Pucón - Chile

A cidade que abriga um dos vulcões mais ativos do Chile, além de encatadora reserva gratas surpresas ao turista em busca de ecoturismo e aventura.

  
  
Vulcão Villarica

A primeira visão do vulcão Villarica chega a ser surreal, para nós, desacostumados a este visual, ele parece mesmo um cenário colocado ali para enfeitar a cidade. O Villarica encanta e ao mesmo tempo intriga. A fumaça que sai do seu cume e os avisos e faróis de alerta de erupções espalhados pela cidade, mostram que o vulcão não tem nada de adormecido, pelo contrário, é um dos vulcões mais ativos do Chile.

A cidade

Charmosa e aconchegante. Estes são os adjetivos que mais definem a pequena cidade de Pucón. Com construções baixas e na maior parte em madeira, por toda a cidade avista-se o Vulcão Villarica.

O centro de Pucón
O centro de Pucón

Assista ao vídeo de nossa visita à cidade:

Museu Mapuche

Para conhecer um pouco mais da história de Pucón, a visita ao Museu Mapuche é interessante. O museu é particular e pequeno, mas possui guias informados e peças do artesanato especial que desenvolveu esta cultura.

Museu Mapuche
Museu Mapuche

Subida à cratera do Villarica

Subir à cratera do Villarica foi uma decisão que tomamos a três. A conclusão foi que apenas um iria até lá em cima: o Ronny. Apesar da maioria das agências indicarem a atividade a partir dos 12 anos, este inverno estava rigoroso e a neve muito alta o que torna a aventura mais difícil, e neste caso, indicada apenas a maiores e com boa resistência física.
A agência Sol y Nieve, onde contratamos o passeio, fornece o equipamento necessário para a caminhada à cratera, com exceção do lanche, que deve ser reforçado com barras de cereais, chocolate e muita água, pelo menos dois litros.
É preciso sair bem cedo, por volta das 7h00, pois nestas condições a subida leva pelo menos 5 horas e a descida, 2 horas, num total de 7 horas de atividade. O dia escolhido deverá ser aberto e sem vento.

Vulcão Villarica

Na saída da base pelas pistas de esqui, contamos com a ajuda do teleférico para subir uma pequena parte da longa caminhada, depois é apenas você, o grupo, o guia, a neve e a vista distante da cratera do vulcão. Mesmo com muita neve, dispensamos os grampons, que ficaram na mochila. Fomos subindo em zigue-zague. Pelo meio do caminho, cruzamos muitos grupos que desistiram da empreitada e estavam voltando. Nestes momentos eu pensava: -“os caras chegam até aqui pra desistir?” Depois de um tempo, descobri que o “até aqui” ainda estava bem longe...

Trekking à cratera
Trekking á cratera

Percebemos que estávamos próximos à cratera quando a neve praticamente transforma-se em gelo e fica salpicada de pontos pretos, por conta da fuligem expelida pelo vulcão. Finalmente a cratera! Um cume muito diferente de qualquer outro. Um barulho forte e indefinido ressoa ameaçador, parece que o bicho vai entrar em erupção ali naquele momento, dá medo! Para completar, os guias falavam que naquele dia o vulcão estava “mais nervoso”. O negócio era mesmo tirar umas fotos, apreciar a vista que é incrivelmente bela, e descer! Na verdade, não é indicado permanecer no cume por mais de 30 min., por conta da fumaça tóxica, muita gente passa mal por ignorar a esta orientação.


Quase no cume
Vista do cume
A cratera
Na cratera do Villarica

Subir foi uma experiência singular, mas descer... Descer é o máximo! Já tinha ouvido falar que a descida era de esquibunda, e a princípio, você acredita que é muito fácil, até iniciar a descida. A velocidade é absurda, a toda hora enfiávamos o piolet (aquela machadinha que usam os escaladores na neve), para brecar. O guia rindo, descia a toda velocidade. Depois de umas caídas, brecadas e escorregadas desajeitadas, você pega o jeito e aí é só alegria! Com a neve por todo o vulcão, escorregamos até onde foi possível. Então voltamos caminhando com muita disposição, rindo de nós mesmos e comentando o dia inesquecível.

Assista ao vídeo da subida ao cume do vulcão Villarica:

Canopy ou Arvorismo

Para nós arvorismo, no Chile, Canopy, no caso desta atividade, uma aerotrilha, isto é, um circuito de tirolesas que ligam as copas das árvores. Nas instruções de segurança, começamos a perceber que não é só no nome que há diferenças. Recebemos como equipamento duas grossas luvas de couro com uma proteção extra na palma das mãos. Logo descobrimos que este acessório serve como freio nas tirolesas. A princípio causa um desconforto pensar em segurar com uma das mãos no cabo de aço, mas depois da primeira tirolesa você aprende a deixar a mão atrás da roldana, e brecar aos poucos até a próxima base, é interessante esta maneira de controlar a velocidade, bem diferente dos arvorismos que fizemos no Brasil, inclusive porque o principal cenário do canopy é à vista do vulcão Villarica.

Canopy
Canopy

Assista ao video do Canopy no Bosque Aventura:


Caminhada no Parque Nacional Huerquehue

Este parque extremamente preservado, fica a 35km de Pucón. Abriga araucárias com mais de mil anos, sendo estas árvores um dos principais motivos pelo qual o parque foi criado. Nos seus 12.500 hectares conta com lagos, riachos e lagoas, como a de Tinquilco, um dos locais mais belos da região.

Como boa parte das trilhas são fechadas no inverno, nossa caminhada seria mais curta e teria como objetivo a Cascata Nido de Águila. Durante a caminhada, apesar de muita neve, em alguns lugares ela chegava a mais de um metro de altura, pudemos observar boa parte da flora desta parte do sul do Chile. Os troncos de algumas das araucárias, que são diferentes das que conhecemos aqui no Brasil, eram extremamente grossos, passando de três metros de diâmetro. A vegetação tem característica de bosque valdívio, ou seja, permanece verde o ano inteiro independente da estação, o contraste do verde, com a neve e o céu azul, é um presente para os olhos e para a alma.

O Parque Huerqueue está aberto durante todo o ano e é destino certo para os amantes do trekking, pois oferece trilhas de variados níveis e dificuldades.


Lagoa Tinquilco
Entrada do Parque
Centro de visitantes do parque
trekking na neve
trekking na neve
Cascata Nido de Águila

Assista ao vídeo do trekking no Parque Huerquehue:'


Esqui na base do vulcão

As pistas de esqui de Pucón estão localizadas na base do vulcão Villarica. Praticantes de snowboard são privilegiados pela topografia das pistas com “halfpipes” (canaletas formadas naturalmente na montanha) naturais. Mas o esqui também não deixa a desejar, a estação dispõe de 20 pistas com boa qualidade de neve. Para os hóspedes do Gran Hotel Pucón o transfer até as pistas é gratuito.


Esqui na base do Villarica
No topo de uma das pistas
Esqui no Villarica

Assista ao vídeo do Esqui na base do vulcão Villarica:

Termas de Huife

Pucón também abriga algumas piscinas termais, fomos visitar as termas de Huife. Com transfer garantido, em alguns horários, para quem se hospeda no Gran Hotel Pucón, as termas contam com duas grandes piscinas externas de águas termais a 38 /40 °C, uma piscina de água fria, banhos termais individuais, massagens terapêuticas ou de relaxamento e uma sauna. Uma ótima opção para relaxar após as atividades, principalmente depois de esquiar.

As cavernas vulcânicas

Localizadas a 4,5 km do centro da cidade, visitar as cavernas é uma jornada ao coração do vulcão. O visitante é guiado por um túnel de lava solidificada.
A trilha é iluminada e durante o percurso, de mais ou menos 300m., o turista recebe informações sobre sua formação e conhece também a história das erupções do Villarica. Passamos por locais interessantes como a “cueva do chocolate”, onde as lavas solidificaram-se de tal forma que lembram chocolate derretido. A caminhada termina num salão maior onde encontramos uma formação como um Puma. Neste ponto as luzes são apagadas e temos a incrível sensação de estar e sentir a escuridão.


Entrada da caverna
Porta da ceverna
Cueva do Chocolate
Formação do Puma
Saída da caverna

Assista ao vídeo da caminhada pelas cavernas vulcânicas:

Cavalgada em Los Nevados

Esta é uma atividade que não pode faltar neste roteiro. As diferenças já começam no animal, os cavalos em Pucón têm uma pelagem mais longa e um corpo mais robusto, para suportarem as baixas temperaturas, além de darem mais segurança aos cavaleiros, são lindos. Los Nevados conta com uma paisagem bucólica, e cercada de montanhas nevadas por todos os lados.


Cavalgada
Vista do Vulcão Villarica

Optamos por cavalgar ao fim da tarde. Num dos pontos mais altos do passeio, avistamos o vulcão Villarica, que ao por do sol chegava a parecer uma pintura, tudo muito bonito. Na chegada fomos recepcionados numa cabana bem rústica, com uma lareira quentinha e ótimos sanduíches feitos com uma lingüiça típica do sul do Chile.


Los Nevados
Aconchego na cabana após a cavalgada

Assista ao vídeo da cavalgada em Los Nevados:

Rafting no Rio Trancura

O Trancura é um rio de degelo, suas águas são extremamente límpidas, esverdeadas e muito geladas! A agência Sol y Nieve fornece roupas especiais e equipamentos adequados a esta atividade, para que o turista aproveite a aventura sem desconforto.
Há duas opções de rafting, uma para iniciantes, que descem a parte baixa do rio com baixo índice de dificuldade, com corredeiras classes II e III, e um percurso na parte alta com corredeiras que vão das classes II à IV, para os mais experientes, basta fazer a sua escolha e aproveitar a aventura.


Rio Trancura
Rio Trancura

Os lagos que valem à visita

Villarica

Sua orla, também denominada Playa Grand, é muito curiosa por conta da areia fina e negra. Para uma caminhada curta, mas com belo visual, comece na frente do Gran Hotel Pucón e siga para a direita até onde cansar. A orla possui cerca de 4km.

Lago Villarica

Caburgua

Este lago, de origem vulcânica, está localizado a 25 km de Pucón. Suas águas passam por dentro de um leito de lava e deságuam em um complexo de cachoeiras alguns quilômetros adiante chamado “Ojos de Caburga”.

Lago Caburga
Ojos de Caburgua

Dicas dos autores:

Para viajar para o Chile não é preciso passaporte, apenas o RG original;

No inverno a neve muitas vezes vai até ao final de setembro, mas para quem pretende esquiar, é bom consultar antes de marcar a viagem, para escolher a melhor data;

Para os "marinheiros de primeiro esqui" é bom saber:

Tanto os esquis, como as botas e roupas, podem ser alugados na entrada da pista ou no centro da cidade.
Use sempre óculos escuros e luvas impermeáveis,
O ideal é ter pelo menos um dia de aula introdutória,
Em Pucón há apenas duas pistas para iniciantes, mas dá para divertir-se bastante,
Esteja preparado: só vão ajudá-lo a se levantar quando cair, caso tenha uma queda séria ou violenta, assim, você está por sí só. O ideal é estar acompanhado de uma amigo, parente ou do professor sempre que subir à montanha.

Julho é muito cheio, se tiver apenas este mês para viajar, escolha a primeira ou a última semana e reserve a viagem com antecedência.

Para quem pretende fugir do frio, Pucón oferece passeios de ecoturismo e aventura o ano inteiro.

Contratar um seguro viagem quando se está fora do país, também é sempre uma boa prevenção;

Para subir à cratera do Vulcão Villarica, que é um das melhores atividades de Pucón, é ideal que você esteja pelo menos com um rasoável condicionamento físico, especialmente se for no inverno.

Quer ver e saber mais? Vai lá! Boa viagem para você!

Família Muller

Serviços

Como chegar:

Pucón fica a 870 km de Santiago e a 85 km de Temuco, o aeroporto mais próximo. Nossa dica é que você contrate uma companhia interna para fazer este vôo. Nós voamos de Concepccion à Temuco pela Sky Airline (http://www.skyairline.cl ), comprando a passagem no próprio aeroporto.
Algumas companhias aéreas voam de São Paulo direto para Santiago, quem sai de outros estados normalmente faz uma escala em São Paulo.

Para comprar o pacote completo partindo de São Paulo, contrate os serviços da
Vip´s Turismo e Câmbio
Morumbi Shopping – Rua Roque Petroni Jr., 1089 – lj 235-S
Tel: 11 5181-2192
http://www.vipsturecambio.com.br
A agência encarrega-se do pacote completo desde São Paulo, com a vantagem de oferecer várias formas de pagamento.

Onde ficar

Gran Hotel Pucón
Além da ótima localização, oferece o traslado desde o aeroporto de Temuco e inclui no pacote todos os transfers para as pistas, as termas e algumas atividades.
http://www.granhotelpucon.com

Agência de atividades e aventura

Sol y Nieve
Possui uma filial dentro do Gran Hotel Pucón e também na
Av. Bernardo O ´Higgins, esquina com Lyncoyán
Tel: (56) (45) 463860
http://www.chile-travel.com/solnieve.htm


As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas e Rumos - Timex

Apoio de:

CCE Info - Botas Chiruca - Beephoto - VIVO Zap - Gatorade

  
  

Publicado por em

Luis

Luis

24/07/2014 15:59:34
Luis

Será que nomês de agosto cai neve em Pucon? ou apenas nas proximidades do vulcão?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luis, Na cidade de Pucón mesmo é mais difícil nevar, mas no vulcão com certeza irá encontrar neve em agosto. è possível você visitar o vulcão sem subir ao cume, nem esquiar, apenas para apreciar a vista. No parque da reportagem, voce vai encontrar neve também. Um abraço, Família Müller
Julianny

Julianny

03/07/2013 23:03:39
Saberiam me dizer se há transporte para a estação de esqui Villarica diário como exemplo a skitotal em Santiago?
quanto custa em média? Parabéns pela matéria. Obrigada pelas dicas!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Julianny, Desculpe-nos a demora do retorno, no entanto, o website não nos enviou o e-mail, que apenas recebemos agora! Sim, há transporte diário a partir da cidade, em alguns hotéis inclusive, o transfer para a estação de esqui está incluído na diária. Não podemos precisar o preço, pois nossa reportagem foi feita já há algum tempo, o melhor é se informar no ato da reserva no hotel. Mas normalmente há ônibus comuns para a estação de esqui. Um abraço, Família Müller
Renata

Renata

16/11/2012 22:53:23
Olá família Müller, encantei-me com as fotos e comentários de vcs. Estarei indo a Santiago, Puerto Varas e Pucon em janeiro próximo. Estarei indo com minha mãe de 83 anos. Sei que ela adoraria tomar banho nas termas de Pucón. Acha que seria possível para uma senhora de 83 anos, com as dificuldades naturais da idade? O acesso é difícil?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Renata, Obrigado pelos elogios à nossa reportagem. Sua viagem será encantadora, com certeza. O acesso ás Termas é fácil e não haverá qualquer problema em levar a sua mãe, que com certeza vai gostar bastante do passeio. Um abraço, Família Müller
Marcus

Marcus

25/10/2012 18:41:47
olá, eu irei a pucón em meados de dezembro, gostaria de saber se encontro neve pelo menos pra caminhar, ver, tocar, deitar, brincar...enfim se da pra aparecer neve em cima do vulcão.. algo do tipo...vc's sabem de algum lugar onde eu posso ter um contato forte com neve nesse período?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marcus, Nesta época é muito difícil encontrar neve nos arredores do Pucón, em janeiro é verão lá também. Mas, com o tempo tão louco como está atualmente, quem sabe dá uma sorte e encontra um tanto de neve em algum lugar. O mais provável é no vulcão Villarica, na parte alta. Boa sorte e boa viagem!
Ednéia

Ednéia

23/02/2012 22:20:23
As informações de voces são maravilhosas. Porem, tenho uma duvida. Meu marido e eu estamos levando nossa filha de 6 anos. Será em abril. Sei que há neve no Vila Rica e embora eu não va até o topo, gostaria muito de levar minha filha até a neve. É possivel subir com ela até alguma altura? Grata

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ednéia, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... Em abril normalmente não há neve na primaira estação do teleferico, onde você pode ir com sua filha, chegar ao topo, é impossível com crianças. Mas quem sabe você da uma sorte e pega uma nevasca fora de época... nada é impossível nos tempos que vimemos! Grande abraço e boa viagem! Família Müller
Paula

Paula

03/02/2012 09:48:18
O passeio às cavernas tem curta duração? Queria saber o que recomendam fazer depois de vistá-las. Daria, por exemplo, tempo de ir nelas de manhã e a tarde em alguma terma?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paula, Sim, voce pode dividir seu dia entre estes dois passeios, inclusive as termas ao fim da tarde são uma delícia ! A visita à caverna irá ocupar pelo menos umas 3 horas. Um abraço, Família Müller
Paula

Paula

03/02/2012 09:04:24
Fiquei com muita vontade de subir o vulcão e fazer o visitar as cavernas. Queria saber se lembram-se do valor dos passeios para saber se consigo encaixar no orçamento.

Obrigada!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paula, Como falei no comentário anterior, fizemos esta viagem já há alguns anos, desta forma mesmo que lembrasse alguns valores, estariam desatualizados. O melhor a fazer é ao chegar na cidade, procurar pela agencia e negociar os dois passeios, com mais de uma atividade, com certeza terá algum desconto, até quem sabe voce também não encaixa mais alguma coisa... Um abraço e boa viagem ! Família Müller
Ana Carolina Godoi

Ana Carolina Godoi

23/01/2012 13:10:01
Olá família.. Ótima reportagem. Estaremos indo ao Chile em abril/2012. Pucón está no nosso roteiro, ficaremos 5 dias lá. Gostaria de saber se vocês tem informações sobre os preços desses passeios feitos em Pucón. Outra dúvida é se vale apena alugar um carro lá. Abraçoes

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ana Carolina, Obrigado pelo comentário e elogio á nossa reportagem! Fizeram uma ótima escolha em visitar Pucón. Não temos os preços atualizados dos passeios que realizamos, pois nossa viagem se deu a 4 anos, o ideal é que na sua chegada procure a agência Sol Y Nieve e feche um pacote com vários passeios para todos os dias, pois o preço será mais atrativo. Quanto ao carro, só valerá à pena se você não contratar os passeios com a agência, pois normalmente ela já inclui transporte no preço. Eles se apanham e lhe devolvem ao hotel. Uma ótima viagem para você! E, se quiser mais alguma ajuda, estamos á disposição ! Um abraço Família Müller
Adilson Barros

Adilson Barros

15/01/2012 18:14:44
Olá, família Muller... Adorei sua reportagem... vao muito me ajudar em minha visita até o Chile que será no próximo mes de fevereiro. Sei que lá deve estar calor, mas acham que dá pra fazer esqui? Abraços!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Adilson, Obrigado por seu comentário! Ficamos felizes que nossa reportagem vai ajudá-lo em sua viagem, Pucón é um lugar incrível, com certeza vai gostar bastante. Nesta época não neva, por isto não conseguirá esquiar, a temporada de esqui começa no fim de junho e vai até setembro. quem sabe um motivo para voltar à Pucón no inverno... Boa viagem ! Um abraço, Família Müller
Luiz Kustelo

Luiz Kustelo

03/08/2011 09:32:20
Olá,fui à Pucón - Chile Cidade maravilhosa,fomos muito bem recebidos,um povo muito carismático,ano que vem será patagônia ou machupichu e Pucón voltarei novamente pois foi a cidade do coração.hehe
Obrigado pelas dicas.
Bons ventos...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luiz, Obrigado pelo comtário! Pucón é mesmo uma excelente escolha! Acabamos de voltar da Patagônia, e vamos dizer, um destino incrivelemnet belo !!! O Peru também não fica atras... Se quiser mais dicas, só nos pedir! Abraços, Família Müller
Luiz Kustelo

Luiz Kustelo

07/07/2011 00:43:51
Olá,estou indo pra pucón dia 12 de julho 2011 e gostaria de saber como é a recepção para com os brasileiros não só em Pucón mais no Chile por sim só e você pode me dizer o que devo visitar sem falta, pois fico por la 8 dias.Obrigado Muito boa sua matéria.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luiz, Os chilenos recebem MUITO bem os brasileiros que visitam seu país, é um povo d^^ece, simpático e prestativo. Você fez ótima escolha ao escolher Pucós. Todos os passeios que fizemos, estão na reportagem, resta saber o que mais interessa à VOCÊ e escolher alguns deles, ou todos. Ótima viagem! Um abraço, Família Müller
Tatiana Borer

Tatiana Borer

19/05/2011 16:05:24
Oi, Família Müller. Tudo bem? Adorei o relato de vocês. Eu e minha família (eu, meu marido e 3 filhos - 11, 10 e 7 anos)fomos ao Chile ano passado e passamos apenas 2 dias em Pucón. Nos apaixonamos pela cidade e decidimos voltar esse ano. Estaremos de volta entre as duas últimas semanas de Julho. Em Pucón, que passeios vocês acham que as crianças não podem perder? Ano passado, fizemos uma cavalgada, brincamos na neve com trenó e tubim e nos deliciamos em Los Pozones. Vocês acham que vale a pena descer até Osorno, Puertto Mont, etc? Como não vamos até Bariloche, ou seja, de Pucon temos que regressar à Santiago, vale a pena ir até essas cidades? Vocês as conhecem? Um grande abraço e obrigada pelo relato, ele já me ajudou bastante.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Tatiana, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Em Pucón todos os passeios que fizemos e colocamos na matéria, são legais de fazer com as crianças, talvez o seu filho de 7 anos não possa fazer o rafting, mas o ideal, se for do interesse de vocês, é perguntar na agência, pode ser que tenha uma parte do rio que seja mais tranquila. Vale sim à pena ir à Puerto Mount e Puerto Varas, principalmente à Puerto varas. Segue o link de nossa revista online onde falamos de nossa passagem por Santiago e passeios em Puerto Varas: [[http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookid=59437 Grande abraço, Família Müller
Carol Ferro

Carol Ferro

05/04/2011 11:42:36
Nossa... mto boa a descrição de vocês, as fotos também estão mto lindas... eu e minha familia vamos para o Chile agora em julho e alem de Santiago vamos para Pucon, só que não sabia muito bem o que tinha para fazer lá... agora vi que tem muita coisa.

Vcs estão de parabéns, poucos sites na internet oferecem informações tão boas.

Abraços
Carol Ferro

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Carol, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Você e sua família fizeram uma ótima escolha, o Chile é um país fascinante. Boa viagem para vocês! Grande abraço, Família Müller
Maria Lígia Rela Ribas

Maria Lígia Rela Ribas

30/03/2011 23:12:46
Hola, família Muller, adorei a reportagem de vocês. Hoje mesmo falei com um amigo que acabou de voltar de Pucón e fez tudo o que vocês fizeram e adorou, claro.
Vou incluir Pucón e usar a dicas que vocês deram, na próxima viagem ao Chile, esse país lindo. Obrigada.
Ah, vou também me cadastrar para conhecer outros lugares que vocês visitaram. Compartilhar os passeios que vocês fazem em família é muita generosidade. Parabéns.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Ligia, Muito obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! É por estes momentos que acreditamos que nosso trabalho vale à pena ! Agradecemos de coração. Adoraríamos ajudá-la com seu roteiro pelo Chile. Quando marcar sua viagem, entre em contato conosco para que possamos ajudá-la ainda mais. Teremos imenso prazer também em ajudá-la não só nesta, mas em todas as viagens que precisar de nossa ajuda. Conte conosco! Grande abraço, Ronny, Lu e Matheus Família Müller
Guilherme

Guilherme

17/03/2011 16:03:43
Estou indo ao Chile/Argentina no início de agosto. Pretendo ficar 2 dias inteiros em Santiago, depois voar para Púcon onde passaria mais dois dias. Dali iria para Purto Varas fazer a travessia para curtir Bariloche (sky) e Buenos Aires.
Em agosto ainda dá para subir o Vulcão? O que voces sugeriam para fazer na cidades nestes dois dias? São suficientes?
Obrigado e parabéns pelo site!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Guilherme, Obrigado pelos elogios ao nosso trabalho. No link que passo abaixo, você vai acessar a 1 edição de nossa revista online "Boa viagem! Dicas da Família Müller" com todas as respostas que você nos solicitou sobre a travessia de Puerto Varas à Bariloche e uma rápida passada por Santiago. Se ainda tiver dúvidas, basta entrar novamente em contato conosco. [[http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookid=59437 Quanto a subida ao Vulcão Villarica em Pucón, é possível sim subir em agosto, só são canceladas as subidas por motivo da previsão metereológica. Um abraço, Família Müller
Élen

Élen

10/11/2010 15:22:46
Oi família Muller, tudo bem com vcs?

Estou marcando uma viagem a Pucon para 01/Junho/2011 e tenho muitas dúvidas se essa é uma boa época. Em alguns blogs dizem que nessa epoca não dá pra subir até o Vulcão e nem ir nas estações de ski...outros dizem que dá pra subir o ano inteiro. Você sabem me dizer?
Sobre o tempo, já é muito frio nesse mês? Tenho que levar muitas roupas pesadas?

Obrigada!!!
Élen

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Élen, Obrigado por seu comentário! Junho é uma ótima época para visitar Pucón. Pode ficar sossegada que dá sim para subir ao cume do vulcão Villarica, mas esteja preparada, a caminhada é bem puxada, mas vale o esforço. Quanto a estação de esqui, tudo vai depender se tiver nevado o suficiente para que as pistas estejeam abertas. No início de junho, normalmente ainda não dá para esquiar, as pistas costumam abrir na segunda quinzena. Se o seu objetivo for esquiar, você deve alterar a data da sua viagem para fim de junho, julho, agosto, ou no máximo primeira quinzena de setembro. Agora, para os outros passeios, inclusive a subida do vulcão, pode manter início de junho sem problemas. Um abraço, Família Müller
Juliana

Juliana

21/09/2010 12:48:16
Oi família Muller!
Adorei as dicas. Vou viajar em outubro para o Chile mas só poderei ficar uma semana. Quero conhecer Santiago e cidades próximas como Valparaíso e Vina del Mar, e alguma outra cidade, se tivessem que escolher entre Termas de Chillan e Pucon, qual escolheriam?
Obrigada!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Juliana, Obrigado pelo comentário e elogios à nossa reportagem. Com certeza fará uma ótima viagem, o Chile é um país cheio de encantos. Quanto a sua questão, depende do que está procurando para o seu lazer. Termas de Chillan é um lugar lindo, o Gran Hotel oferece nesta época atividades de aventura sem neve e as termas. Já em Pucón, como viu na matéria, as atividades estão por toda a cidade e a região, não apenas concentradas no hotel. Você terá mais opções de ecoturismo e aventura e o centrinho da cidade também é bem turístico. Nós optamos por visitar Termas de Chillán no inverno, já Pucón, em qualquer época do ano. Grande abraço e boa viagem para você! Família Müller
Viviane Reis

Viviane Reis

26/08/2010 09:31:20
Olá, Familia Muller!

Adorei ver seu post sobre Púcon!
Estou indo para lá agora em setembro e gostaria de saber quanto de dinheiro levar para passar uma semana e onde realizar a troca para a moeda chilena. Gostaria de saber tb se tem bancos próximos.

Desde já, obrigada!
Abraços!!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Viviane, Obrigada pelo comentário e elogio ao nosso trabalho! Depende do que, e em que você pretende gastar. Se estiver com o pacote de hotel e atividades comprado, o ideal é que leve por volta de US 500,00 (quinhentos dólares) pelo menos, em dinheiro e um cartão de crédito internacional ( não esqueça de liberá-lo para a viagem) para pagar outras despesas e para alguma emergência. Você pode trocar moeda chilena no aeroporto e na cidade de Pucón, que abriga bancos. Boa viagem para você! Um abraço, Família Müller
Cláudio Meireles

Cláudio Meireles

22/08/2010 09:28:13
Olá, Família Müller!
Fantástico o trabalho de vocês, estão realmente de parabéns!!!
Gostaria de saber se em dezembro há neve em Pucón para realizarmos todas essas atividades relatadas por vocês???
Eu e minha família estamos pensando em passar uma semana por lá nessa época.
Desde já, obrigado!!! Abraços!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Claudio, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Em dezembro não há neve em Pucón, apenas um pouquinho no cume do vulcão. No Chile as estações do ano são como as nossas, nesta época lá é verão. No verão você poderá realizar todas as atividades que descrevemos com exceção do esqui. Para desfrutar da neve sua viagem deverá ser programada entre os meses de junho e setembro. Visite o nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Grande abraço, Família Müller
Helder Castro

Helder Castro

18/07/2010 01:50:40
Olá, Família Müller!
Em primeiro lugar, parabéns pela reportagem e pelos vídeos! Ficaram bem legais!
Eu viajo para o Chile no início de agosto/10, na base do 'mochilão' mesmo. Em Santiago, ficarei no apto. de um amigo e, portanto, todas as atividades por lá serão 'guiadas' por ele. Além dessa região central (Santiago e Valle Nevado, Viña e Valparaíso), pretendo descer até Puerto Montt/Varas, porém não tenho idéia de quanto tempo (e em quais cidades, exatamente) gastarei os 9 ou 10 dias que terei para ir até o sul e voltar a Santiago. É óbvio que passarei por Pucón, porém tenho que pedir a dica de vocês pra esse meu 'roteiro' ainda não estabelecido! Será que é possível me auxiliar nessa 'divisão' dos dias e locais para que eu aproveite bem essa descida aos lagos?!
Muito obrigado!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Helder, Estamos pesquisando o melhor roteiro para você e breve enviamos diretamente ao seu e-mail. um abraço, Família Müller
Edna Faé Giostri

Edna Faé Giostri

05/06/2010 19:19:19
Estamos indo a Santiago de aviáo dia 08 de julho, estamos na dúvida se vamos de trem ou de aviáo a Temuco, para em Temuco alugarmos um carro e irmos a Pucon, eu, meu marido e 2 filhos de 20 e 25 anos, pensamos em voltar de Pucon a Santiago de carro, no caminho de volta, dormirmos uma noite em Chilan, nos de algumas dicas.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Edna, Obrigado pelo comentário! A viagem de trem deve ser bem bonita, nós não a fizemos, mas se quer ganhar tempo, o melhor mesmo é ir de avião, o ideal é comprar a passagem pela Sky Airlines no aeroporto, é bem mais barato, comprem assim que chegarem do Brasil. Chegando a Temuco, a maior parte dos hotéis oferece transfer gratuíto para Pucón e em Pucón, há transporte público, ou do hotel, para as pistas de esqui e outros pontos turísticos, mas caso queiram ter liberdade de horário, melhor alugar o carro. Uma noite em Chillan, na verdade é pouco, se o objetivo é esquiar, e lá tem pistas ótimas, fiquem num hotel lá para cima, perto das termas, onde estão as pistas de esqui. Nós ficamos no Gran Hotel, mas há outras opções bem mais baratas. Busque no hoteis.com e veja as opções. veja também nossa reportagem: [[http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/familia-muller-aventura/viagens-internacionais/termas-de-chillan-chile-9554.asp|]] qualquer outra informação, estamos à disposição.
Rafael G. de Souza

Rafael G. de Souza

01/06/2010 23:01:02
Olá, gostei muito da reportagem de vcs. Estou indo eu e minha esposa no dia 13/06/10 para Santiago e depois de 3 noites iremos para Pucon de onibus para ficar 2 noites. Estou com uma dúvida: em junho normalmente o tempo é bom para subir no Villa Rica? Temos que comprar alguma roupa ou calçado no Brasil ou alugo tudo lá? Obrigado.
Rafael

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Rafael, Obrigado pelo comentário e elogios ao nosso trabalho! Em junho já é bem frio em Pucón, mas nada o impedirá de subir ao Vila Rica, já que ficará dois dias, procure programar no dia que a previsão seja de sol para aproveitar mais a aventura. As agências que realizam o passeio normalmente têm toda a vestimenta para a atividade incluída no preço, você vai precisar levar as luvas para neve, que não há para alugar e são necesárias, você poderá encontrar luvas para comprar em várias lojas da cidade. Não se esqueça também de que deverá levar uma boa quantidade de água e alguma comida. O ideal é que leve um bom lanche e chocolates para dar energia para a longa caminhada. Se tiver outras dúvidas, entre em contato pelo fale conosco no nosso site: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para vocês! Um abraço, Família Müller
Edgley

Edgley

24/04/2010 21:06:16
Olá!! Estamos indo p Pucón, eu e minha esposa, de 02 a 05 de jun, vamos seguir a dica de vcs e vamos ficar no Gran Pucón!! a Páguna de vcs está mt boa, parabéns!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Edgley, Obrigado pelo comentário e elogio à nossa reportagem! Fizeram uma ótima escolha de viagem, Pucón é encantadora, vão gostar bastante. Uma das vantagens de se hospedar no Gran Hotel Pucón, é que o hotel oferece transfer do aeroporto de Temuco e também para a pista de esqui e para as termas, dentro do preço da diária, além de ser bem localizado! Boa viagem para vocês! Visite também o nosso site e conheça outros destinos: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Um abraço, Família Müller
Fernanda Teixeira

Fernanda Teixeira

01/03/2010 20:05:47
Caros, preciso de uma dia. Tenho um casal de amigos que está em férias no Chile, exatamente em Pucon hoje. Por conta do teromoto, não estão conseguindo vôo para voltar ao Brasil. Tem alguma sugestão? É viável alugar um carro com outras pessoas para ir até Buenos Aires. Meu email é fernanda@artepluralweb.com.br Sou jornalista e tento daqui ajudá-los um pouco. Abraço e obrigada, Fernanda

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fernanda, Que pena toda esta situação no Chile, bom vamos lá: Não sabemos como estão as estradas no Chile e este é um dos problemas para atravessar de carro. O caminho que podem tentar fazer é de Pucón à Bariloche e está disponível no Google Maps - todo o trajeto deve durar por volta de 6 horas, caso as estradas estejam em perfeitas condições. Acredito que o aluguel do carro, por ser pego num país e devolvido no outro, seja bem mais caro do que as tarifas comuns. Quando forem alugar o carro diga à eles que peçam orientações de como cruzar a fronteira (documentação etc), para não terem problemas com o carro alugado. Esperamos ter ajudado, Um abraço, Família Muller
Fernanda

Fernanda

16/11/2009 18:22:22
Olá pessoal,
Viajar com a família é tudo de bom!!!
Vcs me ajudaram bastante! Estou indo com minha família para o Chile (eu, meu marido e duas filhas (12 e 8 anos)em janeiro 2010. Ficaremos 12 dias ao todo, estamos reservando 4 dias para Pucon - ida e volta de ônibus (Santiago/Pucon).
Estávamos na dúvida se 4 dias em Pucon era muita coisa, mas pelo jeito tem muita coisa pra fazer lá, não é?
um abração

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Fernanda, Obrigado por seu comentário! Que bom que pudemos ajudar com nossa reportagem, seu roteiro de viagem. Voces vão adorar Pucón, vale a pena mesmo ter reservado um dia a mais para a visita. Com certeza: "Viajar com a família é tudo de bom!" Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo, aventura e viagens em família: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Grande abraço e uma ótima viagem para vocês! Família Muller
Leandro lopes

Leandro lopes

15/10/2009 17:52:33
Mutio bacana sua página. As fotos ficaram super legais e os vídeos também.

Estou indo agora no dia 05 de Novembro.

Queria conhecer Chillan ou Pucon? Acha que vale a pena ir neste mes? Será que ainda vai ter neve?

Aguardo contato, obrigado

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Leandro, Obrigado por seu comentário! Acho que nesta época você vai aproveitar mais Pucón do que Chillan. Não neva, mas no cume do Vulcão Villarica sempre há neve. Independente da neve, há muitos passeios legais em Pucón, você poderá fazer tudo que consta na matéria, só não tem o esqui. Boa viagem para você e na volta, não deixe de contar como foi a viagem. Visite nosso site e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ Grande abraço, Família Muller
Angela Maria Bermudes

Angela Maria Bermudes

25/07/2009 18:01:37
A reportagem de vocês realmente é ótima e só reforça o que sinto por essa cidade tão especial.

Pucón é tão linda e completa como destino turístico que fui uma vez, fui duas, e na terceira já comecei a planejar morar lá, vejam que loucura !

Estando perto da aposentadoria, sempre pensei em construir uma pousada no Brasil, mas depois de conhecer Pucón e me apaixonar, acabei realizando esse sonho lá. Comprei um terreno, construi, e agora realizei meu soonho, porque o hostal já está em funcionamento: chama-se HOSTAL PUCON SUR, e é o único hostal que tem um típico café brasileiro e a cordialidade é em dobro: a chilena e a brasileira. Agradeço se puderem divulgá-lo. O site tem o mesmo nome.

Um grande abraço.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Angela, Obrigado pelos elogios à nossa reportagem, Pucón é sem dúvida um lugar encantador com belezas naturais maravilhosas. Que legal a sua história! Quem sabe quando voltarmos à Pucón, hospedamo-nos no seu hostal e divulgamos numa próxima reportagem, afinal faltou muita coisa por fazer por lá. Visite também nosso site: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] e conheça o trabalho da Família Muller. Grande abraço, Família Muller
Luz Montero

Luz Montero

19/06/2009 19:23:05
Familia Muiller, parabens para tao sofisticado reportagem, muito completo.Ficou grata em tudo que viveram sou Chilena moro no Parana a 22 anos, e qdo cca ya esquiava em el Llaima, lindo que saudades.... Minha cidade e Concepcion perto a 1 hora de Chillan.Prestigiem meu pais ok seram todos sempre muito bem tratados com certeza, com muita educacao. meu filho voltou agora de Chillan com a namorada no tem neve. sem de 12 de junho. grta pelas bellas paisagem de meu Chile lindo...... agora Brasilera Naturalizada. Luz

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Luz, Obrigado pelo comentário! O Chile realmente é um país lindo com um povo muito educado e acolhedor. Queremos muito voltar a visitá-lo em breve. Visite também nossa reortagem em Termas de Chillán: [[http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/familia-muller-aventura/viagens-internacionais/termas-de-chillan-chile-9554.asp|]] Visite também nosso site: www.familiamulleraventura.com.br. Grande abraço, Família Muller
EDVALDO NASCIMENTO

EDVALDO NASCIMENTO

15/06/2009 22:49:45
COMPREI ALGUMAS ROUPAS PARA IRMOS A PUCON POIS IREMOS EM AGOSTO MAS NAO QUERIA COMPRAR ROUPA PARA ESKI E LUVA PARA NEVE PARA MEU FILHO DE 6 ANOS GOSTARIA DE ALUGAR LÁ EM PUCON ,TEM LOJAS DE ALUGUEL DE ROUPA,E MUITO CARO POIS NÃO VOLTAREMOS MAIS PARA A NEVE VALE APENA COMPRAR? POIS FICAREMOS NO GRAN HOTEL; O SOL DE DIA E MUITO QUENTE. IREMOS EM AGOSTO E AS BOTAS PARA A NEVE TAMBEM POSSO ALUGAR.POIS FAZ MUITO VOLUME E SOMOS VIAJANTES DE 1 VIGEM INTERNACIONAL NO HOTEL TEM SERVIçO DE LAVANDERIA.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Edvaldo, As roupas para neve tanto para vocês como para seu filho, acredito ser muito fácil de alugar em Pucón, no entanto as luvas, com certeza terão que comprar, não há para alugar, sabemos disto porque o Matheus perdeu a luva dele na estação de esqui e não havia para alugar, tivemos que comprar outra mesmo. Mas no centro da cidade, tem lojinhas que vendem as luvas para crianças, bem barato, claro que não são ótimas, mas quebram bem o galho. Quanto as botas, as de esqui, com certeza há para alugar, já as para caminhada não sei te dizer exatamente, nós levamos as nossas que usamos para as caminhadas aqui no Brasil, não são específicas para a neve, mas são bem reforçadas, lembre sempre de usar meias grossas, nós usávamos duas. Você pode arriscar, caso não encontre para alugar, em último caso, compre lá, mas escolha um modelo que possa ser usado aqui também. Não diga que não vai voltar para neve, eu garanto à vocês que vão gostar tanto que vai ser muito difícil não volta
Eduardo Trein

Eduardo Trein

08/06/2009 16:49:10
Boa tarde, já me deram dicas preciosas sobre Pucon e agradeço. Não sei se já foram, mas gostaria de saber se o acesso ao Hotel Termas de Chillan é possivel com carro pequeno, pois aluguei um chevrolet Evo e não conheço as condições da estrada até Chillan. Obrigado pela atenção, Eduardo Trein.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Eduardo, Obrigado pelo comentário! Sim, conhecemos e já estivemos no Gran Hotel Termas de Chillan, inclusive, acabamos de publicar uma matéria sobre este destino aqui mesmo no portal Ecoviagem, esta no link: [[http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/viajantes/familia-muller-aventura/viagens-internacionais/termas-de-chillan-chile-9554.asp|]] Se o caminho estiver muito nevado, você terá que alugar correntes para subir às pistas de esqui, pois em caso de neve na estrada, apenas carros 4X4, ou com correntes nos pneus trafegam em segurança, informe-se na locadora. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
SIMONE NASCIMENTO

SIMONE NASCIMENTO

28/05/2009 00:01:28
GOSTEI DE MAIS DA SUA VIAGEM PARA PUCON IREMOS NO MÊS AGOSTO COM UMA CRIANçA DE 5 ANOS FICAREMOS NO GRAN HOTEL PUCON ,E GOSTARIA DE SABER SOBRE O QUE LEVAR ,DE ROUPA DE FRIO ,REALMENTE FAZ TANTO FRIO ,LEVO SOBRE TUDO,COMPRO ROUPA LÁ ,LUVAS PARA A NEVE COMPRO EM SP POIS E NOSSA PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL ESTAMOS PERTIDOS NESSAS QUESTO DEVEMOS ALUGAR CARRO EM PUCON.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Simone, Pucón foi uma ótima escolha! Sim, faz muito frio em Pucón nesta época, é preciso levar roupas quentes e impermeáveis, principalmente para a neve. Para os adultos a Trilhas & Rumos tem casacos, fleaces, calças e termos, entre no site : www.trilhaserumoscom.br e veja a loja mais próxima para você fazer a encomenda das roupas, já para o seu filho, o ideal é levar minhocão de lã para usar por baixo, agasalhos tipo fleace, um casaco impermeável reforçado, calça e luva para neve. Pense bastante nos pés, eles precisam estar sempre secos e quentes. É imprencindível usarem botas e meias bem reforçadas. Consulte a Bota na Trilha: www.botanatrilha.com.br nós as usamos na neve e são ótimas! Se você pretende contratar os passeios, e é muito fácil para quem se hospeda no Gran Hotel Pucón, pois eles tem a Sol Y Nieve lá dentro, não é preciso alugar um carro, eles buscam vocês no hotel. Visite nosso site, envie-nos um e-mail pelo faleconosco e enviaremos mais dicas para você!
Lan

Lan

27/05/2009 17:02:06
adorei! estarei indo a pucon em julho com minha familia, e adorei as dicas. olha com relaçao a travessia dos lagos que perguntaram.eu acabei d voltar d la, é linda vale muito a pena! dura 02 dias e vai d puerto varas a bariloche, dormindo um dia em peulla, muiiita natureza, d+, lindo!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ian, Obrigado por seu comentário, elogio à reportagem e pela dica do passeo aos lagos! Fez uma ótima escolha a decidir-se por passar as férias em família em Pucón, além de ser um lugar de natureza ímpar, os chinelos são um povo alegre, hospitaleiro e gentil. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para vocês! Grande abraço, Família Muller
Eduardo Trein

Eduardo Trein

25/05/2009 15:14:46
Boa tarde, dicas ótimas gostaria só de saber mais um detalhe, existem motos de neve (snowmobiles) em Pucon? Obrigado.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Eduardo, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem. Há sim passeios de snowmobiles em Pucón. Algumas das agências do centro oferecem alguns pacotes com esta atividade. Informe-se com a Sol y Nieve, eles saberão informá-lo qual o melhor. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Simone nascimento

Simone nascimento

17/05/2009 23:54:02
olá estarei indo para pucon dia 28 de agosto 2009 eu meu marido e minha filha de 6 anos vamos ficar 2 dias em santiago e estamos pensando em alugar um carro para irmos ate chilan e depois seguir para pucon . o que vocês acham vale apena alugar carro ou ir de aviaõ seram o retorno será dia 8 de setembro obrigado adorei a materia foi muito util para nós .

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Simone, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Fizeram uma ótima escolha ao decidir viajar para Pucón nesta época, ainda irão encontrar neve e a cidade não estará tão cheia como em julho. Quanto à sua pergunta, tudo depende do propósito da sua viagem. Como não tem muito tempo, se quiser aproveitar todas as atividades em Pucón o ideal é seguir de avião. Se não há pressa, e preferem curtir o caminho parando em pontos turísticos, sigam de carro. Em Chillan, não há nada de interessante, vocês têm que subir a montanha e visitar as Termas de Chillan, onde poderão esquiar, passear de trenó, entre outras atividades de inverno. Vejam uma pequena matéria em nosso site sobre Termas de Chillan: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/home/pagina164.html|]] De qualquer maneira vocês vão aproveitar bastante a viagem. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abra
Lailson de Oliveira Lesbao

Lailson de Oliveira Lesbao

17/05/2009 22:54:46
Adorei as reportagens, que familia adoravel..Ah estamos indo para Pucón em 21 06 09 vamos ficar u s 4 dias e depois a gente volta para santiago....Ja tem neve nesta data, para que possamos esquiar...e tb queremos fazer aquela viajem de onibus pelos lagos sabe me dizer algo sobre este passeio.? abracos a esta familia.

Lailson

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Laison, Obrigado por seu comentário e elogios à nossa reportagem e à nossa família! Vocês fizeram uma ótima escolha em viajar à Pucón. Provavelmente já terá neve para vocês esquiarem, mas claro que tudo depende, afinal o clima as vezes é meio instável. Acredito que algumas agências locais realizem este passeio dos Lagos, que pelo que sabemos é realmente muito bonito, nós fizemos apenas o Villa Rica, o Caburga e o Parque Huerqueue, não tivemos tempo para visitar os outros lagos. Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para vocês! Grande abraço, Família Muller Uma ótima viagem para vocês!
Antonio Sousa

Antonio Sousa

11/05/2009 01:59:25
Olá,
Estou indo a Bariloche com mulher e filho 6aa em agosto/09 mas como vou com milhas está impossível achar voos. Daí encontrei uma solução indo por Pucon. Então o que fazer lá com a criança de 6 anos? E as roupas mais adequadas compro onde? (Somos de Fortaleza)? Um abraço e parabens.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Antonio, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Acredito que você está fazendo uma boa troca, Pucón é um lugar encantador e cheio de atividades. Seu filho poderá fazer todas as atividades que relatamos na reportagem, com exceção da subida ao cume do Vulcão Villarica. No Parque Huerqueue, vocês podem diminuir a caminhada, caso ele não consiga caminhar bastante. Se pretendiam esquiar com ele em Bariloche, poderão fazê-lo também em Pucón, há pistas para quem está iniciando na atividade. Quanto as roupas, para os adultos a Trilhas & Rumos tem casacos, calças e termos,entre no site e veja a loja mais próxima para você fazer a encomenda das roupas, já para o seu filho, o ideal é levar minhocão de lã para usar por baixo, agasalhos tipo fleace, um casaco impermeável reforçado, calça e luva para neve, encontrada no centro de Pucón, pois ele vai querer fazer bonecos e brincar na neve. Boa Viagem para vocês, Família Muller
João Henrique e Renata (Valinhos/SP)

João Henrique e Renata (Valinhos/SP)

03/05/2009 03:03:06
Olá!
Estamos programando nossa viagem ao Chile entre os dias 17 a 24/julho/2009. As duas primeiras noites já estão reservadas para pousar em Santiago, e só depois é que nós estávamos pretendendo seguir até Pucón de carro, pela Ruta 5. Você acha que valerá a pena, mesmo tendo de enfrentar 800 Km de estrada? E se nós limitarmos o passeio até a região de Chillán (400 Km)? Nosso retorno está marcado para sexta, 24, voo TAM das 7h30m. Muito obrigado e parabéns por essas (preciosas) dicas.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá João Henrique e Renata, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Vocês fizeram uma ótima opção de viajar para o Chile. Vamos lá: Como vocês têm pouco tempo de viagem, e já vão ficar dois dias em Santiago, acreditamos que o ideal é que peguem um vôo de Santiago para Temuco ao invés de alugar um carro. Pela companhia que indicamos na matéria, A Sky Airlines, o vôo é barato e o ideal é que comprem os bilhetes assim que chegarem no aeroporto de Santiago, ou se conseguirem, pelo site antes de viajar. Muitos hotéis em Pucón oferecem transfer de Temuco à Pucón no entanto, podem também alugar um carro por lá se desejarem. A região de Chillan, é mais interessante para quem pretende ir às Termas de Chillan para esquiar, já em Pucón, além de esquiar vocês terão outras opções de passeio. Caso não desejem alugar um carro, os passeios em Pucón incluem transfers para as atividades por meio das agências como a Sol Y Nieve. Grande abraço, Família Muller
Claudia nascimento

Claudia nascimento

25/04/2009 23:55:31
Estamos querendo ir a Pucon esse ano, mas n somos de muita aventura... queremos fazer enoturismo... vs acham q esse é o lugar ideal ? Nos deem uma dica...

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Claudia, Obrigado por seu comentário! Pucón é uma cidadezinha linda, com muitos atrativos naturais. Por localizar-se no Chile, com certeza terão ótimas oportunidades de desgustar bons vinhos, no entanto não é um local ideal para este tipo de turismo. Nos links ababixo encontramos preciosas dicas para quem pretende realizar enoturismo no Chile: [[http://sequetin.blogspot.com/2009/02/enoturismo-no-chile-uma-viagem.html [[http://turismo.ig.com.br/noticia/2008/04/18/chile_e_sua_charmosa_rota_de_vinhos_1277787.html|]] espero que possamos ter ajudado você. Boa viagem! Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Gabriella

Gabriella

25/04/2009 11:21:34
Ola, vou para Pucon em julho e fui informada que de Santiago ate Pucon tem um trem que faz essa rota, vcs sabem onde posso me informar melhor

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Gabriella, Obrigado por seu comentário! Nós fomos para Pucón de avião, como está na matéria, não conhecemos nenhuma linha que faça o percurso Santiago - Pucón, apenas Santiago - Chillan. Segue abaixo o site da companhia de trens de Chillan, talvez no "fale conosco" da empresa você possa se informar melhor. www.efe.cl Boa Viagem para você! Visite também nosso site, faça seu cadastro e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Suely Moitinho

Suely Moitinho

13/04/2009 20:07:33
Adorei esta matéria. Estamos querendo ir ao Chile para esquiar e passear com toda a família em junho de 2009 e nos indicaram Pucon. Vocês acham que é uma boa época? Na nossa família a idade vai dos 06 aos 68 anos. Vocês acham que teremos atividades para todos?
Obrigada!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Suely, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa matéria. Junho é uma ótima época para visitar Pucón. Acredito que conseguirão esquiar e fazer as atividades que fizemos por lá. Como viu na reportagem, Pucón tem passeios para todas as idades e gostos. As pistas de esqui atendem desde principiantes até experts. Para maior idade, as caminhadas e os banhos nas termas são excelentes. O centro da cidade também é bem plano,possibilitando visitá-la a pé. Se houver muita neve, a caminhada pelo parque Huerqueue não deve ser feita pela pessoa idosa, mas se a trilha estiver limpa, não há problema e o local é muito bonito. As Cuevas Volcânicas também requerem cuidado caso haja muita neve na entrada, do contrário, é tranquilo. Já a subida ao cume do vulcão Villarica é apenas para quem tem disposição para uma caminhada bem puxada e não é aconselhada para as crianças menores de 15 anos no inverno. Boa viagem e aproveitem bastante! Grande abraço, Família Muller
Maria Eugenia

Maria Eugenia

01/04/2009 10:24:50
ADOREI a matéria. Estarei indo a Pucon no começo de maio/2009. O clima é bom para subir na cratera? Já tem neve pra esquiar?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Maria Eugênia, Obrigado por seu comentário! Em maio o clima é ótimo, mas não sei se já há neve para esquiar, acredito que não, já para chegar à cratera do vulcão Villarica, é perfeito. Boa viagem para você! Visite nosso site, faça seu cadastro e conheça também outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço, Família Muller
Claudia

Claudia

27/03/2009 00:22:38
Irei para PUCON agora em julho de 2009, na última semana.
Nessa época tem o passeio de Rafting?
Fiquei com uma dúvida. O único meio de descar da super caminha ao Villarica é skibunda?
Abs, obrigada.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Oi Claudia, Você fez uma ótima escolha, Pucón é um lugar com muita natureza e aventuras. O rafting tem durante todo o ano, é frio, mas os aventureiros são equipados com roupa de borracha. O ideal é que você faça a reserva logo que chegar à cidade, pois nesta época, com as férias, muita gente procura pelo rafting no Rio Trancura. Sim, a descida é feita por skibunda, mas é muito seguro e gostoso, até porque em julho há muita neve e a descida torna-se mais fácil desta maneira. Se precisar de mais alguma informação, estamos à sua disposição. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Boa viagem para você! Grande abraço, Família Muller
Elizabeth Marimon

Elizabeth Marimon

26/02/2009 19:40:38
Olá; adorei suas dicas de passeios... Estamos indo para o Chile em março de 2009; somos gaúchos e viajaremos de moto, com certeza muitas emoções nos esperam!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Elizabeth, Obrigado por seu comentário e elogio à nossa reportagem! Com certeza vão adorar o Chile, indo por terra ainda será muito mais emocionante. Não deixe de visitar Pucón, como vê a cidade é um encanto e a natureza exuberante. Uma ótima viagem para vocês! Para conhecer outros destinos de ecoturismo e aventura, visite nosso site: www.familiamulleraventura.com.br No link "Nossas viagens" você vai encontrar uma matéria sobre Termas de Chillan, que também é lindo e se puderem, vale a visita. Grande abraço, Família Muller
Márcia Biaggio

Márcia Biaggio

31/01/2009 22:13:42
Vi o vídeo e acabei de fazer meu roteiro de viagem. Estou indo ao Chile fev/2009 e inclui 2 dias à Pucón. Valeu as dicas!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Marcia, Obrigado por seu comentário, ficamos muito felizes em ajudá-la com seu roteiro. Pode ter certeza que fez uma ótima opção em visitar Pucón, você vai gostar bastante. Visite também o nosso site: www.familiamulleraventura.com.br e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura. Boa viagem para você e na volta, conta um pouco de como foi sua visita ao Chile. Um abraço, Família Muller
Ana

Ana

16/12/2008 14:25:49
pretendo ir a pucon adorei as fotos

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ana, Obrigado por seu comentário! Não vai se arrepender, Pucón vale, e muito, a visita! Boa viagem para você! Para conhecer outros destinos de ecoturismo e aventura, visite nosso site: www.familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Muller
Lucia Clara

Lucia Clara

12/11/2008 16:33:36
Não pretendia incluir Pucón em minha visita ao Chile, mas depois de ler a matéria, incluí a visita á Pucón.
Obrigada pela dica!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Lucia, Obrigado pelo comentário. Você fez uma ótima opção ao decidir visitar Pucón! Boa viagem para você! Visite nosso site e conheça outras opções de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Muller
Mateus

Mateus

12/11/2008 16:31:21
Gosto de reportagens assim, bem completas, são bem úteis para usar de guia de viagem.
Parabéns!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Mateus, Obrigado pelo comentário. Esperamos que em breve você possa usá-lo de guia para Pucón! Visite nosso site e conheça outras opções de ecoturismo e aventura: www.familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Muller
Helena

Helena

26/10/2008 23:48:29
Adorei as dicas. Vocês são de onde?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Helena, Obrigado, somos de São Paulo e se precisar de dicas, entre no nosso site www.familiamulleraventura.com.br efetue seu cadastro e envie pelo falecom quando quiser, este serviço não tem nenhum custo. Abraços Familia Muller
Edivaldo

Edivaldo

23/10/2008 09:32:35
eu adore foi muito legal..
flww.
quero ver mais coisas legais.ok?
flw..

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Oi Edivaldo, Obrigado pelo seu comentário, em breve estaremos colocando mais matérias no Ecoviagem. Um abraço, Familia Muller
Ketelin Camargo

Ketelin Camargo

19/09/2008 10:52:15
Olá! Adorei essa matéria! Estou indo pra Chile em fev/2009 e quero conhecer Pucon. Agora ainda mais, depois dessas dicas e fotos do que visitar.
Obrigada!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ketelin, Obrigado pelo comentário. Realmente Pucón é o máximo. Conhecemos também Termas de Chillan, que também é muito legal. Caso queira mais alguma sugestão, entre em contato conosco pelo nosso site: www.familiamulleraventura.com.br Grande abraço e desde já, boa viagem, Família Muller