Visconde de Mauá - RJ

Antigo reduto hippie Visconde de Mauá é dona de uma das mais belas paisagens da Serra da Mantiqueira, que unida a charmosa infra-estrutura urbana atrai turistas em busca de tranqüilidade e contato com a natureza.

  
  
Paisagem de Visconde de Mauá

A beleza da paisagem da Serra da Mantiqueira é incontestável, e quando se fala em “Mantiqueira”, a cidade que nos vem à mente, para nós paulistas, é Campos do Jordão. Mas, esta fabulosa cadeia de montanhas abriga em seus domínios uma diversidade de paraísos naturais.

Habitada por índios, jesuítas, bandeirantes, fazendeiros e alemães, que colonizaram boa parte da região, Visconde de Mauá é o nome atribuído ao conjunto das Vilas: Maromba, pertencente à Itatiaia- RJ, Visconde de Mauá, na cidade de Resende- RJ e da Vila de Maringá, que cortada pelo rio Preto, que faz divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, possibilita a passagem de um estado para o outro simplesmente pela travessia de uma ponte de pedestres. Por esse motivo, a vila foi dividida em Maringá/RJ e Maringá/MG.

Antigo reduto hippie, que ainda influencia a cultura local com o artesanato, produtos alternativos, a cultura ao misticismo e o amor pela natureza, as três vilas guardam o ar rústico na medida certa. Maringá é a vila mais comercial onde se encontram a maior parte dos restaurantes, lojas e pousadas, Visconde de Mauá e seus vales: das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama, é dona dos mais belos cenários naturais da região, já na Vila de Maromba, a mais rústica das três, o turista vai encontrar as cachoeiras mais famosas.

Este rico cenário natural unido à charmosa infra-estrutura fez do turismo a principal atividade da região. Aventureiros e ecoturistas foram os primeiros a chegarem por aqui, mas ano após anos, o destino tem atraído casais e famílias em busca de tranqüilidade e contato com a natureza.

Por conta da altitude média de 1300m, e o clima típico de montanha, Visconde de Mauá possui invernos frios e secos, chegando a marcas negativas no termômetro, no verão as temperaturas são amenas, com máximas por volta dos 26 graus, uma ótima opção para aqueles que preferem a montanha à praia nesta estação.

Vila de Maringá - MG
Vila de Maringá - MG

Pedra Selada

Um dos maiores atrativos em Visconde de Mauá para quem busca ecoturismo e aventura é a caminhada ao cume da Pedra Selada. São cerca de 15 km pela estrada principal (que pode ser feito de carro), para chegar até a base, o acesso é muito bom em dias ensolarados, esta é uma atividade que em nenhuma hipótese deve ser realizada em dias com possibilidade de chuva.

Pedra Selada

A pedra é considerada um dos pontos mais altos do município de Resende e leva este nome, pois vista a distância, e de certo ângulo, lembra uma sela de montaria.

A partir da base, que fica dentro de uma propriedade particular que cobra uma taxa de preservação e estacionamento, são 2,5km de caminhada. Nos primeiros 800m a trilha é relativamente fácil, há duas cachoeiras no percurso que ajudam a refrescar os ânimos para as próximas duas horas de caminhada em terreno íngreme entre a mata fechada. Não deixe de levar na mochila uma boa quantidade de água e um lanche reforçado. Esta trilha é classificada pelos montanhistas como uma caminhada semipesada.

Caminhada para o cume da pedra

A ascensão aos 1.755m, altura do cume, é extremamente recompensada pela vista impressionante de 360 graus com destaque para o Vale do Paraíba e o maciço das Agulhas Negras.

Aos mais aventureiros, é possível também escalar a rocha até o cume da Pedra Selada, no entanto, é indispensável a contratação de um guia, equipamento apropriado e em ótimas condições de uso e preparo físico. Pose-se também acampar no cume, com autorização prévia do proprietário, informe-se sobre a possibilidade quando for pagar a taxa de preservação.

Livro de cume da Pedra Selada
Vista do cume da Pedra Selada
Vista do cume da Pedra Selada

Cavalgada Ecológica

Montar cavalos mansos, apreciar lindas paisagens, observar a natureza de outro ângulo, além de praticar uma atividade física prazerosa, é a proposta da Cavalgada Ecológica. Neste contexto toda e qualquer pessoa, com boa integridade física pode realizar uma cavalgada. Estudos comprovam que após 30 minutos de cavalgada o cavaleiro terá executado aproximadamente 5.400 deslocamentos em seu corpo exercitando boa parte da musculatura corporal.

A região de Visconde de Mauá apresenta um cenário perfeito para estas cavalgadas. Os roteiros oferecidos aos turistas recortam vales e montanhas, atravessam rios e levam às mais belas cachoeiras. Nós optamos pelo passeio de duas horas que segue por uma pequena estrada de terra e sobe por trilha, uma montanha bem de frente à Pedra Selada. A cavalgada é bem tranqüila e a vista muito bonita, ideal para famílias e iniciantes. Para quem já tem alguma experiência em cavalgar existem roteiros mais elaborados, inclusive com pernoite nas montanhas.

Cavalgada
Cavalgada

Quem leva:

Rent a HorseAs cavalgadas são acompanhadas por guias que conhecem bem a região, oferece cavalos para iniciantes e cavalos sob medida para quem já cavalga e pretende vivenciar uma experiência mais intensa.
Tel: (24) 9982-8852 e 9981-7344
http://www.rentahorse.net/
http://www.cavalgadasviscondedemaua.com

Cachoeiras

A abundância de rios e cachoeiras, que formam piscinas naturais de águas cristalinas é uma das principais características de Visconde de Mauá. São mais de 100 cachoeiras catalogadas, as mais populares estão localizadas num circuito de fácil acesso.

O Poção da Maromba é um atrativo bem popular, formado por um harmonioso conjunto natural composto de um grande poço cercado por uma exuberante mata ciliar. Uma das pedras do entorno do poção foi transformadas pelos turistas num trampolim de aproximadamente 8m de altura de onde saltam os mais aventureiros para dentro do “Poção”. Antes de dar o seu mergulho, verifique a profundidade do poço, pois como o local é propício à correnteza, a profundidade do mesmo é variável em função das chuvas e da seca.

Poção da Maromba

A 3 km acima do centro da vila de Maromba, a Cachoeira do Escorrega é também um dos principais atrativos. Conta a população local que um rochedo foi deslocado para o leito do rio, em decorrência de uma forte tempestade em 1966, formando um imenso tobogã natural. Quem se atreve a enfrentar a descida é jogado numa profunda piscina de águas cristalinas e gélidas, formada bem abaixo do “escorrega”. Continuando pela a trilha que leva ao alto do “tobogã”, há outras cachoeiras e piscinas naturais mais reservadas e menos freqüentadas para quem prefere tranquilidade.

Cachoeira do Escorrega
Cachoeira do Escorrega

Para conhecer e desfrutar da Cachoeira do Alcantilado você deve percorrer uma trilha com cerca de 1,5 quilômetro de subida. No percurso, a bela vegetação nativa, quedas d'água, corredeiras e piscinas naturais. A cachoeira principal, localizada ao fim da trilha é formada por pequenas quedas d'água com deliciosas duchas e um poço para mergulho. Um bálsamo depois da caminhada!

Alcantilado
Cachoeira do Alcantilado
Alcantilado

Outras cachoeiras que também costumam ser visitadas pela maior parte dos turistas são a Véu da Noiva, a de Santa Clara e o Poço do Marimbondo.

Off-Road

As estradas de terra estão por todos os lugares de Visconde de Mauá. Saindo do centro, quem gosta de curtir trilhas a bordo dos veículos 4X4 tem muitas opções para se aventurar em meio a paisagens que proporcionam vistas panorâmicas das montanhas, picos, rios e cachoeiras da região.

Paisagens naturais

Mais aventura:

Trekking ao cume do Pico das Agulhas Negras e Prateleiras
A travessia de Visconde de Mauá para o Pico das Agulhas Negras, situado no Parque Nacional de Itatiaia requer um bom preparo físico, equipamento adequado e um guia experiente. A trilha sinuosa tem início na Cachoeira do Escorrega na Vila de Maromba. Em passo moderado e com poucas paradas, leva-se por volta de 5 horas para chegar, mas a maior parte dos ecoturistas que se aventuram nesta travessia optam por pernoitar em abrigos improvisados pelo caminho para curtir a caminhada. O Pico da Agulhas Negras, com altitude de 2791,55m (segundo fonte IBGE) o maior do estado do Rio de Janeiro e a melhor época para realizar a travessia e subir ao cume é no inverno quando praticamente não chove.
A caminhada ao cume leva por volta de 5 horas, só ida, em terreno rochoso, em alguns locais é necessário cordas para ascensão, ou descida. Os guias locais normalmente têm o equipamento adequado para estas situações. A vista do cume abrange o planalto do Itatiaia, Serra Fina, Pico das Prateleiras, Visconde de Mauá e toda região.

Pico das Agulhas Negras
Escalaminhada ao cume do Pico das Agulhas Negras

Subir ao cume do Pico das Prateleiras deve também fazer parte do programa de quem vai às Agulhas Negras e a contratação do guia local para esta caminhada também não é menos importante. Boa parte da ascensão ao cume se dá por meio de escalaminhada, ou seja, caminhada com ajuda das mãos. Alguns pontos exigem o uso de técnicas verticais e auxílio de cordas e equipamento adequado, normalmente levado pelo guia contratado. Do cume é possível avistar o planalto do Itatiaia, Agulhas Negras, parte de Vale Encantado, Serra Fina e boa parte da região do entorno. Algumas agências e guias locais oferecem a opção de descer do cume por rapel, bem mais fácil do que a volta pela escalaminhada...

Pico das Prateleiras

Gastronomia

Visconde de Mauá surpreende pela deliciosa variedade gastronômica onde não falta sofisticação e criatividade. A truta é um dos principais pratos da região, preparada das mais variadas formas, com elas, os acompanhamentos, como cremes, castanhas, pinhão e molhos exóticos, aproveite para degustar e apreciar a culinária especial da cidade.

Aqui vão duas sugestões:

Babel Restaurante
Num ambiente sofisticado e com grande beleza natural, o chef André Murray, proprietário do restaurante serve pratos diferentes, criativos e requintados da cozinha contemporânea.
Tel: (24) 3354-5936 – é aconselhável reservar.
Vale do Pavão – Visconde de Mauá - RJ
http://www.babelrestaurante.com/

Preatos criativos e requintados

Borbulha Restaurante e Café
Num ambiente descontraído, o Borbulha é um reduto daqueles que além da culinária apreciam uma boa música. O restaurante abriga uma imensa coleção de LPs e compactos em vinil. Há raridades por aqui, e não se acanhe a pedir para escutar um pouco da "Trilha sonora da sua vida".
Alameda gastronômica – Maringá – MG
Tel: (24) 3387-1010
http://www.borbulha.com.br/
Serviços:

Coleção de vinil no Borbulha

Onde ficar:

Pousada Rancho das Framboesas
Os chalés são amplos, aconchegantes e finamente decorados. Há opções com hidromassagem, sauna, lareira e varanda. O café da manhã é farto e totalmente preparado na pousada. Os proprietários são simpáticos e adoram dar dicas de passeios na região.
A pousada é totalmente sustentável e adepta ao projeto “Lixo mínimo”.
Vale do Pavão
Tel: (24) 3387-1253 / (24) 9998-1505
http://www.ranchodasframboesas.com.br/

Pousada Rancho das Framboesas
Pousada Rancho das Framboesas
O charme da lareira externa num dos chalés

Hotel Bühler
O hotel tem ótima infra-estrutura que conta com chalés bem equipados para casais e famílias, piscina, sauna, campos e quadras esportivas, playground, cinema, salão de jogos, etc.
O hotel é pioneiro na implantação do projeto Lixo Mínimo , um projeto simples e inteligente de colaborar com a preservação ambiental.
Praça Maringá s/n
Tel: (24) 3387-1204 / 3387-1564
Fax: (24) 3387-1378
http://www.hotelbuhler.com.br

Hotel Bühler<br />

Pousada Mont Serrat
A pousada tem acomodações confortáveis, boa localização e um farto café da manhã.
Estrada Maringá – MG s/n
Tel: (24) 3387-1218 / 3387-1765
http://www.pousadamontserrat.com.br

Agência receptiva:

Remorini Ecoaventuras
Vila de Maringá S/Nº
Tel: (24) 3387-1103
Cel.: 0XX-24-9902 8465
http://www.remoriniecoaventuras.com.br

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Hi-Tec

Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Gatorade

Conheça nossa Revista online

Leitura gratuíta, siga o link:

http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=77908

Revista online Boa Viagem! Dicas da Família Müller

Conheça nosso livro

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Visite o site da Família Muller


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.

  
  

Publicado por em

Gustavo Ribeiro

Gustavo Ribeiro

21/6/2012 10:08:42
Nossa, lindas fotos. Me fez lembrar da época que fui com meus saudosos pais a esta linda região. Faz muito tempo que não ouço falar de Mauá. Estivemos lá em 2001 e foi maravilhoso. Lembro-me bem da Vila de Maringá, do Escorrega. Jantamos um fondue maravilhoso na Pousada Caminho do Marimbondo e passeamos a cavalo perto de Mauá. Saudades...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Gustavo, Obrigado pelo comentário! Visconde de Mauá é mesmo um lugar que deixa boas lembranças, esperamos que em breve você possa visitar a cidade e matar as saudades. Um abraço, Família Müller
Caren

Caren

16/11/2011 20:35:46
Adorei as fotos e as dicas estarei indo no proximo fim de semana para a região!Obrigada!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Caren, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! esperamos que a sua viagem tenha sido tão boa quanto a nossa. Se depender dos encantos da cidade e do povo acolhedor e simpático, com certeza terá sido ótima! Um abraço, Família Müller
Moacir Rodrigues

Moacir Rodrigues

25/6/2011 22:15:30
Parabenizo a Família Muller pela excelente matéria da Região de Visconde de Mauá.
Solicito correção de legenda ou foto em que mostra
duas fotos das Prateleiras, sendo que na primeira erradamente diz ser o Pico das Agulhas Negras.
Moacir Rodrigues - Guia de Turismo MTur

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Moacir, Obrigado pelo comentário e observação. Foi um erro no momento de colocar a foto, mas já o corrigimos. Colocamos agora a foto certa do Pico das Agulhas Negras. Um abraço, Família Müller
VLADÍMIRFRANCISCOTOMAZONI(OPOETA)

VLADÍMIRFRANCISCOTOMAZONI(OPOETA)

24/6/2011 09:52:29
CAROS AMIGOS!!!...

ESTE CENÁRIO É A MARAVILHA DA NATUREZA.

CONHEÇO ESTE PEDAÇO DE CHÃO E SUAS BELEZAS

NATURAIS...

VLADÍMIRFRANCISCOTOMAZONI(O'POETA)

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Vladimir, Obrigado pelo comentário! Você definiu bem a região de Visconde de Mauá: uma maravilha da natureza! Grande abraço, Família Müller
RONY

RONY

23/6/2011 11:23:58
Visconde de Mauá, natureza, ótima gastronomia, pousadas super charmosas e um friozinho gostoso...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rony, Obrigado pelo comentário! Visconde de Mauá é tudo isto e muito mais !!! Um destino completo para se curtir em qualquer estação do ano ! Grande abraço, Família Müller
Benedito A. Rodrigues (Bene)

Benedito A. Rodrigues (Bene)

21/6/2011 11:46:42
Simplesmente espetacular para quem ama a ecologia,no meu caso essas paisagens são indescritíveis por tanta beleza , e melhor ainda ,é "nossa terra" !
Parabenizo essa família pelo trabalho exemplar de divulgação de tantas outras e nossas belezas naturais ,tão bem feito !

Saudações a todos .

Bene.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Benedito, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Acreditamos que precisamos divulgar as belezas naturais do nosso país de do mundo para que cada vez mais pessoas encantem-se com a natureza, preservem o meio ambiente e gerem turismo sustentável e responsável na região que visitamos. Grande abraço, Família Müller
Érico Lemos

Érico Lemos

21/6/2011 10:04:52
Sugiro que a familia, se ainda não conhece, não deixe de conhecer o Parque de Ibitipoca. Imperdível. Belíssimas trilhas, lindas cachoeiras e grutas, vegetação surpreendente.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Moacir, Obrigado pelo comentário e pela dica! Estamos mesmo programando uma viagem para lá em breve! Grande abraço, Família Müller
Maria Neura

Maria Neura

21/6/2011 09:51:02
Lugar lindo,, gostaria de conhecer...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Neura, Obrigado pelo comentário! Esperamos que possa em breve visitar a região! Grande abraço, Família Müller
Geovaine jesus de souza

Geovaine jesus de souza

20/6/2011 11:55:40
liinndda, imagens Divinas, adorei ainda terei oportunidade de conhecer..

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Geovaine, Obrigado pelo comentário! Esperamos que tenha oportunidade de conhecer a bela natureza de Visconde de Mauá! Um abraço! Família Müller
Agência Visconde de Mauá Vip

Agência Visconde de Mauá Vip

20/6/2011 09:19:11
Parabéns Pessoal!!! Matéria maravilhosa das belezas da nossa região!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Pessoal, Obrigado pelo comentário! As fotos falam por si mesmas. A região é belíssima! Sorte de vocês que todos os dias compartilham de toda esta natureza! Grande abraço, Família Müller
Marcia Tanikawa Ismael Netto

Marcia Tanikawa Ismael Netto

16/6/2011 21:20:47
Olá Amigos!
Bela reportagem e as fotos, principalmente do Alcantilado estão fantásticas!
Frequentávamos Mauá ainda solteiros, e só lendo a reportagem de vocês nos ocorreu que "precisamos" levar a Júlia para conhecer este belo lugar!
Um grande abraço!
Marcia, João e Júlia
Os caminhantes

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Querida Família Ogro, Obrigado pelo comentário! Com certeza precisam levar a Júlia para conhecer Visconde de Mauá, o Matheus curtiu bastante, e esta foi nossa segunda visita por lá! Grande abraço, Família Müller