Picinguaba - SP

Rodeada de Mata Atlântica e tombada pelo Patrimônio Histórico, esta rústica vila de pescadores localizada a 40 km do centro de Ubatuba no litoral norte paulista, encanta quem procura simplicidade, tranqüilidade, e contato com a natureza.

  
  

Descrever Pincinguaba é uma tarefa fácil: rodeada de Mata Atlântica, e tombada pelo Patrimônio Histórico, esta rústica vila de pescadores localizada a 40 km do centro de Ubatuba no litoral norte paulista, encanta quem procura simplicidade, tranqüilidade, e contato com a natureza.

Vila de Picinguaba

Não há muita estrutura, mas o turista que pretende ficar para o fim de semana pode escolher a hospedagem numa das pousadas da vila como a charmosa Santa Martha das Pedras.

A bela praia é ponto de partida e chegada das embarcações que misturam a antiga cultura caiçara, representada pelas canoas, com as modernas lanchas, iates, barcos e caiaques dos turistas brasileiros e estrangeiros que partem para as ilhas, praticamente desertas, onde realizam mergulhos ou simplesmente aproveitam o dia nas praias.

Praia de Picinguaba

Uma ótima opção para quem pretende fugir do tradicional é realizar um passeio a bordo de caiaques oceânicos. Muita gente acredita que para remar nos caiaques é preciso um bom preparo físico, mas é um engano, pois para seguir para neste passeio, basta ter disposição de remar rodeado de um dos mais belos cenários do litoral brasileiro.

A canoa e os caiaques
Caiaques na praia
Pessoal disposto !!!

O mar calmo de Picinguaba é ótimo para esta atividade, ajuda os caiaques a ganharem espaço rapidamente oceano à dentro. Quem participa do passeio pode escolher se prefere remar sozinho num caiaque simples, ou acompanhado num caiaque duplo.


Remando oceano a dentro
A caminho da Ilha dos Porcos
A caminho da Ilha dos Porcos

Praia da Fazenda

A primeira parada é no rio da praia da Fazenda, esta remada é curta e tem objetivo de fazer com que o praticante se adapte ao caiaque.
A água doce do rio é perfeita para dar uma refrescada, tirar o sal e partir para a praia Brava de Almada, a segunda parada.

Na praia Brava de Almada, quem já tem alguma experiência pode surfar pelas ondas fortes, é bem gostoso.


Família Muller
Família Muller
Rio da Fazenda

Ilha dos Porcos

A última parada e destino final deste passeio é a Ilha dos Porcos, dona de uma prainha deserta, com areia branca, muito bonita. Aqui é o lugar adequado para um lanche.

praia da Ilha dos Porcos

O mar é calmo e claro, perfeito para a pratica do mergulho livre, com apenas uma máscara e o snorquel dá para se divertir muito observando a vinha marinha.

Mergulho livre
Mergulho livre
Mergulho livre

A ilha abriga um riacho onde é possível lavar-se na água doce antes de voltar ao mar.

Riacho na ilha

De volta a Picinguaba

Na volta não há paradas, vamos direto até Picinguaba acompanhados do pôr-do-sol. Este percurso totaliza 12 km de remada: fácil, gostoso e inesquecível!

Família Muller
Família Muller
Pôr-do-sol

Esta atividade deve ser feita com uma agência especializada o turista não deve alugar um caiaque e sair sozinho, a não ser que tenha bastante experiência, nós contratamos os serviços da Aroeira Outdoor.

Outra opção para visitar as Ilhas é contratar um barco de pescador na praia de Picinguaba. Combinado o valor do traslado, o pescador leva você e sua família para a Ilha dos Porcos, onde você pode passar o dia, mas não se esqueça de levar água e comida.

Pescadores na praia

Ilha ds Couves

Outra ilha que vale a visita é a Ilha das Couves, é possível remar até lá também, aliás, enriquece bastante o passeio se você estiver a bordo de um caiaque. Este percurso passa pela Ilha Comprida e outras ilhotas. Do caiaque avistamos tartarugas, peixes e uma arraia, disse-nos o guia que os mais sortudos chegam a ver golfinhos.

Preparando a saída para a remada
Remada para a Ilha Das Couves

A Ilha das Couves é pouco freqüentada e mantém a beleza natural de sua praia, além da água cristalina. O mergulho livre é imperdível, basta por uma máscara, ou mesmo uns óculos de natação, para que o fundo do mar lhe encante com toda a beleza da fauna marinha diversificada, que se abriga num fundo de pedras. Pertinho da praia avistamos duas moréias, uma “tropa” de lulas, (muito divertido vê-las nadar em grupo, organizadíssimas), ouriços e muitas espécies de peixes.

Pria da Ilha das Couves
Mergulho livre
Moreia
Ouriços
Lulas

Caso esteja com preguiça de remar, o barco do pescador leva você até a ilha, normalmente o deixa e combina um horário para buscá-lo. Remando, são 10 km (ida e volta), parece muito, mas é bem tranqüilo. Remar num caiaque oceânico lhe dá uma sensação única de liberdade numa rica experiência que permite total integração com a natureza, nós descobrimos este prazer.

Família Muller

Como chegar:

De São Paulo siga pela Rodovia Airton Senna, desça a serra pela SP 099, (Rodovia dos Tamoios) e siga pela SP 055 / BR 101 (Rodovia Rio-Santos) até a placa que diz “ Vila de Picinguaba”. Para quem vem do sul do Rio de Janeiro seguir BR 101 e para os mineiros a opção é a BR 116. Picinguaba está a 274 km da capital paulista, a 40 km de Ubatuba e a 31 de Parati, no Rio de Janeiro

As coordenadas para a Enseada de Picinguaba são: latitude 23º22’S; longitude 45º51W.

Expedições em caiaques oceânicos

Aroeira Outdoor
Tel: 11 4402 1541
E-mail:info@aroeiraoutdoor.com.br.

Onde ficar

Pousada Santa Martha das Pedras
Vila de Picinguaba
Tel: (12) 3836-9189 / (12) 3836-9196
Melhor opção de hospedagem na vila. Conta com apartamentos amplos e confortáveis num ambiente charmoso e bem decorado, além do café da manhã especial.


Conheça nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex
Skygraf

Apoio de:

Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Gatorade


  
  

Publicado por em

Paulo Cesar Dalessio

Paulo Cesar Dalessio

28/01/2011 14:18:43
ola tudo bem sou suspeito em falar tenho um apto em itagua ubatuba e um barco inflavel grande , sempre estou em todas essas ilhas uma mais linda que a outra estive do dia 03 janeiro ate o dia 22/01 em todas elas sabe o que vou fazer voltar de novo começo de fevereiro podem ir , agredite vcs vao adorar abraços

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paulo Cesar, Obrigado por seu comentário! Acredito que já tenha voltado às ilhas! Com certeza deve sentir-se privilegiado em poder desfrutar da natureza divina que as envolvem! Granne abraço, Família Müller
Diego henrique affonso

Diego henrique affonso

16/04/2010 15:56:23
Não tem pra esse lugar, picinguaba foi um dos melhores lugar que eu ja passei na minha vida. Conheci uma familia que morava ou mora, não sei mais faz tanto tempo que perdi o contato com eles, tambem tinha ginga de capueristas, e muitas diversoes, mas pra quem gosta de sucego não exisre lugar melho do que esse. HENRIQUE,se qualquer dia você entrar e ler você vai lembrar de mim, fui com o PEDRO VIAN AQUI DE RIO PRETO, CASO VC LEIA ISSO VC ENTRA EM CONTATO NO MEU IMAIL DIEGOHAFFONSO@HOTMAIL.COM

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Diego, Obrigado pelo comentário! Picinguaba é realmente um lugar especial! Fica aqui também o seu recado! Visite também nosso site e conheça outros destinos: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Grande abraço, Família Müller
Maria Claudia de Jesus Contessa

Maria Claudia de Jesus Contessa

24/02/2010 21:04:01
Achei tudo lindo mais não tenho coragem de entrar em um caiaque.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Claudia, Obrigado por seu comentário! Podemos garantir que o caiaque é uma das melhores partes do passeio à Picinguaba, e como o mar é bem tranquilo, mesmo sem saber nadar, usando o colete salva-vidas, que é obrigatório, você estará completamente segura. Voce pode também visitar as ilhas de barco, mas ó silêncio e a interatividade do caiaque, são incomparáveis. Espero que tenhamos feito você criar coragem !!! Grande abraço, Família Muller
Hélcio Luiz

Hélcio Luiz

17/02/2010 21:10:44
Adoramos a forma simples e muito acolhedora com que vocês trataram de apresentar o pontos turísticos de Picinguaba.
Já ouví falar deste lugar a uns 15 anos más nunca imaginei que fosse tão simples e maravilhoso, espero poder conhecê-lo em breve. Parabéns.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Helcio Luiz, Obrigado por seu comentário e elogios ao nosso trabalho! Picinguaba ao mesmo tempo que abriga riquezas naturais é muito simples e tranquila. Vale sem dúvida uma visita. Espero que consiga conhecê-la em breve. Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Um abraço, Família Muller
Claudio

Claudio

16/02/2010 19:04:09
Podiam pelo menos dar mais opções de hospedagem pra disfarçar o jabá

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Caro Claudio, Obrigado pelo comentário! Não divulgamos outras pousadas ou hotéis em Picinguaba, não para "disfarçar o Jabá", mas porque foi o local que conhecemos. Não indicamos à ninguém qualquer lugar que já não tenhamos experimentado e conhecido. Já os locais que indicamos, atestamos que são bons, seguros e apropriados à todos os públicos. Um abraço, Família Muller
Rosangela

Rosangela

15/02/2010 19:55:08
achei demais,muito lindo ,eu e meu filho só fomos umavez a Ubatuba por um desvio de percurso por assim dizer e tivemos a oportunidade de conhecer esse pedacinho de céu no nosso estado,mas adorei essa,pretendemos voltar e aproveitar pra conhecer mais deste paraiso atlantico bjs

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rosangela, Obrigado por seu comentário! Você definiu bem Picinguaba - "pedacinho de céu no nosso estado" , quando voltarem não deixem de visitar as ilhas, se possível, a bordo de um caiaque oceânico. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Um abraço, Família Muller
Vera

Vera

12/02/2010 16:49:42
Que lugar encantador, como gostaria de passar o carnaval lá. Que belas fotos, lindo mesmo

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Vera, Picinguaba é mesmo um lugar encantador, dono de uma natureza quase que intocada. Se não for passar o carnaval por lá, programe outro feriado na sua agenda. Vale a pena conhecer! Grande abraço, Família Muller