é menor: 6,5 Km (ida e volta). Nesta caminhada você atravessa da cidade de São Paulo para o município de Mariroporã.

Trilha Sussuarana

Trilha Sussuarana - Foto: Família Muller

Divisa de Municípios

Divisa de Municípios - Foto: Família Muller

A trilha da Sussuarana nos oferece a oportunidadde de observar várias espécies de plantas da Mata Atlântica e a diversidade da fauna expressa nos insetos e pequenos animais que se escondem na mata.

Flora da Mata Atlântica

Flora da Mata Atlântica - Foto: Família Muller

A procura de pequenos animais

A procura de pequenos animais - Foto: Família Muller

Pássaro avistado na trilha

Pássaro avistado na trilha - Foto: Família Muller

Por volta de 300 m antes de chegar ao cume da Pedra Grande a trilha da Sussuarana encontra a trilha que sai do Núcleo Pedra Grande, passando de terra a asfalto preservado.

Encontro das trilhas

Encontro das trilhas - Foto: Família Muller

Chegada ao cume da Pedra Grande

Chegada ao cume da Pedra Grande - Foto: Família Muller

O Parque não tem estrutura de lanchonete, é preciso levar água e um lanche para fazer um piquenique no cume da Pedra Grande, de frente para vista da cidade.

Vista de São Paulo

Vista de São Paulo - Foto: Família Muller

Lá em cima há um pequeno museu onde estão expostos alguns animais do parque, empalhados, além de informações sobre a fauna, flora e da área de proteção dos mananciais.

Ambas as trilhas são limpas e seguras e o macaco Bugio pode ser avistado facilmente no início e no final da caminhada, é só olhar para cima, que lá estão às grandes famílias dos tais macacos.

Macacos Bugio

Macacos Bugio - Foto: Família Muller

Família Muller

Família Muller

A visita ao Parque é agradável durante todo o ano e só fecha nos dias de chuva.

Para completar o passeio, nossa dica é visitar o Complexo do Velhão - Estrada de Santa Inês, 3000 – Mariporã

O local conta com lanchonetes, restaurantes choperia, pizzaria, cafés e lojinhas. O melhor programa é almoçar no restaurante As Véia, que fica dentro do complexo e serve uma comida caipira de primeira.

Onde fica:

Núcleo Águas Claras
Av. José Ermínio de Moraes, s/n Mairiporã
O Núcleo fica próximo à divisa dos municípios de São Paulo e Mairiporã, um pouco antes do portal de Mairiporã.
Horários: Sábados domingos e feriados das 8h às 17h
É cobrada uma taxa de manutenção na entrada do parque.

Núcleo Pedra Grande
R ua do Horto, 1.799 – bem próximo ao Horto Florestal

Conheça nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller - Foto: Família Muller


Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex
Skygraf

Apoio de:

Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Gatorade


Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Luciane

 postado: 31/7/2010 12:38:50editar

Eu já fui e recomendo.
Deixei registrado aqui: http://docedebytes.blogspot.com/2008/12/pedra-grande-serra-da-cantareira.html

Olá Luciane,

Obrigado pelo comentário e também aproveitamos para dizer que a reportagem do seu blog está muito boa, outra ótima fonte de consulta para quem pretende visitar a o Parque Estadual da Serra da Cantareira.

para conhecer outros destinos de ecoturismo e aventura, visite nosso site:
http://www.familiamulleraventura.com.br/

Um abraço,

Família Müller

evellyn

 postado: 25/8/2011 08:44:17editar

eu fui la dia 24/08/2011 la é muito legal e eu quero voutar la

Olá Evellyn,

Se você mora em São Paulo, não deixe de voltar apenas mais uma, volte muitas vezes ao parque, a cada vez, pode ter certeza que vai gostar mais e mais..
Grande abraço,
Família Müller


 

Últimos boletins

  • 13/Abr/14 Amazonas - #destinicopa2014 O maior estado brasileiro se prepara para receber quatro jogos da primeira fase da Copa 2014 e turistas de todo o mundo que vem conhecer natureza exuberante, densa e marcante da floresta Amazônica.
  • 13/Mai/13 Costa Verde e Mar - SC “Um roteiro de viagem para toda a família!” Com este slogan na cabeça, seguimos sem titubear para mais uma viagem com muita aventura pela bela Santa Catarina.
  • 23/Nov/12 Vale do Contestado - SC Vales e serras que formam lindas paisagens naturais incorporadas à riqueza cultural que une episódios da guerra, com a tradição cabocla e a influência dos imigrantes, compõem os principais atrativos desta região do meio-oeste catarinense.
  • 24/Mai/12 Gonçalves - MG Encravada nas belas montanhas da Serra da Mantiqueira, a mineirinha Gonçalves tem arrancado elogios de quem escolhe a cidade para desfrutar da tranqüilidade junto à natureza.
  • 2/Abr/12 PETAR - SP Que tal explorar as cavernas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como PETAR e viver uma aventura no maior estilo Indiana Jones? ? Por aqui, turistas do Brasil e do mundo têm a oportunidade de realizar este sonho aventureiro.
  • 15/Fev/12 Bombinhas - paraíso catarinense Pertinho de Florianópolis, este paraíso ecológico do litoral de Santa Catarina abriga uma formosa natureza além das protegidas e calmas águas, que no passado atraia piratas e corsários a procura de abrigo.
  • 23/Nov/11 Iguape - SP Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil. Mas não é só a história que faz de Iguape um ótimo destino turístico, praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais proporcionam ótimas oportunidades de interação com a natureza.
  • 11/Jul/11 Paraíso Eco-Lodge O Paraíso é um daqueles lugares que tem o dom de provocar amor à primeira vista. Inserido numa reserva particular de Mata Atlântica, o Lodge promove o encontro do homem com a natureza.
  • 15/Jun/11 Visconde de Mauá - RJ Antigo reduto hippie Visconde de Mauá é dona de uma das mais belas paisagens da Serra da Mantiqueira, que unida a charmosa infra-estrutura urbana atrai turistas em busca de tranqüilidade e contato com a natureza.
  • 15/Mar/11 Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro - MG A pequena Conceição “escondeu seu tesouro natural mato a dentro, lá no Tabuleiro” . Deixando de lado a brincadeira do trocadilho, o município guarda um rico patrimônio natural diverso e endêmico a ser descoberto pelo turista.

Veja também

Curitiba - PRPicinguaba - SP

 

editar    editar    editar    1.284 visitas    2 comentários