Ecoturismo em Orlando - EUA

Orlando, uma das cidades mais visitados no mundo é um destino que reúne diversão e educação voltada à preservação da natureza, focada principalmente no reino animal, aproveite sua próxima viagem e pratique ecoturismo com as crianças.

  
  
Família Muller

Ecoturismo em Orlando

Quando pensamos nos animais em cativeiro, à nossa mente vem a imagem dos bichos confinados a pequenos cercados, mal nutridos e com a aparência judiada. Essa lembrança nos causa repúdio e pena do animal, distante do seu habitat natural e triste com o isolamento.

Felizmente este conceito é coisa do passado. A preocupação globalizada com a preservação da natureza comoveu empresas, governos, escolas e chegou com força aos parques temáticos nos Estados Unidos. Orlando, um dos destinos que mais recebem crianças no mundo, abriga os maiores parques que unem diversão, adrenalina e educação voltada à preservação da natureza focada principalmente no reino animal, onde os antigos cativeiros foram substituídos por grandes espaços que recriam com perfeição os habitats naturais das espécies.

Esta iniciativa tem valor inestimável para o futuro das próximas gerações e para o planeta. Sem dúvida a melhor forma de preservar o futuro é investir no presente. Criança que conhece, interage, aprende e gosta dos animais, pensará muitas vezes antes de destruir seu habitat e conseqüentemente o animal.

Por este motivo é imprescindível incentivá-las a entender a importância da mensagem que cada um dos parques passa com o objetivo de promover a consciência da conservação da vida selvagem por meio de informações, interatividade e programas educacionais.

Sea World

A vida marinha é o principal foco deste parque que também é centro de pesquisas e reserva animal. Além dos shows apresentados por orcas, golfinhos, leões marinhos entre outros, o Sea World propicia experiências extraordinárias aos seus visitantes.

Centro de aprendizado
Informações sobre as espécies
Placas informativas e educacionais
Informações sobre os animais

A área nomeada “Key West at SeaWorld” é um dos principais atrativos interativos do parque, enquanto recria a atmosfera charmosa da cidade de Key West, convida aos visitantes a alimentar e tocar animais como golfinhos e arraias. Entretanto não fixem-se apenas na interatividade, no entorno das lagoas há muita informação e os monitores também esclarecem dúvidas sobre a vida destes animais e seus habitats. Falar inglês ajuda muito, mas mesmo que você não seja um expert na língua, dá para entender boa parte do conteúdo.


Alegria de interagir com os golfinhos
Matheus e o golfinho

Uma das atrações que mais gostamos foi o “Manatee Rescue” este peixe encanta a todos com seu jeito meigo e desajeitado. Segundo informações do parque: “todos os peixes-boi (manatees) deste habitat foram resgatados pelo time do SeaWorld, os que se recuperam e se tornam saudáveis são devolvidos à natureza”. Conte às crianças sobre a importância deste trabalho de resgate, principalmente com animais em extinção, caso deste imenso peixe.


Informações sobre os Manatees
Os Manatees

Barulhentos, as focas e leões marinhos californianos vivem no “Pacific Point Preserve”, aproveite para mostrar a seus filhos as diferenças entre os habitats. Neste espaço o ambiente reproduz a costa rochosa do oceano Pacífico.

Pacific Point Preserve

O “Shark Encounter” leva os visitantes de encontro aos animais mais fascinantes do fundo do mar: os tubarões. Lindos, enormes e nem tão assustadores do outro lado do painel de acrílico, seduzem os olhos curiosos de todos que atravessam o túnel. Não passe por ele apenas uma vez, retorne e observe os outros animais que compartilham o espaço como: enguias, barracudas e peixes venenosos. Volte outra vez e atente para vegetação e pelas informações que apontam as diferenças entre as espécies. Só depois disto, fique satisfeito.


Shark Encounter
O fascinante tubarão

Ainda em Sea World não perca a chance de observar e distinguir mais de seis espécies de pingüins num habitat mantido em temperatura abaixo de zero, retratando os abismos rochosos do pólo sul e suas águas gélidas no “Penguin Encounter”.

Penguin Encounter

Acesse o site do Sea World para outras informações: Sea World

Discovery Cove

Para quem pretende ir além, e literalmente mergulhar no mundo submarino, o Discovery Cove, outro parque da mesma rede do Sea World, oferece a oportunidade única de nadar com golfinhos, arraias e mergulhar num recife de coral. Uma vivência inesquecível para pais e filhos.

Informações e reservas acesse o site do Discovery Cove

Aquática

Enquanto aproveita as aventuras e escorrega nos toboáguas quem visita este parque aquático encanta-se com sua atração principal: os golfinhos-de-Commerson. Esta adorável espécie originária da América do Sul algumas vezes é confundida com as orcas. Durante horários programados você pode vê-los bem de perto sendo alimentados pelos monitores, neste momento é interessante observar e distinguir as diferenças entre estes animais. Não vou dizer aqui quais são, deixo para o leitor fazê-lo junto aos seus filhos numa divertida brincadeira educativa.

Golfinhos-de-Commerson

O ecoturismo no Aquática não para por aí, entre as atrações estão espalhados pelo parque animais incríveis como: tamanduás gigantes, tartarugas, pássaros e peixes exóticos. Todos os habitats possuem informações básicas sobre as espécies. Atente também para a flora do parque inspirada nos mares do sul.

Visite o site do Aquática

Observação das araras

Animal Kingdom

Celebrar o Reino Animal é o intuito principal deste parque que faz parte do Complexo Disney World. O Animal Kingdom conta com 1.700 animais de 250 espécies ambientados em diferentes ecossistemas, uma chance imperdível de desvendar a majestade de parte de nossa natureza.

Para começar sua visita com foco no ecoturismo, siga direto ao Rafiki's Planet Watch, pegue o trem Wildlife Express para a área do Conservation Station, a viagem leva apenas 5 min e você pode ficar por lá quanto tempo desejar.

Família Muller

Este espaço é dedicado a preservação da natureza e abriga o berçário do Animal Kingdom, os monitores do local estão sempre dispostos a explanar sobre como são criados os diversos animais do parque e os cuidados destinados a eles.

Por toda a Conservation Station existem informações sobre os animais em extinção e o que podemos fazer para evitar seu desaparecimento. Há também mostras dos perigos da degradação do meio ambiente, um dos exemplos é a destruição com serra elétrica das florestas tropicais, que você pode vivenciar junto aos seus filhos, dentro de uma das atrações da área.

Na Affection Section, uma grande oportunidade de interagir diretamente com animais amigáveis tais como: cabras, carneiros, porcos, galinhas, lhamas, entre outros.

A pérola do Animal Kingdom está na “África”, desta área do parque sai o safári que leva os visitantes à savana. Avistar os animais por aqui não é difícil, porém como o espaço é bem grande, fique atento. O guia do jipe informa aos aventureiros as características dos animais relacionando-os com o meio ambiente. Se tiver oportunidade, faça novamente o passeio apreciando o diversificado ecossistema da savana bem retratado nesta atração.

Safári
Safári
hábitat - Leão

Percorra a “Pangani Forest Exploration Trail” e aprecie a natureza verdejante deste vale africano. No aviário, pegue o folder plastificado na entrada e divirta-se identificando os pássaros exóticos por meio das fotos.

Família Muller
Identifique os pássaros

Pelo caminho observe os hipopótamos, os peixes coloridos e termine a trilha num encontro com um bando de gorilas. Pare no grande quadro explicativo e compare o ser humano com estes fascinantes primatas.

quadro explicativo
Oportunidade de observar os animais

Viaje para a “Ásia”, mais precisamente pelas selvas da mística Anandapur Royal Forest pela “Maharajah Jungle Trek” fique bem pertinho dos morcegos, dragões de Komodo e dos tigres que habitam as ruínas de um antigo palácio. Aborde os monitores do local que têm consigo elementos e informações que enriquecem o passeio.


morcegos
Tigres

Monitores que enriquecem o passeio
Família Muller

Marco central do Animal Kingdom, a árvore da vida (Tree of life) tem em seu tronco, ramos e galhos, 325 animais esculpidos com perfeição. Uma ótima parada para descanso e observação.

Árvore da vida

Dentro do Walt Disney World Resort, outro parque que permite o contato e interação com os animais é o Typhoon Lagoon.

Entre as atrações do parque aquático, encontramos no Shark Reef a possibilidade de realizar um mergulho livre (com snorkel fornecido pelo parque gratuitamente) em meio a um recife de corais repleto de peixes, arraias e até tubarões de pequeno porte. As crianças precisam ter no mínimo 10 anos e estar acompanhada de um adulto para esta atividade.

Nos arredores de Orlando

Busch Gardens

Com mais de cinqüenta anos de história, e famoso também por suas montanhas russas radicais, o Busch Gardens, localizado em Tampa, a 137km a oeste de Orlando, é um dos pioneiros em exibir, cuidar e preservar os animais e o meio ambiente.

Conta com mais de 2.000 animais exóticos. Nos habitats perfeitamente recriados, estão algumas das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo.

Espalhados em pontos estratégicos, tratadores oferecem a possibilidade de conhecer de perto alguns animais, no caso dos amigáveis, os visitantes poderão até tocá-lo. Você também poderá questioná-los a respeito da vida do bicho na natureza e no parque.

O “Rhino Rally”, um safári pelo “Serengeti Plain” (referência ao Parque Nacional de Serengeti na Tânzânia), é uma atração especialmente interessante que proporciona a possibilidade de avistar zebras, elefantes, antílopes, gazelas, aves, crocodilos, girafas, entre outros animais. Outra opção de avistá-los é pegar o teleférico (Skyride) que contorna esta área.


Rhino Rally
Rhino Rally
Rhino Rally

O diferencial do Busch Gardens são os Vips Tours onde o contato com os animais é mais estreito e interativo, você poderá conversar com veterinários envolvidos com as espécies ameaçadas, e conhecer os esforços de conservação que o Busch Gardens e a fundação WWF fazem para protegê-los. Para isto é preciso fazer uma reserva no Adventure Tour Center e pagar um extra pela atividade.

Um dos tours mais empolgantes é o “Keeper For A Day”, onde o visitante é convidado a passear pelos bastidores do parque e realizar o curso Zoo Keeping 101. No programa, a oportunidade de vivenciar a incrível experiência de ser um tratador de animais no Busch Gardens Tampa Bay. O custo deste tour também não está incluído no valor do ingresso do parque e é necessário reserva.

Adventure tour

Acesse o site do Busch Gardens para outras informações

É importante ressaltar também a grande ação a favor da natureza da Busch Entertainment Corporation que criou o SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund, “uma fundação de caridade sem fins lucrativos comprometida em conservar e manter a vida selvagem e seus habitats, pesquisa, educação e programas de resgate de animais por todo o mundo.”

Para as informações sobre animais, ecosistemas, auxílio para professores, jogos interativos para as crianças, entre outras informações, visite o site : http://www.buschgardens.org/ (inglês)

Passeio de Airboat

Localizada em Kissimmee, a 38 km de Orlando, a proposta deste passeio é explorar a parte central do Parque Nacional Everglades, que abriga um ecossistema úmido e alagado, que faz lembrar um pouco o nosso Pantanal.

Airboat pelos Everglades

Neste belo cenário natural praticamente intocado, o ecoturista sentirá a emoção de a bordo de um airboat, observar a vegetação composta de ciprestes, árvores e a vegetação dos pântanos enquanto descobre a vida selvagem composta de aves exóticas, tartarugas, cobras e jacarés.

Vista de dentro do airboat
revoada de aves
Belos cenários naturais

A Airboats Rides at Boggy Creek oferece três diferentes tours: o de meia hora, o noturno e um tour privado de 45 min para grupos de no mínimo 6 pessoas.

O airboat
caiman


Para informação e reservas, acesse o site da Boggy Creek.

Nem sempre poderemos proporcionar aos nossos filhos a oportunidade de conhecer e interagir de forma tão divertida e rica com ecossistemas de diferentes partes do planeta em apenas um local. Nas suas próximas férias em Orlando aproveite o potencial educativo dos parques e pratique ecoturismo com sua família.


Conheça nosso livro:

Para onde nós vamos? Os roteiros de viagem da Família Muller

Fale conosco e reserve seu exemplar.

Para onde nós vamos? os roteiros de viagem da Família Muller

Visite o site da Família Muller

Conheça o conteúdo de nossa palestra:
Para onde nós vamos?


Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.


Visite a página da Família Muller no Facebook


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Geratherm
Copa Gastronomia & Futebol
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Bota na Trilha
VIVO Zap
Gatorade


  
  

Publicado por em

Maria

Maria

04/07/2011 20:59:48
Otimo post, as fotos são maravilhosas,
bjs Maria

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria, Obrigado pelo comentário! Um abraço, Família Müller
Mike Young

Mike Young

16/06/2010 13:17:23
Come to our site for more information on Aquariums in Florida:
http://www.miamiseaquarium.net/

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Hello Mike, Soon we will publish an article about Miami where we will quote all the adventures in Seaquarium. Wait! Best Regards, Família Müller
Patrícia Kopker

Patrícia Kopker

14/01/2010 10:45:20
Olá Família Muller, estava procurando um lugar para viajar com a minha família, aproveitar o preço das <a href="http://www.rapi10.com.br/passagens-aereas.htm" title="Passagens Intermacionais" rel="dofollow">passagens internacionais</a> nessa época e fiquei encantada com a matéria sobre Orlando, as fotos estão demais e esses parques parecem ser lindos. Mostrei para todos aqui em casa e todo mundo ficou animado em conhecer.
Obrigada pelas dicas!
Bjs, Pati.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Patrícia, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Pode ter certeza que sua família vai ADORAR Orlando. Aproveite bastante para praticar Ecoturismo além de curtir o lado divertido dos parques. Boa viagem ! Visite também o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Um abraço, Família Muller
Leonardo

Leonardo

20/12/2009 01:40:56
Estou em Orlando com minha família e gostei muito de ler esta matéria. Com certeza vou aproveitar as dicas de vocês. Parabéns pela inciativa de publicar algo bem instrutivo. Um abraço.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Leonardo, Obrigado por seu comentário e elogio ao nosso trabalho. Esperamos que aproveite bastante a viagem com sua família. Orlando é um destino incrível ! Grande abraço, Família Muller
Dante Cordioli Fiolho

Dante Cordioli Fiolho

02/12/2009 14:49:43
Realmente, é muito maravilhoso, Parabéns Familia Muller, tbém estive lá c/ meus filhos, é a coisa mais linda do mundo, poderia ser assim no Brasil tbém, abraços, Dante.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Dante, Obrigado pelo comentário e elogio à nossa reportagem! O Brasil, cada vez mais está caminhando para crescer, quem sabe em breve veremos algo semelhante, num local que reúna diversão, educação e cultura desta mesma forma... Grande abraço, Família Muller
Jose ramos.

Jose ramos.

01/12/2009 14:35:56
eeee lindo, ja visitei o busch garden em tres ocasioens recomendo tambem as montanhas russa, sao o maximo.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Jose, Realmente, além da maravilhosa natureza, as montanhas russas são incríveis! É um lugar que a gente sempre quer voltar! Grande abraço, Família Muller
Paulo Machado Costa

Paulo Machado Costa

01/12/2009 00:41:07
Gostei muito ! Parabéns! Finalmente uma reportagem que se preze sobre os parques de Orlando. Nunca pensei em visitar com meu filho, agora já vejo motivo para ir.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paulo, Obrigado por seu comentário! Orlando é um destino maravilhoso, que bem explorado rende muita cultura, aventura e diversão. Vale a pena visitá-lo com seu filhote! Grande abraço, Família Muller