São Francisco Xavier – A Terra dos Muriquis

São Francisco Xavier está a apenas uma hora da capital paulista, com um friozinho autêntico do clima de montanha e passeios entre trilhas e cachoeiras combinados a uma bela paisagem alpina.

  
  

Apresentação

São Francisco Xavier está a apenas duas horas e meia da capital paulista, com um friozinho autêntico do clima de montanha e passeios entre trilhas e cachoeiras combinados a uma bela paisagem alpina.

Pertinho de cidades como Campos do Jordão e Monte Verde, nada fica a dever para estas “Mecas” do ecoturismo, pelo contrário, tem a vantagem de ter preços acessíveis e muita tranqüilidade.
O lugar é um convite da natureza a praticas outdoor como: caminhada, rapel, trekking, tirolesa, acqua-ride, bike e cavalgadas....


São Francisco Xavier

Trekking

Para conhecer as melhores opções e descobrir o que poderíamos fazer no fim de semana, fomos ao CAT (Centro de Apoio ao Turista), a agência receptiva da região.
O maior macaco das Américas, o Muriqui ou mono-carvoeiro, está ameaçado de extinção e só é encontrado nos remanescentes da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Ele foi escolhido como símbolo de São Francisco Xavier para demonstrar a riqueza natural das montanhas que cercam o distrito, e a necessidade de sua preservação.
Com a esperança de ver o grande macaco, começamos nossa visita pela Trilha da Toca do Muriqui.
A caminhada é leve e dura cerca de 4 horas (ida e volta com parada no mirante para o lanche). O trekking, que só pode ser feito em companhia dos guias do CAT, começa por uma estrada e logo entra na reserva.
Não apresenta muitas dificuldades, mas em alguns locais é necessário o uso de uma corda para subir ou descer entre as raízes de algumas árvores.


Início da trilha da Toca do Muriquí
Subida com a ajuda da corda

Infelizmente, não conseguimos avistar o macaco, mas por todo o caminho, pudemos fazer com que nosso filho se empolgasse com a caminhada.
Fizemos com que curtisse o passeio de forma lúdica, observando a variedade da vegetação da Mata Atlântica e os vários animais que vivem por ali, como pássaros, aranhas, insetos de todas as cores e formas, entre outros; com isto, a caminhada ficou muito mais agradável e pudemos compartilhar esta experiência juntos.

No mirante, além do visual incrível, ouvíamos os Muriquis gritarem ao longe, o que já foi uma compensação!


Aprendendo sobre a Mata Atlântica
Mirante da trilha do Muriquí

Visual das nuvens nas montanhas

Outro trekking sugerido pelo CAT, foi ao topo da rampa de vôo livre. De cima da rampa também teríamos uma vistapanoramica da cidade.São três quilômetros partindo da cidade, um trekking tranqüilo, com alguns pedaços mais íngremes. Na chegada, um presente: pintado no meio das verdes montanhas de São Francisco Xavier, avistamos um arco-íris - um momento único!


Curtindo o visual da cidade
O Arco-íris

Pharmácia de Quintal

Acqua-ride

O acqua-ride consiste na descida pelas corredeiras do rio a bordo de uma prancha inflável.
Os acessórios de segurança são indispensáveis: você irá precisar de um tênis velho ou uma sapatilha de rafting, joelheira, capacete, luvas e um colete salva-vidas (fornecidos pelo CAT).

O acqua-ride atrai a maior parte das crianças. Nadar num rio é um privilégio de poucos, e é bem interessante como de alguma forma isto seduz as crianças que moram nas grandes cidades.


Instruções do acqua-ride
Ronny e Matheus no acqua-ride

O transporte é feito pela agência, as instruções são dadas na margem do rio Peixe, mas só depois de alguns tombos é que se aprende a dominar a prancha, daí é só aproveitar a descida pelas corredeiras, que é bem tranqüila.
Observar a fauna e a flora nas margens do rio que guarda parte da nossa Mata Atlântica, também faz parte.


Nas corredeiras do rio
Mata Atlantica ciliar do rio

O percurso dura por volta de uma hora e a aventura termina com gosto de quero mais!

A cidade

O centro, apesar de pequeno, tem uma infra-estrutura bem razoável e é muito charmoso.
A Igreja Matriz ocupa boa parte da praça, que conta também com um coreto e uma roda d´água em funcionamento.


Igreja Matriz
Roda d`Água

Há também um salão onde acontecem alguns eventos. Passamos por lá e, para nossa surpresa, havia um menino da comunidade ensinado como se toca o berrante.


Garoto da comunidade tocando o berrante
Matheus e o berrante

Nosso filho Matheus, de 10 anos, ficou encantado com a possibilidade de conseguir tocá-lo, mas logo percebeu que precisaria de muitas aulas para chegar lá.
Em nossas viagens fazemos questão de interagir com a cultura local, e esta foi uma ótima oportunidade!

A pequena cidade possui poucos, mas bons lugares, como pousadas e restaurantes que, com simplicidade e muito bom gosto, atendem os mais variados paladares.
O artesanato é de primeira, as lojinhas são transadas e oferecem um diferencial como a Oficina Dá no Couro, que faz artesanato com material de reciclagem entre outros. Por lá conhecemos o famoso Muriquí, que a proprietária Bell Pulgas faz em papel marche.


Artesanato com reciclagem
Muriquis de papel marche

Cachoeiras

São Francisco Xavier é cortada por muitos riachos; o que, junto com as montanhas, propicia a formação de belas cachoeiras.

A sete quilômetros da cidade, sentido Joanópolis, no restaurante Trutas Mariser, pegamos uma trilha de mais ou menos 500 mts (só ida)guiada por borboletas coloridas. Ali você é apresentado a um dos mais belos cenários de São Francisco Xavier: a Cachoeira das Andorinhas.

Por ser propriedade particular do restaurante, a visita é permitida desde que depois de desfrutar da cachoeira, você almoce por lá.


Borboleta na trilha
Parte da trilha para cachoeira

Ronny na Cachoeira das Andorinhas

Já a Cachoeira de São Francisco é pública, e está localizada no Recanto Turístico Pedro David, na Estrada Municipal Pedro David, 3 km além da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis. Banhos são permitidos, mas há regras para a preservação do local. Suas quedas vão até 15 metros de altura e vale visitá-la mesmo que só para apreciar.


Cachoeira Pedro David
Cachoeira Pedro David

A região possui ainda outras cachoeiras de indescritível beleza, e mirantes que permitem avistar a região montanhosa cortada por inúmeros rios e ribeirões.

Levar seu filho para perto da natureza é a melhor lição que você poderá oferecer a ele. É muito importante que esta geração conheça, vivencie e crie a consciência de preservar, aprendendo “in loco” e com a família.

Dicas da Família Muller


Montanhas de São Francisco Xavier

O CAT oferece várias opções de atividades. Já na chegada programe seu final de semana:

Para quem vai com crianças:

- Trilha da Toca do Muriqui, 3hs de caminhada leve
- Trekking até a rampa de vôo livre –
- Acqua-ride, 1 h.
- Trilha da Pedra da Onça (indicada para crianças com mais de 12 anos), 5 hs. de caminhada média. De cima do mirante avista-se Monte Verde e todo o vale do Paraíba.
- Rapel na Pedra da Paca, 35m., indicado para iniciantes e crianças acima de 6 anos
- Várias opções de cavalgadas.

Para quem quer mais aventura:
- Travessia São Francisco Xavier / Monte Verde, 8 hs. de caminhada média à difícil, mas com visuais inesquecíveis.
- Transmantiqueira: travessia São Francisco Xavier / Pedra do baú, com 3 pernoites em abrigos de montanha (min. 4 pessoas) – -
- Para quem gosta de aventurar-se pelos céus, existem duas rampas de vôo livre e vários pontos com altitude apropriada para a prática de paraglider.

Serviços

CAT – Centro de Apoio ao Turista
Rua 7 de Setembro, 178 – Centro
(12) 3926-1278
catecoturismo@ig.com.br

Onde Ficar

PORTAL do EQUILIBRIUM
Travessa da Estrada do Cateto, 700
(12) 37976800
(12) 3926-1800
Além da charmosa pousada o local abriga um parque de aventuras com rapel, tirolesas, cavalgada e trilhas.
www.portaldoequilibrium.com.br

POUSADA SÃO FRANCISCO
Pça. Cônigo Antonio Manzi, 138
(12) 3926 1673
(12) 3926 1373

POUSADA KOLIBRI
Estrada de Santa Cruz, 600
www.pousadakolibri.com
(12) 3926-1351

Onde comer

ECCOLO – Pizza por metro
Rua Ezequiel Graciano, 77 – Centro
(12) 3926 1410

PHOTOZOFIA CIBERCAFÉ
Largo São Sebastião, 105
(12) 3926 1406

Restaurante do Portal do Equilibrium
Travessa da Estrada do Cateto, 700
(12) 37976800
(12) 3926-1800

Além do restaurante você pode aproveitar o local para day use e praticar as aventuras.

TRUTAS MARISER
Na Praça central

São Francisco Xavier

  
  

Publicado por em

Ronaldo Souza

Ronaldo Souza

19/11/2011 11:39:49
A Mantiqueira se demonstra receptiva á todos que conseguem não apenas observá-la, mas também sentí-la e a sua energia se desprende para os seres da floresta e os humanos que aqui vivem ou por aqui passam...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ronaldo, Obrigado pelo comentário! Fazemos nossas as suas palavras para descrever a Mantiqueira! Um abraço, Família Müller
Tudo bem

Tudo bem

19/08/2010 11:08:17
Ola Familia, tudo bem fico feliz que voces continuam com boas opiçoes de viagem, se voces quiserem atualizar as informaçoes de pousadas e restantes algumas que estao no site ja nao existe mais, posso ajudar.
Abraço
MIRAGAIA

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Oi Miragaia !!! Tudo bem e você? Sim, gostaríamos muito de atualizar a reportagem, voce pode enviar por favor as atualizações para o nosso e-mail: falecom@familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Ronny, Lu e Matheus
Jacinta

Jacinta

03/06/2010 12:58:57
amo sao franscisco!!!e o peixinho do pesqueiro Pantanal é tudo de bom!!!!Jacinta

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jacinta, Obrigado pelo comentário e pela dica. Um abraço, Família Müller
Ivonete costa

Ivonete costa

22/04/2010 17:55:55
eu ja conheco sao xico e amo de paixaõ mais vendo estas imagem que maravilha de lugar é realmente um paraiso. e meu sonho é morar neste paraiso muito obrigado por divulgalo

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ivonete, Obrigado pelo comentário e elogio a nossa reportagem! São Francisco Xavier é mesmo um lugar especial, com uma natureza encantadora, foi um imenso prazer divulgar a cidade e seus atrativos. Um abraço, Família Müller
Joao mario jr

Joao mario jr

24/05/2009 20:30:33
Olá td bem? Sou de Brazópolis, Minas, e faço trekking por este país afora , se quiserem algumas dicas entre em contato ,ok? Boas aventuras!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá João Mario, Obrigado por seu comentário! Nós estivemos em Brasópolis realizando uma reportagem e breve vamos divulgá-la no Portal. Gostaríamos muito de receber suas dicas. Visite nosso site, cadastre-se e envie-nos seu e-mail. www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
PATRICIA ELIANE DE MORAES

PATRICIA ELIANE DE MORAES

21/04/2009 16:28:24
ACHEI SUPER DEMAIS AS IMAGENS..NOS MOSTRA QUE SÃO FRANCISCO XAVIER TEM MUITAS BELEZAS A NOS REVELAR...ACREDITO QUE SÓ VIVENCIANDO PARA PODER DESCREVER MELHOR...FIQUEI SUPER ANCIOSA PARA CONHECER MAIS. PARABENS...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Patrícia, Obrigado por seu comentário e elogio ao nosso trabalho! São Francisco Xavier é mesmo um local de natureza exuberante, vivenciá-lo é fascinante! Aguarde que breve vamos publicar outra matéria de mais uma visita por lá. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller