Santo Antonio do Pinhal - SP

A apenas uma hora e meia da capital paulista, a 1.143 metros acima do nível do mar, Santo Antonio do Pinhal é um destino encantador. Seu aspecto bucólico vem cada vez mais seduzindo turistas em busca do contato com a natureza.

  
  
Vista do Pico Agudo

Há mais ou menos dez anos atrás, um amigo indicou-nos Santo Antonio do Pinhal como uma opção de hospedagem mais barata e com fácil acesso a Campos do Jordão. Aceitamos a dica e nos hospedamos na cidade. Na época, quase uma vila, bem dizendo, quase uma rua. O único atrativo que visitamos foi a Estação Eugênio Lefévre, que na época já vendia os famosos bolinhos de bacalhau. O tempo passou e de lá pra cá, a cidade cresceu bastante, hoje tem vida própria, e que vida!

Localizada a apenas uma hora e meia da capital paulista, a 1.143 metros acima do nível do mar, Santo Antonio do Pinhal é mais um destino encantador na Serra da Mantiqueira.

Seu aspecto bucólico costuma atrair casais à procura do clima romântico da montanha, e vem seduzindo turistas em busca do contato com a natureza.

Jardins dos Pinhais Ecco Park

Explorar o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil é um dos melhores programas da cidade. O parque visa além da observação e contemplação, despertar a sensibilidade das pessoas de todas as idades em relação à preservação ambiental.

Desvendar os caminhos traçados pelos oito jardins: Montanhês, Japonês, Canadense, Italiano, Jardim dos Beija-Flores, das Bolhas, Desértico e Tropical, é uma experiência ímpar. Os ambientes, harmoniosamente decorados, retratam ecossistemas diferentes exaltando a beleza e o encanto das espécies de plantas de diversos lugares no mundo, passeio enriquecido com as informações de monitores experientes que acompanham cada grupo.


Jardim Italiano
Jardim dos Beija-flores

Jardim das Bolhas
Jardim Desértico

Jardim Canadense

Ao terminar o passeio pelos jardins, fomos convidados a prática do arvorismo, que proporciona uma interatividade lúdica e intensa com a bela natureza da Mantiqueira. Ao final da atividade, uma tirolesa levou-nos do alto de uma Araucária ao chão em poucos segundos, uma aventura irresistível!


A bela natureza da Mantiqueira

Estações do arvorismo
Tirolesa


O Jardim dos Pinhais Ecco Park abriga também o restaurante Dona Pinha, onde o visitante é convidado a degustar pratos especialmente preparados num ambiente aconchegante e com uma das mais belas vistas de Santo Antonio do Pinhal.

Vista das montanhas do Jardins dos Pinhais Ecco Park

Cavalgada e caminhada pela Fazenda Sertão

Este passeio pela Fazenda Sertão, oferecido pela agência receptiva Mariano Turismo e pelo Rancho Country – cavalos e charretes, apresenta em apenas um roteiro, duas atividades que possibilitam apreciar a beleza das paisagens naturais, parte das comunidades rurais e a Cachoeira do Sertão.


Cavalgada
Cavalgada

Depois de cavalgar por volta de duas horas, deixamos os cavalos num ponto da fazenda e percorremos uma trilha em meio a Mata Atlântica praticamente intacta até a bela Cachoeira do Sertão, ponto final deste circuito de aventura.


Trilha na Mata
Cachoeira do Sertão

Country Tour

Novidade entre os passeios na cidade, o Country Tour reúne cultura, artesanato e natureza num roteiro especial.

A primeira parada é no Capralemão, onde o Sr. Uwe Lüdke e sua família, dentro de um espaço rústico e bem decorado, recebem os turistas com muita simpatia. Além dos queijos de cabra e da cerveja artesanal fabricada pelo Sr. Uwe, sua esposa, a “Bruxa da Montanha”, nome da marca de seu artesanato, confecciona lindas bonecas, calendários, bordados, entre outros artesanatos em tecido. Sem ficar para trás, a filha do casal produz geléias, chutneys e conservas.


Sr. Uwe e a cerveja artesanal
Ronny e a

Logo em frente, a Pharmácia de Quintal oferece produtos cuidadosamente elaborados com ervas, flores, aromas, cores e energias da luz e da terra, tais como: temperos, xaropes, açúcares exóticos mel, vinagres e azeites com especiarias, sachês, travesseiros e muitas opções de banhos e escalda pés aromáticos. Em breve a Pharmácia de Quintal irá contar com um chalé contendo banheiras especiais para os banhos terapêuticos.


Pharmácia de Quintal
Produtos da Pharmácia

A Bodega é a próxima parada. Cuidadosamente decorada com tonéis de carvalho e misturas de cachaça envelhecida com frutas e sementes em galões de vidro, A Bodega é um local que entretém toda a família. Para os homens a cachaça artesanal, para as mulheres o artesanato e para as crianças, carneiros e passeios gratuitos em poneys, para todos, as frutas produzidas em seu pomar. O Sr. Ernesto, proprietário do local, recebe os visitantes com hospitalidade de um anfitrião bem humorado.


Nós e o sr. Ernesto
A Bodega

Frutas frescas combinadas com o leite e creme de leite do gado Jersey criados na Fazenda Sítio do Aconchego, resultam no delicioso sorvete artesanal Eisland. O casal de descendência Alemã comercializa o sorvete na fazenda, um local muito especial junto à natureza e em duas filiais: Na pousada Alemã no centro da cidade e na cidade de Valinhos - SP.


Conhecendo a história do sorvete Eisland
O delicioso sorvete Eisland

O circuito termina na Cachoeira do Lageado, que com 27 m. de queda é um dos cartões postais de Santo Antonio do Pinhal.

Cachoeira do Lageado

Pico Agudo

O vôo livre é uma das principais atividades de aventura em Santo Antonio do Pinhal. Muitos turistas sobem ao Pico Agudo, localizado a aproximadamente 9 km do centro e com 1.700 metros de altitude, para aventurarem-se em um vôo duplo com a agência Glider Brasil.
Para os menos aventureiros, curtir o pôr do sol com uma vista 360° do Vale do Paraíba, também é uma ótima pedida.


Levantando o Parapente
Vôo livre
Por do sol no Pico Agudo
Por do sol no Pico Agudo
Por do sol no Pico Agudo

Pousada Villa Mantiqueira

Para dar um “upgrade” em sua visita à cidade, hospede-se na Pousada Villa Mantiqueira. O lugar é um paraíso repleto de recursos naturais. Abriga quatro trilhas por onde o caminhante poderá sentir todo o capricho da natureza da Serra da Mantiqueira. Para as crianças, os proprietários da pousada oferecem a oportunidade única de plantar uma Araucária dentro da propriedade. Esta atitude incentiva os menores a cuidar e respeitar o meio ambiente.

Pousada Villa Mantiqueira
Caminhada pela Pousada
Crianças plantam uma araucária na Pousada

Arte

A cidade também foi escolhida por artistas como o ecodesing Eduardo Miguel. Visitar seu atelier, no Recanto Terra Forte foi uma gratificante experiência. Além da simpatia do artista e sua família, sua arte exclusiva e diferenciada ajuda o meio ambiente, pois aproveita como matéria prima materiais que seriam jogados no lixo, ou talvez na natureza como: pedaços de madeira, fibras, sementes, ferro metais, entre outros. Saber também como esta família faz para há dezenove anos não produzir lixo, reaproveitando todo o material possível e reciclando o restante é uma admirável e fascinante lição. Acabamos por ser convidados a provar o “pinhão salpicado”, misturado a um pouco de areia e assado diretamente no fogo num carrinho de pedreiro, o sabor é completamente diferente, delicioso!


O artista Eduardo Miguel
Lixo reciclado e reaproveitado
Salpicando o pinhão

Fontes

A cultura popular acredita que as águas das fontes da cidade, realizam os desejos de quem bebe suas águas. Escolha uma das fontes, e faça seu pedido:
Fonte Santo Estevão - de água ferruginosa e muito pura. Fonte São Geraldo - magnesiana, pura e muito leve. Fonte Santo Antônio - fracamente radioativa, pura e de agradável sabor.

Fonte Santo Antonio

Outros passeios

Estação Eugenio Lefévre: inaugurada em 1916, a estação funciona até hoje no prédio original Os trens operam passeios turísticos, no trajeto Campos do Jordão/Santo Antonio do Pinhal e é também parada no trajeto Campos do Jordão / Pindamonhangaba. Informações pelo tel: (12) 3663-1531.

Estação Eugênio Lefévre

Visita à Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua construída em madeira, no ano de 1811 e à Igreja São Benedito. Santo Antonio é uma cidade de tradições religiosas e ambas as Igrejas abrigam festas religiosas e folclóricas o ano todo, informe-se na cidade na ocasião de sua visita.

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua
Altar dedicado à Santo Antônio de Pádua

Gastronomia

Santo Antonio do Pinhal conta com uma deliciosa variedade gastronômica. Fuja da gula e aproveite para degustar e apreciar a culinária especial da cidade. Aqui vão algumas sugestões para se provar “de tudo, um pouco”.

Restaurante Dona Pinha
SP 46 – entrada de Santo Antonio do Pinhal, 2.600
Dentro do Jardins dos Pinhais Eccoparque. Comida excelente preparada com especiarias da serra como o pinhão, acompanhada da bela vista das montanhas.

Prato com Pinhão no Dona Pinha

Picanha & Pasta Cozinha Contemporânea
Shopping Vilarejo do Pinhal
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 345
Ambiente aconchegante onde a picanha é o carro chefe. A especial chamada de Birro-Birro é muito saborosa.

O ambiente aconchegante do Picanha & Pasta

Alquimia Bistrô – Restaurante, Empório, Rotosserie
Estrada do Machadinho 3,2km - 800 mts. em terrra
Tel: 12-3666-1466 - para reservas
Num ambiente charmoso, dedica-se à “Culinária de Sabores” utilizando panelas de barro no preparo de pratos especiais como: moquecas, risotos, cordeiro, feijoada e alguns pratos vegetarianos destacam-se entre as especialidades da casa o arroz de pato, uma delícia!

O saboroso Arroz de pato do Alquimia da Serra

Santa Truta Restaurante
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 579
Experimente o fondue de truta, especialmente preparado em uma chapa quente que vai à mesa, uma forma diferente de fazer fondue, bem mais saudável, já que não usa óleo. Acompanha carne e frango.

Fondue de truta no Santa Truta

A Fábrica Bar Restaurante
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 341
Num ambiente rústico-chique, o destaque gastronômico fica por conta das massas artesanais. Não deixe de ir lavar as mãos e conhecer um dos charmes do restaurante.

Por dentro da

La Villa Ristorante
Dentro da pousada Villa Mantiqueira, serve vários pratos da cozinha mediterrânea, num ambiente agradável e bem decorado. É necessário reservar pelo fone: (12) 3666-2425

O modo charmoso de servir no La Villa

Onde ficar:

Pousada Villa Mantiqueira
Estrada do Machadinho, Km 4
Tel: (12) 3666-2425 (11) 9687-4462

Pousada Santo Antonio
Av. Ministro Nellson Hungria, 686
Tel: (12) 3666-1334
Ambiente simples e confortável.

Agência receptiva:

Mariano Turismo
A agência receptiva opera a cavalgada com caminhada na fazenda Sertão, o Contry Tour além de trilhas ecológicas e mountain bike.
Av. Ministro Nelson Hungria, 686 – sala II
Tel: (12) 3666-1334 / (12) 9774-1354

Rancho Country – aluguel de cavalos e charretes
Estrada do Pico Agudo, s/n
Tel: (12) 9776-1803 / (12) 9766-7329 – Adair ou Ricardo

Vôo livre

Glider Brasil
Além de oferecer võos duplos de parapente, ministra cursos de Vôo livre.
O escritório fica em São José dos Campos
Av. Andrômeda, 3741 – tel: (12) 3917-1238 / (12) 9139-3130 / (12) 9763-4275

Arte e artesanato:

Prata D´Lua – jóias e acessórios artesanais
Rua Antonio Joaquim de Oliveira, 646

Morito Ebine
Móveis da tradicional marcenaria japonesa.
Estrada do lageado, Km 2

Oficina das Artes – Velas e luminárias
Estrada do Barreiro, 365

História em Retalhos - Patchwork
Rua Cel. Sebastião Marcondes, 250

Jardins de Barro – cerâmica
Estrada do Pico Agudo, km 2,3


Conheça nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Geratherm
Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Bota na Trilha
VIVO Zap
Gatorade


  
  

Publicado por em

Rita Dutra

Rita Dutra

25/09/2011 20:16:32
Fui,em15/09/2011, para Santo Antonio do Pinhal como alternativa de hospedagem mais barata, no entanto minha família e eu, ficamos apaixonados pela cidade, que é tudo que foi falado na reportagem, com certeza que irei outras vezes a Santo Antonio do Pinhal.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rita, Obrigado pelo cometário! O que aconteceu com você e sua família, tem acontecido constantemente. Santo Antonio do Pinhal encanta o visitante e o mantém alí, para que visitem sua bela natureza! Grande abraço, Família Müller
Lucia Soares

Lucia Soares

05/11/2009 18:37:53
Adoreeiiii a reportagem! Parabéns Família Muller, que lugar lindo!
Espero poder conhecer Santo Antonio do Pinhal em breve.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Lucia, Obrigado por seu comentário e elogios á nossa reportagem! Santo Antonio do Pinhal é uma cidadezinha bonita, aconchegante e com um povo muito simpático. Não deixe de conhecer. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço e boa viagem! Família Muller
Kelly

Kelly

04/11/2009 02:02:22
Gostei!Boa matéria,mas tenho uma dúvida:essa viagem foi recente? Quando foi? É que faz algum tempo que não vou para lá e queria saber.
Valeu Família Muller! Deu vontade de voltar lá!
Abraços

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Kelly, Obrigado por seu comentário e elogios à nossa reportagem! Sim, estivemos em Santo Antonio do Pinhal em agosto, a matéria é bem recente. Vale a pena voltar a visitar a cidade, com certeza fará um ótimo passeio! Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço e boa viagem! Família Muller
Paulo Mattos

Paulo Mattos

03/11/2009 22:50:08
Bela reportagem! Nunca fui à Santo Antonio do Pinhal, mas estive várias vezes em Campos do Jordão. Será minha próxima viagem. Parabéns Família Muller.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paulo, Obrigado por seu comentário! Santo Antonio do Pinhal vale mesmo uma visita, é um destino que supera nossas expectativas. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Um abraço e boa viagem! Família Muller