Na Carretera Austral.

13º. Dia da Expedição a Patagônia Chilena Chaiten / Lago de Las Torres – 280Km Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Depois de rodar mais de 5 mil quilômetros, finalmente a primeira viagem do Projeto Mundo Andino toma o perfil de uma

  
  

13º. Dia da Expedição a Patagônia Chilena
Chaiten / Lago de Las Torres – 280Km

Mundo Andino

Mundo Andino

Estimados Amigos!

Mundo Andino

Mundo Andino

Depois de rodar mais de 5 mil quilômetros, finalmente a primeira viagem do Projeto Mundo Andino toma o perfil de uma verdadeira expedição, estamos em plena Carretera Austral, uma estrada que corta uma das regiões mais selvagens e lindas do mundo.

Mundo Andino

Mundo Andino

A Carretera Austral tem o seu início na cidade de Puerto Montt, de onde saímos ontem na hora do almoço, após dormir em Puerto Varas (as margens do Lago Llanquihue). Ontem rodamos 164Km pela Carretera Austral, grande parte do dia passamos dentro de um “transbordador” como aqui eles chamam um ferryboat. Foram 5 horas de navegação entre Hornopiren (paritda às 16 horas) até Caleta Gonzalo (chegada 21 horas), para chegar em Chatien às 23:30hs, em uma estradinha estreita, em excelente estado, contemplando um entardecer digno dos deuses (como estamos no verão austral aqui escurece lá pelas 23 horas).

A Carretera Austral, embora de ripio (terra recoberta por cascalho), tem um excelente traçado, as principais pontes são de concreto e embora as vezes seja muito estreita, percorrê-la é algo acessível para a maioria dos carros. Existem apenas alguns desvios que faremos com o Andino onde o 4x4 é realmente indispensável.

Esta grande obra da engenharia chilena começou a ser construída em 1976. Em 1983 foi inaugurado a sua parte central, em 1988 foi aberto o trecho que fizemos ontem de Chaiten a Puerto Montt (164Km). Em 1996 foi inaugurada sua parte extremo sul, que continua aos poucos se prolongando. Existem poucos assentamos humanos através da estrada, poucos lugares onde se consegue combustível e ainda pouco tráfego de veículos. Na verdade, esta estrada foi idealizada pelo governo chileno, justamente para garantir sua soberania nesta terra praticamente esquecida e desconhecida pelo resto do mundo. Nos próximos dias você vai conhecer um pouco mais de sua recente história.

São 10:56h da manhã, ainda estamos em Chaiten, as margens do Golfo Corcovado. O tempo está bom, embora algumas nuvens estejam junto as montanhas (ontem até choveu um pouco). O Irivan e o Marcelo, ajudados pelo Renato, acabaram de cortar e soldar um novo suporte de aço no recém instalado alternador, também fizeram um reparo no freio motor que estava com pane elétrica. O Paulo acabou de arrumar a cozinha e dar uma geral na casa do Andino. Em poucos minutos estaremos retomando a viagem rumo ao sul, vamos hoje até Coihaique. A ansiedade é grande para a confronto com a primeira grande montanha, será uma escalada das mais impressionantes.

Em tempo: Bem, agora são 23:25h, e acabamos de estacionar o Andino ao lado de um belo lago. Saímos apenas as 14 horas, porque não conseguimos comunicação via satélite, em razão da imponência das montanhas.

A viagem até aqui foi simplesmente impressionante, florestas por todos os lados, lindas montanhas, rios e cachoeiras. Estive por aqui a primeira vez em 1994 e a estrada era ainda mais bonita, pois em todo o seu traçado ela era estreita e de terra. Agora algumas partes estão bem abertas, e aos poucos o asfalto vai ocupando o lugar do ripio, tirando uma grande parte do encanto. Por isso, se você tiver um carrinho que agüenta uma poeira e uns buracos, venha logo para a Carretera Austral.

Curtam as fotos!

Um forte abraço de toda a Equipe Mundo Andino,

Waldemar Niclevicz

Em tempo: Estamos saindo de Coihiaique, dia 20, 14:28h.

  
  

Publicado por em