Saboreando a culinária Italiana

Dicas ótimas para aproveitar os deliciosos sabores da Itália.

  
  

Um dos aspectos mais conhecidos e respeitados da Itália é sua culinária. Comida boa e abundante são atrativos para turistas do mundo inteiro - e com razão. Aqui estão algumas dicas ótimas para aproveitar os deliciosos sabores da Itália.

O preço do turismo

Restaurante no centro de Firenze

Na Itália o preço dos restaurantes não é proporcional à qualidade da comida e sim ao lugar onde o restaurante está. Os valores são sempre maiores perto de um ponto turístico ou mais movimentado - o que não significa que a comida é melhor. O extra é o preço que se paga para comer perto dos lugares mais conhecidos.
Muitas vezes é fácil encontrar restaurantes excelentes com preços muito menores uma ou duas ruas abaixo dos pontos turísticos. Para quem gosta de experimentar a cultura local ao invés de depender somente do turismo essa é uma opção ainda mais interessante: esses restaurantes fora do eixo turístico geralmente são os preferidos dos habitantes locais.
É claro que comer em um ótimo restaurante ao lado dos melhores monumentos é uma experiência incrível. Porém, explorar restaurantes e lugares diferentes é um dos melhores aspectos de viajar pela Itália.

As aparências enganam

Restaurante em Firenze

Geralmente os Brasileiros associam restaurantes bons com um aspecto clean e organizado. Um lugar rústico e bagunçado geralmente é rebaixado para o status de bar.
Na Itália a questão é diferente. Muitos restaurantes carregam séculos de história e tradição em um aspecto pitoresco. Alguns impressionam pelo aspecto desorganizado, mas estão sempre cheios de fãs da culinária Italiana. É sempre importante conferir o menu e a clientela ao invés de decidir se o restaurante é bom apenas pelo visual. Recomendações de sites, revistas e amigos também ajudam muito.

Pratos para todos os gostos

A Itália não é o país do macarrão, é o país da boa comida. Massas, peixes, carnes, risotos, pizzas, calzones, sopas e outros pratos definem o estilo de vida Italiano. As opções são enormes e variam muito de região para região.
Antes de se aventurar no menu é legal pesquisar um pouco os nomes dos pratos e ingredientes. O que parece ser um molho diferente pode ser um prato apimentado ao extremo e vegetarianos podem se surpreender pedindo pratos com carne sem saber.

Comida boa em todo lugar

Sorvetes e waffels

Não são só os restaurantes que oferecem os melhores pratos. Bares, cafés e lanchonetes surpreendem com doces e salgados deliciosos. Em qualquer estação do ano é fácil encontrar um petisco saboroso ou um bom café para animar o dia. A Itália é famosa por suas pizzas e salgados caprichados, além de oferecer sorvetes e chocolates excepcionais.

Para quem gosta de explorar sabores e lugares diferentes a Itália é uma fonte infinita de experiências deliciosas.
Confira mais fotos da Itália e de Firenze

Calzone
  
  

Publicado por em

Fernanda

Fernanda

20/11/2010 12:28:23
Ai meu deus, eu fui nese restautante ai de Florença! Excelente, por sinal, apesar do susto de pagar 8 euros pelo copo de coca-cola.
Mas a melhor coisa da Itália mesmo é poder comer bem em qualquer lugar! E as porções são sempre generosas. Quem vai por lá não pode deixar visitar os restaurantes de forma alguma, mas também dar uma chance para os carrinhos e as lojas nas estações do metrô. Ah! E os gelattos, nada de ir embora sem tomar sorvete!

Mário

Mário

Obrigado pelas dicas!
Daniel

Daniel

19/11/2010 20:32:38
Você citou "salgados deliciosos", a que se refere? Há risolis, empadas, na Itália, por exemplo?

Mário

Mário

Não, os salgados são panini, lanchinhos, fatias de pizza, etc. Eu me refiro a pequenos lanches salgados para consumo na rua. São muito bons.
Ricardo

Ricardo

19/11/2010 17:39:11
Adoro a culinaria italiana , e o seus vinhos .

Mário

Mário

Nem me fale! =]