Termas de Chillan - Chile

Localizada ao sul do Chile, Termas de Chillan revela-se um ótimo destino aos amantes dos esportes e atividades de inverno. Aos pés do vulcão Chillan, proporcionam o grande prazer de curtir a neve e deixar-se levar nas águas termais.

  
  
Pista de esqui

Termas de Chillán

Mais um tombo! Era muito engraçado assistir aos esquiadores de primeira viagem descer do teleférico. Para nós, a tranqüilidade de saber que não éramos os únicos a pagar este mico!

Na verdade, a pretensão não era passar pelas pistas de esqui e sim conhecer as outras atividades que Termas de Chillán oferece, mas não resistimos às ótimas pistas com skilifts modernos e aquele glamour de deslizar num par de esquis.

Termas de Chillán, no Chile, já é considerado um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para esta prática e notamos que a maioria das pessoas não aproveita a oportunidade de conhecer as outras atividades, não menos interessantes, que a neve proporciona.

Outro fato também é que a maioria dos pais deixa seus filhos interados na recreação dos hotéis e vão correndo para as pistas. Nada contra, afinal todos querem férias! No nosso caso, o Matheus, acompanhou-nos durante todas as atividades e juntos, nos divertimos muito.


Família Muller

Caminhada de raquetes e sky cross country

Quando a guia nos falou em caminhar com raquetes, logo imaginamos aquela cena dos desenhos animados onde os personagens andam pela neve com raquetes de tênis invertidas nos pés. Que nada! As raquetes mudaram muito de lá pra cá, são quase como um losango de plástico duro, que se encaixam nas botas.


a raquete
aprendendo a andar com a raquete

Vista da caminhada

No começo é estranho caminhar com aqueles imensos calçados, mas aos poucos você se acostuma com o acessório e descobre que além de estar seguro, pois ele evita escorregões, é um tremendo exercício, ao fim da caminhada sentíamos as pernas endurecidas e cansadas. Fazer desta nossa primeira atividade na neve foi ótimo, serviu como um aperitivo para o Sky cross country, ou esqui de fondo.


caminhada com raquetes
caminhada com raquetes

Esta modalidade, ainda pouco praticada por brasileiros, consiste em calçar um esqui mais longo e fino, onde apenas as pontas da bota ficam presas, permitindo que você movimente o calcanhar. O objetivo é caminhar através de movimentos de pernas e braços alternadamente, mantendo o equilíbrio sobre os esquis com ajuda dos bastões, em pistas planas ou com pouca inclinação. Quando vimos outros aventureiros se empurrando nos esquis, achamos que seria fácil nos locomover, mas por mais que nos esforçássemos quase não saíamos do lugar.
A tentativa, que durou pelo menos uma hora, valeu para conhecermos a atividade, mas é necessário muito treino e preparo físico para praticar o esqui nórdico, como também é conhecido.


Trenó de cães e snowmobile

Malamute do Alasca é a raça dos cães que puxam os trenós em Termas de Chillán. Este cachorro forte e formoso é muitas vezes confundido com o Huskie Siberiano, que também exerce tal função. Os Malamutes são 65% lobos e apenas 35% cachorros, como nos contou o guia, apesar disto são extremamente dóceis e adoram puxar os trenós, mas é preciso ter o cuidado de misturá-los com as fêmeas para que não briguem.


Matheus e o Malamute do Alasca

o cão Malamute do Alasca
o casal Malamute do Alasca

Ao comando de voz do guia, os cães levantam-se e começa o passeio. As paisagens formam lindos cenários para contemplar e numa das paradas, avistamos o vulcão Chillán.


passeio de trenó

O passeio de snowmobile segue a mesma linha dos quadriciclos, ou seja, a oportunidade de apreciar a natureza de outro ângulo, a bordo de motos. Mas em Termas de Chillán a diferença é a neve, que torna tudo mais bonito. Na primeira volta o guia acompanha você para ensinar os princípios básicos para pilotar, depois é só seguir o instinto e aproveitar o visual. Também estão disponíveis snowmobiles infantis, para quem quer mostrar este paraíso para as crianças.


Saída para o passeio de snowbomile
passeio de snowbomile

Passeio de snowmobile

Esqui e Snowboards

As pistas em termas de Chillan são perfeitas para todos os gostos e estilos, além de muito modernas.
Para começar na atividade, optamos pelos esquis, pois pareciam mais fáceis de controlar do que os snowboards, as pranchas com bico levantado onde ao praticantes encaixam seus dois pés e “surfam” montanha abaixo .
Principiantes, ou mesmo para quem pretende aperfeiçoar a prática, podem contratar professores particulares ou em grupo, existem pistas fáceis, moderadas, fortes e fora de pista, para os mais ousados.


Pista de esqui em termas de Chillán

Na terceira tentativa, você, principiante como nós, já não cai do andarivel (o nome dado aos teleféricos) e aí é só escolher qual montanha irá descer! Mas tenha em mente que normalmente você está sozinho, só vai aparecer alguém para ajudá-lo se realmente seu tombo for feio, assim, tenha cautela ao escolher a pista.


Ronny na pista de aprendiz
Matheus na Pista para Principiantes

Matheus e a vista da pista para intermediários

Snowboarders de todas as idades descem as montanhas nevadas de Termas de Chillan. É incrível assistir à crianças bem pequenas em cima das pranchas, arrasando nas pistas.
Para quem tem pelo menos uma semana e pretende aprender a técnica do snowboard, pode contratar aulas particulares, com certeza depois de algum treino e muitos tombos, será uma grande experiência “surfar” pelas as pistas.

Piscinas termais

Nada melhor do que livrar-se das botas de esqui e ir direto para as piscinas termais! Uma parte dela fica em área descoberta e conta com uma hidro massagem. Você fica submerso a 38°C, nas águas que brotam perto do Vulcão Chillan e descem em meio à canaletas naturais chegando até as piscinas termais dos hotéis. Mesmo que por 20 min. (tempo aconselhável para cada banho), seu corpo agradece!


Piscina termal do Gran Hotel termas de Chillan
Lado externo da piscina termal do Gran Hotel termas de Chillan

No verão

Quando a estação do sol toma conta das montanhas, a paisagem muda! Aparece o verde, os gramados e as atividades são bem diversificadas. Começando pela caminhada ao vulcão Chillan, que só é possível nesta estação. Arvorismo, escalada, cavalgadas e mountain bike são outras opções que atendem aos aventureiros.

Serviços

Termas de Chillán está a 489 km da cidade de Santiago, e a 82 km da cidade de Chillán. A forma mais fácil de chegar é por via terrestre ou aérea, até Concepción e desse ponto, usar o transfer com destino a Termas de Chillán.

Em São Paulo contrate os seriços da:

Vip´s Turismo e Câmbio

Morumbi Shopping – Rua Roque Petroni Jr., 1089 – lj 235-S
Tel: 11 5181-2192
VIP´s Tur e Câmbio

A agência encarrega-se do pacote completo desde São Paulo, com a vantagem de oferecer várias formas de pagamento.

Onde ficar

Grand Hotel Termas de Chillán

Conta com acomodações muito confortáveis, ótimos restaurantes e a principal piscina termal. A saída para as pistas de esqui saem deste resort, charmoso e com ótima qualidade de serviço.
Oferece o transfer desde o aeroporto de Concepcción ao hotel, incluído no pacote.


Transfer para o Gran Hotel Termas de Chillan
Gran Hotel Termas de Chillan

A programação do gran Hotel inclui Shows com danças típicas Chilenas numa de suas atrações.


Show Típico no Gran Hotel Termas de Chillan

Hotel Pirigallo

Com 3 estrelas, é bem mais simples, mas com boas acomodações. Está localizado a poucos metros do Gran Hotel. Possui locação de esqui e piscina termal.

Hotel Pirimahuida

Com um estilo arquitetônico montanhês, está localizado a 7 km do Resort Termas de Chillán, na localidade de Las Trancas, conta com traslados de ida e volta para o Gran Hotel, para que os hóspedes possam desfrutar das instalações do principal Resort Termal do Chile.

Para as três opções consulte o site:
www.termaschillan.cl

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Timex'
Trilhas & Rumos

Apoio de:

Andiamo Ristorante
Botas Chiruca
Poddium restaurante

VIVO Zap
Gatorade

Visite o site da Família Muller:
Família Muller

Para contratar nossas palestras contate: falecom@familiamulleraventura.com.br

  
  

Publicado por em

Murilo Herculano

Murilo Herculano

19/05/2014 00:32:24
Ola Familia Muller, eu e meus amigos vamos nos hospedar em uma cabana próximo ao hotel que vocês ficaram, gostaria de saber se posso fazer os passeios que vocês fizeram, treno com caes e etc... mesmo não estando hospedado no hotel que vocês ficaram? Obrigado!!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Murilo! Sim, você poderá realizar todas as atividades que descrevemos na reportagem, com exceção do uso da piscina com águas vulcânicas do hotel. Um abraço, E, boa viagem! Família Müller
Tania

Tania

09/04/2012 20:50:28
Boa noite Familia MUller. Moro no interior de Sao Paulo e achamos (eu e esposo e filho) o seu Blog bem elucidativo. Gostaria de saber onde comprar as roupas e botas e oculos, se possivel em Sao Paulo. Abraços Familia Comin.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Tania, Você pode adquiirir estes ítens em lojas de aventura. Para as roupas, consulte o site da Trilhas & Rumos e veja os endereço de distribuidores. Na Casa de Pedra voce pode encontrar óculos, botas, entre outros também! Se precisar de quqlquer outra informação, estamos à disposição pelo nosso e-mail: falecom@familiamulleraventura.com.br Um abraço, Família Müller
Cíntia

Cíntia

29/02/2012 15:25:39
Olá!
Eu gostaria de fazer uma viagem Santiago + Thermas de Chillan, quantos dias vocês recomendam ficar nas Thermas? Se ficar hospedado no hotel, paga um adicional para esquiar?
Desde já, agradeço!
Cíntia

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Cíntia, Obrigado pelo comentário, e desculpe-nos a demora do retorno. Tivemos um probleminha com o site... coisas da web... O Grand Hotel Termas de Chillan tem alguns pacotes pré selecionados que incluem o esqui, e com certeza é uma ótima opção, aí basta escolher qual o que mais lhe agrada em questão de diárias. Para Santiago, se for ficar apenas na cidade, e não for seguir para Valle Nevado, Viñas del Mar e Valparaíso, o que fazem os turistas normalmente, 2 noites bastam. Um abraço, Família Müller
Paula

Paula

25/12/2011 20:59:34
Olá,
muito legal a reportagem, fiquei com mta vontade de conhecer as termas...
Qual a melhor época no inverno? Na verdade, a pergunta seria: em qual mês há maior garantia de haver neve? Agosto?
Boas Festas!
Obrigada,

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Paula, Obrigado pelo comentário! Desejamos um feliz 2012 para você! A época de neve garantida em Termas de Chillan é garantida entre julho e Agosto. Um abraço, Família Müller
Mirelle

Mirelle

20/06/2010 21:11:37
Olá
Gostei muito de sua reportagem, quero ir em julho de 2010, tenho algumas duvidas
O terremoto alterou alguma coisa o turismo em chillan?
7 dias é legal para irmos com nossa filha de 4 anos ou é muito tempo?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Mirelle, Obrigado pelo comentário! Pode ficar sossegada, Termas de Chillan não foi atingida pelo terremoto, o turismo está normalizado. Quanto aos dias de sua viagem, Termas de Chillán é um lugar muito divertido para as crianças. Além do esqui, do trenó e do snowmobille as bricadeiras na neve são muito apreciadas pelos pequenos. O Gran Hotel também tem recreação, salão de jogos, shows e a deliciosa piscina térmica. Acredito que 7 dias serão muito bem aproveitados por sua família. Boa viagem! Grande abraço, Família Müller
Ricardo

Ricardo

27/05/2010 12:58:11
Ola, parabens pelo post e lindas fotos. Tenho muita vontade de conhecer o Chile e gostei da ideia de poder desfrutar da neve e tomar um banho em aguas termais; mas pq o banho nessas piscinas eh recomendado em 20min? e existe um limite de banhos por dia?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Ricardo, Obrigado pelo comentário e elogio ao nosso trabalho! A água dos banhos térmicos é sulfurosa e bem quente, o ideal é que a pessoa fique por no máximo 20 min. para não correr o risco de ter uma baixa de pressão e passar mal. Não há limite de banhos por dia, mas é sempre bom ter atenção ao tempo no qual fica dentro das piscinas. Visite também o nosso site e conheça outros destinos: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Um abraço, Família Müller
Albertino

Albertino

09/03/2010 17:02:55
Boa tarde, gostaria de saber se há uma cidade em termas de chillan? Algo para passear a noite ou para alguem do grupo que não goste de esquiar. Conheço Capelco e a cidade é bem agradavel, com muitosrestaurantes e fabricas de chocolate. Termas de Chillan seruia assim?
Obrigado, Albertino.

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Albertino, Em Termas de Chillan há apenas o Gran Hotel, não há uma cidade agradável para passear, mas no próprio hotel há bastante atividade durante o dia e à noite, mesmo quem hospeda-se num dos hotéis que indicamos, que também pertencem a mesma rede, pode aproveitar as atrações do Gran Hotel. Há outras coisas para fazer além do esqui, como passeio de trenó, caminhadas de raquete,há uma cafeteria na montanha, etc. O Hotel possui lojinhas e 3 ótimos restaurantes. Qualquer outra dúvida, estamos á diposição. Um abraço, Família Muller
Daniel

Daniel

17/02/2010 22:24:48
Estou planejando para ir ao Gran Hotel em julho/10.
Vocês reservaram diretamente com o hotel ou foram por alguma agencia de turismo? Se foram por agência, qual o nome dela?
Como vocês chegaram até Chillan, de trem de Santiago ou pegaram o transfer em Concepcion? Vocês sabem o valor do transfer de Concepcion até Chillan?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Daniel, Obrigado pelo comentário! O Gran Hotel Chillan é uma ótima opção para suas férias. Nós pegamos um vôo de Santiago para Concepcion. O Gran Hotel normalmente inclui na tarifa o transfer a partir de Concepcion. Há um trem que leva de Santiago à Concepcion, a viagem é demorada, mas muito bonita, nós não fomos pelo trem, mas amigos que o fizeram, gostaram bastante. Utilizamos a Vips Tur e Câmbio no Morumbi Shopping, que organiza todas as nossas viagens internacionais. O preço é ótimo e a vantagem é que além de você sair com tudo certinho aqui do Brasil, pode parcelar a viagem. Segue o site os telefones da agência Vips Tur e Cambio - Fale com a Claudia Petry,Karla ou Claudia, diga que o indicamos e terá um atendimento especial. Tel: 5181-2192 www.vipsturecambio.com.br Um abraço, Família Muller
Edmilson Ferreira

Edmilson Ferreira

21/01/2010 21:49:53
Em maio tem neve ?

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Edmilson, Obrigado pelo contato. Em maio ainda não tem neve em Termas de Chillan, a não ser que haja uma exceção, como o tempo no planeta anda um pouco descontrolado, quem sabe... Grande abraço, Família Muller
Vera

Vera

04/07/2009 18:28:46
Gosto muito do Chile, conheço bem Termas de Chillán e esta reportagem me deu vontade de voltar com a família!
Muito bom!

Vera

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Vera, Obrigado por seu comentário! Volte mesmo, Termas de Chillan é um lugar que vale bem mais de uma visita. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/ grande|]] abraço, Família Muller
Mateus

Mateus

04/07/2009 18:27:22
Reportagem excelente, como todas as da Família Muller.

Parabéns, voces são um exemplo, sempre viajando com a família e nos oferecendo dicas preciosas!

Grande abraço!

Família Muller Aventura

Família Muller Aventura

Olá Mateus, Obrigado por seu comentário. Termas de Chillan é um lugar fabuloso, a reportagem com certeza seria muito boa. Visite também nosso site e conheça outros destinos de ecoturismo e aventura: [[http://www.familiamulleraventura.com.br/|]] Grande abraço, Família Muller