O Que a Gente Faz na Roça!

Um Novo Desafio!

  
  
Vista da rede

Onde Eu Vim Parar

Por Rose Naiana Bregolato Bossle

Essa matéria vai em homenagem aos amigos e familiares que estão sempre curiosos me perguntando: Como é aí? Manda fotos? O que é que você faz na roça?

Eu moro na Roça de Morro Grande no Itamonte, sul de Minas Gerais. Em meio ao Circuito das Terras Altas da Serra da Mantiqueira, Agulhas Negras, Itatiaia e Parque Estadual da Serra do Papagaio.

No inverno é frio pra caramba, fogão à lenha, lareira, salamandras e fogueiras são necessários pois é geada direto. Na primavera faz sol e calor, ideal para banho nas cachoeiras que dispõe nosso quintal. No verão como chove muito, aproveito para tirar férias na praia! No outono o clima fica mais balanceado.

Passando a Ponte do Escorrega
Montanhas sempre a vista
Curral do Vizinho Zé Russo
é só seguir em frete pra chegar na Ecovila

Construindo uma Natural

Gaia, a Mãe Terra Agradece

A ideia é buscar alternativas de interagir com a natureza com técnicas de impacto mínimo

Como jardins comestíveis,
Permacultura (reaproveitamento e combinações harmônicas para observar, construir e plantar),
Captação de energia solar,
Compostagem de matéria orgânica,
Fossas ecológicas,
Xô sacolas plásticas,
Material de limpeza e higiene pessoal mínimos e biodegradáveis, Meta de lixo zero,
Redução de eltro doméstico e eletro eletrônico,
Tv só pra assistir dvd,
Geladeira nem precisa pois consumimos coisinhas fresquinhas da horta,
Consumir ao máximo produtos produzidos nos arredores,
Meta de sustentabilidade no âmbito de alimentação e energia,
E por aí vai ... É muito legal adquirir os alimentos na vizinhança: ver a vaca da qual se toma o leite, podendo até ordenhar se quizer, comprar ovos e pegar direto do galinheiro, manteiga fresquinha, fora o que a gente planta e tudo mais. Notei com ajuda de uma amiga que ingerir alimentos da Terra onde se vive torna o organismo adaptado às condições climáticas daquela Terra.

As técnicas de Bioconstrução não são tão simples assim, é difícil pois a mão de obra local não as conhece e nem todo tipo de solo ou legislação vigente permite qualquer técnica. Ainda assim, vamos tentando afinar nossa linha de pensamento com o que é possível!

Flor da Abobrinha
Primeiro dia do Mutirão do Milho e Feijão

Cio da Terra Propícia Estação de Fecundar o Chão

Sábia poesia cantada pelo mineiro Milton Nascimento

A Terra já nos oferece naturalmente: pinhão, jabuticaba, pêssego, goiaba, laranja, limão, tangerina, abacate, figo, ameixa, caqui, inhame, chás e ervas para tudo que precisar. Tudo isso é só chegar e desfrutar ... Aliás, as senhoras e velhinhos da comunidade manjam tudo sobre o uso da fitoterapia local.

Além disso já iniciamos hortas e pequenas lavouras. A hortinha pessoal já teve couve, brócolis, salsinha, cebolinha, sálvia, hortelã, menta, alecrim, manjericão, manjerona, orégano, alface, acelga, cenoura, beterraba, agrião, gengibre, açafrão, abóbora, abobrinha, rúcula, pimenta, pimentão, beringela, vagem, tomate e giló. Sem contar a lavourinha coletiva de mandioca e feijão!

A experiência de prepar uma refeição com alimentos que eu mesma semeei, transplantei, cuidei, vi crescer e colhi, está sendo realmente mais um presente do Universo.

Peço lincença para semear, ao plantar canto, na colheita agradeço, ao cozinhar celebro e na refeição saúdo ao espírito das plantas por nos alimentar. Quando eu viajo, sinto muita saudades das plantinhas, tenho observado um vínculo de carinho, troca e crescimento com esses seres de tamanha beleza, diversidade de cores, perfumes, texturas e paladares.

Joaquín e Suzana, voluntários no mutirão do feijão, parceiros para plantar e fazer música
Segundo dia de Mutirão com Seu Neném, Beth, Nelize, Moisés e Andi
Paiol dos vizinhos Dona Ana e Seu Hélio. Casas de barro típicas da região
Direto do pé
A primeira brota de feijão agente nunca esquece

Banhos de Rio e Cachoeira no Bairro

Serra da Mantiqueira significa a Serra que chora, ou seja, água é o que não falta por aqui! Um dos principais pontos turísticos da cidade fica no bairro Morro Grande: A Cachoeira do Escorrega. Além do poço e da corredeira para tomar banho, há ainda um escorregador natural que o pessoal local encara sem medo e se diverte muito, são alguns metros de aventura!

Imagine o que podemos encontrar nos arredores que compreende uma região de potencial incrível em Turismo. Para conhecer um pouco do que já andamos desbravando na região, acesse nesse mesmo Blog a matéria sobre Turismo em Itamonte.

Cachu das 2 pedras
Escorregador Natural
Nossa Prainha de Rio no Escorrega
Prática de Yoga
Voleibol no Campo da Roça
Carol com Acupuntura Voluntária
Suzana com Aula Voluntária de Técnica Circense
George com aula Voluntária de Capoeira
Aulas de Percussão

Comunidade

Para balancear a tranquilidade da Roça, e retribuir ao Universo tanta coisa boa que chega até nós, organizamos atividades culturais formando o Grupo Cultural de Morro Grande para trocar energia e conhecimento com a comunidade local. A tradição musical folclórica do bairro é a Folia de Reis. O que tenho para compartilhar voluntariamente é prática de Yoga, Treino de Voleibol, Aulas de Dança e Percussão. Amigos artistas e terapeutas quando passam por aqui, a gente coloca para trabalhar e oferecer alguma atividade voluntária. Já temos resultados de melhora na qualidade de vida das senhoras e no aprendizado das crianças na escola. No momento as atividades estão em férias pela chegada de nossa iluminada filha. Mas é possivel participar sutilmente de algumas atividades comunitárias como contenção de encosta na estrada.

Aula Voluntária de Dança com Giselda
  
  

Publicado por em

Isa

Isa

12/06/2014 11:08:48
Oi Naiara. Gostaria de saver quanto é um lote ai na ecovila. Gostaria muito de viver dentre dessa filosofia de vida. Abraço Isa

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Isa Obrigada por seu contato! Vou escrever para seu e-mail e passar informações sobre os lotes que estão a venda na EcoVila. Abraços, Naiana.
Isa

Isa

12/06/2014 11:06:10
Oi Naiara. Gostaria de saber quanto é um lote ai na ecovila. Gostaria muito de viver dentre dessa filosofia de vida. Abraço Isa

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Isa Obrigada por entrar em contato. Morar na natureza é realmente um presente Divino. Vou escrever para seu e-mail passando informação dos lotes a venda. Abraços, Naiana.
Evandro

Evandro

01/05/2014 13:59:26
Que bacana! Tudo que eu quero é sair da cidade e ir morar no campo, muito bom!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Evandro Que ótimo, você vai gostar muito de morar na natureza!Abraços, Naiana.
Lucas

Lucas

20/02/2014 00:53:33
Pow legal pra caramba... meu sonho morar num lugar desses! cada dia um novo dia, to precisando disso viu haha sou de Minas, gostaria de saber mais coisas daí, algum jeito talvez de trabalhar por ai ou mesmo morar haha. obrigado

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Lucas Sim tem quatas disponíveis para novos moradores, entre em contato em naiana.natureza@gmail.com que eu encaminho sua mensagem para o síndico! Abraço, Naiana.
Laercio da penha

Laercio da penha

07/01/2014 14:47:58
Apesar dos governos não apoiarem os pequenos e médios produtores rurais, esses heróis se mantem na roça pelo amor a terra, pois se fosse pelo lucro que as mesma lhe dão já teriam desistidos, ei vamos apoiar mais esses heróis, afinal se gasta com futebol que não enche barriga, e esquecem do que lhe mata a fome, parabéns homem do campo vocês são únicos.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Laercio Obrigada por deixar a sua opinião! Abraço, Naiana.
Vera oliveira

Vera oliveira

19/11/2013 23:06:13
quero muito morar assim, como faço? tem que adquirir um lote, quanto custa?

Angela Lima

Angela Lima

15/11/2013 22:23:17
Olá, gostaria de saber quanto custa uma cota desse lugar,
pois quero conhecer, e se houver condições viver ai.. em um futuro breve.
Abraço
Angela Lima

Angelo Reis

Angelo Reis

07/11/2013 14:46:29
Faço qualquer coisa para viver junto a natureza, junto de pessoas que tenham p mesmo ideal!!!Gostaria muito de conhecer esse local!Meu telefone é esse:03732142396 Me liga pois, tenho muitas ideias e objetivos!!!Sempre quis viver em contato com a natureza. Obrigado

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Angelo Seja bem vindo! Naiana.
Valdinei Gotardi

Valdinei Gotardi

13/06/2013 15:10:45
Por favor, achei tudo fantástico, caso existam lotes/imoveis a venda, me interesso. obrigado

Teresa Cristine

Teresa Cristine

14/04/2013 21:56:35
Olá, Acho tudo maravilhoso!!! Eu e meu marido procuramos um lugar assim para fazer parte do projeto e, se possível, nos instalarmos no local. Além de nossas profissóes somos terapeutas. Como fazer para conhecer o lugar e saber as condições para morarmos aí também?

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Tereza Que bom que gostaram! Sejam bem vindos para conhecer! Abraço, Naiana.
Silvia Estacio

Silvia Estacio

24/02/2013 03:30:43
Gostei muito do projeto e gostaria de saber se voces dispoe de lotes para vender na vila. Eu tenho um projeto para vivências e estou procurando um lugar como o de voces para realizá-lo. Parabéns pela proposta.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Silvia Sim, alguns proprietários desistiram de morar na EcoVila e colocaram seu lote a venda. Te passarei o e-mail do atual síndico para que possa lhe informar! Seja bem vinda! Naiana.
Marcio Silveira

Marcio Silveira

11/01/2013 13:00:14
Oi Naiana. Moramos em Recife e temos um projeto pioneiro aqui mesmo na área metropolitana.Falei ontem com o Moisés da Viver Simples e estamos nos programando para passar uns 2 meses neste local.Gostaria de compartilhar conhecimentos na área de música,agrofloresta,Permacultura,cerâmica e bioconstrução.
Mande-nos alguma dica sobre hospedagem, preços etc.
Agradecemos muito. De coração, Marcio e Ana

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Marcio Que boa notícia conhecer vocês! Sejam bem vindos! Esse mes de janeiro chove bastante aqui e fica mais difícil de passear! Vou enviar todos os dados de hospedagem via e-mail. mas veja com Moisés que é síndico da viver simples a possibilidade de se hospedar na própria Ecovila. Abraço, Naiana.
Nely

Nely

02/12/2012 21:30:11
Olá Naiana..Eu e meu marido adoramos tudo isso!!!!Gostaria de saber qual o custo para vivermos neste paraiso..Nosso desejo é de somar junto a vcs.Tem ainda lotes a venda?como podemos obter informações?Nos dê noticias..Obrigada

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Bom dia Nely Que bom que gostaram! Sim há lotes disponíveis ainda! No momento o condomínio Ecovila Viver Simples está passando por uma fase de transição! Sejam bem vindos para conhecer! Entrarei em contato pelo seu e-mail. Abraço, Naiana.
Sitiodacris.blogspot.com

Sitiodacris.blogspot.com

30/09/2012 15:23:02
Ai, gente, que coisa maravilhosa! Vivi um tempo em uma comunidade alternativa (naquela época se chamava assim) e morro de saudades...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Cris Que bom que mais pessoas valorizam viver na natureza! Abraço, Naiana.
Jorge

Jorge

07/05/2012 19:10:21
Olá Naiana,

Parabens pelo lindo trabalho, sou o Jorge e moro em Floripa. Já estou ha tres anos querendo viver assim também. Tenho dois amigos q compraram em morro alto mas ainda não fizeram nada la. Pfavor não desista. Estou para ir conhecer a terra deles agora ate o final do ano e gostaria de passar por ai para conhecer tambem. Q jah te abençoe.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Jorge, Tudo bem? Quando vier nos avise para organizarmos alguém para te receber! Quem são seus amigos? Eles estão no Morro Grande em Itamonte? Aguardo retorno! Abraço, Naiana.
Dilma Apparecida Sarubbi

Dilma Apparecida Sarubbi

30/04/2012 17:33:13
LINDO, MARAVILHOSO, ABENÇOADO ESSE LUGAR!! Bhá! isso tudo valoriza o SER. Imaginem a delicia de acordar tomar café do bule, leite da jarra de barro, pão do rústico forno á lenha, ir pro quintal alcançar uma fruta.. pegar uma folhinha de ortelã e mascar..o xeiro do gado, do cavalo..o passáro, o ganso, o cachorro..heee que saúdeee!!!!.. Asssm é a mão de Deus NATURAL E SIMPLES, FORÇA PODER E DOMINIO!
Seja onde quer que estejamos, nosso coração, nossas mãos, nossos olhos, nossos ouvidos e bôca, TEM DE ESTAR sómente para o BEM e Deus agirá a nosso favor,sempre!
Foi ELE quem fez TUDO ISSO agradável aos nossos olhos
e PERFEITO para o homem, mulheres jovens crianças viverem debaixo desta GRAÇA com honra e agradecidos!
PALAVRA DE DEUS (para edificação a seus filhos, NÓS!)
Assim diz o SENHOR dos EXÉRCITOS, o Deus de Israel:
Emendaì os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar nesse lugar.JEREMIAS cap.7 vers.3.
A Paz está nesse lugar, quando Deus está no negócio a Paz permanece.
FAZE-ME OUVIR, PELA MANHÃ, DA TUA GRAÇA, POIS EM TI CONFIO; Salmos 143 ver.8.
O SENHOR Jesus nos guarde nos cubra com seu manto.
Deus os Abençoe
Abraço Naiana!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Dilma, Forte abraço! Naiana.
Luciana

Luciana

03/04/2012 14:25:57
Adoreii!!
Estamos buscando o mesmo.
Temos uma terra em Rio Pomba- MG
Semeando pra colher!
Muita PAZ E AMOR pra vocês!
Vila Ecológica Serra Velha ( facebook)

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Luciana, Bom saber que mais pessoas estão nesse fluxo! Uma colheita maravilhosa! Abraço, naiana.
Erica

Erica

16/03/2012 21:13:33
Adorei, parabéns pela qualidade de vida maravilhosa! adorei tudo beijos desculpe não ter pedido mas como la em cima fala se queremos compartilhar

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Érica, Que bom que gostou do nosso estilo "roça" de ser! Vou acessar seu blog! Abraço, Naiana.
CRISTINA

CRISTINA

14/09/2011 09:38:35
Gostaria de saber sobre terrenos na Ecovila e na Região de Itamonte.

Cristina

Cristina

07/09/2011 23:46:24
Você ideia do preço de um terreno pequeno ai?

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Cristina Você pegunta sobre terrenos dentro da Ecovila, ou na região do sul de minas? na Ecovila sei que tem 4 terrenos a venda e posso lhe passar o contato dos proprietáios. Sobre a região posso perguntar aos vizinhos. Abraço, Naiana.
Tania Maria Pires Suzano

Tania Maria Pires Suzano

31/08/2011 20:49:57
Achei o lugar maravilhoso é o que sonho para minha vida.Tem terra, água e muito verde. Em breve estarei visitando Itamonte.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Tânia, Por favor nos avise quando estiver por aqui e venha nos visitar. precisamos agendar pois as vezes agente coloca o pé na estrada também rsrsrsrs. Nos informe pelo e-mail particular naiana.natureza@gmail.com Esperamos sua visita, abraço, Naiana.
Cida

Cida

04/06/2011 19:55:07
Oi Naiana,
Maravilho, fiquei encantada.
Bom poder ver tudo isso. Agradeço de coração .
Deus abençoes a todos.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Cida Que bom que gostou! Abraço, Naiana.
Renata

Renata

18/05/2011 14:17:16
Oi Naiana,
Obrigada por compartilhar a experiência.
Uns amigos e eu estamos escolhendo uma ecovila ou um terreno para morarmos e gostariamos muito de conhecer esta que você relatou. É possível visitar?
Abraços

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Renata! Sejam bem vindos para nos conhecer e nos visitar! Aguardamos vocês! Nos diga quando virão para agendarmos! Abraço, Naiana.
LUCIA MARIA MOREIRA

LUCIA MARIA MOREIRA

27/04/2011 13:12:45
MORO AQUI PERTO EM CRUZEIRO,TENHO UM PEQUENO SITIO QUE EU TAMBEM GOSTARIA MUITO DE TRANSFORMAR NUMA ECO, MAS ACHO TUDO MUITO DIFICIL, GOSTARIA DE IR AI VISITA-LOS E QUEM SABE,VER COMO FUNCIONA E QUEM SABE COMPRAR UMA CASA DE BARRO, POIS ACHO O MAIOR BARATO. BJSSSSSSS.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Lucia, Tudo bem? Que legal sermos visinhas! Qualquer residência pode ser Eco, nem precisa mudar de casa, basta implantar tecnicas Ecológicas, como: Compostagem de lixo orgânico Fossa ecológica Painel solar para chuveiro horta orgânica Usar produtis de limpeza naturais Construções ecológicas, pintar a casa com cal, etc. Domingo agora as 8:30 haverá um curso gratuíto de Agrofloresta no Sítio Ananda Venha participar e nos conhecer! Abraço, Naiana.
Cristina

Cristina

07/03/2011 20:12:07
Voces fazem curso de meditaçao? caso positivo poderiam me avisar?

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Cristina, tudo bem? Sim há eventos de meditação, no momento nada programado, mas quando houver, pode deixar que avisaremos! Abraço, Naiana.
Tibor Godoy

Tibor Godoy

17/01/2011 16:31:26
Gostaria de obter mais informações de como viver em Ecovila, se necessita investimento?
É claro se não necessitar,ajuda e bastante.
Estou mto interessado em ter essa experiênica.

Aguardo resposta.

Att,

Tibor Godoy
13 8163-2912

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Tibor Seja bem vindo para nos visitar e conhecer. Atualmente voce vive em qual cidade? Abraço, Naiana.
Analites

Analites

09/11/2010 13:38:09
Adorei seu Blog, adorei as fotos, isso ai é verdadeiramente um paraiso, me mande como chegar ai.
Bjus
Analites

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Analites Sou amiga do Moisés, meu companheiro é um dos proprietarios da Ecovila. Para chegar aqui, tem que ser de carro ou onibus, pois não há aeroporto na cidade. Depois de chegar na cidade de Itamonte se informe sobre o Morro Grande e Cachoeira do Escorrega. A Ecovila fica logo após a cachoeira. Seja bem vinda para conhecer, avise a data da visita para nos organizarmos para estar presentes. Abraço, Naiana.
Ana

Ana

09/11/2010 11:00:39
Gostei muito Naiana. Vamos que vamos beijos na Andressa!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Ana Apareça para visitar nossa roça e a nova moradora de Itamonte! abraço, Naiana.
Moizes baptista leal

Moizes baptista leal

07/11/2010 09:27:21
Naiana, muito bonito o blog. Parabéns, vou começar a divulgá-lo, eu não conhecia, não com todas essas novidades, afinal só o visitei uma vez, quando da sua viagem pelo norte. Vamos adiante. Parabéns.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Moisés Conte comigo para colaborar no Blog que você criou. Obrigada, Abraço, Naiana.
ÁDIVA

ÁDIVA

20/09/2010 00:52:02
EU VI A REPORTAGEM DESSE LUGAR LINDO NO GLOBO RURAL, NOSSA DEU VONTADE DE SAIR E IR DIRETO P/ ESSE LUGA MARAVILHOSO.VER AQUELAS FAZENDINHAS ME DEU SAUDADE DA MINHA MINAS GERAIS. CURTI CADA MOMENTO NESSE PARAISO.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Ádiva Realmente viver aqui é muito bom! Abraço, Naiana.
Madalena Fonseca

Madalena Fonseca

18/09/2010 23:39:58
Tudo o que eu quero em minha vida é morar em um local assim....

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Madalena Venha nos visitar! Abraço, Naiana.
Rose.

Rose.

23/06/2010 23:07:07
Amei o lugar e a proposta e tudo o que eu quero pra mim e pra minha familia.Tenho algumas duvidas: há residentes fixos? E escola para as criancas?
Obrigada.

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Rose Que bom que gostou! Sim já há 3 residentes fixos na Ecovila, os demais proprietarios ainda não fizeram suas casas. Tem a escola municipal que atende toda comunidade do bairro rural, meu futuro filho estudará lá. Sejam bem vindos para nos visitar. Entre em contato em naiana.natureza@gmail.com, caso queiram passar por aqui. Temos uma festa julina programada para o último final de semana de julho, tomara que possam participar, mas é necessário confirmar a participação antecipadamente. Vamos mantendo contato, Naiana.
Ana Maria

Ana Maria

10/06/2010 08:12:53
Gostaria de fazer uma experiência.Como posso passar alguns dias aí? Gostando existe a possibilidade de mudança imediata?
Ana Maria

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Ana Maria Que bom que a matéria motivou para uma vida mais natural. Sim existe a possibilidade de passar alguns dias e também de comprar uma cota no condomínio rural. Entrarei em contato para afinarmos esses detalhes de sua visita! Abraço, Naiana.
Wellington

Wellington

26/04/2010 11:14:20
Achei o lugar lindo!! Sempre tive o sonho de morar na natureza(e dela sobreviver), mas nem sempre é tão facil quanto se pensa. Agora que conheci o blog de vocês, vejo a esperança sendo renovada =].
Gostaria de obter mais informações do que é preciso p/ poder residir nesse cantinho tão especial. Parabenizo a todos pelo trabalho!
Grande abraço!!

Wellington (João Pessoa-PB)

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Wellington Por favor, continue alimentando sua esperança de viver na natureza. Em qualquer lugar de zona rural você pode construir seu paraiso, basta ter uma área pequena para cultivar horta, ervas, temperos, chás, mandioca, milho, feijão e frutíferas. Com isso a vida fica ok! A natureza tem tudo o que precisamos! Abraço, Naiana.
Ana teresa

Ana teresa

05/02/2010 14:18:04
Nai!!!!!!!!! Que coisa mais linda, flor!!! Nossa, tudo a ver... Eu tenho um sítio em 4 barras, tudo organico, mta uva, milho, feijao, horta, frutos, abelha, shiitake, compotas, chutney... Puxa, assim q voltar pro Brasa vamos trocar informaçoes! Quero fazer um curso de bioconstrucao de banbu no RIO em março, numa dessas subo até aí pra te ver e conheçer esse lugar maravilhoso!!! Que lindo que estás nessa vibe tb! Tudo de OM né? :-) Hablamos luego, cariño...
un besito grande, saudades!
Sawabona!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Maravilha querida, Sim vamos trocar informação com certeza! e Será muito bom receber voces na nossa roça! Apareçammmmmm! bjs, Naiana.
Aurea Cruz

Aurea Cruz

13/01/2010 10:39:36
Ola, pessoal, amei esta materia, tem tudo haver comigo, sou tambem da roça amo a natureza e o lugar é maravilhoso.Saiba que td tem outro sabor ate mesmo a vida...o que a evolução nao faz. Acaba perdedo suas raizas do antepassado.
bjks sucesso....

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Aurea Bom saber que esse mundo tem mais amantes da natureza espalhados por aí! Abraço, Naiana.
Genaldo

Genaldo

11/01/2010 21:22:15
Conheci o terreno no início e estive lá novamente há alguns meses e fiquei muito alegre e...depois,triste. Muito alegre com o progresso e por acompanhar como um sonho se realiza, apesar das adversidades, leis, burocracias, esforço físico e mental para se seguir em diante. Triste porque ainda não posso largar tudo e participar do projeto.
Já bebi da água do riacho e acompanho o progresso de vocês a distância, comemorando e celebrando cada nova conquista, mesmo que seja o brota de um pé de feijão.
Parabéns.
Genaldo/Salvador-Ba

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Valeu Genaldo! Logo haverá a primeira feijoada da primeira colheita hehehehe Está convidado! Naiana.
Bel

Bel

11/01/2010 11:36:48
Olá,
Foi encantador e alentador ler e ver a ecovila. É muito bom saber que pessoas estão caminhando pela vida preocupadas com o planeta.

Abraços carinhosos

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Bel, Vamos trabalhando por um mundo melhor, cada qual como pode! Seja bem vinda! Naiana.
Joaquín

Joaquín

10/01/2010 23:25:28
Aloooooo
Muy lindo el blog!!!
Me encanto ver las fotos, todas MUY lindas!!!!
Les mando un beso muy grande a todos tengomuchas saudades de todas las personas especiales que conoci ahi!!
Adorei conhecer a ecovila e especialmente a todas as personas maravilhosas que tem levando pra melhor todo o que se faz!
Muitos beijos e carinhos!!!

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Oi Joaquín A Ecovila sente muitas saudades de você! Suas sementes foram plantadas! Obrigada! Naiana.
Conceiçaõ A. Santos

Conceiçaõ A. Santos

10/01/2010 13:38:34
Achiei maravilhoso fotos e lugares encantadores..como a gente faz para enviar fotos ? sou amadora mas adoro brincar com uma maquina fotografica...

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Olá Canceição, Envie as fotos que queira para meu e-mail pessoal que eu publico pra você! mas pra ficar organizado, tem que colocar legenda, e resolução leve, tipo 700 d elargura, ok ? naiana.natureza@gmail.com
Madhu

Madhu

10/01/2010 12:08:46
"Costumo brincar que a Viver Simples já é Eco, mas pra tornar-se Vila, precisa de mais gente rsrsrsrsr..."
Muito bom isso!!!
Será necessário reforçar mais o polo da Vila?! Certamente!!
E será que as pessoas querem mesmo brincar na Vila ?!

Madhu, Emanuel

Naiana Natureza

Naiana Natureza

Fala Madhu, Tomara! Naiana.