São Bento e Campos: duas jóias da Mantiqueira

Com a chegada do inverno, o destino mais procurado de férias para a família concentra-se principalmente nas cidades serranas. Subimos a Serra da Mantiqueira e fomos procurar as novidades em Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.

  
  

Apresentação

A Natureza encantadora de São bento do Sapucaí

Com a chegada do inverno, o destino mais procurado de férias para a família concentra-se principalmente nas cidades serranas. Subimos a Serra da Mantiqueira e fomos procurar as novidades em Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.

Dona de uma natureza encantadora e de um estilo de vida simples, São Bento do Sapucaí oferece várias opções para interagir com a natureza. Começamos nossa descoberta por esta cidade ....

Trekking ao cume da Pedra Ana Chata

Pedra da Ana Chata

O complexo do Baú, formado pelas imponentes formações rochosas da Pedra do Baú, do Bauzinho e Ana Chata, sempre causa certo fascínio ao visitante. Todas as vezes que fomos a São Bento do Sapucaí, não deixamos de visitá-lo e no mínimo, curtir um pôr-do-sol no Bauzinho.

Desta vez elegemos a Pedra da Ana Chata como nosso destino.

A caminho da Ana Chata

Para chegar ao estacionamento do Complexo do Baú, é preciso pegar a Estrada do Paiol por 15 Km até a placa indicativa à direita. Seguindo por uma estrada de terra por mais ou menos 6 km. Na temporada o estacionamento costuma ficar lotado, por isto o ideal é ir bem cedo.

A trilha é bem demarcada e com placas indicativas por todo o caminho. Boa parte da trilha é na sombra por isso muitas vezes torna-se barrenta e escorregadia, com momentos de reta, alternando-se com subidas, descidas e pequenas clareiras para descanso. Algumas passagens são bem estreitas e feitas com ajuda de um cabo de ferro, o que faz com que o caminho fique divertido, principalmente para as crianças.

Ajuda do cabo de ferro

Ao chegar nas escadarias ao pé da pedra do Baú, aproveite para descansar um pouco, pois dali para frente a trilha torna-se um pouco mais cansativa em razão de descidas e subidas mais íngremes.

Escada que leva à passagem secreta

Quando as crianças começam a se cansar, aparecem as surpresas. Avista-se uma escada amarela incrustada no meio da rocha, que parece levar ao nada, mas subindo-a, entra-se numa “passagem secreta” (segundo as crianças). Esta passagem leva a uma parte exposta da rocha protegida com um corrimão, neste pedaço é preciso tomar cuidado e passar uma criança por vez até o outro lado. Pela frente mais uma escada e uma pequena trilha, onde é preciso seguir à direita para chegar ao cume.

Visual do cume da Ana Chata

A chegada ao cume desta pedra em particular, é diferente, pois não temos visão de nenhum lado e de repente, ao subirmos, o visual é espetacular, inesperado e tudo fica completo com a majestosa Pedra do Baú ao fundo. Lá em cima, atenção constante com as crianças. Como nós, contemple com calma o visual, aproveite para fazer um lanche, tire fotos e comece a voltar, o ideal é pegar a trilha da volta ainda com dia claro.

Na rampa de vôo livre

Na saída do estacionamento do complexo do Baú, existe uma rampa de vôo livre. Foi irresistível dar uma parada para apreciar o vôo dos parapentes no final da tarde.

O vôo do parapente

No outro dia, optamos por fazer um trekking na Trilha da Mata Virgem, terminando num rapel...

Trekking da Mata Virgem e Rapel

Vista do complexo do Baú, da trilha da Mata Virgem

A Buena Vista Ecoturismo, agência receptiva local preparou para nós um roteiro, incluindo um trekking, um rapel e uma tirolesa.

De manhã partimos para a Trilha da Mata Virgem, que é relativamente fácil, tem por volta de 3 km e pode ser feita por pessoas de qualquer idade. A trilha é composta de mata nativa e vegetação de campo de altitude, habitat de vários animais silvestres, que com sorte podem ser avistados. O ponto alto da caminhada se dá no momento ao qual avistamos o complexo do Baú, protagonizando um visual incrível.

Rapel com o visual da cachoeira do Toldi

Mais adiante, chegamos à ancoragem do rapel, que apresenta uma vista maravilhosa da Cachoeira do Toldi à esquerda e do Complexo do Baú à direita. Seguramente é um dos mais belos “quadros da natureza”, que já pudemos apreciar.

O rapel de 80 m. divide-se em três fases: a primeira é a que apresenta um pouco mais de dificuldade por conta do lugar da saída, que é um pouco escorregadia, tem mais ou menos 5 metros. A segunda é mais tranqüila e no meio da descida, é essencial dar uma “paradinha” para apreciar o visual de praticamente 180 graus de pura natureza. A terceira fase é como uma continuação da segunda até a completa descida.

Rapel com o visual da Pedra do Baú

A aventura termina com uma tirolesa que leva ao Café Buena Vista, sede da agência, onde pudemos dar uma descansada no deck, curtindo o visual.

Nesta noite partimos para Campos do Jordão para participar de uma cavalgada à luz do luar....

Cavalgada e aerotrilha noturnas em Campos

Saída para cavalgada

Convidados pela Aventura no Rancho, fomos pela primeira vez fazer uma cavalgada noturna.

Com a noite fria e bem agasalhados, partimos da sede do Rancho para um mirante numa cavalgada de mais ou menos 4 km.

Seguíamos em fila indiana por uma trilha estreita. Mesmo com a Lua um pouco escondida, o relevo das montanhas revelavam-se entremeados de uma leve névoa num espetáculo raro protagonizado pela natureza.

Pela trilha em fila indiana

A cavalgada termina na base onde para nossa surpresa iniciava uma aerotrilha (travessia de uma trilha através de tirolesas), que nos levaria “pelos ares” de volta ao Rancho.

Jogar-se no escuro, mergulhando no “nada” pode parecer uma loucura! Mas depois de passado o primeiro susto, a sensação de liberdade supera qualquer medo. O circuito apresenta 6 tirolesas de diferentes tamanhos e velocidade, deslizar no breu é uma experiência fantástica. Chegando a cada base, enxergamos apenas uma mão vindo em nossa direção. É o guia que nos ajuda e nos prepara para próxima etapa.

Matheus na aerotrila noturna

A última tirolesa termina no deck da lanchonete do Rancho, onde éramos esperados com uma pizza quentinha!

Para quem tem mais tempo, ou prefere tornar o programa menos radical, em Campos do Jordão a OFF ROAD TOUR promete emoção e muito visual, fazendo passeios que levam desde até a Pedra do Baú, até trechos mais longos como Monte Verde. Para nós, esta aventura vai ficar como um convite para voltar.

Fica aqui para “dar água na boca”, este lindo pôr do sol do final de semana na Serra, que revelou-nos novas descobertas. É uma boa opção para quem tem pouco tempo e quer fugir do agito do “centrinho” e passar momentos diferentes com a família!

Serviços

Buena Vista Ecoturismo
Estrada do Paiol Km 10,5 – São Bento do Sapucaí – SP
(12) 9781 9971
(12) 9741 7528
ecoturismo@cabanasdotoldi.com.br

Aventura no Rancho
Estrada do Horto, 4.510 - Campos do Jordão - SP
www.aventuranorancho.com.br
12 3663 7400

Off Road Tour – Turismo e Aventura
www.offroadtour.com.br
(12) 3663 5148
(12) 9774 0377
edir@offroadtour.com.br

Cabanas do Toldi
Estrada do Paiol Km 10,5 - São Bento do Sapucaí
www.cabanasdotoldi.com.br
11 3082 6505
12 9728 1184
info@cabanasdotoldi.com.br

Pousada do Sítio
São Bento do Sapucaí
12 3971 1640

Pousada Pôr-do-sol
Estrada do Serrano, 361 - São Bento do Sapucaí
12 9702 5397

Pousada das Hortências
Rua Engenheiro Adelardo Cayubi, 195 - Campos do Jordão
www.dashortensias.com.br
12 36636010

Chalés do Rancho Santo Antonio
Estrada do horto, 7.997 - Campos do Jordão
www.chalescamposdojordao.com.br
(12) 3663 4481

  
  

Publicado por em

Helmut

Helmut

10/08/2009 08:50:03
Familia Muller, parabens pelas reportagens, só assim o pessoal conhecerá os melhores pontos turisticos do Brasil.Existe uma trilha entre Mogi das Cruzes e Bertioga paralelo a estrada Mogi Bertioga, existem lugares interessantes. pois ali vc. descubrirá a primeira Hidroeletrica construida pelos Ingleses para movimentar o porto de Santos. Parece que a usina funciona até hoje.Vale a pena explorar e divulgar
Abraço
Helmut

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Helmut, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Em breve vamos publicar novas reportagens de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, com mais novidades. Obrigado pela dica, se você tiver mais detalhes desta trilha, temos muito interesse em conhecer. Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/]] Grande abraço, Família Muller