Sana – A natureza desconhecida da Serra Fluminense

O Sana está localizado entre os municípios de Trajano de Morais, Macaé, Casimiro de Abreu e Nova Friburgo, atualmente foi transformado numa APA (Àrea de Proteção Ambiental) e é cercado por morros cobertos pela Mata Atlântica.

  
  

Apresentação

Convidados pela Canoar para uma decida de duck pelo rio Macaé, fomos conhecer o SANA.

Como de costume, fizemos uma rápida pesquisa e descobrimos que o Sana está localizado na Serra Fluminense entre os municípios de Trajano de Morais, Macaé, Casimiro de Abreu e Nova Friburgo, não é uma cidade e sim um “arraial”, isto é, uma pequena vila. Ao chegar em Casimiro de Abreu pare e pergunte, é indispensável para não errar o caminho. Não existe nenhuma indicação de como se chega ao Sana. O acesso se dá pela Estrada Serra-Mar (RJ – 142) de mais ou menos 26 km, 10 asfaltados, e o restante de terra em estado razoável.

O Sana foi transformado numa APA (Área de Proteção Ambiental), é cercado por morros cobertos pela Mata Atlântica e rico em recursos hídricos.
Logo na entrada do Arraial, avistamos dois destes morros que foram chamados de “Pirâmides do Sana”, revelando o apelo místico do lugar.

Além de reduto de Raul Seixas e Paulo Coelho, que na época dos Maluco Beleza, frequentavam o Sana, o arraial recebe frequentemente pessoas ávidas por desfrutar um pouco de paz, envolvendo-se com a natureza local pretendendo “sanar” a mente e a alma, deixando a energia fluir livremente, tirando proveito de tudo que o Sana tem para oferecer.


“Pirâmides” do Sana
O Rio Sana

Descendo de duck o Rio Macaé

Sempre achamos que “aquela canoa inflável” era frágil demais, podendo virar com facilidade, uma experiência que não gostaríamos de ter com nosso filho. Percebendo nossa preocupação, o instrutor da Canoar garantiu-nos que o duck era uma opção segura e que cada um de nós, por ser a primeira vez, iríamos com um guia nos acompanhando.

Passadas as instruções de segurança, vestimos os coletes, os capacetes, cada um de nós pegou um remo e descemos com quatro ducks para o rio.


Na base da Canoar
Entrando no rio

O duck nos permite uma sensação diferente do rafting, como o bote é menor, ficamos mais “a mercê” do rio, com isto, mais adrenalina!

Na hora do surf, onde remamos contra a correnteza e deixamos com que o bote “surfe” na espuma, é muito gostoso, pois a água que invade o bote vem toda em cima de nós!


Mais Adrenalina no duck
Todos no rio

Matheus surfando
Entre as pedras do rio

Num dos remansos, demos uma parada para curtir o banho e observar o rio Macaé, que com grandes rochas pelo meio e uma mata ciliar bem verde no contraste com o céu azul, forma um visual realmente lindo.


A beleza do Rio Macaé
A beleza do Rio Macaé

A descida durou por volta de duas horas, que quase não sentimos passar.

Associação Mico-Leão-Dourado

A Associação Mico-Leão-Dourado é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de conservar a biodiversidade da Mata Atlântica com ênfase na proteção do Mico-Leão-Dourado. Para isto, a Associação está trabalhando juntamente com outras instituições na conservação, manejo e uso sustentável da Mata Atlântica.
Fomos conhecer o Centro Educativo, que tem muita informação sobre a Mata Atlântica da região, os animais que a habitam e claro, sobre o Mico-Leão-Dourado. Dali também parte a trilha Interpretativa Boi Branco, na qual seguimos com a esperança de avistarmos um Mico-Leão-Dourado. A trilha é bem fechada, rica em Mata Atlântica e infestada de pernilongos que “nos devoraram” em boa parte do caminho, mesmo com repelente foi difícil mantê-los à distância. Com isto, não conseguimos completar a trilha toda, que apesar de pequena (1 km), pareceu-nos interminável devido aos mosquitos.


Centro Educativo
Centro Educativo

Entrada da trilha Interpretativa Rio Branco

Por isto, para quem pretende visitar o centro Educativo e seguir a trilha, o melhor é ir lá pelas 10 da manhã e com um bom repelente.

O Centro Educativo Professor Adelmar F. Coimbra Filho, fica junto à Reserva Biológica de Poço das Antas / IBAMA, na Rodovia BR 101, Km 214 – Silva Jardim – RJ.. Para saber mais, é só entrar no site www.micoleao.org.br.

As Cachoeiras do Sana

A conselho do Raimundo, guia local, fomos conhecer as principais cachoeiras do Sana.O Sana é rico em recursos hídricos e com seu visual selvagem e clima quente atrai locais e turistas para suas cachoeiras nos feriados, finais de semana e férias.

Na tentativa de conter a degradação ambiental devido ao turismo desorganizado, a ONG Pequena Semente monitora as principais atrações naturais do Sana e tem como principal objetivo o desenvolvimento da consciência ecológica na região.


Placas de conscientização
“portaria” da trilha do Circuito das Águas

Cada visitante é cadastrado na portaria da trilha que leva às cachoeiras do Circuito das Águas. É proibido o acesso de animais domésticos, aparelhos de som e apetrechos para churrasco ou qualquer outro tipo de comida, prevenindo bastante a degradação do meio ambiente.

Por uma trilha limpa e sinalizada, por cerca de 20 minutos, guiados pelo Raimundo, chegamos à Cachoeira do Escorrega. Para crianças que gostam de divertir-se escorregando num toboágua natural esta é a melhor cachoeira, pois possui piscinas com pouca correnteza, tornando a brincadeira segura para qualquer idade.


Trilha do Circuito das Águas
Matheus na Cachoeira do Escorrega

Escorrega natural
Brincadeiras no tobogã

Caminhando à frente, passamos pelo Recanto das Borboletas e seguimos para Cachoeira-Mãe, que leva este nome em razão do perfil de uma mulher, marcado na rocha, semelhante à imagem de Nossa Senhora.


Recanto das Borboletas
Perfil da “mãe”

Chegando à base da queda já ouvíamos os gritos dos turistas e locais que jogavam-se num escorrega no volume d´água arremessando-se numa piscina logo abaixo, num salto em torno de 12 metros de altura a 90 graus de inclinação. Sentamos por ali e ficamos fotografando, filmando e curtindo as peripécias dos “loucos” que surfavam, saltavam e escorregavam dali. O Matheus a toda hora soltava um “NOOOSSAAA!”, encantado com a loucura dos jóvens.

Chegando na base da Cachoeira-Mãe
Loucura dos jóvens na Cachoeira Mãe

Loucura dos jóvens na Cachoeira Mãe
Loucura dos jóvens na Cachoeira Mãe

Passamos pela Cachoeira Pai avistando-a de cima pois, todos os caminhos que levam até ela são complicados. Ali de cima, mais jovens aventuram-se saltando de uma altura de mais ou menos 16 metros.
O Raimundo mostrou-nos também um pedaço da Cachoeira Filho, que fica entre a do Pai e da Mãe, mas só tem acesso para quem faz o chamado `circuito das águas` e vier pela queda da Cachoeira-Pai. Ela tem outro tobogã que leva direto para o poço da Cachoeira-Mãe. Sua descida é muito emocionante e rápida mas, radical a ponto de provocar escoriações nas costas, indicada apenas para quem está instruído e acompanhado por alguém que conhece.


Cachoeira Pai
Cachoeira Filho

Ao fim da trilha, chegamos à Cachoeira das Sete Quedas que tem este nome por apresentar em seu curso uma queda d`água representada em uma escadaria natural. Com a orientação do Raimundo, entramos embaixo das quedas d`água e sentimo-nos como se estivéssemos atravessando um tubo. A experiência foi muito gostosa.


Cachoeira Sete Quedas
Cachoeira Sete Quedas

Antes de voltarmos, aproveitamos para curtir um cantinho especial da cachoeira, onde numa tremenda paz, ouvindo o barulhinho d´água, ficamos os três ali aproveitando a hidromassagem e olhando o céu.


Curtindo a hidro natural

Conhecemos assim todo o Circuito das Águas, formado pela Sete Quedas, Cachoeira-Mãe, Cachoeira-Pai e Cachoeira-Filho, que junto a com a do Escorrega formam as Cachoeiras do Rio Peito de Pombo.

O nome do rio foi dado devido a mais uma das maravilhas do Sana, a formação rochosa conhecida por `Peito do Pombo` que, vista de determinados ângulos, assemelha-se à figura de um pombo pousado sobre uma pedra a 1.120m de altitude. Para chegar lá é preciso reservar um dia inteiro, o acesso só é permitido com o acompanhamento de guias (contatar junto ao Grupo de Defesa Ecológica Pequena Semente) sendo 15 pessoas o número máximo por grupo.


Peito de Pombo

Em média, são três horas para subir e duas para descer, disseram-nos que vale a pena a subida pelo visual, onde do cume avista-se o litoral de Macaé,Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Barra de São João.

Ficamos tentados a subir, mas por orientação do Raimundo e do pessoal da Pequena Semente, desistimos, pois acharam que seria muito puxado para o Matheus.

O Arraial do Sana

O isolamento preservou o Arraial que nos faz lembrar a Visconde de Mauá de 20 anos atrás. Não há quase nenhuma estrutura turística, a praça tem uma pequena igreja e é circundada por bares com mesas nas calçadas e algumas lojinhas de artesanato.


Igreja
Praça

Passear por ali e observar o ritmo do local é muito interessante, pois ninguém tem pressa pra nada, as pessoas, que geralmente estão andando nas ruas ou sentadas nas calçadas, sorriem para todos amigavelmente, e até falam em câmara lenta. Aos poucos o turista acostuma-se ao ritmo natural do Sana e para quem mora em São Paulo como nós, a bela natureza e a calmaria faz muito bem!


O rítmo do Sana
A bela natureza

O Sana transmite uma sensação de paz e tranqüilidade que raramente encontramos em outros lugares, deixe o stress de lado e aproveite tudo o que ele tem a oferecer: sua natureza que esconde belezas exuberantes como as cachoeiras de águas cristalinas que serpenteiam pelo vale, os morros verdinhos enfeitados pela Mata Atlântica, o pequeno Arraial e o lado místico que envolve a região e seus habitantes. É um local que vale a pena ser conhecido e contemplado por aqueles que como nós adoram este contato com a natureza.


Natureza do Sana

Dicas da Família Muller

Familia Muller

- Abasteça o carro antes de pegar a estrada Serra – Mar para Sana, piois os postos de gasolina mais próximos ficam distantes. (Lumiar ou Casimiro de Abreu)

- Não deixe de contratar um guia local, principalmente se estiver com crianças mesmo que as pessoas digam que não precisa, nós vivenciamos a experiência e vimos que os turistas sem orientação, além de pegarem trilhas erradas, arriscavam-se em locais perigosos por não saber o caminho;

- O Sana é bom de se visitar todo o ano. Porém, de setembro a março as cachoeiras e os riachos estão mais exuberantes por causa das chuvas que caem, geralmente, na parte da tarde. (nós fomos em outubro);

- O Sana tem muitas outras cachoeiras como a Rocadeira, a Fervedeira, a das Andorinhas entre outras, não visitamos por conta do difícil acesso e por falta de tempo, maiores informações poderão ser conseguidas através do www.portaldosana.com.br ou o www.sana.tur.br/ecoturismo.asp .

- Existe outra opção de aventura, que é conhecer parte do Sana à cavalo, o aluguel de montarias pode ser feito na Fazenda 3 Marias;

- Se estiver chovendo muito, não vá às cachoeiras e não fique na beira do rio. Já houveram várias mortes por causa de Cabeças D`água no local.

Onde comer

Creperia Telektonon
Rua José de Jesus Júnior, 75 Arraial – Sana

Telektonon
Madeira fazendo crepes com assessoria do Matheus

Restaurante Alquimia
Rua Principal, esquina com Rua da Glória
0 XX 22 2793 2411
Experimente o nhoque de aipim, servido com um bem feito molho de tomate, uma delícia!


o Alquimia

Sana

  
  

Publicado por em

Rafaela

Rafaela

06/10/2013 22:22:17
Já fui no Sana 2 vezes e me apaixonei, então estou querendo voltar, mais estou interessada em alugar uma casa no centro do Sana(para melhor locomoção) para 13/14 pessoas, com no mínimo 3 quartos e 3 banheiros, para o dia 21 a 24 de Novembro (2013), com o valor razoável. Obrigada aguardo resposta! :)

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rafaela, Que bom que gostou do Sana, é mesmo um lugar muito especial. Infelizmente não poderemos ajudá-la quando ao aluguel da casa... nós somos apenas jornalistas que divulgamos as belezas e atrações do local! Um abraço, Família Müller
Rafael MassaL (Itaipuaçu)

Rafael MassaL (Itaipuaçu)

24/08/2012 01:08:56
Realmente um paraiso q Deus retokou kom zelo e deu um toke d kero mais........... Paraiso..........

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rafael, Obrigado pelo comentário! Sem dúvida o Sana é um Paraíso! Abraços, Família Müller
Flávia Romão

Flávia Romão

28/06/2012 13:36:34
Boa tarde, família do bem!!

Passando pra agradeçer a divulgação deste paraíso no qual Deus fez como moradia..Sana é mesmo incrível,amo aquele lugar e seu astral ímpar..Que Deus ilumine sempre o caminho de sua família e sempre que puder volte ao Sana..Logo estarei morando lá.. Um super beijo,muita paz,luz,harmonia ,energia e positividade!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Flavia, Obrigado pelas palavras! Nossa viagem ao Sana foi muito especial, um lugar mágico que nos envolveu com sua beleza e simpatia. Um abraço e ótimas energias para vc também! Famíia Müller
Fabio

Fabio

15/06/2012 21:27:18
estou indo para o sana quero conhecer melhor o lugar.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fábio, Acredito que não vai se arrepender! Abraço, Família Müller
Luis

Luis

12/04/2012 10:43:09
Tem lugar para pescar em Sana ??

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luis, O foco de nossas viagens não é a pesca, no entanto, acreditamos que seja possível sim pescar no rio em Sana. Um abraço, Família Müller
Marcella

Marcella

07/10/2011 18:38:21
O Sana é o melhor lugar da Região dos Lagos, pra quem gosta de se divertir, descansar e namorar.
Você que é casado, solteiro ou tico-tico no fubá pode vim que vai amar os lugares aconchegantes e as mais belas cachoeiras, tem acampamentos com visuais incríveis e pousadas maravilhosas.
SANA EU AMO VOCÊ GRANDE BEIJO.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marcella, O Sana é mesmo um lugar encantador, dono de uma beleza natural ímpar! Grande abraço, Família Müller
Andrezza

Andrezza

28/04/2011 16:47:48
QUE LUGAR LINDO.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Andrezza, Obrigado pelo comentário! O Sana é mesmo um lugar de natureza bela e envolvente! Grande abraço, Família Müller
Thiago

Thiago

29/03/2011 12:28:29
Pessoal gostei mto das fotos.
Quais os melhores meses para descer de rafting?
Tenho mta vontade de fazer, espero resposta.
Obrigado.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Thiago, Obrigado pelo comentário e pelo elogio ao nosso trabalho! Esta reportagem já foi realizada ha algum tempo, e infelizmente a Canoar não oepra mais o rafting em Sana. No entanto existem descidas de rafting e duck em vários outros locais que podemos indicar à você. Onde você mora? Envie-nos uma mensagem via nosso e-mail: falecom@familiamulleraventura.com.br e orientaremos você qual o melhor rio para um ótimo rafting. Aguardamos seu contato. Um abraço, Família Müller
Sandra

Sandra

13/01/2011 17:04:55
Amei seus comentários mas não reconheci o Alquimia nas fotos!!!! O Sana é um lugar onde descansamos a alma... muuuuito bom estar lá, amanhecer na Glória...delícia...Quer Paz??? Vá até lá e confira

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Sandra, Obrigado pelo comentário! Como estivemos no Sana já faz alguns anos, pode ser que o Alquimia tenha "mudado de cara" ! Mas já vimos que o Sana continua o mesmo lugar tranquilo, pacífico e maravilhoso! Grande abraço, Família Müller
Kissila Martins

Kissila Martins

29/12/2010 17:41:58
Nosaaaaaaa!!! O Sana é muito bom mesmo.....
Estive lá, adorei o lugar e pretendo voltar para subir ao Peito do Pombo.
Maravilhoso!!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Kissila, O Sana é mesmo um lugar incrível. Não deixe de voltar, vale á pena subir ao cume do Peito do Pombo. Um abraço, Família Müller
Edmilson

Edmilson

29/10/2010 17:44:35
No Sana se esquece da vida. Parece que os dias são longos e preguiçosos. Somente quebrado pela radicalidade dos passeios e trilhas. Bom lugar pra quem gosta de mato e nada de cidade grande. Só de não escutar o celular tocando é o paraíso.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Edmilson, Concordamos em gênero número e grau com você! Obrigado pelo comentário! Um abraço, Família M6uller
Marco antonio de oliveira

Marco antonio de oliveira

28/10/2010 15:05:12
Olá sou de macaé, mais estou morando em Belém sinto
saudades deste lugar maravilhoso,momentos marcantes
aconteceram neste paraiso, inclusive minha lua de mel.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marco Antonio, Que ótimas recordações deve ter do Sana, realmente um lugar mágico e romântico! Grande abraço, Família Müller
Jomar

Jomar

27/09/2010 23:20:17
O melhor lugar para renovar as energias para encarar o dia a dia durante a semana...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jomar, Obrigado pelo comentário! Sem dúvida, concordamos em genero, número e em grau com você! Um abraço, Família Müller
Maria vanda

Maria vanda

08/08/2010 03:22:13
tenho vontade de conhecer,mas com 4 meninos fico com receio de ser uma viagem dispendiosa...fazendo um passeio como o que vcs fizeram e hospedando-se na pousada que ficaram, com 4 meninos(18 a 7 anos) e eu, acham que um fim de semana chega a R$800,00 *entre hospedagem, refeições e passeios?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Vanda, O Sana não é um local onde você vai gastar muito, pois as atividades que fizemos são gratuitas ou cobram apenas um pequeno valor para manutenção. Quanto a pousada que ficamos, ela não existe mais, no entanto há outras pousadas por lá e também campings. Acredito que com todos os custos desta viagem você gaste menos de R$ 800,00, dependendo de onde você mora, se vai de carro, etc. O valor normalmente cobrado pelas diárias nas pousadas em Sana ficam por volta dos R$80,00 à R$ 100,00 para duas pessoas, crianças menores de 10 anos, normalmente ocupam o quarto dos pais, é só negociar com a pousada. Grande abraço, Família Müller
Ira

Ira

12/03/2010 11:00:33
Já estive lá por 2 vezes, é realmente de uma beleza exuberante, que bom que matei as saudades revendo as fotos desse lugar paradisíaco. Ira

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ira, Obrigado pelo comentário! Sana é mesmo um paraíso natural! Um lugar para repor as energias. Um abraço, Família Muller
Danielle casotti

Danielle casotti

06/01/2010 17:06:52
adorei ir ao Sana gostaria de repetir a viagem!Gostaria de saber dicas dos campimg e preços pois fui faz muito tempo q fui conhecer o lugar

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Danielle, Obrigado por seu comentário! O Sana é realmente bem legal. Para escolher um camping, nós aconselhamos você a chegar no Sana e visitar pessoalmente as instalações, é a melhor maneira de não cair em roubadas, pois alguns proprietários vendem as propriedades à outros, e neste caso, tudo muda muito rápido... Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Um abraço, Família Muller
Jorge Mattos

Jorge Mattos

19/12/2009 10:44:08
A pousada da cris não é mais da cris, favor rever os conceitos, não tem mais aquela imagem netinhos ...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Joge, Obrigado por seu comentário ! Nossa reportagem foi feita na época em que a Cris ainda era dona da pousada por isto a foto com os netinhos... Você é o novo proprietário, ou tem alguma nova informação? Por favor, envie para nós para que possamos atualizar os dados. Um abraço, Família Muller
ERNESTO N .LEMOS

ERNESTO N .LEMOS

11/12/2009 08:30:40
Adorei sana,é um lugar maravilhoso com tudo de bom e muito mais,sua gente,seu rio,cachoeiras,seus bares de calçada com cadeiras,ssuas cervjas geladas,e suas cachaças,NÃO SOU CACHACEIRO E SIM CECHAÇOLOGO,RSSSSSSS.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ernesto, Obrigado por seu comentário! Sana é mesmo um lugar maravilhoso!!! Só não entedemos o que significa CECHAÇOLOGO... Grande abraço, Família Muller
Leandro

Leandro

09/09/2009 18:28:12
poxa tem tanto tempo q nao vou nao vejo a hora de voltar la mais agora com minha familia tenho uma menina de 1 ano e 3 meses hoje, mais uma coisa q me deixa triste e a falta de divulgaçao entre os campings

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Lenadro, Obrigado por seu comentário! Sua filhinha já pode viajar com vocês e aproveitar algumas das belas cachoeiras do Sana ! Segue o link com os campings de Sana: [[http://www.portaldosana.com.br/brs1/reserva.html|]] Esperamos que possa ajudar na sua escolha para hospedagem. Só não esqueçam de conferir a previsão do tempo quando forem acampar com a pequena! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Boa viagem para vocês! Grande abraço, Fanília Muller
Lidio

Lidio

04/09/2009 09:44:09
Se for possivel me dizer quais as pousadas que existem por ai,pois um amigo me falou que o lugar é maravilhoso e eu gostaria de conhecer sua infra-estrutura para poder levar minha familia...grato

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Lídio, Obrigado por seu comentário! O Sana é realmente um lugar que merece ser visitado. A pousada na qual ficamos é : Pousada Cristal do Sana Estrada Serra-Mar, 6 km Veja no link do Ecoviagem: [[http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/rio-de-janeiro/sana/pousada/pousada-cristal-do-sana/ você|]] poderá encontrar outras opções acessando também o portal do arraial: [[http://www.portaldosana.com.br/|]] Acesse também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Boa viagem para você! Um abraço, Família Muller
Jaqueline

Jaqueline

10/08/2009 04:09:13
OLÁ!
Bom eu saber se vcs tem um email para que eu possa entrar em contado com eles.OBRIGADA!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jaqueline, Obrigado pelo comentário! O nosso e-mail é: falecom@familiamulleraventura.com.br aguardamos seu contato! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller
Jaqueline

Jaqueline

31/07/2009 16:00:48
olá família Muller!Achei maravilhoso o lugar,eu gostaria de saber como que faço pra achar o guia para nos conduzir ao passeio e em que cidade se locoliza?Quanto tempo dura o passeio e quanto custa mais ou menos?Desculpa por tantas perguntas rs mas é que eu realmente estou enteressada.Bjão!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jaqueline, Obrigado por seu comentário. Sana é mesmo dono de uma natureza encantadora. Quanto ao guia, nem sempre vai encontrar o mesmo, mas não há problema, assim que entrar no arraial, geralmente algum dos guias deverá abordá-la. Os hotéis e pousadas também indicam guias que tem parceria com eles, ainda assim, se não encontrar alguém para lhe acompanhar, basta perguntar num dos restaurantes do centrinho, mas fique tranqüila que sempre terá um guia para atendê-la. O preço do passeio vai depender do guia, das atividades que pretende realizar e do número de pessoas no grupo, mas geralmente é bem acessível. Visite também nosso site: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. Grande abraço, Família Muller
Luan

Luan

03/06/2009 18:16:17
mto legal!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luan, Obrigado por seu comentário! Vale a pena desfrutar da beleza natural do Sana. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Joyce

Joyce

03/06/2009 18:15:00
eu gosto do sana é muito legal ...*-*

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Joyce, Obrigado por seu comentário! Pelo que vejo voce já conhece o Sana, um local maravilhoso, realmente: "muito legal". Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Amanda

Amanda

03/06/2009 18:12:22
adoro o sana!!!!!!!! é minha paixão!!! vou lá sempre! muito show!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Amanda, Obrigado por seu comentário! Você usou uma ótima expressão para definir o Snana: " muito show"! É isto! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Jorge muniz

Jorge muniz

08/03/2009 06:57:45
realmente, o sana é um paraiso,principamente p/ quem precisa de descanço, conheço o sana á 35 anos, tenhos muitos parentes p/ lá, é isso ai, continuem fazendo esse trabalho de prevenção, que é muito importante, abraços.........

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jorge, Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho, o Sana é realmente um local de natureza exuberante que tem que ser visitada e preservada. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Rosení Pinheiro

Rosení Pinheiro

01/03/2009 20:53:27
Um amigo me enviou fotos do local e fiquei curiosa, fui gostei de tudo fiquei fascinada pelos tons de verde das montanhas, e a água transparente das cachoeiras, gostei tanto q estou voltando ainda esta semana, pena q as pessoas ñ estão respeitando o local e construindo suas mansões a beira do rio, sou arquiteta mas defensora da natureza, as casas são bonitas mas achei um desrespeito
para com a natureza exuberante, pelo q vi o progresso desordenado esta chegando, q pena a natureza do local ñ merece.
Abraços
Rosení

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rosení, Obrigado por seu comentário. O Sana é mesmo um lugar incrível! Concordamos com você que sempre que chega o progresso, e normalmente de forma desordenada, a natureza sofre as consequências. Quem sabe em breve poderemos contar com mais consciência ecológica da população e mudar este quadro! Torcemos por isto. Visite também nosso site conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Janaina freitas

Janaina freitas

23/02/2009 22:27:02
Muito lindo!!!ja estive la no Sana!!e fiquei apaixonada pelo lugar!!que bom rever!!muito bonita as fotos!gostei muito!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Janaina, Obrigado por seu comentário! Nós também nos apaixonamos pelo Sana, um lugar incrível! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Gracinda

Gracinda

03/01/2009 19:54:45
Ouvi falar sobre a Serra/Sana, fiquei curiosa e fiz a pesquisa, adorei, adorei, como gosto de natureza, pois vou muito a Penedo/Itatiaia, fiquei apaixonada.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Gracinda, Obrigado por seu comentário! Sana realmente é um arraial encantador. Espero que possa visitá-lo e conferir a bela natureza local. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura - www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Tamires machado santos

Tamires machado santos

28/11/2008 21:07:50
ola, muito bom.também já foi 4 vezes em sana e agora irei voltar de novo.posso dizer que lá é um paraíso.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Tamires, Concordamos com você em gênero, número e grau: O Sana è um paraíso mesmo! Visite nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Laura

Laura

26/11/2008 10:56:10
ola vcs tem toda razao e o lugar mais lindo que eu conhecovou a festa de la todo ano amo aquele lugar vamos preservalo para todo o sempre bjs

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Laura, Obrigado por seu comentário! Sem dúvida o Sana é um lugar muito especial, não tem como não se apaixonar! Visite nosso site e conheça também outras opções de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Feliana

Feliana

19/11/2008 10:49:19
adorei ver como é o sana. pena que esqueseram do são bento será que não fas parte??

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Feliana, Realmente o Sana tem uma beleza natural incrivel! Não tivemos a oportunidade de conhecer São Bento, vamos nos informar para saber se é lá por perto. Para conhecer outros destinos de ecoturismo e aventura, visite nosso site: www.familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Muller
Fernanda thomaz gonçalves[maria mendonça]

Fernanda thomaz gonçalves[maria mendonça]

04/11/2008 10:21:57
fui uma x aí e daí me apaixonei pelo lugar...parabéns pelo lugar lindo e preservado...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Tem toda razão Fernanda, Sana é um paraíso natural. Obrigado pelo comentário.