Buenos Aires alternativa: o guia completo

Megulhe nas ruas de uma das cidades mais ricas da América Latina.

  
  

Táxi vs. caminhadas: como conhecer a cidade

Floralis Generica

Buenos Aires não é uma cidade enorme e complexa para se conhecer, então poucos viajantes precisam usar ônibus e metrô. As opções mais práticas são táxi ou caminhadas.
Táxi é uma solução muito boa para conhecer um lugar específico, ir ou voltar de um restaurante ou voltar para casa depois de um dia de compras. Mas muitas pessoas deixam de aproveitar a verdadeira beleza de Buenos Aires andando de carro.
As ruas e avenidas da cidade são cheias de ação, beleza e cultura. Caminhar é a melhor maneira de apreciar a arquitetura local e descobrir lugares diferentes. Vale a pena andar a pé no centro, na Recoleta, em Puerto Madero e Retiro. É possível atravessar bairros e andar por boa parte da cidade em algumas horas. E na hora do cansaço sempre há um táxi por perto.

Santa Fé vs. Florida: onde fazer compras

Livraria Ateneo na Santa Fé, eleita uma das melhores do mundo.

A rua Florida é um centro de compras longo e bastante movimentado. É o ponto de compra mais famoso entre os turistas e por isso é fácil encontrar marcas famosas e shoppings (como Galerias Pacífico). Mas essa concentração de turistas tem uma grande desvantagem: a rua Florida é um dos espaços mais tumultuados da cidade, além de ter a maior concentração de produtos piratas. Na rua Florida há centenas de trambiqueiros vendendo pacotes turísticos, trocando dinheiro e oferecendo produtos duvidosos. Existem lojas ótimas, mas é necessário paciência para enfrentar as multidões em todos os lugares.
A rua Santa Fé também recebe turistas mas atende mais o povo local. É uma rua espaçosa e longa com centenas de lojas e shoppings interessantes. A experiência de compra na Santa Fé é mais segura, tranquila e muito mais agradável. Só de estar longe da confusão do centro já ajuda bastante.
Uma outra vantagem da Santa Fé é que ela possui muitas lojas de marcas locais. São marcas de roupa, calçados, e acessórios - muitas com qualidade superior às marcas tão desejadas pelos Brasileiros. Visitar essas lojas e fazer compras na Santa Fé é bastante recomendado.

Lojas de Buenos Aires

Churrascaria vs. restaurantes: opções para comer

Saladas e lanches vegetarianos no Patio Bullrich

As carnes Argentinas têm grande fama entre os Brasileiros. A maioria dos turistas procura churrascarias e restaurantes famosos para comer os bifes mais suculentos.
As operadoras de turismo sabem muito bem disso e direcionam os viajantes sempre para os mesmos restaurantes.
Em Puerto Madero por exemplo os turistas almoçam nas churrascarias que ficam no Dique 1. Os guias explicam que são os melhores restaurantes e ninguém pesquisa outras opções. No entanto existem dezenas de restaurantes nos outros 3 diques e caminhar ao longo do rio é um dos melhores passeios da cidade.
Buenos Aires é uma cidade maravilhosa para quem gosta de comer bem. Vegetarianos não precisam se preocupar pois são muitas as opções de pratos saudáveis. É fácil encontrar restaurantes orientais e italianos excelentes. Nos restaurantes a comida é abundante e geralmente barata. O mais caro são as bebidas.
Vale muito a pena explorar as ruas de Buenos Aires pesquisando restaurantes para o almoço ou janta. Nos shoppings também é fácil achar restaurantes rápidos e baratos.

Señor Tango vs. El Viejo Almacén: o tango pop e o clássico

O Señor Tango é o show mais famoso e divulgado na cidade. É um espetáculo grandioso com música, dança, malabarismo e encenações. O problema é que tudo isso não tem muito a ver com o tango original.
O tango nasceu nas camadas mais pobres da população e é uma dança que envolve sensualidade, com letras tocantes de protesto ou romance. Tango não é um mega show com efeitos especiais, atores e animais. O verdadeiro tango é uma apresentação muito mais íntima e envolvente.
El Viejo Almacén é uma casa de tango muito antiga de Buenos Aires. O pacote inclui um jantar (muito completo) ou somente o show. As mesas são individuais, o que é ótimo para casais e pequenos grupos. Casas de tango como o Señor Tango só possuem mesas coletivas onde 6 a 8 pessoas jantam e assistem o show juntas. No Viejo Almacén o espaço é muito menor e muito mais romântico.
Vale a pena conhecer o Señor Tango em uma segunda oportunidade. Para desfrutar do verdadeiro tango Argentino o ideal é visitar uma casa de tango mais clássica como El Viejo Almacén ou Carlos Gardel.

Tango no Viejo Almacén

Centro vs. Recoleta: onde ficar

Existem hotéis maravilhosos no centro da cidade, perto das maiores ruas e shoppings. A desvantagem de ficar no centro é a falta de tranquilidade por causa do trânsito e barulho.
Uma alternativa é ficar na Recoleta, um bairro residencial. A Recoleta é um lugar bem tranquilo cheio de restaurantes e lojas. E o acesso ao centro é muito fácil, tanto a pé quanto de táxi.
Passear nas ruas da Recoleta é um passeio muito romântico. Além de dezenas de restaurantes existem ruas como a Santa Fé e Córdoba com ótimas lojas.

Havana vs. alfajores de supermercado: os doces mais gostosos

Alfajores de marcas variadas

A Argentina tem uma paixão por doce de leite, chocolate e docinhos relacionados. Havana é a marca mais conhecida. Seus alfajores e doces são fantásticos. Experimentar os doces da Havana (e trazer alguns de presente) é sem dúvida uma delícia. Mas os viajantes esquecem de experimentar outras marcas locais.
Para explorar outros sabores basta entrar em um supermercado. Há dezenas de marcas de alfajores, muitas com a mesma qualidade da Havana. E os preços são muito menores. Uma boa recomendação é comprar alfajores diferentes no supermercado e fazer kits com sabores sortidos para dar de presente. Dá mais trabalho do que comprar na Havana, mas os presentes ficam muito mais originais e saborosos.

Veja mais
Para ver outras fotos acesse a galeria de Buenos Aires no Flickr.

  
  

Publicado por em